ok... este para mim é um tópico complexo emocionalmente, mas muito claro a nível racional.
O Sérgio foi um dos meus maiores ídolos enquanto jogador. O Sérgio sabe verdadeiramente o que é Ser Porto, ao contrário do NES (que também o sabia, mas não sabia transmiti-lo). O Sérgio faz o Porto ser PORTO.
Eu estou muito grato ao Sérgio por tudo o que ele já deu ao clube!
Se há gajo sobre o qual não coloco em causa a integridade, a honradez, aliada à Paixão e ao Portismo... é ele! Ele é autêntico, ele é enorme, ele é um grande líder! (com vários defeitos, mas isso não tem nada a ver com este assunto)
Posto isto... o Sérgio, mentalmente fortíssimo, do ponto de vista táctico/estratégico é extremamente limitado. Na maior parte dos jogos em que perdemos pontos, incluindo na CL, onde fizemos uma bela figura, sem dúvida (porque fomos PORTO!), tendo a acabar os jogos mais irritado com as suas opções tácticas do que com a falta de sorte (acontece...) ou com as arbitragens evangélicas (já devíamos estar habituados!).
Acho que o Sérgio prepara tão bem as equipas mentalmente, que é difícil entender como pode tomar opções estratégicas tão tacanhas e medíocres!
Racionalmente, o Porto esteve aquém das expectativas, a nível interno (sinceramente, eu estava realmente convicto, há 2 semanas atrás, que nós íamos limpar os jogos todos até ao fim, independentemente das dificuldades e injustiças!); a nível externo, superou as expectativas, mas eu já vi o Porto a fazer bem melhor na Europa, não assim há tanto tempo! Continuo a achar que aquele Chelsea estava totalmente ao alcance e, com a Vontade que esta equipa tem, tínhamos passado aquele eliminatória com opções tácticas mais lúcidas. Mesmo a nível bastante básico...
Portanto, o Coração compreende e aceita. A Mente, não pode deixar de classificar esta época (pese os 1/4 da CL, o 2º na Liga e a Supertaça) como extremamente negativa.
O PORTO pode e deve fazer muito melhor!
(a responsabilidade não é só de um treinador, mas é sempre ele o principal rosto de uma equipa...)