Primeiro tópico do post atualizado.Tópico destinado ao Departamento de Scouting do FC Porto na sua generalidade.
Desde a análise do trabalho ao seu líder aos restantes olheiros do FC Porto, que na vertente profissional quer na formação, tudo será discutido aqui.
Atual diretor do Departamento de Scouting do FC Porto - Paulo Araújo (desde a época 2025/26)
![]()
Paulo Araújo - FC Porto - Perfil do Treinador
Paulo Araújo é um treinador de Futebol de 55 anos nascido em 1970-01-03, em Setúbal, Portugal. Atualmente, treina o FC Porto, em Portugal.www.zerozero.pt
Outros elementos que compõe o Departamento
Nelson Oliveira - Head od Recruitment' de todas as equipas profissionais
![]()
Nélson Oliveira - FC Porto - Perfil do Treinador
Nélson Daniel Gomes Assunção Oliveira é um treinador de Futebol de 43 anos nascido em 1982-04-26, em Vila Nova de Gaia, Portugal. Atualmente, treina o FC Porto, em Portugal.www.zerozero.pt
As competências humanas e pessoais parecem encaixar nas do nosso presidente, que é um verdadeiro gentleman e um ser humano de uma simpatia fantástica.Parece-me, pelo que tenho lido e ouvido do Paulo Araújo, que fizemos uma boa escolha. É uma pessoa com experiência de vida e com experiência na área. Depois uma coisa me chamou à atenção foi o seu humanismo. Ou seja, parece-me ser uma boa pessoa e que sabe aquilo que quer e que é preciso fazer. Tem um bom know how no meio, contactos importantes, e isso é sempre valorizado e necessário neste campo.
Seja bem vindo, Paulo. Boa sorte e felicidades!
A contratação mais importante desta silly season.Paulo Araújo é o novo Diretor de Scouting
Ocupava o mesmo cargo no FC Barcelona
Paulo Araújo é o novo Diretor de Scouting do FC Porto. Depois de três temporadas como responsável máximo pela mesma área no FC Barcelona, o setubalense de 55 anos troca a Cidade Condal pela Invicta e assume a liderança do departamento de observação portista.
Após experiências profissionais na África do Sul e em Angola, Paulo Araújo começou a trabalhar no mundo do desporto em 1999. Durante duas décadas ocupou cargos de chefia na Adidas e na Umbro e, no Verão de 2019, foi recrutado como consultor de futebol internacional - especializado nos mercados da América Latina e dos Estados Unidos - pelos ingleses do Burnley FC.
Em abril de 2022 mudou-se para a Catalunha, onde, de acordo com a imprensa local, “implementou um sistema de gestão moderno com processos e ferramentas de acordo com a grandeza do Barça e empoderou os olheiros do clube como nunca antes tinha acontecido”.
“Muito apreciado pela capacidade organizativa, pela visão estratégica da indústria do futebol e pelo trato refinado com o público interno e externo”, Paulo Araújo festejou a conquista de duas Ligas Espanholas, uma Taça do Rei e uma Supertaça nas três épocas passadas enquanto Diretor de Scouting do FC Barcelona. A partir de agora, assume as mesmas funções no FC Porto.
![]()
FC Porto
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.www.fcporto.pt