Nasci num pais aonde o partido de extrema direita registava nas eleições scores a um digito, hoje, 20 anos depois qualifica-se com regularidade as 2 voltas, conquistou algumas vilas e cidades. O que mudou para quem acreditou nesses discursos que aproveita a cólera legítima e a mediocridade dos partidos políticos tradicionais? Concretamente, materialmente, nada. Falo com toda a gente, nunca me recusei falar com pessoas que acreditava nestes discursos da extrema direita. E 20 anos depois vejo pessoas perceber a armadilha destes partidos da extrema direita, o círculo vicioso no qual caíram e aonde vivam desde demasiado tempo e percebem que durante tempo a mais degradam-se e definham-se em quanto ser humanos.
Mas a realidade é cruel para estes partidos de extrema direita. Sempre servem como argumento que nunca estiveram ao comando e se tinham a possibilidade de governar fariam diferente porque são fora do sistema. No entanto, depois de ter a oportunidade de governar, pude constatar a gestão de vilas por partido tipo Chega... e em cada centímetro aonde estes partidos tiveram responsabilidades as desigualdades aumentaram, os casos de corrupção explodiram, a gestão financeira pioraram drasticamente e ao fim do cabo são afastados deixando uma população desesperada, fragmentada e desfeita. Eles são consubstancial ao sistema e são a expressão a mais imunda do sistema.
Se aqui pessoas pensam votar no Chega porque acham que pode ser um pontapé na mediocridade dos partidos tradicionais portugueses, por favor, conjuro-vos não façam isso. A vossa cólera existe e é legítima, vocês têm um cérebro e um coração, sei que no vosso intimo são pessoas de bem. Sei que se um dia tivessem a possibilidade de observar as consequências de políticas de partidos tipo Chega, vocês serão as primeiras pessoas a dar a mão a quem sofre destes partidos. Não pensam que essas pessoas vão resolver os vossos problemas, se aplica-se ao nível nacional o que eu pude ver ao nível local teremos uma luta generalidade entre portugueses. Concentram a vossa energia sobre quem vos abandonou, reclamam com os políticos locais que não tratam os vossos problemas com a celeridade necessária, protestam, uniam-se politicamente, sejam exigentes com os políticos e com vocês próprios.
Isso é um testemunha de quem pude observar políticas de partidos da extrema direita localmente e de quem ouviu testemunhas de quem viveu esses partidos por dentro.