Jogo de Apresentação: FC Porto vs Club Atlético Madrid 1-0

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,275
1,540
Tive a sorte de conseguir ir ao estádio. Vi garra, vi fio de jogo, vi tomates para tomar a liderança e vi uma equipa à Futebol Clube do Porto.

Veremos como reagirmos (sim, nós adeptos) se houver algum mau resultado mas do que vi nestes dois jogos (há anos que não ia a 2 jogos seguidos!) acho que este ano vamos ver Porto.

O ano passado em que já achávamos as derrotas normais já acabou, voltou o Porto de sempre.

(E também por isso assobiei o cântico ao Macaco mas sou incapaz de assobiar o cântico do PdC. O homem quase nos arruinou na sua decadência, mas no seu longo e prolongado auge foi ele que criou este Porto que novamente nos dá vontade de sonhar)

Daniel Lemos

Tribuna
11 Julho 2019
4,109
8,470
48
Braga
Já há muito que não víamos este futebol com pés e cabeça. Com solidariedade entre os jogadores, com mais oportunidades na baliza adversária (as suficientes para podermos ter marcado mais 3-4 golos) do que na nossa, com pressão organizada alta, mas em bloco, nao em modo kamikaze solitário, e não deixando sistematicamente as costas expostas (embora o Atlético de Madrid tenha tido algumas jogadas em que o conseguiu aproveitar - é uma grande equipa com grandes jogadores) e com um estádio cheio em harmonia com a equipa. Foi uma das experiências mais bonitas que vivi no nosso estádio.
Alguns comentários individuais:
Froholdt é uma certeza, foi barato. Incansável, fisicalidade temerária mas sem agressividade maldosa, e com chegada à área adversária com muito perigo quase sempre. Hoje marcou e há-de marcar mais.
Bednarek é muito manhoso. Muito experiente a controlar o avançado Sorloth, com muita manha, usando o corpo, ganhando duelos aéreos!!!! ha quanto tempo não víamos um dc a ganhar duelos aéreos, e a ter uma bola em que mostrou que tem muita velocidade sim senhor contra Alvarez numa desmarcaçao perigosa em que chegou primeiro e carrinho bem assertivo à Big Boss.
Gabri Veiga ainda não mostrou a sua técnica aprimorada, mas nunca fugiu do jogo e fez-se útil, pressao, tentando procurar os seus colegas. Muita vontade.
Borja Sainz a falhar um dos golos cantados que tivemos, e muito brigão na esquerda. Acho que está a acusar a parte física dos treinos e quando estiver mais solto vai ser ainda mais acutilante.
Samu, a ser Samu. Trapalhão, muito físico, e na segunda parte a quase marcar num golpe de cabeça à PdL clássico. Ganhou duelos atrás de duelos e Gabri, Borja e Pepê bem beneficiaram disso.
Varela, hoje gostei bastante do seu jogo. Ainda teve uma bola à Varela quase a queimar um dos seu colegas da defesa, mas acalmou e subiu muito de qualidade com o jogo. Bem-vindo Varela de 2023-24? a rever.
Moradona. É isso o único comentário ao Morão. Uma boa grande dor de cabeça que Farioli tem para resolver. como encaixar Mora na sua equipa, pois mais tarde ou mais cedo ele vai entrar para nunca mais sair. E mostrou ganas a pressionar e marcar, tendo até ganho um duelo aéreo que eu e a malta à minha volta até nos rimos.

um bom prenúncio para a época que vai ser longa, difícil, mas que tenho mesmo uma boa vibe que irá terminar com o que merecemos. Campeões.

As coisas não tão boas: defesa esquerdo é mesmo necessário. se Moura recuperar rápido e encaixar bem com Borja um jovem com potencial e características um pouco diferentes para o suplementar. Zaidu não serve.
Grujic a central. Até não destoou, não teve erros jogou certinho e com saída de bola, muito por ser médio de raiz. Mas se estamos a usar Grujic e Zé pedro em papéis adaptador, é porque ainda temos posições para reforçar. Assim espero pelo menos.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,711
6,434
Já passou mais de um ano desde as eleições, meio ano desde a morte do PdC e ainda há quem não consiga superar essa fase.

E sou insuspeito para falar do assunto, em plena campanha, no aniversário do PdC, abandonei o meu lugar quando se insistiu nesse cântico e tive umas quantas chatices ao longo dos anos.

Quem assobia cânticos de louvor ao PdC, venham eles de onde vierem, ou é burro, ou não é portista.
Parece me obvio que o assobio nao é ao PC mas aos SD por usarem o cantico com segundas intenções. Nao assobiaria mas o intuito nao é louvar o PC..

DiogoRafaf

Tribuna
19 Abril 2018
4,890
10,131
Muito para esmiuçar no que toca ao dia de hoje.

Primeiro, dizer que foi um dia fantástico, um dia de puro Portismo, desde o pre-match, passando pela chegada dos jogadores, pela bela apresentação oficial com direito a bomba surpresa de seu nome Luuk De Jong, pela presença e homenagem a lendas como o Futre, Falcao, Cebola Rodríguez, Felipe, Diego, Costinha e até o Vitinha e o Cândido a vibrarem nos camarotes que também não quiseram perder esta nossa "rentrée", pela bonita e arrepiante homenagem feita ao Diogo Jota e ao André Silva, pelo belo jogo que aconteceu dentro da quadra, e claro, pela vitória.

Indo já directamente para os reforços: Estreia do Bednarek e que estreia, calmo, sereno, muito interventivo, muito calculista, acho que não restam dúvidas para ninguém que temos ali o novo e tão aguardado patrão da defesa. Pessoalmente continuo a achar que a dupla deverá ser por regra composta por ele e o Prpic, mas compreendo que o Farioli tenha ainda necessidade de testar parcerias.

Alberto Costa tomou conta da lateral-direita e provavelmente já não será para largar, esteve em óptimo plano e garante não só mais segurança defensiva como também profundidade ofensiva, é forte nos duelos aéreos e tem uma considerável disponibilidade física. Mais uma bela contratação, sem dúvida.

Froholdt. Victor Froholdt. Que dizer sobre este "viking" de 19 anos que já não tenha sido dito? É um tratado. Parece que já joga no Dragão há 5 ou 6 anos, impressionante. Está em todo o lado, tem pulmão que nunca mais acaba, luta por cada bola como se fosse a última, fura defesas adversárias como quem barra manteiguinha numa torrada logo de manhã e tem cojones, dos grandes.
O golo foi só o coroar de mais uma tremenda prestação.
Já ganhou os adeptos, limpinho. Esperemos mais do mesmo no futuro e esperemos também que até final de Agosto não haja um "sheik" tolo ou coisa que o valha que perca a cabeça e ofereça mundos e fundos por ele...

Gabri Veiga, o reforço "veterano". Tem veludo nos pés, tem passes teleguiados para dar e vender, adora pegar e bem na batuta e assume o jogo, único apontamento que lhe tenho a fazer será talvez a nível da intensidade, onde terá que igualar a do resto da equipa, de resto tem que jogar.

Borja Sainz, a lebre com faro de golo. Estás-nos a dever um golo ó Borja, aquele falhanço junto á linha de golo depois de um enorme centro do Gabri Veiga não pode acontecer no futuro pá, de resto tiveste uma considerável melhoria desde o jogo frente ao Twente, foste mais objectivo, mais interventivo e podias muito bem ter molhado a sopa em 2 ou 3 ocasiões. Além disso foste carraça pa carraças e atazanaste as cabeças dos rufias do Simeone durante quase todo o jogo.

Quanto aos players que já cá estavam: O Martim portou-se muito bem na lateral-esquerda e quem sabe não temos ali uma opção bem válida para esse papel. Pérez, há que dizer que hoje cumpriu, mas continua a ter aquelas habituais paragens que podem trazer dissabores. Como disse na minha opinião deverá ser 3ª opção para central. Zé Pedro entrou para alinhar pela lateral-direita mas deverá ficar como 4ª opção ao centro. Grujic entrou para central (uh?!) e até cumpriu bem o papel, teremos ali uma nova faceta do Marko ou a saída é mesmo inevitável? Não sei. Zaidu...foi Zaidu. Cumpriu os mínimos, fez daqueles raides que tanto o caracterizam, mas como disse aqui há uns dias continuo a achar que merecemos melhor naquele sector. Mora entrou e desde logo mostrou ao que ia: Reclamar de volta aquele estatuto de titular que lhe pertenceu na época passada. Extremamente interventivo, fantasista, deliciou a plateia com aqueles pormenores deliciosos dele que tão bem conhecemos. Ia, inclusive, marcando mais um golo de antologia depois de traçar uns 2 ou 3 pitbulls do Simeone e apenas ter pecado na finalização, onde rematou ao poste. O Farioli já sublinhou que conta muito com ele e será parte importante, quantas titularidades terá? quantos minutos? Não sabemos. Mas será importante mais uma vez e contrariará todos aqueles abutres que nestas últimas semanas se têm desdobrado em novelas e teorias de vão de escada sobre a "infelicidade" do Mora. Pepê e Varela aparentemente de volta ás suas velhas e boas versões de si próprios. Samu perdulário hoje mas com ânsia de provar muitos que precipitadamente e até injustamente o têm rotulado de "cepo". A inclusão do De Jong será óptima para o "picar".

De resto dizer que no cômputo geral fizemos um belo jogo, ainda com umas certas quebras seja na concentração, seja na intensidade, seja na interpretação dos momentos de jogo, mas ainda compreensíveis dado a fase tão embrionária da época e dado ter sido num contexto de apresentação aos sócios, onde se testaram ainda certas peças, certas rotinas e certos processos, acredito que mal chegue a primeira jornada a máquina esteja o suficientemente oleada para começarmos a liga com o pé direito.

Ah e dizer também, à semelhança do jogo frente ao Twente, que levámos com mais uma deplorável prestação do conjunto de arbitragem, tuga mais uma vez, pois claro. Desde faltas e faltinhas ou erradamente assinaladas ou estupidamente toleradas, passando por um penalty mais claro que o céu de hoje à tarde, braço deliberado. Mas enfim. Interpretemos isto como um sinal do que aí vem: Mais uma liga generosamente bem regada de artistas do apito dispostos a quilhar uns e amamentar outros que tais. Como sempre teremos que ser mais fortes que isso e nem lhes dar hipótese para tal, já está no nosso adn.

Confesso, estou extremamente iludido, tanto como já há muito que não estava. Atrevo-me a dizer que todos os reforços são bons de bola e que vão acrescentar algo de muito bom, cada um à sua maneira. Atrevo-me também a dizer que o Farioli irá revelar-se um treinador astuto, inteligente e pragmático, timoneiro de um conjunto profissional, raçudo e comprometido. E atrevo-me a dizer que o futuro aparenta ser muito risonho para todos nós Portistas, consequência de uma gestão directiva exemplar, de um corpo técnico de nomeada e de um conjunto de jogadores cheios de fome e vontade de vencer. Assim seja.

Em frente grande Futebol Clube do Porto, let the games begin.

João Branco

Tribuna Presidencial
23 Maio 2017
5,884
17,844
Conquistas
6
57
Porto
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Bem, para o pessoal que já quer fazer do Pepê o patinho feio da moda, vocês viram o jogo? O golo, o único golo do FC Porto, foi marcado em resultado de uma triangulação entre o Pepê e o Frodo, e a assistência do brasileiro foi meio golo.

Enquanto esteve em campo cumpriu e jogou bem melhor do que em praticamente todos os jogos da época passada. A continuar assim, temos "reforço".

Edgar Siska

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,531
149,261
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Estou a começar a ganhar aversão ao Samu. Acredito que vai molhar a sopa várias vezes, mas é um jogador que parece não encaixar
Essa aversão é a vontade dos adeptos de terem sempre alguém para cascar e "patinhofeiar".

Nem que seja um "outrora heroi".

É a benfiquização do adepto portista. Amante do forno a lenha.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
656
1,796
Muito para esmiuçar no que toca ao dia de hoje.

Primeiro, dizer que foi um dia fantástico, um dia de puro Portismo, desde o pre-match, passando pela chegada dos jogadores, pela bela apresentação oficial com direito a bomba surpresa de seu nome Luuk De Jong, pela presença e homenagem a lendas como o Futre, Falcao, Cebola Rodríguez, Felipe, Diego, Costinha e até o Vitinha e o Cândido a vibrarem nos camarotes que também não quiseram perder esta nossa "rentrée", pela bonita e arrepiante homenagem feita ao Diogo Jota e ao André Silva, pelo belo jogo que aconteceu dentro da quadra, e claro, pela vitória.

Indo já directamente para os reforços: Estreia do Bednarek e que estreia, calmo, sereno, muito interventivo, muito calculista, acho que não restam dúvidas para ninguém que temos ali o novo e tão aguardado patrão da defesa. Pessoalmente continuo a achar que a dupla deverá ser por regra composta por ele e o Prpic, mas compreendo que o Farioli tenha ainda necessidade de testar parcerias.

Alberto Costa tomou conta da lateral-direita e provavelmente já não será para largar, esteve em óptimo plano e garante não só mais segurança defensiva como também profundidade ofensiva, é forte nos duelos aéreos e tem uma considerável disponibilidade física. Mais uma bela contratação, sem dúvida.

Froholdt. Victor Froholdt. Que dizer sobre este "viking" de 19 anos que já não tenha sido dito? É um tratado. Parece que já joga no Dragão há 5 ou 6 anos, impressionante. Está em todo o lado, tem pulmão que nunca mais acaba, luta por cada bola como se fosse a última, fura defesas adversárias como quem barra manteiguinha numa torrada logo de manhã e tem cojones, dos grandes.
O golo foi só o coroar de mais uma tremenda prestação.
Já ganhou os adeptos, limpinho. Esperemos mais do mesmo no futuro e esperemos também que até final de Agosto não haja um "sheik" tolo ou coisa que o valha que perca a cabeça e ofereça mundos e fundos por ele...

Gabri Veiga, o reforço "veterano". Tem veludo nos pés, tem passes teleguiados para dar e vender, adora pegar e bem na batuta e assume o jogo, único apontamento que lhe tenho a fazer será talvez a nível da intensidade, onde terá que igualar a do resto da equipa, de resto tem que jogar.

Borja Sainz, a lebre com faro de golo. Estás-nos a dever um golo ó Borja, aquele falhanço junto á linha de golo depois de um enorme centro do Gabri Veiga não pode acontecer no futuro pá, de resto tiveste uma considerável melhoria desde o jogo frente ao Twente, foste mais objectivo, mais interventivo e podias muito bem ter molhado a sopa em 2 ou 3 ocasiões. Além disso foste carraça pa carraças e atazanaste as cabeças dos rufias do Simeone durante quase todo o jogo.

Quanto aos players que já cá estavam: O Martim portou-se muito bem na lateral-esquerda e quem sabe não temos ali uma opção bem válida para esse papel. Pérez, há que dizer que hoje cumpriu, mas continua a ter aquelas habituais paragens que podem trazer dissabores. Como disse na minha opinião deverá ser 3ª opção para central. Zé Pedro entrou para alinhar pela lateral-direita mas deverá ficar como 4ª opção ao centro. Grujic entrou para central (uh?!) e até cumpriu bem o papel, teremos ali uma nova faceta do Marko ou a saída é mesmo inevitável? Não sei. Zaidu...foi Zaidu. Cumpriu os mínimos, fez daqueles raides que tanto o caracterizam, mas como disse aqui há uns dias continuo a achar que merecemos melhor naquele sector. Mora entrou e desde logo mostrou ao que ia: Reclamar de volta aquele estatuto de titular que lhe pertenceu na época passada. Extremamente interventivo, fantasista, deliciou a plateia com aqueles pormenores deliciosos dele que tão bem conhecemos. Ia, inclusive, marcando mais um golo de antologia depois de traçar uns 2 ou 3 pitbulls do Simeone e apenas ter pecado na finalização, onde rematou ao poste. O Farioli já sublinhou que conta muito com ele e será parte importante, quantas titularidades terá? quantos minutos? Não sabemos. Mas será importante mais uma vez e contrariará todos aqueles abutres que nestas últimas semanas se têm desdobrado em novelas e teorias de vão de escada sobre a "infelicidade" do Mora. Pepê e Varela aparentemente de volta ás suas velhas e boas versões de si próprios. Samu perdulário hoje mas com ânsia de provar muitos que precipitadamente e até injustamente o têm rotulado de "cepo". A inclusão do De Jong será óptima para o "picar".

De resto dizer que no cômputo geral fizemos um belo jogo, ainda com umas certas quebras seja na concentração, seja na intensidade, seja na interpretação dos momentos de jogo, mas ainda compreensíveis dado a fase tão embrionária da época e dado ter sido num contexto de apresentação aos sócios, onde se testaram ainda certas peças, certas rotinas e certos processos, acredito que mal chegue a primeira jornada a máquina esteja o suficientemente oleada para começarmos a liga com o pé direito.

Ah e dizer também, à semelhança do jogo frente ao Twente, que levámos com mais uma deplorável prestação do conjunto de arbitragem, tuga mais uma vez, pois claro. Desde faltas e faltinhas ou erradamente assinaladas ou estupidamente toleradas, passando por um penalty mais claro que o céu de hoje à tarde, braço deliberado. Mas enfim. Interpretemos isto como um sinal do que aí vem: Mais uma liga generosamente bem regada de artistas do apito dispostos a quilhar uns e amamentar outros que tais. Como sempre teremos que ser mais fortes que isso e nem lhes dar hipótese para tal, já está no nosso adn.

Confesso, estou extremamente iludido, tanto como já há muito que não estava. Atrevo-me a dizer que todos os reforços são bons de bola e que vão acrescentar algo de muito bom, cada um à sua maneira. Atrevo-me também a dizer que o Farioli irá revelar-se um treinador astuto, inteligente e pragmático, timoneiro de um conjunto profissional, raçudo e comprometido. E atrevo-me a dizer que o futuro aparenta ser muito risonho para todos nós Portistas, consequência de uma gestão directiva exemplar, de um corpo técnico de nomeada e de um conjunto de jogadores cheios de fome e vontade de vencer. Assim seja.

Em frente grande Futebol Clube do Porto, let the games begin.
Parei de ler na parte do Jota e André porque foi de facto arrepiante, por 2 ou 3x durante o minuto de homenagem. Muito bonito e merecido.

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

9 Julho 2016
84,531
149,261
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Na TSF estão a tentar arranjar um futuro negro para o nosso clube.
Bom sinal
Acaba a dizer agora o boi de serviço: Mora destacou-se numa equipa medíocre.. ai costa Monteiro costa Monteiro
Grande jogo! O Frodo é mesmo frodido
Que jogo é que eles viram?

Queres ver que afinal isto foi um resultado magro contra o Atlético...da Tapadinha que vestiu de vermelho e branco às riscas para não se confundir com o Porto?

Ia jurar que estavam lá gajos parecidos com o Gallagher, Baena, Álvarez, Llorente, Koke, Oblak, Griezmann....
São bons a contratar sósias.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,123
16,073
Ainda não quero ter uma expetativa acima da média, mas sinto que o nosso FCPORTO está a regressar. Ambiente, união, adeptos mais unidos, equipa unida, forte, solta e objetiva. Sobre os Super, que se deixem de merdas e comecem mas é a apoiar o clube!

Força enorme FCPORTO

Edgar Siska

9 Julho 2016
84,531
149,261
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Tal e qual. O cântico tem um objectivo "escondido". E ponho entre aspas porque só um chimpanzé não o percebe.
Pinto da Costa é o maior Presidente de sempre, cantar por ele é cantar pela figura mais importante da historia do Porto, só é assunto e só cumpre os "objetivos" deles os tais "escondidos" se os outros se incomodarem.
Se deixarem andar, é apenas cantar por PdC.

Edgar Siska

9 Julho 2016
84,531
149,261
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Positivo da primeira parte. Vitor, Gabri, e Borja.

Negativo. O Nehuen acho que é o elo mais fraco desta equipa. O Alberto Costa tem subido muito pouco para o que precisamos.

Estranho. O posicionamento do Martim, em ataque passa mais tempo no meio do que na lateral.
A subida dos laterais é ordem tática, o Farioli coloca-os num papel diferente.