Exercício físico e alimentação

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Dragão, aproveitando aqui o teu lanço, tenho sempre algumas dúvidas nessa conjugação de que falaste do treino força/cardio, que é o que faço, agora sem acompanhamento, devido à Covid-19.

Mas há 'várias' teorias do que é que gasta mais (correr ou andar depressa, por exemplo) e se um cardio excessivo estraga ou não o treino de força que acabaste de fazer. Qual é a tua visão?
É assim se caminhares digamos a 6 km/h durante 12 minutos vs correres a 12 km/h durante 6 minutos, acabas por ter o mesmo gasto calórico. Agora se mexeres nos valores da velocidade ou da duração o gasto calórico já difere.

Um cardio excessivo é óbvio que estraga os ganhos do treino de força. Por algum motivo não vês bodybuilders a fazerem maratonas porque não tem fisiologia apropriada para o efeito. A fisiologia deles o derrotaria. Até porque a nível hormonal o treino de força estimula muito a testosterona, enquanto que o cardio chega até a baixar o nível do mesmo. Um dos efeitos que sentimos após um treino de cardio vs um treino de força vai de encontro a isso mesmo, pois após um cardio sentimo-nos relaxados enquanto que após um treino de força sentimo-nos tensos. Para quem faz treino de força o cardio mais recomendável são as caminhadas, pois assim conseguem gastar as calorias desejadas sem perdas significativas de massa muscular.

Eu pessoalmente como já fui atleta federado de futebol, nunca deixei de fazer corrida como cardio. Porém também não o faço com muita frequência. 1 vez/semana chega-me.
 
  • Like
Reações: Taciturno

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Isso é um resumo muito resumido, eu estudei muitos balanços energéticos e termodinâmica dimensionamentos de sistemas, mas o nosso corpo é muito diferente de caldeiras e dispositivos do genero. Pessoas diferentes com exactamente a mesma alimentação e actividade fisica pode uma não conseguir ganhar peso e a outra ganhar muito peso.

Ou pensar no caso de mulheres que a partir de certa idade tem uma tarefa imensamente mais complicada do que homens por causa da questão hormonal.

Mas claro para a uma parte significativa, fechar a boca e comer menos e mexer-se trás resultados.
Claro que difere. Já li muitos artigos científicos em que se chegou a essa conclusão. Agora claro que como todos temos a mesma biologia existe uma consistência no que toca ao processo para a obtenção de resultados.
 

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
51
Lisboa
Dragao_man

Eu agora ando a jogar Padel umas 4x por semana (1h a 1h30m), para além disso tenho uma máquina de remo em casa (concept 2), se juntar a isso exercícios de musculação algo ligeiros, tipo Bíceps com pesos de 12-14 kgs 4-5 repetições, mais ombros e tríceps com pesos de 6-8 kgs com as mesmas 4-5 repetições, 2x por semana.

Achas que no geral é um exercício equilibrado para manter a boa forma física, gostaria de baixar a gordura corporal para os 15%, no geral tenho algum cuidado a comer, tirando 1 dia para a desgraça.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
Óbvio que não. Estava a referir em relação aquela ideia errática que normalmente se tem de que com a musculação se queima gordura. O método mais eficaz é o cardio evidentemente. Só que se juntares as duas atividades (cardio + musculação) conseguirás perder muito mais gordura do que fazendo apenas cardio.
Oxidar tecido adiposo requer esforços prolongados no tempo. Depois também tens os treinos intermitentes (HIIT) que se assemelham muito à atividade física dos desportos colectivos como o futebol, futsal, andebol e basquetebol.
Para perder peso o melhor é efedrina
 
  • Like
Reações: Dragao_man

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
Dragao_man

Eu agora ando a jogar Padel umas 4x por semana (1h a 1h30m), para além disso tenho uma máquina de remo em casa (concept 2), se juntar a isso exercícios de musculação algo ligeiros, tipo Bíceps com pesos de 12-14 kgs 4-5 repetições, mais ombros e tríceps com pesos de 6-8 kgs com as mesmas 4-5 repetições, 2x por semana.

Achas que no geral é um exercício equilibrado para manter a boa forma física, gostaria de baixar a gordura corporal para os 15%, no geral tenho algum cuidado a comer, tirando 1 dia para a desgraça.
O que eu aconselharia é um stack de winstrol e cipionato de testosterona durante doze semaninhas... elas não querem outra coisa
 

castrius

Tribuna Presidencial
10 Março 2012
5,216
2,543
Conquistas
11
35
Rio Tinto, Porto, Portugal
  • Paulinho Santos
  • Madjer
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
Dragao_man

Eu agora ando a jogar Padel umas 4x por semana (1h a 1h30m), para além disso tenho uma máquina de remo em casa (concept 2), se juntar a isso exercícios de musculação algo ligeiros, tipo Bíceps com pesos de 12-14 kgs 4-5 repetições, mais ombros e tríceps com pesos de 6-8 kgs com as mesmas 4-5 repetições, 2x por semana.

Achas que no geral é um exercício equilibrado para manter a boa forma física, gostaria de baixar a gordura corporal para os 15%, no geral tenho algum cuidado a comer, tirando 1 dia para a desgraça.
Padel 4x por semana
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
Até admira eles ainda não terem criado a modalidade de bodybuilding
Aqueles conjuntos de sócios organizados que se auto intitulam por No Name, parece malta que toma umas cenas...

Quanto a fenómenos como o David Luiz... Svilar... que chegam frangos e passado 6 meses parece que andam no Wrestling... acontece muito por lá
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,332
13,622
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Nota histórica: No F.C.Porto, o halterofilismo é por acaso uma modalidade histórica do clube, sendo que até foi umas das secções que foi criada aquando da reatividade do Clube em 1906.
 

Mikoloco

Arquibancada
22 Janeiro 2019
363
270
Boas!

Alguém por ai já utilizou SARMs no contexto de halterofilismo? Desde Agosto que estou preso nos 90 kg sem conseguir passar de 130 kg no supino, estava a pensar em correr um ciclozinho de ligandrol até chegar aos 94-95 kgs
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
@Dragao_man não sei se foste tu que falaste nisso, mas eu quando vou correr, os primeiros 2/3 klms a seguir ao aquecimento sinto-me sempre imensamente cansado e com as pernas muito pesadas. Depois descanso um pouco e as coisas compõem-se. Mas existirá alguma forma disso não suceder? Será falta de hidratação corretamente efetuada? Mau aquecimento?

E devo comer algo a meio da corrida? Ou só antes meia hora? Eu como sempre uma banana antes da corrida, sinto-me uma pessoa mais rápida e veloz :) SErá mental?

Uma outra dúvida. Eu durante um ano andei a correr com aquelas leggins de perna inteira para protecção do meu joelho direito. A verdade é que durante esse ano os meus músculos não cresciam. Agora ando a correr de calção e os músculos desenvolveram muito mais. Será paranóia minha? Já agora, a correr de calções tenho muitos menos problemas nos joelhos do que com a porcaria das leggins de protecção. Será normal também?

Obrigado.
 
  • Like
Reações: Dragao_man
D

Dragon_92

Guest
Só descobri agora o tópico, de facto é algo que acrescenta muito aqui 👏

Se alguém me souber responder à minha dúvida, agradeço.

É normal praticar ginásio há 1 ano e, apesar de ter perdido bastante peso, continuar praticamente na mesma a nível de massa muscular? Já tentei também aumentar a ingestão de proteínas...

Conjugo no treino cardio com exercícios de musculação, mas parece que só uma das vertentes está a fazer efeito.
 

Estudasses

Bancada lateral
2 Maio 2015
617
206
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Deixo uma dica que me ajudou a perceber algumas coisas.. sigam a página dos Teamtransformerz no Instagram.
Nas stories eles respondem a muitas questões que a generalidade das pessoas tem.
Nunca assinei o serviço deles mas aprende-se umas coisas ao ler o que dizem
 
  • Like
Reações: Dragon_92

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
@Dragao_man não sei se foste tu que falaste nisso, mas eu quando vou correr, os primeiros 2/3 klms a seguir ao aquecimento sinto-me sempre imensamente cansado e com as pernas muito pesadas. Depois descanso um pouco e as coisas compõem-se. Mas existirá alguma forma disso não suceder? Será falta de hidratação corretamente efetuada? Mau aquecimento?

E devo comer algo a meio da corrida? Ou só antes meia hora? Eu como sempre uma banana antes da corrida, sinto-me uma pessoa mais rápida e veloz :) SErá mental?

Uma outra dúvida. Eu durante um ano andei a correr com aquelas leggins de perna inteira para protecção do meu joelho direito. A verdade é que durante esse ano os meus músculos não cresciam. Agora ando a correr de calção e os músculos desenvolveram muito mais. Será paranóia minha? Já agora, a correr de calções tenho muitos menos problemas nos joelhos do que com a porcaria das leggins de protecção. Será normal também?

Obrigado.
Antes de correr não justifica qualquer aquecimento, pois a corrida já em si serve esse propósito. Só faz sentido uma ativação geral como neste caso das pernas. Só justificaria se fosses jogar futebol ou futsal. Aí sim porque são modalidades de intensidade intermitente que implicam mais resistência anaeróbia lática e alática, logo o recrutamento de fibras musculares já difere. Acumulas muito ácido lático e em muito pouco tempo. Mas também, noutras modalidades, fisiológicamente acontece o mesmo no que concerne à depleção de substratos energéticos. Também os primeiros minutos custam mas depois sentimos uma melhoria em que só queremos correr 😂

No que toca a alimentação para praticar cardio não precisa de ser algo rigoroso como para treinos de musculação. Não precisas necessariamente de proteina porque não vais fazer esforços vigorosos nem agressão muscular. Da mesma forma que em termos de quantidade também não é necessário comer muito senão acontece que nos sentimos muito pesados e até podemos ter conflitos gástricos (quem, nunca? 😅) , por isso o tempo de digestão que recomendo é de 2h. A banana é um must para quem pratica desporto. É uma fruta rica em potássio e fibra e cai sempre bem em qualquer parte do dia. Pequeno-almoço, sobremesa, antes e após treino (y) Não é que dê muita energia, mas como tem muita fibra ajuda a reduzir os efeitos do catabolismo.

Qualquer das formas partilho o que os meus apontamentos de nutrição dizem relativo à alimentação de um atleta antes da competição ;)
nutrição antes da competição.PNG
nutrição antes da competição_2.PNG
nutrição antes da competição_3.PNG

Em relação ao uso de calções vs leggins não tenho nenhuma explicação científica 😅 Nunca ouvi tal coisa. Apenas poderei especular que essa ideia de melhoria devido ao uso dos calções poderá ser pelo facto de os membros inferiores estarem expostos à temperatura ambiental e com isso a pele respira melhor. Ou caso corras de dia, com o sol receba a vitamina D. Mas deve ser só psicológico. Contudo se depois do cardio sentires muito desconforto nas pernas tipo dorido (manifestação de inflamações) passa gelo ou água fria. Senão a recuperação será mais lenta e no dia seguinte ainda te sentirás dorido.
 
Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco