Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0
D

Dragon_92

Guest
É claro que o rapaz ainda tem falhas no seu jogo, se não tivesse nesta idade é que seria de estranhar. Agora, não consigo entender os ataques constantes à atitude dele que ando a ver. Parece que se está a falar de uma vedeta qualquer, quando não há nada de objetivo que o comprove...

Eu sempre o vi deixar tudo em campo, e as falhas, por exemplo, no jogo dele contra o Boavista (penso que foi o único jogo horrível que fez na equipa A) não foram por falta de atitude, mas sim por ainda ser macio no jogo sem bola, e é por isso que não pode ser um dos elementos do meio-campo a dois. Estar a implicar por ter festejado um golo em frente a uma câmara (quantos já não o fizeram?) para mim é pura estupidez.

Na minha opinião trata-se de um jogador que teve mais desempenhos positivos do que negativos na equipa A. Ainda este ano foi importantíssimo num jogo da Champions... Não peço que seja titular, porque neste momento há melhor que ele, mas devia ter tido MUITAS mais oportunidades, a sair do banco. A gestão da maior parte dos miúdos por parte do SC é inaceitável.

Não consigo perceber tanta crítica ao Fábio, mas também isso vai acabar de qualquer maneira porque em princípio vai sair, para grande alegria de muitos.

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Nao tornem este forum numa copia da pagina "Wonderkids" do Insta 😂

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,360
51,714
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Respondi a essa pergunta na parte que não citaste do meu último post: o Porto tem usado muito mais 6/8 nos últimos 25 anos do que 10. Ainda assim tiveste Deco no diamante do Mourinho, Diego no diamante de Co, Anderson com o Jesualdo em 4-3-3, James/Beluschi com AVB, Lucho no 4-2-3-1 do PF.

Eu vou dizer isto mais uma, e espero ser a última vez, porque me parece que querem sempre insistir numa falácia para fazer um ponto: o 10 defende. O que não faz é recuar 60 metros no terreno ao sprint para fechar uma linha de meio campo. Grande parte do tempo tens o 10 atrás do avançado a fazer segunda cobertura do próprio avançado nas pressões ao homem quando o adversário está a sair organizado.

No 4-4-2 do SC, o lugar do Fábio é como segundo avançado. Pode até eventualmente jogar pela direita como James jogava com VP, mas não tendo um Polvo com o raio de ação alargado a fechar laterais, acabas por ter as correrias do Otávio. O próprio Otávio só perde no seu talento e criatividade nessa missão. Lucho e Meireles fechavam imenso nas alas porque também tinhas extremos "preguiçosos" no tempo de Jesualdo (RQ7, Tarik, Jorginho, Hulk).

Neste meio campo com de duplo pivot, teria sido muito mais útil ir o Fábio e ficar o Vítor, mas isso já é o brilhante planeamento da nossa SAD.
Verdadeiramente foi o Deco quando jogávamos em 442 tinha muito mais liberdade para não recuar, com o Anderson o Jesualdo estava a tentar desenhar um duplo pivot com ele a frente e tambem tinha mais liberdade mas depois o katsuranis arrumou com ele.

Mas lá está não é só o Polvo, tambem tinhas o Meireles a fazer as dobras e o Lucho, por isso é que a historia do ele jogava era num meio campo a 3 não é bem assim, como muitos idealizam o Fabio a jogar sem correr, era mais como 2 avançado um bocado como os italianos usavam os Tottis, ou o Deco como disseste no losango do Mouro.

Alem de que quando estas a chamar "preguiçosos" aos Q7 e o Hulk se calhar eles não eram "preguiçosos" a questão é que se queres um 433 ou um 451 porque quando o fazes claro que tens um médio que pode sair mais e fazer mais segundo avançado no caso normalente tinhas um extremo que ficava mais, é a historia da manta tapas de um lado destapas do outro.

O Fabio é jovem tem talento, precisa trabalhar e ficar mais intenso, e não pode ler as redes sociais que lhe dizem que ele tem que ser colocado na posição x para não correr.

No tenis tens os miudos com muito talento que aos 18 anos chegam ao tour e levam tareias porque fisicamente não conseguem competir não tem intensidade suficiente e depois andam 2 ou 3 anos a aumentar os indices e a trabalhar e quando tem a capacidade fisica para acompanhar o talento começa a render, mas lá estar entram sozinhos para o court perdem em 1 hora e não dá para dizer que o treinador o colocou fora da posição.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,107
16,053
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
É claro que o rapaz ainda tem falhas no seu jogo, se não tivesse nesta idade é que seria de estranhar. Agora, não consigo entender os ataques constantes à atitude dele que ando a ver. Parece que se está a falar de uma vedeta qualquer, quando não há nada de objetivo que o comprove...

Eu sempre o vi deixar tudo em campo, e as falhas, por exemplo, no jogo dele contra o Boavista (penso que foi o único jogo horrível que fez na equipa A) não foram por falta de atitude, mas sim por ainda ser macio no jogo sem bola, e é por isso que não pode ser um dos elementos do meio-campo a dois. Estar a implicar por ter festejado um golo em frente a uma câmara (quantos já não o fizeram?) para mim é pura estupidez.

Na minha opinião trata-se de um jogador que teve mais desempenhos positivos do que negativos na equipa A. Ainda este ano foi importantíssimo num jogo da Champions... Não peço que seja titular, porque neste momento há melhor que ele, mas devia ter tido MUITAS mais oportunidades, a sair do banco. A gestão da maior parte dos miúdos por parte do SC é inaceitável.

Não consigo perceber tanta crítica ao Fábio, mas também isso vai acabar de qualquer maneira porque em princípio vai sair, para grande alegria de muitos.
Como referi noutro tópico, eu adoro o Fábio, mas ele merece e bem o tratamento que está a levar. Andou a passear-se em campo, teve o que merece.
Não há que ter paninhos quentes. Aliás, por serem formados cá, já deviam saber o que é preciso para jogar cá.

D

Dragon_92

Guest
Como referi noutro tópico, eu adoro o Fábio, mas ele merece e bem o tratamento que está a levar. Andou a passear-se em campo, teve o que merece.
Não há que ter paninhos quentes. Aliás, por serem formados cá, já deviam saber o que é preciso para jogar cá.
Não acho que tenha andado a passear. Os erros resultaram de uma parte do jogo dele (sem bola) que ainda não está afinada como se exige a um jogador do FCP. Então, não concordo que o problema tenha sido de atitude, mas sim de "não saber mais" nesse aspeto do jogo. Terá que aprender, e só assim poderá ambicionar ser titular.

Ainda assim, no ponto em que ele se encontra, acho que poderia ser opção mais vezes a sair do banco, principalmente contra blocos baixos.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,107
16,053
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Não acho que tenha andado a passear. Os erros resultaram de uma parte do jogo dele (sem bola) que ainda não está afinada como se exige a um jogador do FCP. Então, não concordo que o problema tenha sido de atitude, mas sim de "não saber mais" nesse aspeto do jogo. Terá que aprender, e só assim poderá ambicionar ser titular.

Ainda assim, no ponto em que ele se encontra, acho que poderia ser opção mais vezes a sair do banco, principalmente contra blocos baixos.
Eu conheço bem o Fábio e sei ver quando anda lá a passear. E é isso que tem feito ultimamente. Tem de ser responsabilizado. Saber ele tem muito, até porque já jogou num duplo pivot.
Qualidade tem ele para ser opção e tenho a certeza que acrescentaria com bola. Mas não pode ser assim.

• Like
Reações: tsilva12 e moutinho

Blue_Ice

Bancada lateral
7 Agosto 2020
790
1,015
Onde é que alguém chamou pino ao Fábio?

O mundo não é preto e branco, há muito cinzento
Cinzento é o nosso futebol. Cinzento demais para a qualidade técnica de jogadores como o Fábio ou o Vitinha, por exemplo. Demasiado cinzento para um miúdo como o Tomás nem poder fazer parte do plantel, porque não corre desenfreado como os outros cavalos de corrida do sector.

Estes miúdos tiveram muito azar. Surgiram num contexto de merda em que as nossas finanças estão pelas ruas da amargura e são sempre os primeiros a pagar pelos erros de gestão cometidos. Infelizmente, temos um treinador que também dá aval e contribui para muitas dessas decisões. O F. Silva e o Vitinha (sim, já está mais que vendido) já lá vão, o Queirós também já foi oferecido ao Fama, o Tomás, o Leite e o D. Costa vão receber guia de marcha no final da época.

B

Blue_Ice

Bancada lateral
7 Agosto 2020
790
1,015
Saber ele tem muito, até porque já jogou num duplo pivot.
Tenho muitas dúvidas que isso seja verdade, mas admitindo que até é, estás a querer comparar a intensidade e a exigência do futebol profissional com os escalões de formação, onde na grande maioria dos jogos é para bater em mortos e não há qualquer competitividade?! Really?

O Fábio em momento algum pode jogar num duplo pivot, não tem intensidade ou cultura táctica para desempenhar esse papel. Isso é o mesmo que o Jesus ter pensado em adaptar o Bernardo a DE - o miúdo iria ter uma carreira do caralho nessa posição!

O Fábio é um jogador como o James, por exemplo. Também gostava de ver o Conceição a malhar no James porque ele não corria desenfreado ou porque não acompanhava sistematicamente o lateral adversário (quando jogava na faixa). Este tipo de jogadores sentem-se confortáveis é com bola no pé, numa equipa dominadora e que privilegie a posse de bola. Quando lhes é pedido que batam na frente e que corram feitos malucos, o resultado é previsível.

O F. Vieira é jogador para 4-3-3, sendo o médio mais criativo da equipa (muitas vezes posicionado nas costas do avançado) ou jogando descaído na faixa, mas sempre em busca de movimentos interiores. E agora podem dizer - ah, mas ele no Porto também joga muitas vezes na direita. Pois joga, mas noutro modelo, com outras dinâmicas - não tem um trio de médios atrás dele que garantam as coberturas necessárias e, como tal, tem que ser ele próprio a fazê-las, quando não tem perfil indicado para isso. O problema de muitos dos nossos miúdos (Tomás, Vitinha, F. Vieira ou do próprio F. Silva) é que têm/tinham características que não se enquadram minimamente na ideia de jogo do SC.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,107
16,053
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Tenho muitas dúvidas que isso seja verdade, mas admitindo que até é, estás a querer comparar a intensidade e a exigência do futebol profissional com os escalões de formação, onde na grande maioria dos jogos é para bater em mortos e não há qualquer competitividade?! Really?

O Fábio em momento algum pode jogar num duplo pivot, não tem intensidade ou cultura táctica para desempenhar esse papel. Isso é o mesmo que o Jesus ter pensado em adaptar o Bernardo a DE - o miúdo iria ter uma carreira do caralho nessa posição!

O Fábio é um jogador como o James, por exemplo. Também gostava de ver o Conceição a malhar no James porque ele não corria desenfreado ou porque não acompanhava sistematicamente o lateral adversário (quando jogava na faixa). Este tipo de jogadores sentem-se confortáveis é com bola no pé, numa equipa dominadora e que privilegie a posse de bola. Quando lhes é pedido que batam na frente e que corram feitos malucos, o resultado é previsível.

O F. Vieira é jogador para 4-3-3, sendo o médio mais criativo da equipa (muitas vezes posicionado nas costas do avançado) ou jogando descaído na faixa, mas sempre em busca de movimentos interiores. E agora podem dizer - ah, mas ele no Porto também joga muitas vezes na direita. Pois joga, mas noutro modelo, com outras dinâmicas - não tem um trio de médios atrás dele que garantam as coberturas necessárias e, como tal, tem que ser ele próprio a fazê-las, quando não tem perfil indicado para isso. O problema de muitos dos nossos miúdos (Tomás, Vitinha, F. Vieira ou do próprio F. Silva) é que têm/tinham características que não se enquadram minimamente na ideia de jogo do SC.
Primeiro, não duvides, porque eu não o conheço há um ano. E com intensidade ou vontade.
Depois nem me apetece comentar o resto. A ideia é que o minino não pode correr?

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,325
22,824
Recuperações de bola numa análise a uma prestação do Fábio, muita gente aqui não vai gostar
:ROFLMAO::ROFLMAO:

https://ibb.co/DggHmp1
Muito do que aqui se diz sobre o Fábio (assim como sobre outros jogadores) vem em arrasto das declarações, muitas vezes sem nexo, do treinador.
Muitas vezes (para não dizer mesmo quase sempre) essas coisas nem sequer correspondem à verdade.

Muitas vezes vemos alguns dos jogadores nucleares do SC (daqueles que jogam sempre dê por onde der) a ter atitude muito mais passiva do que o Fábio, o Baró o F.Anderson ou outros dos encostados! É uma narrativa que dá jeito...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,734
7,065
Do ponto de vista tecnico tactico a grande desvantagem sua que o seu skill set não é versatil.
Não é um jogador veloz, não é um jogador particularmente intenso ou agressivo, não é um jogador com estampa atletica
Tem um excelente visão, igual capacidade de passe tecnica acima da media no pé esquerdo(recepção, passe e remate meia distancia) é é um razoavel finalizador

Não é um jogador que possa jogar em varios sistemas de jogo e em varios modelos de jogo(ao contrario de por exemplo do Vitinha).
Precisa de um contexto especifico(modelo e sistema de jogo).Aliás foi por isso que passou muito tempo na formação do FCp sentado no banco(os favoritos eram o Baró e o Afonso Souza por serem mais elasticos).

Agora que é inegavel quando o contexto o favorece ele faz as coisas acontecerem.
A posição perfeita para ele é como medio ofensivo num meio campo em losango ou então medio ofensivo em 4-2-3-1.

Acho que com trabalho poderá adaptar se a um 4-3-3 como 3 medio ou como falso avançado no nosso actual 4-4-2.

Posso dizer o que ele nunca será medio de duplo pivot ou medio ala

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
6,274
8,489
É um craque! É dos melhores jogadores sub-21 do Mundo, mas o futebol do nosso treinador não é compatível com ele. Os nossos médios precisam de ter muito pulmão, pressionar no campo todo, muito fortes na segunda bola, fortes na reação à perda etc
Podia eventualmente jogar a segundo avançado, mais descaído... Não sei.
Só sei que tenho pena que não seja aproveitado.

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,465
7,796
46
Lisboa
É um craque! É dos melhores jogadores sub-21 do Mundo, mas o futebol do nosso treinador não é compatível com o que ele. Os nossos médios precisam de ter muito pulmão, pressionar no campo todo, muito fortes na segunda bola, fortes na reação à perda etc
Só sei que tenha pena que não seja aproveitado.
Ou podia aproveitar para melhorar a capacidade de pressão, a reacção à perda, a resistência física e a intensidade.
Mal não lhe fazia, e talvez se tornasse melhor jogador.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
87,908
211,584
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
É um craque! É dos melhores jogadores sub-21 do Mundo, mas o futebol do nosso treinador não é compatível com o que ele. Os nossos médios precisam de ter muito pulmão, pressionar no campo todo, muito fortes na segunda bola, fortes na reação à perda etc
Só sei que tenha pena que não seja aproveitado.
Dos melhores sub 21 do mundo? Vamos ter calma

Há Haaland e Fodens com menos de 21 anos