Foi assim pelo menos desde os tempos de Pedroto. E não são muitos os clubes que se possam gabar de ter uma identidade de jogo própria e que se mantém durante décadas e independentemente de quem for o treinador.Ouvi alguém dizer num podcast que a identidade do Porto era 433, alas completos e extremos diferenciados.
Que esta era a forma de jogar que os adeptos estavam habituados e de que gostavam.
E eu concordo, acho que era nesse sistema que colocaria a melhor equipa que vi jogar, do Porto.
Dito isto, não acredito no futuro deste sistema e acho que nos vai hipotecar já a próxima época também.
O AVB ter ido buscar alguém que se essa a borrifar para isso e vem impor uma forma de jogar que não tem nada a ver connosco foi uma desilusão tremenda, confesso.
Não joga porque o maluquinho do anterior treinador tinha uma panca pelo 442 kick and rush à inglesa.O Porto não joga em 4-3-3 há quase uma década. Hoje quase ninguém joga nesse sistema. O futebol evoluiu. Não há uma equipa de topo que jogue nesse sistema (da forma que ele está a ser referido).
E dizer que não há equipas de topo a jogar em 433 só pode ser uma piada de mau gosto, quando 3 das melhores equipas do mundo esta época (Barcelona, PSG e Liverpool) jogam assim. Em 343 com líbero é que não há nem nunca houve.