Política Nacional

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,143
53,271
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mesmo assim, uma prestação mensal de um crédito ou renda chega facilmente aos 500eur.
Mais todo o dia a dia das pessoas, energia, água, telecomunicações, alimentação, creches, farmácia, combustíveis, seguros e todas as taxas e tachinhas meu Deus...e caso tenha filhos então é nem falar.
Eu falo porque tenho 2 filhos menores, eu a minha esposa temos os ditos salários acima da média, tenho um único crédito que é habitação que ronda os 500eur mensais e contabilizando todas as despesas mensais chego ao fim do mês e se der para ir ao Burger King bem bom ,quanto mais para carros de 30k.

Mas se calhar sou eu que não sei gerir orçamentos
Por isso é que a malta cada vez tem menos filhos.

Ma eu tambem fico impressionado ás vezes com os carros que vejo na rua, há efetivamente muita gente a ganhar bem, e muitos a endividarem-se bem tambem.

De resto o viver bem tambem é relativo ao que se dá importancia, tenho 2 casais na minha familia que estiveram fora e regressaram, mas tambem regressaram com dinheiro o que tambem é uma opção interessante.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança
Já percebi, pelo teu discurso anterior e a campanha que fizeste nas eleições, que deves fazer parte das listas da IL.
Convém denunciar algumas das coisas que a nova direita quer fazer passar como verdadeiras pelo processo de repetição:

As 3 intervenções do FMI em Portugal não foram devido à esquerda, nesse cenário que dizes.
A primeira deve-se ao caos do Estado Novo, as consequentes revoluções, a hiperinflação, complementados com a crise internacional do petróleo. As crises internacionais deixam os países mais pobres vulneráveis, e não houve forma de levantar Portugal após aqueles anos de recessão significativa (71-74).
Em 83, a responsabilidade maior deve ser assacada ao Cavaco que, enquanto ministro das finanças no governo de Pinto Balsemão (80-83), quis comer caviar ao preço de sardinha. Portugal tinha acabado de sair do FMI e aumentou a despesa pública de uma forma negligente, duplicou a dívida em 2 anos e deixou o país à beira de nova crise. A entrada do Mário Soares - em coligação com a direita na famosa AD- chama o FMI devido à política da direita, não da esquerda como tanto se ouve hoje em dia.
Em 2010, se por um lado a política económica do Sócrates falhou, a verdade é que a maior crise financeira da história voltou a expôr a nu as fragilidades de um país que vinha a cozinhar uma dívida monstruosa nos últimos 25 anos. O Sócrates foi, aliás, quem ainda tentou conter esse aumento que vinha a explodir nos anos que lhe antecederam, primeiro com Guterres e depois com Durão, mas a crise cai-lhe em cima e somaram-se erros e mais erros até o descalabro.

PS. O peso da nossa máquina administrativa tem como grande responsável o Cavaco. A estratégia do PSD aquando da entrada na CEE foi a de combater o desemprego com as verbas europeias. Criou-se um monstro incomportável que redefiniu a vida em Portugal e sacrificou as gerações futuras, condenadas a pagar as dívidas originadas por um défice orçamental crónico.
Adorei sobretudo o parágrafo dedicado a Sócrates. Nos 80 Eu já andava por cá sabes ? Eu recordo perfeitamente o Portugal pré e pós Uniao europeia. Se o cavaco como presidente foi um imbecil, como primeiro ministro não vale a pena revisionar, porque os resultados legislativos explicam bem que não foi assim. Gastou-se muito dinheiro ? Claro, um país sem infraestruturas, com ordenados miseráveis, custa dinheiro isto se quiseres acompanhar o resto do mundo. Tivemos que dar algo em troca ? Claro, não existem almoços grátis. Tivemos que abandonar cotas de agricultura e pescas para outros países, em troca deram nos dinheiros a fundo perdido, para fazer estradas, hospitais, universidades e por aí adiante. Como te disse eu já andava por cá. Recordo-me perfeitamente do parque automóvel português, constituído de Fiat 127, carochas, bocas de sapo... Um Renault cinco era de alguém acima da classe média já. E recordo-me que até isso mudou muito na aproximação que tivemos ao resto da Europa. Ou seja o dinheiro chegou as pessoas...não ficou na conta de alguém que depois queria ir estudar para Paris, como se fosse um magnata do petróleo, enquanto malta perdia as suas casas... Mas pronto, haja muitos milhares de milhão para TAPs e afins e não haja manobra para baixar impostos de 65 Por cento nos combustíveis, qual imposto de luxo sobre os mais ricos... É, naquelas cabecinhas proletariados, ter um carro deve ser um luxo.

Última edição:

PauletaAçores

Arquibancada
14 Julho 2021
290
359
Amesterdão, Holanda
Adorei sobretudo o parágrafo dedicado a Sócrates. Nos 80 Eu já andava por cá sabes ? Eu recordo perfeitamente o Portugal pré e pró Unoaos europeia. Se o cavaco como presidente foi um imbecil, como primeiro ministro não vale a pena revisionar, porque os resultados legislativos explicam bem que não foi assim. Gastou-se muito dinheiro ? Claro, um país sem infraestruturas, com ordenados miseráveis, custa dinheiro isto se quiseres acompanhar o resto do mundo. Tivemos que dar algo em troca ? Claro, não existem almoços grátis. Tivemos que abandonar cotas de agricultura e pescas para outros países, em troca deram nos dinheiros a fundo perdido, para fazer estradas, hospitais, universidades e por aí adiante. Como te disse eu já andava por cá. Recordo-me perfeitamente do parque automóvel português, constituído de Fiat 127, carochas, bocas de sapo... Um Renault cinco era de alguém acima da classe média já. E recordo-me que até isso mudou muito na aproximação que tivemos ao resto da Europa. Ou seja o dinheiro chegou as pessoas...não ficou na conta de alguém que depois queria ir estudar para Paris, como se fosse um magnata do petróleo, enquanto malta perdia as suas casas... Mas pronto, haja muitos milhares de milhão para TAPs e afins e não haja manobra para baixar impostos de 65 Por cento nos combustíveis, qual imposto de luxo sobre os mais ricos... É, naquelas cabecinhas proletariados, ter um carro deve ser um luxo.
Para mim, Cavaco Silva foi o melhor PM que Portugal já teve, mas de longe. Nunca mais os portugueses viveram tão bem como naquela altura. Depois, como PR foi um desastre, há que dizer.

• Like
Reações: Edgar Siska

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,215
9,337
Adorei sobretudo o parágrafo dedicado a Sócrates.
Ainda bem. Fico contente. :D

Nos 80 Eu já andava por cá sabes ? Eu recordo perfeitamente o Portugal pré e pró Unoaos europeia. Se o cavaco como presidente foi um imbecil, como primeiro ministro não vale a pena revisionar, porque os resultados legislativos explicam bem que não foi assim. Gastou-se muito dinheiro ? Claro, um país sem infraestruturas, com ordenados miseráveis, custa dinheiro isto se quiseres acompanhar o resto do mundo. Tivemos que dar algo em troca ? Claro, não existem almoços grátis. Tivemos que abandonar cotas de agricultura e pescas para outros países, em troca deram nos dinheiros a fundo perdido, para fazer estradas, hospitais, universidades e por aí adiante.
Andávamos os dois.
Como primeiro ministro, teve acesso às maiores injeções de capital da história do nosso país, e utilizou-as para aquilo que o dinheiro foi enviado: obras públicas. O dinheiro de cá, esse, foi utilizado para ganhar eleições. Depois dos luxos, do emprego criado no Estado e do cinto largo do primeiro mandato com todo esse financiamento europeu, até um esquilo teria ganho em 91 pelo PSD. Não invalida o ponto que te referi, criou-se um monstro na administração pública, tu próprio criticas isso embora atribuas essa política à esquerda, que tem colocado sob pressão e sobre défice todos os orçamentos anuais até o presente. Ainda hoje pagas o desvario do Cavaco.

Como te disse eu já andava por cá. Recordo-me perfeitamente do parque automóvel português, constituído de Fiat 127, carochas, bocas de sapo... Um Renault cinco era de alguém acima da classe média já. E recordo-me que até isso mudou muito na aproximação que tivemos ao resto da Europa. Ou seja o dinheiro chegou as pessoas...não ficou na conta de alguém que depois queria ir estudar para Paris, como se fosse um magnata do petróleo, enquanto malta perdia as suas casas... Mas pronto, haja muitos milhares de milhão para TAPs e afins e não haja manobra para baixar impostos de 65 Por cento nos combustíveis, qual imposto de luxo sobre os mais ricos... É, naquelas cabecinhas proletariados, ter um carro deve ser um luxo.
Continuas a bater na tecla da corrupção individual. E pior, a utilizar um exemplo para definir todo um partido, como se os outros não tivessem telhados de vidro. Globalmente, achas que me preocupo pelo Sócrates ter desviado 3 ou 4 milhões durante um mandato, quando se estima que Portugal perca entre 15 a 20 mil milhões de euros anualmente em corrupção? Portugal precisa de uma estratégia anti-corrupção, não só na administração pública, mas também na privada, para deixarmos de ter tanta fuga aos impostos, tantos favorzinhos, tantas cunhas, tantos sacos azuis, tanto "se for sem fatura, o serviço é mais barato". As pessoas esquecem-se que se o vizinho não paga a sua parte devida, esse valor terá de ser pago pelos restantes.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança
Ainda bem. Fico contente. :D

Andávamos os dois.
Como primeiro ministro, teve acesso às maiores injeções de capital da história do nosso país, e utilizou-as para aquilo que o dinheiro foi enviado: obras públicas. O dinheiro de cá, esse, foi utilizado para ganhar eleições. Depois dos luxos, do emprego criado no Estado e do cinto largo do primeiro mandato com todo esse financiamento europeu, até um esquilo teria ganho em 91 pelo PSD. Não invalida o ponto que te referi, criou-se um monstro na administração pública, tu próprio criticas isso embora atribuas essa política à esquerda, que tem colocado sob pressão e sobre défice todos os orçamentos anuais até o presente. Ainda hoje pagas o desvario do Cavaco.

Continuas a bater na tecla da corrupção individual. E pior, a utilizar um exemplo para definir todo um partido, como se os outros não tivessem telhados de vidro. Globalmente, achas que me preocupo pelo Sócrates ter desviado 3 ou 4 milhões durante um mandato, quando se estima que Portugal perca entre 15 a 20 mil milhões de euros anualmente em corrupção? Portugal precisa de uma estratégia anti-corrupção, não só na administração pública, mas também na privada, para deixarmos de ter tanta fuga aos impostos, tantos favorzinhos, tantas cunhas, tantos sacos azuis, tanto "se for sem fatura, o serviço é mais barato". As pessoas esquecem-se que se o vizinho não paga a sua parte devida, esse valor terá de ser pago pelos restantes.
Sim preocupa-me que um primeiro ministro roube e seja corrupto. Preocupa-me mais a impunidade de tais actos, porque o exemplo deveria vir dali. Líderes corruptos vão criar sociedades de gente séria ? O Chico esperto, os mafiosos, os self made Men á lá Vieira, isaltinos, armandos vara, tudo que precisam é de corruptos a governar. Eles detestam Juízes como que mandou deter Sócrates. Amam ivos rosas. Se tu achas que este não é o grande problema que tem o país acima repensa. Porque este gamanço e está corrupção, acarreta atrás dela, muitíssimos outros. Porque o dinheiro não chega para tudo.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,378
6,695
Não vou negar a sede de poder do Costa, mas também reconheço que mesmo antes de chegar a Primeiro Ministro já tinha feito um trabalho meritório na Câmara de Lisboa. É preciso lembrar o estado calamitoso em que a Câmara de Lisboa se encontrava e o Costa teve muito mérito na reversão da situação, pese embora tenha também beneficiado muito com a venda dos terrenos da Portela por parte do governo da altura.
meritório?
Meritório em Lisboa?
Mas estás a trollar?

Moro em Lisboa desde que nasci, trabalho na àrea da Arquitectura há mais de vinte anos e dizeres uma merda dessas é simplesmente vergonhoso.

Que gostes do Ps, do bloco, o que for, estás totalmente à vontade, mas dizeres meritório de quem abriu a caixa de pandora a uma década de puro declínio de uma cidade, nos sistemas de transportes, no preço das casas - fartar vilanagem de negociatas, merdas como a torre do saldanha - com aquela regra filha da puta de mais fazes, mais te deixam construir.
Torre da portugalia, processos anexos ao BES a serem aprovados à pressa, panelinhas com o grupo Sana, estação de santa apolónia - que já se falava nos tempos do costa, etc, etc, etc.

Foi o Costa que meteu o Salgado na câmara, nunca pode ser um trabalho meritório com a consequência desse ato, nunca!.

Não, quem lá estava antes não era melhor, não aceito é que fales do trabalho do Costa em Lisboa como algo de bom, não foi tão mau como o Medina (impossível ser) mas nunca meritório, simplesmente não e não.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,215
9,337
Sim preocupa-me que um primeiro ministro roube e seja corrupto. Preocupa-me mais a impunidade de tais actos, porque o exemplo deveria vir dali. Líderes corruptos vão criar sociedades de gente séria ? O Chico esperto, os mafiosos, os self made Men á lá Vieira, isaltinos, armandos vara, tudo que precisam é de corruptos a governar. Eles detestam Juízes como que mandou deter Sócrates. Amam ivos rosas. Se tu achas que este não é o grande problema que tem o país acima repensa. Porque este gamanço e está corrupção, acarreta atrás dela, muitíssimos outros. Porque o dinheiro não chega para tudo.
Claro que é mau. Mas repara que a corrupção sempre existiu. Não começou só em 2005.
O problema do país nesses termos é que toda a gente considera o favorzinho normal. Aqui 100€, ali 1000€. Depois essas mesmas pessoas são eleitas, os valores com que trabalham aumentam e os valores desviados disparam. É surpresa para alguém?
A Justiça vive um estado de burocracia absolutamente tremendo e que pouco tem a ver com o sistema político. São milhares os crimes prescritos anualmente por todo o país, o Sócrates foi apenas mais um e que teve cobertura da comunicação social.

O esmagador grosso da corrupção continua a não ter nada a ver com os elementos do governo, seja este qual for. São os pequenos desfalques, os sacos azuis das empreitadas, os salários parciais pagos por debaixo da mesa, os carunchos não declarados, os recibos não passados, os ajustes diretos com a empresa do irmão/tio/cunhado da prima e por aí fora. É algo endémico ao país e para o qual ainda não existe estratégia para o seu combate.

• Like
Reações: Czarli9 e Tails

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,552
8,852
O esmagador grosso da corrupção continua a não ter nada a ver com os elementos do governo, seja este qual for. São os pequenos desfalques, os sacos azuis das empreitadas, os salários parciais pagos por debaixo da mesa, os carunchos não declarados, os recibos não passados, os ajustes diretos com a empresa do irmão/tio/cunhado da prima e por aí fora. É algo endémico ao país e para o qual ainda não existe estratégia vontade para o seu combate.

• Like
Reações: Ginjeet

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,781
18,500
meritório?
Meritório em Lisboa?
Mas estás a trollar?

Moro em Lisboa desde que nasci, trabalho na àrea da Arquitectura há mais de vinte anos e dizeres uma merda dessas é simplesmente vergonhoso.

Que gostes do Ps, do bloco, o que for, estás totalmente à vontade, mas dizeres meritório de quem abriu a caixa de pandora a uma década de puro declínio de uma cidade, nos sistemas de transportes, no preço das casas - fartar vilanagem de negociatas, merdas como a torre do saldanha - com aquela regra filha da puta de mais fazes, mais te deixam construir.
Torre da portugalia, processos anexos ao BES a serem aprovados à pressa, panelinhas com o grupo Sana, estação de santa apolónia - que já se falava nos tempos do costa, etc, etc, etc.

Foi o Costa que meteu o Salgado na câmara, nunca pode ser um trabalho meritório com a consequência desse ato, nunca!.

Não, quem lá estava antes não era melhor, não aceito é que fales do trabalho do Costa em Lisboa como algo de bom, não foi tão mau como o Medina (impossível ser) mas nunca meritório, simplesmente não e não.
Eu não moro em Lisboa pelo que não posso discutir esses temas. Vou lá talvez uma vez no ano pelo que não sei dizer se os transportes estão melhores ou piores. O que sei é que o Costa chegou à câmara de Lisboa devido à situação financeira insustentável. A dívida era tal que custava milhões de euros por dia em juros, o prazo de pagamento era tal que os fornecedores começaram a recusar fornecer a câmara... Foi o Costa que deu a volta a essa situação financeira e foi esse o mérito que lhe reconheci. O resto, acredito na tua palavra pois não sou eu que estou em Lisboa no meu dia a dia e sinto os efeitos das decisões tomadas.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,838
31,064
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Sinceramente esta miúda não parece minimamente preparada para liderar um partido com assento parlamentar.
Não lhe vejo um comentário ou uma ideia que se aproveite.
Muito sem sal.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,143
53,271
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sinceramente esta miúda não parece minimamente preparada para liderar um partido com assento parlamentar.
Não lhe vejo um comentário ou uma ideia que se aproveite.
Muito sem sal.
Ela já tem 41 anos não é uma miuda.

Por acaso tenho opinião contraria, acho que é muito boa.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,838
31,064
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Que figura... Ainda para mais de um partido que só sabe abster, é a torto e a direito...
O RAP em tempos fez um sketch que era um apanhado do PAN a abster-se. Chamou-lhe Panbstenção.

Já deve ter sido há uns 2 anos, mas continua atual.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,378
6,695
Mas então porque o PAN se absteve durante a votação do OE?
Porque o orçamento de estado tinha para a parte da especialidade (o orçamento geral vai a votação na assembleia, é o que foi chumbado, e quando passa, depois vai à especialidade) mais de 60 medidas do Pan que iam seguir em frente.

Ao contrário do PCP e do Bloco, os partidos da geringonça que andaram estes anos todos a por e a dispor do governo e agora andam a fingir que são oposição, o Pan - por escrito - negociou o que queria com o PS e cumpriu o compromisso na altura da votação.

Nota pessoal - Nem por 23787723424 medidas na especialidade eu votaria a favor deste orçamento, estou apenas a partilhar os factos que sei.