Exercício físico e alimentação

Dragao_man

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
6,938
937
Conquistas
5
29
Maia
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Hulk
  • Madjer
Se alguém me souber responder à minha dúvida, agradeço.

É normal praticar ginásio há 1 ano e, apesar de ter perdido bastante peso, continuar praticamente na mesma a nível de massa muscular? Já tentei também aumentar a ingestão de proteínas...

Conjugo no treino cardio com exercícios de musculação, mas parece que só uma das vertentes está a fazer efeito.
A massa muscular pesa mais do que a massa gorda. Não sei se percebi bem, mas se o peso corporal está a baixar mas mantens a massa muscular é porque estás a conseguir crescer secando. Para treino concorrente convém que o cardio seja após a musculação, pois o corpo já está numa fase adiantada de catabolismo e a fonte energética que ele está a usar é essencialmente o O2. A fosfocreatina e o glicogénio já foram à vida. Em relação à ingestão de proteínas não esquecer que o corpo só absorve até 35g/hora. Acima disso ele já rejeita e isso manifesta-se em conflitos gástricos 😅
 
  • Like
Reações: Dragon_92

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
6,938
937
Conquistas
5
29
Maia
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Hulk
  • Madjer
Mas porque razão dizes que é um mito, relativamente ao treino de força queimar mais calorias que o treino de cardio?
O que eu disse foi que o treino de força acelera muito mais o metabolismo que o treino de cardio. Em termos de calorias gastas um treino de musculação vs treino de cardio poderá ter os mesmo gasto calórico assim como um de cada poderá gastar mais do que o outro. Basta mexer nas varíaveis de intensidade ou da duração que já dá para criar essa diferença.
 
  • Like
Reações: Hugo Ribeiro

Hugo Ribeiro

Arquibancada
5 Junho 2019
417
345
Conquistas
3
42
sintra
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Lucho González
O que eu disse foi que o treino de força acelera muito mais o metabolismo que o treino de cardio. Em termos de calorias gastas um treino de musculação vs treino de cardio poderá ter os mesmo gasto calórico assim como um de cada poderá gastar mais do que o outro. Basta mexer nas varíaveis de intensidade ou da duração que já dá para criar essa diferença.
Obrigado pelo esclarecimento 💪
 
  • Like
Reações: Dragao_man
Pedro Brandão

Pedro Brandão

Tribuna
17 Outubro 2018
2,650
2,106
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Só descobri agora o tópico, de facto é algo que acrescenta muito aqui

Se alguém me souber responder à minha dúvida, agradeço.

É normal praticar ginásio há 1 ano e, apesar de ter perdido bastante peso, continuar praticamente na mesma a nível de massa muscular? Já tentei também aumentar a ingestão de proteínas...

Conjugo no treino cardio com exercícios de musculação, mas parece que só uma das vertentes está a fazer efeito.
Ambas estão a fazer efeito. Ao contrário da ideia pré concebida é possível emagrecer fazendo apenas exercícios de musculação. Se conjungas os dois melhor ainda. Convém é que por exemplo o cardio seja efetuado após a rotina de musculação. Depois há diversas razões para o menor crescimento muscular, entre elas o factor genético. Se o teu objetivo principal é a perda de massa gorda continua nesse caminho. Vai alterando a tua rotina de musculação de 2 em 2 ou 3 em 3 meses. Podes combinar exercícios semelhantes em que num trabalhas mais a parte da força com repetições 4 a 6 e noutro mais hipertrofia com repetições 10 a 12. Dá um outro estímulo muscular até porque os músculos criam hábito sempre com a mesma rotina. Após atingires o teu objetivo poderás mudar a tua alimentação pensando no crescimento muscular mas o melhor nessa fase é procurar um especialista.
Atenção, não sou especialista na área. Apenas já li bastante sobre o assunto e pratico.

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Dragon_92

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
22,535
1,957
Conquistas
8
  • Jardel
  • Madjer
  • Deco
  • João Pinto
Antes de correr não justifica qualquer aquecimento, pois a corrida já em si serve esse propósito. Só faz sentido uma ativação geral como neste caso das pernas. Só justificaria se fosses jogar futebol ou futsal. Aí sim porque são modalidades de intensidade intermitente que implicam mais resistência anaeróbia lática e alática, logo o recrutamento de fibras musculares já difere. Acumulas muito ácido lático e em muito pouco tempo. Mas também, noutras modalidades, fisiológicamente acontece o mesmo no que concerne à depleção de substratos energéticos. Também os primeiros minutos custam mas depois sentimos uma melhoria em que só queremos correr 😂

No que toca a alimentação para praticar cardio não precisa de ser algo rigoroso como para treinos de musculação. Não precisas necessariamente de proteina porque não vais fazer esforços vigorosos nem agressão muscular. Da mesma forma que em termos de quantidade também não é necessário comer muito senão acontece que nos sentimos muito pesados e até podemos ter conflitos gástricos (quem, nunca? 😅) , por isso o tempo de digestão que recomendo é de 2h. A banana é um must para quem pratica desporto. É uma fruta rica em potássio e fibra e cai sempre bem em qualquer parte do dia. Pequeno-almoço, sobremesa, antes e após treino (y) Não é que dê muita energia, mas como tem muita fibra ajuda a reduzir os efeitos do catabolismo.

Qualquer das formas partilho o que os meus apontamentos de nutrição dizem relativo à alimentação de um atleta antes da competição ;)
Visualizar anexo 2718
Visualizar anexo 2719
Visualizar anexo 2720

Em relação ao uso de calções vs leggins não tenho nenhuma explicação científica 😅 Nunca ouvi tal coisa. Apenas poderei especular que essa ideia de melhoria devido ao uso dos calções poderá ser pelo facto de os membros inferiores estarem expostos à temperatura ambiental e com isso a pele respira melhor. Ou caso corras de dia, com o sol receba a vitamina D. Mas deve ser só psicológico. Contudo se depois do cardio sentires muito desconforto nas pernas tipo dorido (manifestação de inflamações) passa gelo ou água fria. Senão a recuperação será mais lenta e no dia seguinte ainda te sentirás dorido.
Engraçado que digas isso porque andam sempre a lixar-me a cabeça porque uma das possíveis razões do meus problema do joelho poderia ser o aquecimento mal efetuado. Eu também não tenho muita paciência, confesso, mas ultimamente aqueço ao nível lombar e tornozelos porque por vezes sinto que se não o fizer fico com dores nos mesmos a meio da corrida.
Obrigado pelas dicas.