Eu acho que se está fazer muita confusão, com a clubite a vir sempre ao de cima.
O problema que Portugal teve não foi tanta a falta de capacidade física, mas sim a ver com a capacidade de saber jogar em colectivo. Parece uma luta constante no futebol português, é uma das grandes razões para os clubes portugueses sentirem dificuldade nas competições europeias, porque os clubes em Portugal focam-se tanto na qualidade individual, mas depois esquecem que são 11 jogadores e que às vezes basta saber jogar com os colegas ou até basta um passe bem conseguido e no melhor timing para desequilibrar os adversários.
Por exemplo o Fábio Vieira e Daniel Bragança demoraram quilhões para soltar a bola, optando sempre pela jogada individual, então que em certos momentos bastava passar a bola ou soltar a bola mais cedo. Por exemplo a Alemanha não era nada de extraordinário de facto, mas jogavam em colectivo, e a Alemanha com jogadas simples conseguia chegar sempre à frente e criar perigo, foi assim que a Alemanha chegou ao golo. Enquanto que Portugal nunca soube jogar em colectivo, estava sempre a complicar e depois acabavam por ficar sem saber o que fazer com a bola, como se diz na minha terra quem se mete por atalhos mete-se em trabalhos. É um problema do futebol português em geral, um problema que também que se nota há muito na selecção. Um problema a que pode estar relacionado com os próprios treinadores portugueses ou talvez na formação dos mesmos.
A Espanha por exemplo não é conhecido por ser uma selecção orientada para a capacidade física, mas no entanto privilegia bastante o jogo colectivo e consegue assim grandes feitos. Ou até podia falar da selecção inglesa que aposta muito em jogadores com poder físico e velocidade, mas depois nos grandes momentos falha como de hábito.
Por isso que Mourinho era diferente, porque ele privilegiava o futebol baseado no jogo colectivo, pena é que com o tempo o Mourinho se tenha tornada demasiado minimalista.