Diogo Costa

Diogo Costa 99

Diogo Costa

5.58

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.58 Performance da Época
Jogos
43
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,281
6,792
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
E ele quer continuar? Ele não merece sair? Não merece ganhar como ganham os outros que estão noutros campeonatos?
Fizemos os possíveis para que ele continuasse no nosso clube e ele não quer? Que remédio temos que não seja negociar o seu passe na melhor altura possível. Não é isso que está em causa. O que está em causa é podermo-nos acomodar à resignação de ver sair os melhores jogadores, desde logo nós os adeptos que aqui escrevem.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,281
6,792
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Vender bem e comprar substitutos à altura é o ciclo normal.
Deixar de o fazer (numa vertente e outra) é que nos levou a este ponto
É um ciclo arriscado. Os substitutos a altura nem sempre o serão, por mais competentes que sejam as pessoas. Cada vez mais me viro para a política da aposta na formação e do combate ao despesismo. Há que ver também o que representam jogadores como Diogo Costa para a fomentação do crescimento do clube.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,403
6,683
Vender bem e comprar substitutos à altura é o ciclo normal.
Deixar de o fazer (numa vertente e outra) é que nos levou a este ponto
O pessoal ou algum pessoal ainda não percebeu que o Porto e até os 2 rivais tem um déficit operacional todos os anos e que se agrava mais se não houver Champions. E sem colmatar este déficit através de vendas lá vai o equilíbrio financeiro.

Mas continuam acreditar que a vendas de grandes jogadores do plantel são apenas uma opção meramente desportiva.

Eu já gastei o meu latim alertar para isso , há quem não o compreenda, paciência.

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
33,809
46,706
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
É um ciclo arriscado. Os substitutos a altura nem sempre o serão, por mais competentes que sejam as pessoas. Cada vez mais me viro para a política da aposta na formação e do combate ao despesismo. Há que ver também o que representam jogadores como Diogo Costa para a fomentação do crescimento do clube.
Crescimento e fomentação do clube depende da sua liquidez financeira. Somos um clube formador e vendedor, sempre o fomos. Era isso que nos permitia crescer.
Tens de vender os teus melhores ativos, no tempo certo e por bons valores. É o ciclo natural para um clube saudável como o nosso.

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
104
201
Ciclo arriscado? é literalmente o que fazemos há 30 anos....é a única forma de o clube manter-se à tona!

A formação é importantíssima, mas a realidade é que estamos 10 anos atrasados face aos rivais nas infra-estructuras para potenciar novos talentos e mesmo assim, não há garantia de gerar super promessas consistentemente. Os jogadores mais jovens não tem protecção contractual e cada vez mais se vê promessas a serem roubadas pelas academias de grandes clubes.

Temos de investir mais valias em talento que existam no mercado e valorizar os mesmos, como Nico's, Samu's, etc. Sem vendas de activos valorizados, o clube não têm forma de contas positivas ao final do ano. Isto não é exactamente novidade.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,281
6,792
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Crescimento e fomentação do clube depende da sua liquidez financeira. Somos um clube formador e vendedor, sempre o fomos. Era isso que nos permitia crescer.
Tens de vender os teus melhores ativos, no tempo certo e por bons valores. É o ciclo natural para um clube saudável como o nosso.
Não acho que tenha que ser tão linear assim. Caso a caso. Prefiro vender mais jogadores mais facilmente substituíveis a uma grande figura. Lógico que não podemos chegar ao ponto de termos jogadores a fazerem finca pé para saírem. Quem está por dentro pode dizer-me que tem que vender determinado jogador porque corremos o risco de o vermos sair mais tarde por um valor mais baixo ou mesmo por valor nenhum. É diferente de ter aqui pessoal que saberá tanto quanto eu da disponibilidade de Diogo Costa para ficar a torcer por que venha alguém bater a nota e levá-lo. Esta tendência acaba por facilitar a vida a jogadores e dirigentes.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,281
6,792
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Ciclo arriscado? é literalmente o que fazemos há 30 anos....é a única forma de o clube manter-se à tona!

A formação é importantíssima, mas a realidade é que estamos 10 anos atrasados face aos rivais nas infra-estructuras para potenciar novos talentos e mesmo assim, não há garantia de gerar super promessas consistentemente. Os jogadores mais jovens não tem protecção contractual e cada vez mais se vê promessas a serem roubadas pelas academias de grandes clubes.

Temos de investir mais valias em talento que existam no mercado e valorizar os mesmos, como Nico's, Samu's, etc. Sem vendas de activos valorizados, o clube não têm forma de contas positivas ao final do ano. Isto não é exactamente novidade.
A meu ver, sim. Acredito que esse risco tenha sido consideravelmente atenuado pela nova estrutura. Pelo que já vi, foi. Com a anterior esse ciclo, bem antes da era SC, começou a revelar-se desastroso e tal levou-nos à seca desportiva e ao desastre financeiro. Dei atrás exemplos de quatro jogadores fulcrais que não tiveram substitutos a altura. No imediato,pelo menos.

Não vale a pena criar condições para a formação se não apostarmos nos jogadores. Um exemplo gritante é o Brás.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,526
13,403

Mas já reparaste de onde vieram os melhores jogadores dos últimos anos? Quantos jogadores contrataste e quantos têm nível Diogo Costa? Diaz, Militão e...nada. E quanto gastaste em vários pra ter estes 2?
Portanto a probabilidade de arranjares um Diogo é praticamente nula.
E ninguém falou em infraestruturas ou roubar miúdos, falo é William, Gul e Tomás foram 17 milhões...acham mesmo que não havia melhor na formação.
E sim...Diogos só se aparecer na formação, mas tem de ser aposta.

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
104
201
Mas já reparaste de onde vieram os melhores jogadores dos últimos anos? Quantos jogadores contrataste e quantos têm nível Diogo Costa? Diaz, Militão e...nada. E quanto gastaste em vários pra ter estes 2?
Portanto a probabilidade de arranjares um Diogo é praticamente nula.
E ninguém falou em infraestruturas ou roubar miúdos, falo é William, Gul e Tomás foram 17 milhões...acham mesmo que não havia melhor na formação.
E sim...Diogos só se aparecer na formação, mas tem de ser aposta.
Acho que ambos sabemos perfeitamente bem porque razão nos últimos anos o investimento em talento para rentabilizar foi desperdiçado, não vale a pena bater mais na mesma tecla, já foi repetido ad nauseam.

Acho que a probabilidade de encontrarmos super talento é cada vez mais complicado e arriscado. Os grandes clubes da europa deixaram apenas de comprar jogadores já completos a clubes formadores como o FCP. Hoje em dia vão directamente aos mercados com jogadores promissores, especialmente na américa do sul, comprar miudos de 17 anos por 15/20M ás paletes. Enquanto que as academias deles aliciam jogadores de outros clubes da europa com menos de 16 anos.
Os próprios clubes de mercados emergentes já avaliam o potencial de jogadores talentosos com noção do mercado mundial, pelo que deixou-se de conseguir comprar jogadores ao preço da uva mijona. Hoje seria impossivel comprar um jogador como o Lucho (um internacional argentino de 24 anos já formado) pelo preço das altura.

Acho que avaliar jogadores como William, Gul e Tomás, que mal tiveram minutos na equipa principal, 2 deles chegados de outro continente e outra realidade a meio da época, não é correcto, como se consegue quantificar jogadores sem minutos?
Por exemplo, gostei muito do que vi do Tomás, parece-me ser um jogador muito superior ao Vasco, que veio da formação, mas deve ter uns 200m esta época, só deu uns toques na bola.

Mas acho uma patetice estar a comparar jogadores da formação que nunca jogaram no escalão profissional, com jogadores que competem unicamente nesse nivel. Lembro-me bem que o G.Borges era extremamente diferenciado na B, mas quando chegou à equipa principal, não conseguiu manter o mesmo nível excecional, pois o jogo era muito mais competitivo. Ser bom na formação não é um garante de qualidade no escalão profissional.

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,439
7,006
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
O Diogo só não é o melhor GR do mundo porque ainda hoje não sabe controlar a área.

É sempre um Ai jesus em qualquer bola parada, porque ele não tem essa autoridade.

De resto, é de topo em tudo.

• Like
Reações: Astolfo

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,746
8,431
Entristece ver portistas torcerem pela venda de uma das maiores figuras - talvez a maior - do plantel. Mesmo imaginando que possa haver quem pague 75M€ por ele, é um valor que se pode esfumar muito facilmente na contratação de quatro ou cinco jogadores que pouco ou nada vêm acrescentar. E de treinadores.
Todas as grandes figuras do plantel foram vendidas ao longo dos anos. Não há outra hipótese senão vender. Não é propriamente querer despachá-lo.
Senão, também não vendíamos o Mora.

• Like
Reações: azulPorto