Covid-19

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,738
18,792
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Se houver novo confinamento, as pessoas podem não morrer do vírus, mas a nível mental e financeiro, podem surgir graves problemas. E eu prefiro arriscar a primeira hipótese.
Não sou catastrofista.
E para mim, o barómetro mais importante é o número de mortos e internados, por isso...
O número de novos casos passa-me ao lado.
não vai haver novo confinamento.
 
John Wick

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Não temos que olhar para a Suécia porque somos um país completamente diferente a muitos níveis. Não existe uma estratégia milagrosa, cada país tem que tentar perceber qual a melhor estratégia para si de acordo com as suas características. A economia sueca é muito mais forte que a portuguesa, a cultura dos suecos é muito diferente da portuguesa, o ordenamento e território da Suécia é muito diferente do território português, entre tantas outras características que tornam o modelo Sueco impraticável em Portugal. Se Portugal tivesse adoptado o modelo sueco, a esta hora teríamos um número de mortos incomparavelmente superior, não temos as mesmas condições nos hospitais, a saúde dos portugueses é pior, as condições sócio-económicas são piores, etc. Basta olharmos para o estado em que ficou o SNS mesmo com lockdown, com milhares de prognósticos de cancro que ficaram por fazer, milhares de cirurgias adiadas, agora imaginem sem o lockdown, os hospitais teriam rebentado pelas costuras e tudo teria sido muito pior. O modelo sueco é apenas isso, um modelo, uma estratégia adoptada para fazer face a uma pandemia, podemos retirar dele algumas medidas e estratégias, mas não podia de todo ter sido aplicado no nosso país.

Em oposição ao modelo sueco, temos também o modelo norueguês ou dinamarquês, mais parecido com o que adoptamos em que houve lockdown, tiveram muito menos mortes e a economia contraiu ainda menos que a sueca. São um exemplo? Não, não são. Adoptaram a estratégia que era melhor para o país, evitaram mortes que a Suécia não evitou, mas também são países economicamente robustos que podem suportar um ou vários lockdowns, algo impensável em países do sul da europa.

Portugal, optou pelo lockdown quase total durante um determinado período de tempo, naturalmente com consequências terríveis para a economia de um país que depende tanto do turismo. Hoje podemos olhar para trás e perceber que se calhar poderíamos ter sido mais flexíveis, mas a verdade é que Portugal, com ou sem lockdown, ia ser sempre um dos países que mais iria sofrer pela sua dependência do turismo e aqui, com ou sem lockdown, a quebra no turismo iria ser sempre igual.

Já chegamos todos à conclusão que as consequências de um 2º lockdown em Portugal serão mais terríveis que qualquer consequência provocada pelo vírus e, portanto, convém que tenhamos a noção que estamos à mercê uns dos outros e que devemos comportar-nos como tal. Tem-se criado a ideia de que isto é um bocado mais forte que uma gripe e que a maioria das pessoas passa por isto tranquilamente e quase sem sintomas, em parte é verdade, o problema é a parte que ainda não se sabe e que se está a descobrir ou se vai descobrir a médio e longo prazo, como as lesões que estão a aparecer em pessoas que estiveram infectadas, em outros orgãos como o cérebro, coração, intestinos ou rins.
 
D

Dragon_92

Guest
Sem o novo confinamento vai ser muito complicado evitar que a maior parte das pessoas, incluindo grupos de risco, sejam infetadas.

Os números já estão a disparar brutalmente e ainda sem o reflexo da reabertura das escolas. Sem medidas restritivas isto vai resultar em imensas mortes...

Não é uma decisão nada fácil de tomar.
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy
John Wick

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Para sensibilizar as pessoas e de que forma o podem fazer..
Acho que o grave problema é a falta de planeamento e organização. Durante as férias o PM e PR passaram uma imagem de "relax", agora querem voltar a colocar todo o país em alerta. Um dos graves problemas é a falta de organização e planeamento e não vai tardar muito até começar se instalar o pânico e a histeria colectiva. Com o início do novo ano lectivo e com o aumento da mobilidade vai-se instalar a confusão, não há directrizes claras, as pessoas, os pais, os miúdos, vão sentir-se confusos sem saber o que fazer. Dou o exemplo do meu afilhado que hoje iniciou o 2º ciclo e aquilo na escola estava um pandemónio, não houve qualquer tipo de organização, estavam meia dúzia de professores responsáveis pela organização do início do novo ano lectivo e aquilo falhou tudo, os miúdos entraram todos à mesma hora e gerou-se uma multidão à porta das escolas, é claro que houve malta logo a entrar em pânico e a gerar confusão.
É um dos males do nosso país, somos muito reactivos e muito pouco proactivos, deixamos os problemas para resolver quando nos caem em cima em vez de encontrar soluções atempadamente.
 
Última edição:

pauletaoaz

Tribuna
13 Julho 2015
4,240
2,873
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Isto já é resultado da festa do Avante ou ainda é cedo?
Não só direta mas indiretamente do Avante. Com o Avante passou se a mensagem que ir para os copos e conviver sem regras era permitido. O que se assistiu pela altura do Avante foram enchentes nas galerias do Porto com a malta toda a beber na rua, e digo o Porto porque é a realidade que acompanho de perto porque noutros lados deve ter acontecido o mesmo. O resultado está á vista. Venha a fórmula 1 e o motoGP com 50 mil nas bancadas

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,809
4,091
O que o Governo devia começar a preparar é como manter os outros serviços médicos a funcionar numa realidade de COVID.
Voltar a querer concentrar esforços só no vírus seria um erro tremendo.
 

Mikoloco

Arquibancada
22 Janeiro 2019
359
267
Reunião do gabinete de crise. Aqui vamos nós rapazes.
Na eventualidade de uma decisão papalva como um novo confinamento, que se preparem para multidões a pegarem fogo a Belém e com toda a razão.

De mim não levam nada, ficar em casa sem fazer um caralho se calhar é interessante para gajos asociais que curtem ser uns empata-fodas mas para mim não dá. Se ficar em casa 2 dias já é um suplício, então 3 meses..

Tive um projeto de 7 meses que foi por água abaixo graças ao lockdown de Março, reiniciei em Junho, se voltarem a fazer uma palhaçada dessas, o governo inteiro teria de ser queimado.

Quando é que as pessoas se capacitam que a morte tem de acontecer?
Eu não gosto de puxar para o lado pessoal mas vou dar um exemplo, um familiar meu, já de alguma idade, em Fevereiro faleceu devido a uma cirrose, não foi admitido explicitamente mas é óbvio que uma pessoa de idade vai para o fim de uma lista de transplantes, se for sequer. Hipocrisia a um nível nunca antes visto, a morte é algo natural e tem de ser aceite por muito que custe, até porque a letalidade disto não é absolutamente nenhuma comparado a problemas sérios como o cancro, diabetes etc.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,788
46,060
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Um novo confinamento nesta altura é andar em contraciclo com o resto da Europa
Em todo o lado o número de novos casos a aumentar e não vemos confinamentos em nenhum país e muito menos fecho de escolas e universidades novamente como se começa novamente a apregoar por aí
Não matem ainda mais o país por favor
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,788
46,060
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Para ja apenas Israel fez novo confinamento. Na Europa ninguém vai fazer novo confinamento. Esqueçam. Isto dava um estouro como uma castanha.

O problema é as atividades que o Governo vai escolher fechar e cheira me que aí vão hipotecar o futuro do país ao fecharem aquilo que para eles é mais fácil (educação)
Mais um semestre/período de aulas exclusivamente online vai ser um estouro no desenvolvimento social e tecnológico deste país com prejuízos incalculáveis
 
  • Like
Reações: John Guerrilla

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
O problema é as atividades que o Governo vai escolher fechar e cheira me que aí vão hipotecar o futuro do país ao fecharem aquilo que para eles é mais fácil (educação)
Mais um semestre/período de aulas exclusivamente online vai ser um estouro no desenvolvimento social e tecnológico deste país com prejuízos incalculáveis
Não vão fechar nada. Esquece isso. Não podem meter os miúdos em casa porque os pais não têm com quem os deixar.

E meter os miúdos em casa, fazia sempre com que um dos pais tivesse de ficar também, logo mais uma ajuda monetária a essa família..

Não há dinheiro!