Falando apenas da filosofia porque foi aquilo que tive durante o meu secundário. A filosofia que é falada são apresentações de formas de pensar sobre diversos assuntos (seja o livre arbítrio ou outra merda qualquer). E por norma são apresentadas as hipóteses que geram mais consenso apesar de não ser possível afirmar que qualquer uma delas está certa
E acho que depende muito do prof que tenhas
Por exemplo uma das atividades que contava para a avaliação quando eu fiz filosofia no secundário era um debate sob um tema à escolha da prof. E por acaso o meu grupo tinha de se posicionar contra a eutanásia quando éramos os 3 a favor. E aquilo até foi enriquecedor porque defender a posição contrária à nossa leva a que aprendamos imenso porque permite nos colocar as coisas em perspetiva
Muitas das aulas eram uma seca do crlh. Tirei grandes sonos no inverno quando tinha aulas à quinta feira à tarde das 17 às 18:30 (com a prof a pôr filmes e a apagar as luzes todas

) mas saí de lá com perspetivas sobre os dois lados do problema que eram abordados
É como digo depende muito de quem dá a disciplina. Se for um prof claramente inclinado para uma forma de pensar é provável que os alunos saiam de lá condicionados. Mas se forem apresentados todos os lados da questão é muito enriquecedor
Mas é só a minha experiência certamente haverá gente que vê as coisas de forma diferente