Actualidade Internacional

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
86,763
154,107
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu proponho uma coisa, acompanhem-me:
1) Neste momento os palestinianos não têm condições para ter um estado independente, basicamente nem para continuarem a viver naquela zona. São uma fonte de problemas para todos.
2) Uma parte razoável da Península Ibérica foi durante quase mil anos governada por muçulmanos (alguns vindos certamente da palestina).

Porque não dar uma parte da península aos palestinianos para terem o seu estado? Sei lá, o Alentejo e o Algarve (que até já tem um nome árabe)
E os portugueses que se mexam e subam umas centenas de Km para norte. Só têm que aceitar.

Quem alinha?
Os nossos manos galegos aceitam essa receita???

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,328
28,962
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Tenho poucas dúvidas que isto seja a estratégia do Netanyahu para favorecer o Trump nas eleições. Enquanto a guerra durar, isto só vai retirar votos aos democratas. Despois, se o Trump ganhar vai ser muito mais favorável às pretensões dos radicais da extrema direita israelita. Parece-me uma matemática simples.
Os Democratas nao sao vitimas desta guerra, deixaram andar um nabo 4 anos a dormir e só o tiraram quando perceberam q iam perder o poder.
Pusessem a Khamala há 2 anos.

Biden foi absolutamente horrivel, uma nulidade que devia ter intervido doutra forma na Ucrânia e em Israel.

Se Trump fosse Presidente era culpado destas guerras é ridiculo ser tb culpado por nao ser Presidente.
Esse tipo de ideia é exactamente o q está errado na política, a unilatetalidade constante.

Não. Biden foi uma merda e Khamala devia te-lo substituído pelo memos ha 2 anos.
Os Democratas falharam em toda a linha.

Nunca dá para pôr grandes esperanças nos governos americanos mas desde Obama fdx...pesadelo atrás de pesadelo.

inhocsigno

Arquibancada
2 Junho 2024
154
174
Os Democratas nao sao vitimas desta guerra, deixaram andar um nabo 4 anos a dormir e só o tiraram quando perceberam q iam perder o poder.
Pusessem a Khamala há 2 anos.

Biden foi absolutamente horrivel, uma nulidade que devia ter intervido doutra forma na Ucrânia e em Israel.

Se Trump fosse Presidente era culpado destas guerras é ridiculo ser tb culpado por nao ser Presidente.
Esse tipo de ideia é exactamente o q está errado na política, a unilatetalidade constante.

Não. Biden foi uma merda e Khamala devia te-lo substituído pelo memos ha 2 anos.
Os Democratas falharam em toda a linha.

Nunca dá para pôr grandes esperanças nos governos americanos mas desde Obama fdx...pesadelo atrás de pesadelo.
O maior escândalo é que o estado do Biden ficou a nu para todos verem e continua Presidente. Como estamos numa fase tranquila os EUA podem fazer meio ano sem Presidente, sem stress.

Ela só não assume por puro calculismo.

• Like
Reações: Miguel Alexandre

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,069
8,497
46
Lisboa
Não, eram guerreiros berberes do norte de África com alguns generais árabes, mas da península arábica.
Na verdade domínio sobre a maioria da península foram cerca de 400 e tal anos.
No Califado Almoada já só era o Algarve , Andaluzia e a costa este da atual Espanha.
Ninguém disse que foram todos nem sempre ârabes. Absolutamente irrelevante para o ponto.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
86,763
154,107
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ninguém disse que foram todos nem sempre ârabes. Absolutamente irrelevante para o ponto.
Não estava a fazer ponto nenhum.
Estava só a corrigir historicamente.
Normalmente só os altos dirigentes e maiores generais vinham da península arábica. A carne para canhão eram os chamados "mouros" AKA berberes do norte de África.

• Like
Reações: Vlk

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,707
5,566

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
86,763
154,107
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Islâmicos e muçulmanos são sinónimos e referem-se aos seguidores do Islão. Árabes são os povos da península arábica, que podem, ou não, ser muçulmanos.
Em termos étnicos é isso tudo.
Acrescento Península Arábica e Levante.

Em termos políticos os árabes consideram árabe todos os parceiros de luta que se identificarem com a causa árabe.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,707
5,566
Em termos étnicos é isso tudo.
Acrescento Península Arábica e Levante.

Em termos políticos os árabes consideram árabe todos os parceiros de luta que se identificarem com a causa árabe.
Acho que é comum a confusão com as definições, aqui no burgo. Acho que te referes aos muçulmanos e não aos árabes. Os próprios sabem bem a diferença.

• Like
Reações: Edgar Siska

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,886
7,144
Mais desonestidade. É o segundo capítulo?
Factos meu caro factos.

Facto 1 : Território nunca foi dos árabes, foi durante 400 anos dos Otomanos e depois até 1948 dos ingleses.

Facto 2 : Foram os árabes que rejeitaram a Solução de 2 Estados em 1948 com a Resolução 181

Facto 3 foram os árabes que iniciaram a guerra em 1948 e depois em 1967.Perderam ambas

Facto 4 Os árabes falharam várias premissas dos Acordos de Oslo nomeadamente em organização social interna.

Eu percebo que isto custe a narrativa atual mas aconteceu.
Não é revisionismo nem matéria de opinião

Isto aconteceu assim.

Agora o que é matéria de opinião e discussão é que efectivamente os israelitas depois de 1967 deixaram de.facilitar e aproveitaram o vazio legal em que se encontrava o território que os árabes não quiseram assinar para anexação de parte desse território.

Podemos considerar ou não esse comportamento moralmente reprovável.
Agora as matérias de opinião não se sobrepoem aos factos por muito que isso custe as narrativas de muitos.
E nada que os israelitas fizeram foi pior que os próprios líderes árabes fizeram ao seu povo.
Dezenas de milhar de milhões da comunidade internacional foram enterrados em túneis e merdas enquanto grande parte da população vive miseravelmente.
Como querem que a Palestina seja um estado em que o básico de uma sociedade ficou atrás de túneis bunkers e merdas do género?

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,493
7,767
É um bocado difícil separar aí os árabes dos cristãos porque, tirando os arménios que nunca foram mais de uns milhares, todos os cristãos dessa zona são árabes.
Tens razão. Em vez de "árabes" devia ter escrito muçulmanos, já que se trata de confissões religiosas e não de etnias.

• Like

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,493
7,767
Quem defende os árabes cada vez mais vem desmontadas as falsidades do que proferem.
Que o territorio era deles, depois que não é guerra.
Até a Jordânia, a Arábia Saudita, a Síria e o Egipto já estão cansados das merdas dos árabes da Palestina.
A solução de 2 estados falhou por causa dos árabes e os Acordos de Oslo falharam por causa dos árabes.
Se achas que acordos de Oslo falharam por causa dos árabes, estás a precisar de ler "Destruir a Palestina" da judia israelita Tanya Reinhart. Talvez te faça mudar de opinião.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,069
8,497
46
Lisboa
Factos meu caro factos.

Facto 1 : Território nunca foi dos árabes, foi durante 400 anos dos Otomanos e depois até 1948 dos ingleses.

Facto 2 : Foram os árabes que rejeitaram a Solução de 2 Estados em 1948 com a Resolução 181

Facto 3 foram os árabes que iniciaram a guerra em 1948 e depois em 1967.Perderam ambas

Facto 4 Os árabes falharam várias premissas dos Acordos de Oslo nomeadamente em organização social interna.

Eu percebo que isto custe a narrativa atual mas aconteceu.
Não é revisionismo nem matéria de opinião

Isto aconteceu assim.

Agora o que é matéria de opinião e discussão é que efectivamente os israelitas depois de 1967 deixaram de.facilitar e aproveitaram o vazio legal em que se encontrava o território que os árabes não quiseram assinar para anexação de parte desse território.

Podemos considerar ou não esse comportamento moralmente reprovável.
Agora as matérias de opinião não se sobrepoem aos factos por muito que isso custe as narrativas de muitos.
E nada que os israelitas fizeram foi pior que os próprios líderes árabes fizeram ao seu povo.
Dezenas de milhar de milhões da comunidade internacional foram enterrados em túneis e merdas enquanto grande parte da população vive miseravelmente.
Como querem que a Palestina seja um estado em que o básico de uma sociedade ficou atrás de túneis bunkers e merdas do género?
Tu estás mesmo empenhado em provar a tua desonestidade.

Facto 1: irrelevante porque quem lá vivia eram eles e nenhum dos anteriores players iria lá ficar.

Facto 2: irrelevante porque quem é expulso da sua terra sem qualquer razão tem direito a rejeitar ser expulso, e porque resoluções anteriores tb tinham sido rejeitadas pelos israelitas.

Facto 3: irrelevante porque essas 2 guerras não foram da autoria dos palestinianos e a sua participação foi a mera tentativa de regressarem às terras que foram tiradas às suas famílias.

Facto 4: falso e de uma desonestidade absoluta.

Mas a maior desonestidade é no meio de falsidades e pseudo-factos de relevância nula tentares passar a ideia de que foi só "isto". Não se passou mais nada. Como se o que se passou em 48 fosse uma decisão justa e minimamente racional, como se Israel não fosse o país que mais resoluções da ONU desrespeitou até hoje, como se nos restantes 70 anos não se tivesse passado nada e como se a morte de dezenas de milhares de civis fosse sempre justificada, não houvesse um limite só porque há 60 anos atrás isto ou aquilo aconteceu. És desonesto sim e és obviamente racista.

Mas acredito que sejas coerente e que aceitasses a entrega do Algarve, Andaluzia, ou outro território qualquer da península aos palestinianos que não têm pátria para viver. Seria uma solução tão justa como a de 48.

Última edição:

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
86,763
154,107
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Acho que é comum a confusão com as definições, aqui no burgo. Acho que te referes aos muçulmanos e não aos árabes. Os próprios sabem bem a diferença.
Seres muçulmano é uma parte importante da identidade política mas não condição sine qua non.
Desde que apoies as causas do pan-arabismo ou nacionalismo árabe e vivas conforme a cultura árabe eles consideram-te árabe, sejas muçulmano, cristão, druzo, mandeu ou agnóstico.
Do ponto de vista político.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,493
7,767
E quais seriam as confissões religiosas antes do ano de 622 no mesmo lugar, isto é pré conquistas do Califado Rashidun (Ortodoxo)?
Em 622 devia ser uma misturada de cristãos e judeus. Em 622 AC devia ser tudo judeus, e em 1662 AC sabe-se lá, talvez uns animistas quaisquer. A religião não é o meu forte, e as guerras religiosas só me dão vontade de rir.

• Like
Estado
Não está aberto para novas respostas.