Estou a pensar não votar nestas eleições. Será a 2ª vez em 46 anos desde o 25 de Abril que o farei. A outra foi na despenalização do aborto, estava dividido - por um lado concordo com a despenalização em certos casos gravosos (exemplo violação e fetos com problemas graves) mas discordava que "sim porque me apetece ou dá jeito" - se assim fosse eu e minha irmã gémea não teríamos nascido (somos do 2º casamento do meu falecido pai numa altura que ainda não tinha casado com a minha mãe - não porque tenha informações que ele tivesse sugerido isso mas porque podia ter ficado hesitante, dois dos meus 3 filhos nasceram sem eu ter casado (o 1º nasceu de uma aventura casual em Paris a 2ª a mãe engravidou quando eu nem sequer pensava em casar - nunca na vida lhes sugerí aborta, até fiquei ansioso e feliz por saber que ia ser pai). Como estava dividido não participei no referendo. E não deixei de ser de esquerda por isso.
Nestas eleições não me apetece votar Marcelo porque apesar de lhe reconhecer mérito em muitas questões e preferir "almoçar" com ele do que com a maioria da gente que perfilha os meus ideais não gostei de o ver quatro anos a comentar tudo que era assunto e não assunto. Está-lhe nos genes o não resistir a opinar sobre tudo e isso não prestigia um Presidente da República. Os candidatos da esquerda são uma miséria sem programa para Presidente da República e apenas estão ali para marcarem presença pelos seus Partidos, refiro-me a Marisa Matias e João Ferreira (este de forma mais acentuada e até grotesca diria). Ana Gomes é uma pessoa com muitas virtudes em diversas áreas mas a Presidência da República como está consignada na Constituição Portuguesa ela não tem perfil para tal, se fosse em França, Brasil, EUA, talvez porque o PR tem poderes amplos e dirige a política nacional e relações internacionais - aqui o PR serve para muito pouco e ser demasiado intervencionista nas políticas levaria qualquer governo a um suicídio.
Se a minha abstenção faz jeito a Ventura? Faria se ele ganhasse as eleições mas não vai ganhar. A extrema direita moderna ou antiga tem vícios suicidas e não estou preocupado com a sua subida, ele e os seus seguidores não têm programa coerente - aliás a subida dos movimentos populistas por esse mundo fora deve-se à ineficácia da esquerda e direita moderada em darem resposta a questões urgentes. Seria perigoso sim Trump ser reeleito aí estaria altamente preocupado mas como não foi.