pela conversa a opção do Pepê no meio campo foi só estratégia para o jogo de ontem...
espero mesmo é que o Nico continue no 11
espero mesmo é que o Nico continue no 11
O 11 base do JJ sempre foi com um extremo puro e um ala interior. Como o 11 base do 442 do Sergio.O que se estava a discutir não era o centro do meio campo? O duplo pivot?
Nas alas o JJ tanto usava dois extremos puros, como um extremo puro (Salvio e Gaitan, por exemplo) e um ala mais médio (como Ramires ou João Mário - e este último até joga agora a extremo no 4231 do regime). Sempre com os extremos sem os pés trocados como utiliza agora o SC, o que fazia com que os extremos fossem muito mais à linha que no esquema do SC.
Está complicado de perceberes.E então? Mas o meu caso é precisamente esse, que um dos medios centro é mais defensivo e outro mais ofensivo. Tal como com o SC. Mais nuance e menos nuance é sempre isso. Com um e com outro.
Eu falo de funções em campo q é o q interessa. Os sites podem desenhar o que lhes apetecer, agira se formos pelos heatmaps dos medios centro, tvz se conclua sim.Está complicado de perceberes.
A diferença é colocares os dois médios na horizontal (o tal duplo pivot) ou na vertical como fazia o JJ.
É a diferença entre jogar em 4231 ou o tradicional 4222 do SC e 4132.
É a diferença entre isto:
Visualizar anexo 22178
Ou isto:
Visualizar anexo 22179
E isto:
Visualizar anexo 22180
Eu reparei nos comentários ao jogo que deixaste. Não concordava, mas percebi porque dizias isso.O proprio Uribe foi ficando cada vez mais 6. Uribe e Vitinha, o melhor meio campo da era SC, tb nunca jogou em duplo pivot.
Em relação a ontem, no inicio do jogo o Pepê quase me parecia segundo avançado. Até pela maneira como pressionamos sempre muito nos primeiros 15 minutos. Depois ficou mais como 10. E muitas vezes, mais na parte final, pareceu 8...
No centro Pepê fica com mais visão. A partir da ala, tenta transportar mais a bola.
E as funções são diferentes. Nunca o SC utilizou um 6 cabeça de área como o JJ fazia com o Javi Garcia, Matic, William, Vandinho. Como um Fernando cá, por exemplo.Eu falo de funções em campo q é o q interessa. Os sites podem desenhar o que lhes apetecer, agira se formos pelos heatmaps dos medios centro, tvz se conclua sim.
Ou se calhar foi propositado. A verdade é que iniciamos os jogos sempre com a equipa bem subida e a pressionar o máximo bem na frente.Eu reparei nos comentários ao jogo que deixaste. Não concordava, mas percebi porque dizias isso.
Na minha opinião, acho que não era suposto que o Pepê subisse tanto naqueles minutos e talvez tenham corrigido isso com alguma indicação a partir do banco ou o próprio Pepê apercebeu-se disso.
N me parece, é o q posso dizer…E as funções são diferentes. Nunca o SC utilizou um 6 cabeça de área como o JJ fazia com o Javi Garcia, Matic, William, Vandinho. Como um Fernando cá, por exemplo.
Pelo contrário. Mesmo os jogadores que poderiam desempenhar esse papel, como o Danilo, eram colocados mais à frente ao lado de outro médio.
N me parece, é o q posso dizer…
É como digo, so os heatmaps poderão esclarecer alguma coisa.
O 4-4-2 do Jesus esgotou-se tanto como o 4-4-2 do SC, no entanto as equipas sempre pareceram mais afoitas a criar táticas para contrariar o do SC ao fim de um ano de estarem a ser atropeladas do que com o sêlêbê (muitas delas descobrimos depois porquê, enquanto aqui se acusava este e aquele de sermos tolinhos das conspirações hehehehehe).A grande diferença entre o 442 do JJ e do SC:
O Jesus jogava declaradamente com um 6 e um 8. E um ficava mais atrás (Fesja/Javi/Matic) e o outro ficava mais à frente (Enzo à cabeça). São na mesma dois jogadores no meio campo mas distintos.
O SC joga declaradamente com dois meio campistas. Para ele não interessa quem joga à frente ou atrás. O Varela joga várias vezes à frente do Eustáquio, tal como o Uribe jogou à frente do Vitinha e o Danilo à frente do Herrera. O que é estúpido porque limita em muito a construção do jogo!
E o 442 do JJ é, na minha opinião e talvez por ter sido executado por outros interpretes, muito melhor que o do SC alguma vez foi.
No entanto, não deixa de ser curioso o que o VP dizia na altura:
"Bola longa, Cardoso na primeira bola e segundas bolas."
"Bola longa, Taremi na primeira bola e duelos"
É possível, não digo que não. No início dos jogos as equipas levam sempre uns minutos até se organizarem convenientemente e se adaptarem ao adversário. Pode ser isso que o SC pretende com isso, mas não deixa de ser especulação. Precisamos de ver mais jogos neste sistema para ver se isso se mantém.Ou se calhar foi propositado. A verdade é que iniciamos os jogos sempre com a equipa bem subida e a pressionar o máximo bem na frente.
“Depende daquilo que se trabalha e daquilo que se passa ali dentro daquele retângulo», detalhou o técnico portista, acrescentando: «Agora, as peças 3-4-3, 4-3-3, 4-4-2 ou por aí fora não conta para nada. Zero!”![]()
Esqueçam o “trinco”. Há um novo Danilo no FC Porto e cada vez mais subido - Bancada | Futebol
Entrada de Herrera na equipa libertou o português no terreno e a de Sérgio Oliveira deslocou-o mais para a direitabancada.pt
Mas basta ouvires o que diz o SC. Ele fala sempre no duplo pivot...
Descontualizacao pura e simples.“Depende daquilo que se trabalha e daquilo que se passa ali dentro daquele retângulo», detalhou o técnico portista, acrescentando: «Agora, as peças 3-4-3, 4-3-3, 4-4-2 ou por aí fora não conta para nada. Zero!”
SC dixit
Acho que é precisamente contextualização.Descontualizacao pura e simples.
Tudo parte de uma base tática e essa já te foi explicada pelas mais diversas pessoas/fontes.
Insistes em não querer dar o braço a torcer...
Claro, vamos vencer os próximos 21 jogos seguidos... que tolice a minha!E quem disse q vai haver um proximo desastre? Já vi a equipa a "acordar" em algumas epocas q estavam a correr mal, como no ano passado q quase q ganhavamos o campeonato apesar de termos estado a 8 pontos a faltar 12 jornadas para o fim... dp fizemos 11 vitorias e 1 empate, e ficamos a apenas 2 pontos do 1o lugar!
Sim, foi mm isso q eu disse.Claro, vamos vencer os próximos 21 jogos seguidos... que tolice a minha!
Fábio por Zé Pedro? Porquê?Esqueceu-se de falar no vermelho por mostrar mas até gostei da Conferência.
Para domingo tirando o Fábio por troca com o Zé Pedro acho que mantinha a equipa toda, é melhor não mexer a ver se não estraga.
Se Chico jogar que esteja mais inspirado na finalização, de resto não há muito a dizer...Iván Jaime primeiro tem de ganhar ritmo e Nico merece nova oportunidade no 11.
Até pode jogar Eustaquio mas o sistema não deve ser alterado.
Porque apesar do Fábio ter feito uma exibição competente ontem, contra o Braga as dificuldades vão ser maiores e o Zé Pedro é muito mais rápido, com bola é superior, no jogo aéreo e de contacto também...eu não tenho dúvidas de quem metia a jogar mas o SC pensa de maneira diferente.Fábio por Zé Pedro? Porquê?
Por acaso estou a ver o Sc a mexer no 11, nomeadamente a tirar o Chico, encostar o Pepê ao lado direito e a meter o Eustáquio no meio-campo...