Actualidade nacional

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,116
39,780
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Há de facto alguma irracionalidade na forma como o país se atirou para a agenda de combate às alterações climáticas, não temos praticamente base industrial ou explorações pecuárias minimamente significativas, já investimos imenso em renováveis, não faz sentido que nesta fase procuremos o mais rápido possível atingir a neutralidade de emissões de carbono quando já pouco pesamos nessa balança, ou pelo menos ir a esta velocidade sem perceber a realidade económica dos portugueses é algo desfasado da realidade.

Portugal é um país praticamente irrelevante no que a questões sobre alterações climáticas diz respeito, não estou a dizer que não faça sentido continuar a tentar fazer o possível, mas esse é um tema em que o foco devia ser proporcional à realidade de cada país no que a emissões diz respeito, assim como das condições económicas da sua população, e obviamente que as politicas internas deveriam ter em conta as disparidades e não as acentuar.

A questão dos veículos eléctricos é flagrante, faz muito mais sentido investir em transportes públicos decentes, seja em qualidade, preço e segurança para os frequentar do que andar a dar subsídios para quem já tem elevado poder de compra, no que diz respeito aos combustíveis é completamente absurdo que face aos preços e impostos que já eram praticados ainda tenham decidido com o tempo piorar a situação, o desincentivo ao consumo excessivo já era uma realidade com muitos anos em Portugal, isto agora é cada vez mais mesmo só para castigar quem não tem outra alternativa.
Compramos as bugigangas todas aos chineses ao mesmo tempo que lhe vendemos o País, enquanto isso eles queimam carvão, e Portugal estoira dinheiro em Eolicas e solar que fez subir os preços da energia, e agora vai estoirar mais em hidrogénio, agora vêm ai o inverno e vão continuar pessoas a morrer de frio em PT.

Mas pronto pelo menos dá para alguns andarem no seu tesla subsidiado pelo estado a mostrar como se salva o planeta.
 
  • Like
Reações: Vitorino Melo

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Em que dados se baseia quanto a essa onda brutal de crime?
Sai à noite no Porto e verás. São relatos e mais do que relatos. Não sonhos.
E eu já reparei que há um conflito de ideologias políticas entre alguns membros. Pois bem, eu não quero saber disso minimamente. Não sou de extremos.
Os criminosos de colarinho branco são piores que os outros porque roubam por gula, enquanto os outros é por pobreza, algumas vezes. Ainda assim, não deixam de ser criminosos, tal como os violadores, os que fazem da agressão vida e muitos outros.
Deixem de se agarrar a ideias políticas e vejam a realidade. E a realidade é essa mesmo: aumento da criminalidade nas grandes cidades, onde é impossível as pessoas se sentirem seguras à noite.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,957
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Como se esta notícia não se aplicasse mais hoje que em 2016. Sim, esses municípios continuam sem urgências á noite, se é essa a tua preocupação. Tu que tens um coração tão grande, acredito que te traga grande angústia a situação dessas pessoas. Ou não encaixa na narrativa onde gostas de "filosofar" ?
Já agora aproveito para te informar que a minha cartilha é anti PS e BE...essencialmente esses dois partidos, para não te massares a a tentar dicifrar o que digo, ou a colar-me a partidos, também te digo. PSD e nos dias de hoje IL. Não o chega, não te preocupes.
Ah ok.. Partilhaste a notícia sem saber de quando e comentaste-a como se fosse acabada de dizer ontem e afinal é aplicável aos dias de hoje..
Não te ficava mal admitir que a cartilha te enganou.. Quanto ao resto não é preciso colar-te a nada. Basta ver o que é defendido e dito por eles e aquilo que é a tua participação aqui..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,957
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Inacreditável!

É isso que te preocupa? Uma onda brutal de crime, e só falas nesse?

Queres que alguém te leve a sério?

Isso é pura cartilha ideológica. Ponto!
Onda brutal.. Por falar em levar a sério.
Só achei por bem partilhar uma notícia da atualidade nacional ("atualidade atual") sabendo que alguns membros deste espaço a iriam ocultar.. como é óbvio..Demonstrando mais uma vez como é que as palavras e as ideologias por vezes levam a atos destes. Mas isso convém esquecer.
Afinal não se pode denegrir o grande líder..
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança
Ah ok.. Partilhaste a notícia sem saber de quando e comentaste-a como se fosse acabada de dizer ontem e afinal é aplicável aos dias de hoje..
Não te ficava mal admitir que a cartilha te enganou.. Quanto ao resto não é preciso colar-te a nada. Basta ver o que é defendido e dito por eles e aquilo que é a tua participação aqui..
O concordar, que não há Lei, não há justiça, só por um partido (Chega) fazer disso uma das suas bandeiras, não me faz apoiante do Chega. Comno se tu apoiares algumas ideias do BE ou do PC não te faz, defensor dos Gulag, do Maduro ou do Fidel certo ?? Eu sei muito bem o que o Chega é. Populista, Centralista, ridículo nalgumas questões, sem soluções para os problemas que aponta, mas não quer dizer que eles não estejam lá. Dizer que não há problemas de segurança cada vez mais evidentes, só porque o ventura o diz...
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,957
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O concordar, que não há Lei, não há justiça, só por um partido (Chega) fazer disso uma das suas bandeiras, não me faz apoiante do Chega. Comno se tu apoiares algumas ideias do BE ou do PC não te faz, defensor dos Gulag, do Maduro ou do Fidel certo ?? Eu sei muito bem o que o Chega é. Populista, Centralista, ridículo nalgumas questões, sem soluções para os problemas que aponta, mas não quer dizer que eles não estejam lá. Dizer que não há problemas de segurança cada vez mais evidentes, só porque o ventura o diz...
Pelo que se viu ontem parece que afinal vão ainda agravar mais o problema da falta de segurança.. Principalmente dos estrangeiros.. Não estava nada à espera disso.. Quem diria que promover um discurso de ódio resultava nisto..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,957
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sai à noite no Porto e verás. São relatos e mais do que relatos. Não sonhos.
E eu já reparei que há um conflito de ideologias políticas entre alguns membros. Pois bem, eu não quero saber disso minimamente. Não sou de extremos.
Os criminosos de colarinho branco são piores que os outros porque roubam por gula, enquanto os outros é por pobreza, algumas vezes. Ainda assim, não deixam de ser criminosos, tal como os violadores, os que fazem da agressão vida e muitos outros.
Deixem de se agarrar a ideias políticas e vejam a realidade. E a realidade é essa mesmo: aumento da criminalidade nas grandes cidades, onde é impossível as pessoas se sentirem seguras à noite.
Os problemas da noite de agora são piores que os problemas da noite portuense de antigamente? Eu não sei sinceramente..
Onde é que tens os números que demonstrem isso.
A noite por inerências óbvias são locais normais de violência.. Juntas jovens+álcool+droga (consumo e tráfico)+gajosaquererimpressionargajas e tens o cocktail óbvio para explicar o que se passa. E que em nada é novidade.. é o mesmo que se passa nos campos da bola dos regionais por exemplo..

.

Como podes ver já em 2007 existiam estas ondas de violência.. e antes disso também.. e no futuro também continuará.
Agora volto a perguntar, e com curiosidade legítima, onde é que estão os números fundamentados que demonstrem esse aumento da criminologia. Principalmente que demonstrem a bandeira da imensa "onda de violência" que algumas pessoas insistem em querer desfraldar..
Ps: não digo que os números não existam, gostava era de saber onde estão.
 

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,309
3,442
Minho
Já nas décadas de 80/90 a noite não era segura em muitas das nossa cidades, quantos jovens e menos jovens foram vitimas de assalto. e de pancada .. não havia era CMTV's e único parecido era o jornal "O crime" que lá ia relatando aqui e ali um outro assalto....
Portugal em termos de segurança nunca foi o país que pintaram.....
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Os problemas da noite de agora são piores que os problemas da noite portuense de antigamente? Eu não sei sinceramente..
Onde é que tens os números que demonstrem isso.
A noite por inerências óbvias são locais normais de violência.. Juntas jovens+álcool+droga (consumo e tráfico)+gajosaquererimpressionargajas e tens o cocktail óbvio para explicar o que se passa. E que em nada é novidade.. é o mesmo que se passa nos campos da bola dos regionais por exemplo..

.

Como podes ver já em 2007 existiam estas ondas de violência.. e antes disso também.. e no futuro também continuará.
Agora volto a perguntar, e com curiosidade legítima, onde é que estão os números fundamentados que demonstrem esse aumento da criminologia. Principalmente que demonstrem a bandeira da imensa "onda de violência" que algumas pessoas insistem em querer desfraldar..
Ps: não digo que os números não existam, gostava era de saber onde estão.
Não preciso de números, amigo. Isso são politiquices.
Sei o que se passa nas ruas e desde que isto voltou a abrir, tem sido roubos, agressões como não era habitual, pelo menos no Porto desde cá vivo (2016).
Eu falo do que sinto, do que vejo e a realidade é que, atualmente, não me sinto seguro a andar sozinho à noite no Porto, como já andei. Não ando aqui com política, como já disse, e por isso não vou andar atrás de números.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,957
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Não preciso de números, amigo. Isso são politiquices.
Sei o que se passa nas ruas e desde que isto voltou a abrir, tem sido roubos, agressões como não era habitual, pelo menos no Porto desde cá vivo (2016).
Eu falo do que sinto, do que vejo e a realidade é que, atualmente, não me sinto seguro a andar sozinho à noite no Porto, como já andei. Não ando aqui com política, como já disse, e por isso não vou andar atrás de números.
Mas entendes certamente que a governação de um país não se faz com a realidade individual de cada um certo? E não se faz com base na leitura de cm´s ou crime´s e afins..
E não é uma questão de política. É uma questão de necessitar que se demonstre que aquilo que é dito tem de facto uma realidade subjacente. E o que os números vão transmitindo não correspondem à realidade apocalíptica que muitos querem desenhar.. E como te demonstrei, nem sequer é algo que seja propriamente uma novidade. E que continuará sempre a existir.

Ps: Isto não invalida que existam problemas que necessitam de ser corrigidos e atenuados.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Sai à noite no Porto e verás. São relatos e mais do que relatos. Não sonhos.
E eu já reparei que há um conflito de ideologias políticas entre alguns membros. Pois bem, eu não quero saber disso minimamente. Não sou de extremos.
Os criminosos de colarinho branco são piores que os outros porque roubam por gula, enquanto os outros é por pobreza, algumas vezes. Ainda assim, não deixam de ser criminosos, tal como os violadores, os que fazem da agressão vida e muitos outros.
Deixem de se agarrar a ideias políticas e vejam a realidade. E a realidade é essa mesmo: aumento da criminalidade nas grandes cidades, onde é impossível as pessoas se sentirem seguras à noite.
Perguntava por dados que confirmassem o aumento da criminalidade, não por relatos. Não o aumento, mas a onda brutal que o colega referiu. Observo também inúmeras notícias sobre o tema nos órgãos de comunicação, como é hábito, mas é necessário medir a realidade para se concluir alguma coisa.

Do que se sabe, por aquilo que é compilado nos relatórios anuais de segurança interna, as taxas de criminalidade do país são das mais baixas e a tendência tem sido de decréscimo, exceptuando salvo erro o ano de 2019.

Do Porto ignoro, mas pessoalmente nunca tive qualquer problema em Lisboa. Não passa porém da minha experiência pessoal.
 
Última edição:

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Mas entendes certamente que a governação de um país não se faz com a realidade individual de cada um certo? E não se faz com base na leitura de cm´s ou crime´s e afins..
E não é uma questão de política. É uma questão de necessitar que se demonstre que aquilo que é dito tem de facto uma realidade subjacente. E o que os números vão transmitindo não correspondem à realidade apocalíptica que muitos querem desenhar.. E como te demonstrei, nem sequer é algo que seja propriamente uma novidade. E que continuará sempre a existir.

Ps: Isto não invalida que existam problemas que necessitam de ser corrigidos e atenuados.

Não é realidade individual, é coletiva.
Acho que as pessoas não são maluquinhas de só começar a reclamar agora. Reclamam porque existiu um aumento dos crimes de roubo, agressão e até perseguição sexual.
Toda a gente sabe que sempre existiu criminalidade, o que se está a falar agora é um aumento significativo nas ruas do Porto, à noite.
Como queres que te arranje números? Não consigo nem me vou dar ao trabalho. Basta sair e percebes isso. Mas tudo bem, acredita no que quiseres.
 
  • Like
Reações: DragaoCV

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Perguntava por dados que confirmassem o aumento da criminalidade, não por relatos. Observo também inúmeras notícias sobre o tema nos órgãos de comunicação, como é hábito, mas é necessário medir a realidade para se concluir alguma coisa.

Do Porto não, mas pessoalmente nunca tive nenhum problema em Lisboa. Não passa porém da minha experiência pessoal.
Não tenho dados nem me vou dar ao trabalho de procurar.
Eu felizmente também não tive problemas de maior. Mas isso sou eu. Amigos meus, a história não é a mesma.
Mas convido-te a vir ao Porto e falares com quem vive cá. E não é a CS que nos dá ideias.
 
  • Like
Reações: DragaoCV

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,957
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Não é realidade individual, é coletiva.
Acho que as pessoas não são maluquinhas de só começar a reclamar agora. Reclamam porque existiu um aumento dos crimes de roubo, agressão e até perseguição sexual.
Toda a gente sabe que sempre existiu criminalidade, o que se está a falar agora é um aumento significativo nas ruas do Porto, à noite.
Como queres que te arranje números? Não consigo nem me vou dar ao trabalho. Basta sair e percebes isso. Mas tudo bem, acredita no que quiseres.
Não caro colega. As pessoas não reclamam porque existe um aumento do crime. Poderá existir certos aumentos pontuais mas nada de ondas de violência.. Como te demonstrei no link que te mandei já em 2007 existiam situações até mais graves do que aquilo que estamos a falar agora..
O que existe hoje em dia e que não existia no passado é um conjunto de ferramentas que permite que os jovens gravem tudo o que é altercação que vai acontecendo. Muita das vezes gravando e não ajudando numa espécie de voyeurismo doentio. E isso está obviamente a ser utilizado por algumas forças políticas para cavalgar sobre uma pretensa onda de violência. Onde tudo que é caso é utilizado nas redes sociais para inflamar, dividir.
E as pessoas vão caindo na armadilha.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Não caro colega. As pessoas não reclamam porque existe um aumento do crime. Poderá existir certos aumentos pontuais mas nada de ondas de violência.. Como te demonstrei no link que te mandei já em 2007 existiam situações até mais graves do que aquilo que estamos a falar agora..
O que existe hoje em dia e que não existia no passado é um conjunto de ferramentas que permite que os jovens gravem tudo o que é altercação que vai acontecendo. Muita das vezes gravando e não ajudando numa espécie de voyeurismo doentio. E isso está obviamente a ser utilizado por algumas forças políticas para cavalgar sobre uma pretensa onda de violência. Onde tudo que é caso é utilizado nas redes sociais para inflamar, dividir.
E as pessoas vão caindo na armadilha.
O que não estás a perceber é que estou a comparar tempos recentes, de 2016 para cá. Estou-me perfeitamente a borrifar para 2007. Falo dos problemas de insegurança atuais.
Estás a puxar a discussão para política quando já te disse que não quero saber disso como vocês.
É normal um amigo meu me dizer, mal chego de Amesterdão, para não ir à baixa que aquilo está do pior? Alguém que também costumava andar por lá?. Se achas normal, não tenho nada a dizer.
 
  • Like
Reações: DragaoCV

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não tenho dados nem me vou dar ao trabalho de procurar.
Eu felizmente também não tive problemas de maior. Mas isso sou eu. Amigos meus, a história não é a mesma.
Mas convido-te a vir ao Porto e falares com quem vive cá. E não é a CS que nos dá ideias.
Mas como é óbvio, torna-se necessário ter informação concreta que permita apoiar a tese de que há actualmente uma onda brutal de criminalidade. Daí meter-me com o colega. A asserção é arrojada, merece e justifica confirmação. Não creio que aferir a realidade de determinado fenómeno seja um acto ideológico e palpitar sobre o mesmo seja uma atitude objectiva e politicamente neutra. Se assistir tv pela manhã ou desfolhar a imprensa também me depararei com ondas brutais e diárias de criminalidade, mas... é preciso algo mais. A insegurança na noite de que se tem falado nos últimos dias, e que pode ser a expressão de algum aumento da criminalidade, tem de ser medida e comparada. Existem sentimentos de insegurança que não correspondem à incidência do crime.

Pode haver um aumento, não estranharia... em todo o caso confesso algum cepticismo quanto à onda brutal de criminalidade. Algo dessa gravidade não pode ficar no campo das sensações, tem de ser fundamentado.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Mas como é óbvio, torna-se necessário ter informação concreta que permita apoiar a tese de que há actualmente uma onda brutal de criminalidade. Daí meter-me com o colega. A asserção é arrojada, merece e justifica confirmação. Não creio que aferir a realidade de determinado fenómeno seja um acto ideológico e palpitar sobre o mesmo seja uma atitude objectiva e politicamente neutra. Se assistir tv pela manhã ou desfolhar a imprensa também me depararei com ondas brutais e diárias de criminalidade, mas... é preciso algo mais. A insegurança na noite de que se tem falado nos últimos dias, e que pode ser a expressão de algum aumento da criminalidade, tem de ser medida e comparada. Existem sentimentos de insegurança que não correspondem à incidência do crime.

Pode haver um aumento, não estranharia... em todo o caso confesso algum cepticismo quanto à onda brutal de criminalidade. Algo dessa gravidade não pode ficar no campo das sensações, tem de ser fundamentado.
Não há dados ainda. Resta aguardar pelo fim do trimestre.
Apesar de não perceber a obsessão com os números.
 
  • Like
Reações: DragaoCV