Tiago Silva

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Angelino Ferreira saiu pelas razões que referes, não concordava com o modelo de gestão desportiva e financeira e com o conflito de interesses que suscitava a intermediação de APC na contratação / transferência de jogadores do FCP.
O Administrador Financeiro actual, não obstante haver defendido sucessivamente um rumo diferente em termos de gestão da sociedade desportiva, aderiu a uma estratégia diametralmente oposta estabelecida pelo Presidente, por razões que só ele poderá esclarecer.
Isto atesta a sua falta de perfil para o cargo e a ausência completa de condições para ser reconduzido.
Ora, é este modelo de governance da SAD que é imperioso alterar.
Esse tem de ser, desde logo, o primeiro passo e não se vê isto ser discutido.
Eu acho que essa discussão não é feita porque não há interesse. Eu acredito que PdC vai manter a "estrutura" intacta e o aparecimento dessa discussão não seria bom para esse objectivo.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,842
40,484
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Muitos parabéns ao Portal dos Dragões por esta iniciativa e muito obrigado ao Sr.Tiago Silva pela sua disponibilidade.

Quanto a este primeiro comentário sobre a actualidade do FC Porto apreciei a lucidez e seriedade em cada palavra, no entanto tenho algumas reservas á possível postura do Porto Canal em relação às eleições,bem como muitas dúvidas sobre a capacidade do Sr.Pinto da Costa em reinventar o FC Porto nas suas diversas vertentes.

Finalmente apreciaria que o Sr.Tiago Silva em futuros comentários abordasse o actual estado das modalidades e desse a conhecer a sua prespectiva em relação às mesmas.
 
  • Like
Reações: Tiago Silva

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,652
38,963
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Angelino Ferreira saiu pelas razões que referes, não concordava com o modelo de gestão desportiva e financeira e com o conflito de interesses que suscitava a intermediação de APC na contratação / transferência de jogadores do FCP.
O Administrador Financeiro actual, não obstante haver defendido sucessivamente um rumo diferente em termos de gestão da sociedade desportiva, aderiu a uma estratégia diametralmente oposta estabelecida pelo Presidente, por razões que só ele poderá esclarecer.
Isto atesta a sua falta de perfil para o cargo e a ausência completa de condições para ser reconduzido.
Ora, é este modelo de governance da SAD que é imperioso alterar.
Esse tem de ser, desde logo, o primeiro passo e não se vê isto ser discutido.
O Angelino defendia outro rumo, saiu porque não o deixavam, o Fernando Gomes defende outro rumo e não o aplica, acho que é somar 1+1, se PDC quisesse o rumo que o Angelino defendia ele estava lá, tal como se quisesse o que o FG vocaliza, o FG seguia porque se comprometeu publicamente com isso.

Quanto ao perfil, quem tem perfil para o cargo que idealizas nunca o aceita porque não tem o poder necessário, ou demitisse como o Angelino. Por outro lado também é possível argumentar que o FG que se resigna a tentar trabalhar num projecto que sabe não é o melhor tenta alterar a politica.

O passo a seguir é apenas contratar alguem para a posição que não vocalize sequer outra estrategia..
 

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,241
29,112
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Boas Tiago!

Gostava de saber a tua opinião em relação à composição apresentada pela Lista A para o clube. Que te apraz dizer?
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,594
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Mais valia um @DeepBlue no departamento de scouting, que 20 Fernando Gomes na estrutura.

Aliás é um desperdício ver quem identifica talento e segmenta o mercado por posição/características do jogador/viabilidade económica da contratação a ser tão mal aproveitado. Se alguém conhece pessoalmente o Fernando Gomes bom, o bibota, partindo do pressuposto quase certo que PdC vai ganha que meta uma cunha por ele. Perderíamos um grande forista, mas o FCP ganharia um activo valoroso.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,315
21,339
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O Administrador Financeiro actual aderiu a uma estratégia diametralmente oposta estabelecida pelo Presidente
Como é que alguém pode dizer uma coisa destas?
Daqui a bocado vais culpar o Gomes pelas finanças e dizer que o PdC até é uma vítima no meio disto tudo.
Pobre PdC, tem visto os seus vices a implementar uma política financeira oposta ao que ele pretende e mesmo assim vai reconduzi-los nos cargos.

RIDÍCULO!!!!!!!
 
  • Like
Reações: fgomes

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,315
21,339
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Como é que alguém pode dizer uma coisa destas?
Daqui a bocado vais culpar o Gomes pelas finanças e dizer que o PdC até é uma vítima no meio disto tudo.
Pobre PdC, tem visto os seus vices a implementar uma política financeira oposta ao que ele pretende e mesmo assim vai reconduzi-los nos cargos.

RIDÍCULO!!!!!!!

Agora tava a reler e não tenho a certeza se interpretei bem as tuas palavras.
Tinha percebido que estavas a dizer que PdC e FG tinham projectos diferentes, mas talvez estivesses a dizer que o projecto de FG é oposto do Angelino. Se assim for peço desculpa, já não é ridículo, é um facto verdadeiro mas que deveria fazer o Presidente colocar a mão na consciência e perceber que daqui a nada é tarde demais para sair do buraco que cavamos.

Tinha percebido que havias dito que FG e PdC tinham projectos opostos, pelo que a manutenção dos vices financeiros seria um absurdo de todo o tamanho.

Novamente, peço desculpa pela interpretação errada das tuas palavras.

PS- a tua opinião é apreciada por muitos foristas pelo que passares a falar só à 3a Feira reduz bastante a tua participação aqui. Percebo porque o fazes, mas acho que é algo que deverias tentar organizar de outra forma.
 

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
344
394
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
Agora tava a reler e não tenho a certeza se interpretei bem as tuas palavras.
Tinha percebido que estavas a dizer que PdC e FG tinham projectos diferentes, mas talvez estivesses a dizer que o projecto de FG é oposto do Angelino. Se assim for peço desculpa, já não é ridículo, é um facto verdadeiro mas que deveria fazer o Presidente colocar a mão na consciência e perceber que daqui a nada é tarde demais para sair do buraco que cavamos.

Tinha percebido que havias dito que FG e PdC tinham projectos opostos, pelo que a manutenção dos vices financeiros seria um absurdo de todo o tamanho.

Novamente, peço desculpa pela interpretação errada das tuas palavras.

PS- a tua opinião é apreciada por muitos foristas pelo que passares a falar só à 3a Feira reduz bastante a tua participação aqui. Percebo porque o fazes, mas acho que é algo que deverias tentar organizar de outra forma.
Não, o que o Tiago disse foi que o FG tinha uma visão diferente que o PdC (ou seja, diminuir os custos com os salários) mas que, por estar sozinho nessa vertente, ou outra razão qualquer, foi na onda...
 

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
344
394
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
Tiago,
Antes de mais, parabéns pelas intervenções em prol do clube e por dar a cara publicamente!

Em relação à entrevista ao Portal e, pelo que percebi, não há alternativa viável ao presidente PdC, o que o faz pensar que agora haverá uma inversão de rumo da política desportiva, financeira, de aquisições e vendas, seguida nos últimos anos (ou décadas...)?
 
  • Like
Reações: Tiago Silva

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,819
5,101
Tiago,
Antes de mais, parabéns pelas intervenções em prol do clube e por dar a cara publicamente!

Em relação à entrevista ao Portal e, pelo que percebi, não há alternativa viável ao presidente PdC, o que o faz pensar que agora haverá uma inversão de rumo da política desportiva, financeira, de aquisições e vendas, seguida nos últimos anos (ou décadas...)?
Viva Pedro e obrigado pelas tuas palavras.
Eu considero que não há mesmo alternativa, ainda ontem a entrevista do JFR tornou isso ainda mais evidente aos meus olhos quando falou na reestruturação da dívida e disse que era necessário no âmbito da mesma falar com os credores e patrocinadores (quando estes últimos não são, sequer, nossos credores), mas eu não tenho, para já, dados que permitam concluir que haverá uma mudança do modelo financeiro e de gestão até aqui seguido. Tinha esperança, isso sim, por não haver outra alternativa sob pena de a muito curto prazo termos de discutir uma inevitabilidade: a entrada de Investidores estrangeiros no capital da SAD.
Mas note-se que tão ou mais importante que essa mudança (ou alteração, como o Presidente lhe pretende chamar) é alterar o modelo de governação da sociedade desportiva.
Há uma pessoa que admiro imenso, que considero um dos melhores CFO de sociedades desportivas do mercado europeu e que se alguma vez alguém ponderasse fazer-se acompanhar dele numa lista, levar-me-ia a aderir a esse projecto sem hesitação (face ao que existe actualmente) e que se chama Angelino Ferreira.
 
Última edição:

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
9,911
6,761
Viva Pedro e obrigado pelas tuas palavras.
Eu considero que não há mesmo alternativa, ainda ontem a entrevista do JFR tornou isso ainda mais evidente aos meus olhos quando falou na reestruturação da dívida e disse que era necessário no âmbito da mesma falar com os credores e patrocinadores (quando estes últimos não são, sequer, nossos credores), mas eu não tenho, para já, dados que permitam concluir que haverá uma mudança do modelo financeiro e de gestão até aqui seguido. Tinha esperança, isso sim, por não haver outra alternativa sob pena de a muito curto prazo termos de discutir uma inevitabilidade: a entrada de Investidores estrangeiros no capital da SAD.
O que eu acho estranho é que aos candidatos qq defeito seja impeditivo para serem presidentes, mas os atuais com erros de gestão gravíssimos, até apontados por ti, já não há problema em continuar.

Uma questão, na eventualidade de ganhar outro candidato as eleições, não achas que seria muito mais fácil, caso esse presidente não corresponder, aparecerem candidatos mais fortes, mesmo antes do mandato acabar?
Com PdC mesmo se continuar na mesma linha vão andar à espera que ele acabe o mandato, e mesmo tendo 86 anos só avançam se ele não se recandidatar..
 
Última edição:

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,819
5,101
O que eu acho estranho é que aos candidatos qq defeito seja impeditivo para serem presidentes, mas os atuais com erros de gestão gravíssimos, até apontados por ti, já não há problema em continuar.
Não se constrói uma alternativa à actual direcção, não sendo um nome de peso, com dois meses de antecedência do acto eleitoral.
Mais, não se está a uma semana do acto eleitoral sem se conhecer “a equipa”.
Se havia mesmo pretensão de disputar estas eleições para se vencer, toda a estratégia seguida até aquele anúncio foi absurda e a posterior pouco compaginável com uma candidatura que teria que ser mobilizadora.
A “equipa” já deveria ter sido, em grande parte, anunciada (“a conta gotas”), deixando-se para hoje o anúncio dos restantes nomes. Esses mesmos nomes deveriam ser credíveis e com peso, devendo já ter procurado tempo de antena no espaço público para “corroborarem” o projecto do “líder”.
Esta é, claro, a minha opinião.
 
J

JAEP

Guest
O Tiago é um excelente comunicador e aprecio muito os seus comentários mas sejamos sinceros, não engana ninguém em relação à sua intenção de voto.
Existe uma forma como critica o que tem sido feito ao longo dos últimos tempos e a forma como critica de forma detalhada um outro gafe que a oposição tem cometido.

Eu respeito atenção.

Mas esta forma de dizer coisas como "Eu considero que não há mesmo alternativa, ainda ontem a entrevista do JFR tornou isso ainda mais evidente aos meus olhos quando falou na reestruturação da dívida e disse que era necessário no âmbito da mesma falar com os credores e patrocinadores"

Quer dizer, um não é solução por causa disto mas uma administração que tem feito o que bem sabemos é solução a quê?

Desculpa, mas isto é o tal Cherry picking.
 

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
344
394
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
Viva Pedro e obrigado pelas tuas palavras.
Eu considero que não há mesmo alternativa, ainda ontem a entrevista do JFR tornou isso ainda mais evidente aos meus olhos quando falou na reestruturação da dívida e disse que era necessário no âmbito da mesma falar com os credores e patrocinadores (quando estes últimos não são, sequer, nossos credores), mas eu não tenho, para já, dados que permitam concluir que haverá uma mudança do modelo financeiro e de gestão até aqui seguido. Tinha esperança, isso sim, por não haver outra alternativa sob pena de a muito curto prazo termos de discutir uma inevitabilidade: a entrada de Investidores estrangeiros no capital da SAD.
Mas note-se que tão ou mais importante que essa mudança (ou alteração, como o Presidente lhe pretende chamar) é alterar o modelo de governação da sociedade desportiva.
Há uma pessoa que admiro imenso, que considero um dos melhores CFO de sociedades desportivas do mercado europeu e que se alguma vez alguém ponderasse fazer-se acompanhar dele numa lista, levar-me-ia a aderir a esse projecto sem hesitação (face ao que existe actualmente) e que se chama Angelino Ferreira.
Olá Tiago.
Isso talvez seja o que mais me preocupe...pensarmos que o menos mal é manter o que já temos, já conhecemos, ainda que isso provavelmente nos leve ao abismo, e talvez em menos de 4 anos. Percebo aquilo que referes em relação a "falhas" de quem não conhece o processo, mas sinceramente, não sei o que será mais preferível...teres alguém que aparentemente quer fazer as coisas correctamente, sem "desvios", e com isso revitalizar o clube; colocar a questão da meritocracia na formação, devolvendo aos miúdos os melhores treinadores, que vão alavancar o seu crescimento (e com isso ganha o clube a médio prazo), e passando uma mensagem importante para fora. A questão dos investidores estrangeiros faz-me pensar naqueles países em que se desvia o dinheiro e depois mais tarde vêm entidades "salvadoras" emprestar dinheiro ao país, arrecadando juros ad eternum, com o dinheiro que foi desviado.
Bem, muito haveria para discutir e para melhorar no clube, com a alteração de poucas peças. Se todos estiverem focados no mesmo propósito, se todos remarem para o mesmo lado.
E dito isso, parece-me que o actual presidente não deve estar a pensar acabar o próximo mandato, pelas vicissitudes da Vida, e só isso já deveria ser um alerta bem grande sobre o rumo a não tomar..
Quanto ao Angelino Ferreira, concordo totalmente...e lembro-me do barulho que houve quando ele bateu com a porta...prenúncio do que aí vinha...e nada indica que haverá alguma mudança, tendo em conta a lista apresentada.
Abraço e boa continuação!
 

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
295
363
Porto
Sou muito céptico a possibilidade de investidores neste futebol português que, além de estar muito além do retorno financeiro de outros campeonatos, pode muito bem trazer no bico uma "agenda" que o @Pedro Manuel Bártolo refere com todo o propósito!

Já sobre a possibilidade de PdC não terminar o mandato... Bom, isso é algo que já se aventou nos últimos 2 actos eleitorais e, não só os cumpriu na totalidade, como não se desviou desta espiral de descapitalização do clube/SAD e perda de qualidade desportiva!

Não consigo compreender a recandidatura e pior ainda compreendo os parcos argumentos para o fazer! Devia, pelo seu pé ter-se afastado e com isso outros potenciais e mais sérios candidatos teriam aparecido!
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,594
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O problema é que players como o Koehler, o AVB, o Rui Moreira ou não estão disponíveis tendo em conta as suas obrigações profissionais, ou só se candidatam se tiverem hipóteses sólidas de vencer.

E eles sabem que dado a estar a render os louros de vitórias e glórias passadas, e tendo o maior foco de contestação da SAD a comer na palma da sua mão ( os Super Dragões) Pinto da Costa é ainda nesta altura quase imbatível.

O que estas eleições vão deixar medir é a dimensão dos sócios que já não acreditam e se revêm no presidente, e a margem de manobra que futuras candidaturas mais sólidas irão ter.

Vamos ser pragmáticos, dada a idade muito avançada de Pinto da Costa, e tendo em conta a situação líquida da SAD altamente negativa, com um Passivo a curto prazo gigantesco a pressionar severamente a Tesouraria, tenho muitas e sérias dúvidas que Pinto da Costa termine este mandato.
 

PortoLucido

Bancada central
17 Outubro 2017
1,398
568
Conquistas
1
  • Novembro/18
Viva @Tiago Silva, no espaço de assinatura falaste que não há espaço para novas modalidades. Que indícios existem nos Relatórios de Contas do FC Porto Clube que assim o indicam? Os mesmos estão estáveis, com resultados equilibrados há muito tempo e completamente prontos para novos projetos também eles equilibrados entre rendimentos e despesas através da angariação de parceiros (como existe no andebol com a Sofarma).

Não entendo qual o erro de alguns candidatos defenderem a viabilidade desse caminho. Até quando sabemos que o futsal é uma modalidade rentável e que só não existe porque o atual Presidente simplesmente é contra esse desporto.

No espaço pareceu misturar o assunto com as dificuldades financeiras da SAD, algo que não é necessariamente assim.
 
  • Like
Reações: Celsius e JAEP