Actualidade Nacional

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
876
1,240
e onde é que chamar preto de merda dói?

só para quem acha que ser preto é um problema.

ao preto não dói que lhe chamem preto pelo facto de ser preto, pode é meter nojo que a outra pessoa seja...racista.
Concordemos em discordar.
Seguindo a lógica do gordo, incomoda alguém um terceiro ser gordo ou magro? Mas é usado porque é evidente que a pessoa fica ofendida.

Enquanto as pessoas não meterem na cabeça que a cor da pele é apenas e só um detalhe, incluindo e principalmente os próprios, vai ser sempre um problema.

Lembraste por exemplo do Marega em Guimarães (acho eu que foi lá)? Eu critiquei na hora e mantenho a opinião. Se ele ignorasse os anormais, deixava de ser um insulto porque ele simplesmente não ligava.
Podemos traçar um paralelismo com um estádio a clamar Messi quando é o Ronaldo quem está em campo. Só o fazem porque sabem que o vai incomodar. Mas na cabeça do público de certeza que continuavam a ser os dois melhores do mundo.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,705
31,600
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Concordemos em discordar.
Seguindo a lógica do gordo, incomoda alguém um terceiro ser gordo ou magro? Mas é usado porque é evidente que a pessoa fica ofendida.

Enquanto as pessoas não meterem na cabeça que a cor da pele é apenas e só um detalhe, incluindo e principalmente os próprios, vai ser sempre um problema.

Lembraste por exemplo do Marega em Guimarães (acho eu que foi lá)? Eu critiquei na hora e mantenho a opinião. Se ele ignorasse os anormais, deixava de ser um insulto porque ele simplesmente não ligava.
Podemos traçar um paralelismo com um estádio a clamar Messi quando é o Ronaldo quem está em campo. Só o fazem porque sabem que o vai incomodar. Mas na cabeça do público de certeza que continuavam a ser os dois melhores do mundo.
Imaginemos que eras jogador. Mal entrasses em campo chamavam-te filho da puta a cada momento que tocasses na bola. A meio do jogo exibiam uma tarja com a foto da tua mãe e o título "a maior puta de portugal". Depois seria isto todos os jogos em que jogasses. Gostaria de ver depois a "pureza" desse teu argumento.. certamente ignoravas esses atrasados mentais eternamente.. vamos fingir que sim.. e nem falo do absurdo de comparar racismo com a dicotomia messi Ronaldo..

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,586
15,631
Pressinto qualquer coisa de errado quando há, sei lá, 500 pessoas a fazer "uhuhuhu" num estádio sempre que um jogador toca na bola e a culpa é do jogador que se revolta e não das 500 pessoas que se divertem a fazer "uhuhuhuhu" como se estivessem num zoo.

• Like

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
876
1,240
Imaginemos que eras jogador. Mal entrasses em campo chamavam-te filho da puta a cada momento que tocasses na bola. A meio do jogo exibiam uma tarja com a foto da tua mãe e o título "a maior puta de portugal". Depois seria isto todos os jogos em que jogasses. Gostaria de ver depois a "pureza" desse teu argumento.. certamente ignoravas esses atrasados mentais eternamente.. vamos fingir que sim.. e nem falo do absurdo de comparar racismo com a dicotomia messi Ronaldo..
Pois, mas chamar puta à mãe de alguém é efetivamente um insulto em qualquer parte do mundo, essa é a diferença. É uma agressão verbal.

Chamar preto a um preto só me parece o constatar de um facto. A maldade está na forma como é dito, na cabeça de quem é dito e na cabeça de quem o recebe. E é a forma como é percebida pelo "agredido" que torna a expressão uma ofensa ou não.
Se no meio de toda esta conversa há casos de racismo? Claro que sim. Mas continuo a dizer que são a minoria e a vitimização é que empola o resto.

Mas lá está, não me parece que algum dia iremos concordar... Simplesmente concordemos em discordar!

• Like
Reações: Costinha

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,705
31,600
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Pressinto qualquer coisa de errado quando há, sei lá, 500 pessoas a fazer "uhuhuhu" num estádio sempre que um jogador toca na bola e a culpa é do jogador que se revolta e não das 500 pessoas que se divertem a fazer "uhuhuhuhu" como se estivessem num zoo.
Por falar em Guimarães..

• Haha
Reações: Edgar Siska

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,705
31,600
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Pois, mas chamar puta à mãe de alguém é efetivamente um insulto em qualquer parte do mundo, essa é a diferença. É uma agressão verbal.

Chamar preto a um preto só me parece o constatar de um facto. A maldade está na forma como é dito, na cabeça de quem é dito e na cabeça de quem o recebe. E é a forma como é percebida pelo "agredido" que torna a expressão uma ofensa ou não.
Se no meio de toda esta conversa há casos de racismo? Claro que sim. Mas continuo a dizer que são a minoria e a vitimização é que empola o resto.

Mas lá está, não me parece que algum dia iremos concordar... Simplesmente concordemos em discordar!
Chamar filho da puta é agressão verbal mas chamar macaco e pretos não.. atirar cascas de banana, nada.. está bem então..
Devias seguir os conselhos que dás e ignorar também..

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
876
1,240
E tu achas genuinamente que esses 500 grunhos são racistas? Não achas que o fazem porque vêm que estão a mexer com a cabeça do adversário, a provocar porque sabem que se vai sentir ofendido? Da mesma forma que noutros estádios sabem que chamar pelo Messi vai incomodar o Ronaldo.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,558
7,908
Bragança
Um insulto é um insulto. Pode ser racista ou não.

Não é tudo racismo, mas "Preto de merda" obviamente é racista se a própria palavra "preto" é usada como ofensa, que é o caso de 99% das vezes que ouves essas palavras juntas.
Eu concordo totalmente com o que disseste. Deve ser crime e além disso censurável socialmente.
A única coisa que me incomoda, é haver uma certa dualidade de tratamento do assunto. Andei 6 anos pela Linha de Sintra… existe muito o "oh branco de merda" e o "oh branco filho da puta". Assisti mais que uma vez.
A importância devia ser a mesma, mas não a tem nem a nível de censura social e tenho certas duvidas que num processo criminal.
Dou-te o exemplo do motorista atacado na sequencia do caso Odair. Viste algum Órgão de Comunicação Social tratar o caso como crime de ódio ? Nem o MP o tratou.
Não valorizaram as declarações da vitima, para nada, que afirmou que nenhum motorista de origem africana que ali passou antes dele, foi atacado....que todos os passageiros africanos que ele trazia, foi-lhes permitido abandonar o autocarro. Só ele o único branco no transporte era suposto morrer.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,586
15,631
E tu achas genuinamente que esses 500 grunhos são racistas? Não achas que o fazem porque vêm que estão a mexer com a cabeça do adversário, a provocar porque sabem que se vai sentir ofendido? Da mesma forma que noutros estádios sabem que chamar pelo Messi vai incomodar o Ronaldo.
Falando a sério dois minutos.

Acho que fazer um "uhuhuh" não faz automaticamente uma pessoa racista, mas é um acto racista.

E acho que há níveis de insultos. Um "filho da putaaa" num pontapé de baliza não é a mesma coisa que um "a puta da tua mãe, Rochinha / antes a tua do que a minha" que se cantava, já não sei se era no Bessa, pouco tempo depois da mãe do Rochinha ter falecido.

Há assuntos delicados e temos que ter também alguma sensibilidade para tratar as coisas de uma forma minimamente civilizada. Um "preto" atirado a meio de uma troca de insultos é um bocado como trazer uma faca para um conflito resolvido a punho.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,705
31,600
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • Like
Reações: Vlk

Cheue

12 Maio 2016
27,503
43,507
Conquistas
7
109
a função do Chega vai ser a de mentir constantemente e de minar o discurso/políticas do PSD com narrativas falsas.

política de continuidade portanto.

entretanto as pessoas vão continuar a ver que existem monhés em Portugal e vão querer votar no Chega só por causa disso.

e não se pode criticar essas pessoas,.claro.
tem que se respeitar... não se pode dizer que são burras ou que comem palha em doses industriais.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,537
2,509
Quer dizer que injetamos 8MM para salvar o banco e agora recebemos de volta 1,6MM.

Porreiro...
O estado português não pode dar dinheiro só aos pobres, velhinhos, ciganos, jovens, etc., também tem o direito de dar algum aos bancos. E normalmente aos bancos da muito mais, porque são os mais necessitados, coitadinhos...

• Like
Reações: MiguelDeco

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
876
1,240
O estado português não pode dar dinheiro só aos pobres, velhinhos, ciganos, jovens, etc., também tem o direito de dar algum aos bancos. E normalmente aos bancos da muito mais, porque são os mais necessitados, coitadinhos...
Ou seja, vivemos num país de merda que dá dinheiro a quem não deve dar. Criminosos incluídos.
No final estamos todos de acordo.

• Like