Não confundir Ucrânia e Zelensky e outras situações com a NATO.
Por isso disse que Trump tem misshandled quase 90% todos os assuntos em que interveio, alguns de forma até caricata como se o Estado EUA fosse uma agremiaçao de aldeia.
Obviamente que o Zelensky foi algo que deixou incomodado o defensor mais acérrimo americano.
Porque ninguém faria prever que Trump tinha aquela opinião sobre a situação( opinião que camuflou bem durante as eleições).
E poderia falar de mais 10 ou 15 situações que não concordo com abordagem do Trump.
A questão da NATO é que 80% dos seus integrantes estavam a incumprir.
E mesmo depois da Rússia invadir a Ucrania continuaram a incumprir.
E se formos a ver a Europa é a principal interessada em desencorajar Putin de ter ideiazinhas.
Tamos aqui ao lado!
Foi preciso este maluco dizer" ou pagam ou não há mais ajuda" ???
Foi o que? Soberba? Negligência? Medo?
Não me venham com merdas de mercados e de empresas.
Porque os EUA até importa mais da Europa do que exporta( daí as tarifas).
Queres falar de armamento?
Os F16 que adquirimos tinham 10 anos de serviço na USAF ( 12 já foram recambiados para Romênia)
Vieram em outlet.
Se os aliados da NATO fossem os principais clientes da indústria militar dos EUA tavam bem fodidos as empresas americanas...
Concordo com 80% do que disseste. Só alguns reparos e reflexões.
Comecemos por uma reflexão mais geral:
A meta dos 2% de orçamento foi feita antes da crise de 2008, da invasão da Crimeia e do covid e é, desde já, um número que para além de perfeitamente arbitrário não é mais do que uma "guideline". Pode ser pouco para tempo de guerra e até pode se muito para tempo de paz ou de crise económica. Para além disso não considero que seja desejável a Europa ter uma visão militar megalómana com orçamentos absurdos, para espalhar soldados e semear bases militares por todos os mares, oceanos, países e continentes. Não acho que essa megalomania seja desejável para a Europa, para os EUA nem quem quer que seja.
Não, não é por nós não gastarmos tanto como os EUA (que têm essas pretensões megalómanas) ou de não chegarmos a um número definido arbitrariamente que estamos a descurar na defesa. Estaremos a descurar a defesa se não tivermos o suficiente poder militar para dissuadir potências hostis e/ou protegermo-nos caso alguém nos ataque algo que para já está salvaguardado tomando os países dentro da NATO. A "pressão" exercida para o cumprimento dos 2% quando praticamente em quase todos os anos a Europa gasta 3 ou 4 vezes mais que a Russia parece-me à luz do que disse até agora um absurdo. Não, a Russia em termos convencionais (excluído o número de ogivas nucleares em stock entenda-se) não é mais poderosa que a Europa militarmente. E em termos atómicos não há nenhuma falta nem de matéria prima (uranio, plutonio, etc) ou de know how para desatarmos a fabricar ogivas nucleares se assim o entendêssemos. Não o fazemos por acordos de não proliferação e porque nem os EUA nem ninguém gostaria de nos ver com tantas bombas nucleares como os russos e os americanos.
Tendo em conta este contexto e tendo em conta que as despesas com a guerra na Ucrânia são pagas mais pelos europeus do que pelos americanos (sim, já antes do Trump) é absolutamente incompreensível a hostilidade que o Trump está a exercer sobre a Europa. Não, não sou a favor de uma redução de orçamento militar num contexto destes mas se assim o é e se concordamos que a Europa deve gastar mais porque é que por um lado não abrimos a possibilidade de aumentar as verbas dos fundos europeus para isso? Porque a única pessoa que o Trump gosta na Europa (imagina!) assim não o quer. Este comportamento errático dos EUA para mim não é nenhuma grande jogada. É apenas mais um capitulo de uma coisa mais ampla do pensamento Trumpiano. É a politica do egoísmo e do "eles estão a tirar aquilo que é nosso". É esse sentimento de que a "culpa é dos outros" que "se estão a aproveitar de nós" que está por detrás desta linha de acção.
O texto já vai longo e poderia não parar, ficarei por aqui e terei outros posts para dizer mais coisas sobre isto...
Relativamente ao resto 3 pequenos reparos:
"Foi preciso este maluco dizer" ou pagam ou não há mais ajuda" ???"
- Não vai haver mais ajuda quer paguemos mais quer ou não. Acho que isso já está bem claro. Para o Trump a Ucrânia é irrelevante. E digo-te mais, devemos começar a pagar mais (e muito mais) para fazer um desligamento no que toca a redes digitais e de comunicação militar com os EUA para fazer o nosso caminho paralelo.
"Não me venham com merdas de mercados e de empresas.
Porque os EUA até importa mais da Europa do que exporta( daí as tarifas)."
- Certo. Veremos apenas se tanta hostilidade não desiquilibrará ainda mais a balança comercial deles a nosso favor. E o que é que isto traz de bom para um futuro embate com a China.
"Se os aliados da NATO fossem os principais clientes da indústria militar dos EUA tavam bem fodidos as empresas americanas..."
- Eu estou a assumir que o principal cliente serão eles próprios porque de resto senão é a NATO é quem? E eu não subestimaria a quantidade de dinheiro em hardware militar e "updates" que a Europa larga para o EUA.