Actualidade Nacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,646
8,027
46
Lisboa
É insultada, maltratada, mandam-na para todo o lado, disso ninguém tem dúvidas nenhumas.

O que vocês, virados à esquerda, não perceberam, é que há bêbados, drogados, palitos na boca, mentecaptos, grunhos, escumalha, ... Em ambos os lados da barricada. Assim como há gente muito capaz em ambos os lados também.

Podemos traçar um paralelismo com as crenças religiosas.
Já dei por mim a conversar sobre religião, embora o tente evitar, e a debitar asneiras como "só acredita em Deus quem é frágil psicologicamente e precisa de sentir um apoio", ou "quem nasceu pouco abonado no que à inteligência diz respeito". Mas a verdade é que conheço gente muito capaz, normal, bem sucedida na vida, que acredita e até é praticante. Com que moral vou eu andar a espalhar o meu ateísmo? Nisto, como na política, fico na minha e tento respeitar quem pensa diferente.
Eu acho que estás a ver um filme um bocado diferente da realidade, neste momento a direita (populista) é muito mais trauliteira e básica do que a esquerda. Não vez deputados da esquerda a chamarem "vacas" e pior a deputadas.

Mas tb é verdade que nos próximos anos a esquerda se vai tornar muito mais populista, vai adaptar o discurso para as cabeças mais básicas que hoje são controladas pela direita populista. Muitos Gary Stevenssons, Mahmdanis vêm a caminho e aí sim o discurso vai estar ao mesmo nivel.

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
764
1,322
Um aparte à moderação: não era boa ideia calar este user que não diz uma frase sem insultar tudo e todos? É só a mim que incomoda?
Mas vocês reportam? É que este tópico é uma vergonha, são insultos todos os dias, de todos os lados.

Se não reportarem, nada a fazer.

Uma coisa que noto, porém, é que o senhor administrador (não estou a falar do apo nem do Roberto, que são realmente excepcionais e muito justos na sua moderação) valora as coisas de uma forma distinta, pois houve casos onde ele atuou sem necessidade e noutros bem mais graves parece que não atua, não obstante a qualidade do seu trabalho...

Última edição:

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
974
1,392
eu percebo isso tudo quando estamos a falar de partidos normais.
de Chegas, não, especialmente quando grande parte da narrativa é baseada em aldrabar.

também concordo com essa parte da religião, mas confesso que não consigo evitar pensar que aquela pessoa anda simplesmente enganada, mas pronto, percebo o que dizes.
mas se essa pessoa te começar a dizer que os dinossauros não existiram, que a terra tem tipo 8000 anos, etc...então aí já entra num campo em que não faz sentido respeitar a opinião porque já é uma questão de mentira vs verdade.

aliás, acho um grande erro para quem é de outros partidos de direita querer respeitar muito e criticar pouco o Chega só porque eles são de direita...
Lol mas aí já se entra no campo dos maluquinhos como os terraplanistas...

Na politica afirmar que uns são populistas e mentirosos e outros são puros e verdadeiros, das duas uma: ou é ingenuidade ou visão deturpada pela simpatia.

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
974
1,392
Mas vocês reportam? É que este tópico é uma vergonha, são insultos todos os dias, de todos os lados.

Se não reportarem, nada a fazer.

Uma coisa que noto, porém, é que o senhor administrador (não estou a falar do apo nem do Roberto, que são realmente excepcionais e muito justos na sua moderação) valora as coisas de uma forma distinta, pois houve casos onde ele atuou sem necessidade e noutros bem mais graves parece que não atua.
Reportar para quê? Já me mandaram para o caralho com todas as letras, reportei, e passou pelos pingos da chuva...

• Like
Reações: Lucho75

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,646
8,027
46
Lisboa
Por acaso é verdade, acrescento da "direita nova onda".
O pessoal da costumeira direita/centro direita clássica não usa essa expressão, pelo menos não no debate político.
Mas o pessoal da nova direita, sobretudo nas redes sociais, abusa do termo.

Eu, por acaso, é uma palavra que gosto, porque soa mal mesmo, e como é usada para descrever algo torpe, encaixa.
Mas podia-se variar, há tanto por onde escolher e o português é tão rico, ralé, escória, súcia, joldra, escoalha, cáfila...
É pá não gosto mesmo nada. Se eu a usar é porque já deito ódio por todos os poros. Gosto muito mais dum "burros do crl". Há outra que não gosto mas confesso que uso mais do que devia, o "ignorantes de merda".

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
764
1,322
Reportar para quê? Já me mandaram para o caralho com todas as letras, reportei, e passou pelos pingos da chuva...
Eu não concordo com banimentos só por alguém insultar outra pessoa uma vez ou outra. E mesmo nos casos reincidentes acho que deve existir um banimento temporário primeiro.

Como disse, o Roberto e o apo são excelentes moderadores.

Agora, se eu falasse do senhor Administrador, cujo trabalho merece o maior respeito.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,803
24,161
34
Vila Das Aves

Na politica afirmar que uns são populistas e mentirosos e outros são puros e verdadeiros, das duas uma: ou é ingenuidade ou visão deturpada pela simpatia.
Agora com o fumo dos incêndios não se consegue ver, mas os terraplanistas se forem ao topo de um prédio alto, conseguem ver o Burj Khalifa.

• Haha
Reações: liebe_fcp

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
764
1,322
Por acaso é verdade, acrescento da "direita nova onda".
O pessoal da costumeira direita/centro direita clássica não usa essa expressão, pelo menos não no debate político.
Mas o pessoal da nova direita, sobretudo nas redes sociais, abusa do termo.

Eu, por acaso, é uma palavra que gosto, porque soa mal mesmo, e como é usada para descrever algo torpe, encaixa.
Mas podia-se variar, há tanto por onde escolher e o português é tão rico, ralé, escória, súcia, joldra, escoalha, cáfila...
Outra expressão que eles utilizam muito (e os de esquerda radical / extrema-esquerda também, embora menos) num contexto diferente é de "verdadeira direita".

Em todos os lados. EUA, Brasil, Portugal, França...só existe uma verdadeira direita e o resto é tudo esquerda.

• Like
Reações: Edgar Siska
D

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
41,011
20,588
Ano passado tivemos aqui estas mesmas conversas, e iremos ter para o ano outra vez.

Ontem entre as 18h e as 19h, um comandante de bombeiros estava na CNN acho eu e , com um ar de resignação, disse o mesmo, sem grandes chavões e sem grandes politiquices, sem jogar com palavras: para o ano cá estaremos outra vez.
Estão a toda a hora a repetir. Ainda há bocado um comentador dizia que tinha ido rever as suas declarações de 2017 (?) e hoje nem precisava de ser convidado - era só por a gravação dessas declarações e era igual.

Ontem alguém estava aqui a escrever "e onde anda o PS/BE/Livre/...?" E vão fazer e dizer o quê? Não é tempo para a política...
Aliás o José Luís Carneiro falou em ativar os mecanismos de cooperação com a União Europeia para pré-posicionar meios aéreos para o combate aos incêndios no dia 2 de Agosto! Há 2 semanas!

Falando do combate e dos meios aéreos (no caso particular os aviões), estes são eficazes no início do incêndio ("ataque precoce um meio aéreo pode ajudar a ganhar tempo para que as equipas cheguem ao terreno") ou para "arrefecer" uma das frentes ("They are good for cooling an edge to get ground resources in to secure the line, buy time or occasionally a Hail Mary last ditch effort to say protect a structure."). Porque no fundo são os homens e mulheres no terreno que fazem o principal, não são os aviões.
surprisingly there isn’t very good evidence that it works. A 2011 study found no correlation between the use of fire retardant and fire-fighting success rates. Once a wildfire is raging, airdrops seem to be more about public relations than effective firefighting.
O problema é que o meios aéreos (e os aviões) no "tugão" só são chamados quando os incêndios estão descontrolados. E claro está que por condições técnicas, climatéricas como o vento, e as características do terreno e dos incêndios muitas vezes estes não podem ser utilizados. E é preciso explicar isto às pessoas também.

Agora o governo (e a Força Aérea) vai comprar os 2 kits para o C130 (porque os 2 Canadair encomendados só vêm em 2029 e 2030). Mas será que vai acontecer o mesmo aos outros kits que já tinham no passado? Estavam encostados e acabaram por ser vendidos - https://www.emfa.pt/noticia-3836-modular-airborne-firefighting-system-maffs-descontinuado-ha-20-anos
Aparentemente os kits vão ser os PCADS https://www.tracplus.com/tracplus-blog/pcads-the-evolution-of-airborne-firefighting em vez do MAFFS.
Curiosamente na Califórnia - esses "amadores" no que toca toca a incêndios - têm C130 com MAFFS (MAFFS II): https://www.fire.ca.gov/what-we-do/fire-protection/aviation-program/modular-airborne-fire-fighting
Mas quando for entre chamar a FAP ou empresas civis acho que já sabemos quem vão chamar - é que a FAP não paga comissões aos "amigos".

Quanto ao uso dos meios aéreos até o Bill Burr satirizava sobre isso há uns tempos aquando dos incêndios deste ano na Califórnia (e ele foi atingido pelos incêndios):

Mas pronto... o Dr. Ventura na terça vai esclarecer-nos a todos e vai resolver isto com 10 aviões, meter os incendiários todos na prisão por 25 anos e tirar todos os estrangeiros do SNS porque causaram rotura do sangue tipo A e é por causa deles que as mulheres dão à luz na rua.

• Like
  • Love
Reações: Psantos123 e Tails

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
974
1,392
É pá não gosto mesmo nada. Se eu a usar é porque já deito ódio por todos os poros. Gosto muito mais dum "burros do crl". Há outra que não gosto mas confesso que uso mais do que devia, o "ignorantes de merda".
Somos seres humanos e não deve existir ninguém que não se passe depois de picado. Uns mais rápido que outros.
Eu não concordo com banimentos só por alguém insultar outra pessoa uma vez ou outra. E mesmo nos casos reincidentes acho que deve existir um banimento temporário primeiro.

Como disse, o Roberto e o apo são excelentes moderadores.

Agora, se eu falasse do senhor Administrador...
Concordo, e subscrevo!

Menos a parte do senhor administrador que, confesso, não faço ideia a que te referes... Nem a quem, já agora.

• Like
Reações: radiohead

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,755
149,744
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Outra expressão que eles utilizam muito (e os de esquerda radical / extrema-esquerda também, embora menos) num contexto diferente é de "verdadeira direita".

Em todos os lados. EUA, Brasil, Portugal, França...só existe uma verdadeira direita e o resto é tudo esquerda.
Sim essa também, que é tipo uma "facada" que pensam que estão a dar ao pessoal moderado e clássico.

• Like
Reações: radiohead

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,982
Conquistas
7
109

tipo quando o Chega diz que a IL é o BE...

são bué parecidos, realmente...

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,755
149,744
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas escumalha é aplicável a catalogar pessoas, penso é que não por "alinhamento político".
Mais se forem pessoas realmente danosas à sociedade.
Eu por exemplo se o disser, não é com ódio, raramente sou conduzido por emoções extremas, se o disser é assim com uma relativa frieza racional.

O burro é um animal incrivelmente inteligente, se ele fosse capaz de discernir estas coisas como um humano, não gostaria de ser associado a certas individualidades.

• Like
Reações: Vlk e radiohead
Cheue

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,982
Conquistas
7
109

mas há níveis.

uma coisa é a conversa de merda habitual dos políticos, tipo o que é mau foi a oposição que fez, o bom fui eu que fiz, interpretar números como dá mais jeito, etc; isso já se sabe como é.

outra coisa é meter um vídeo nas redes sociais de um suposto uber a assediar uma cliente e pegar nisso para dizer que os imigrantes estão a arruinar Portugal e que esse vídeo devia abrir telejornais e depois vai-se a ver e é um vídeo de um taxista no Egipto há 3 anos.
e fazer coisas desse tipo repetidamente.
cortar um vídeo da Mortágua para parecer que ela está a dizer uma coisa que não disse, de uma forma tão descarada que até parece gozo, propositadamente vigarice para enganar.
ou dizer no parlamento que um governo fez um programa para as creches só para meter lá os filhos dos governantes desse partido e depois vai-se a ver e esse programa inclui 130 000 crianças.

são níveis diferentes.
e ainda há a lata de vir dizer que o partido que faz essas coisas é que é honesto e diz as verdades, é um delírio colectivo.

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,646
8,027
46
Lisboa
Mas escumalha é aplicável a catalogar pessoas, penso é que não por "alinhamento político".
Mais se forem pessoas realmente danosas à sociedade.
Eu por exemplo se o disser, não é com ódio, raramente sou conduzido por emoções extremas, se o disser é assim com uma relativa frieza racional.

O burro é um animal incrivelmente inteligente, se ele fosse capaz de discernir estas coisas como um humano, não gostaria de ser associado a certas individualidades.
Escumalha dá a sensação de que te estás a dirigir a alguém sub-humano, alguém que merece tudo de pior. Para mim isso não existe, ninguém se enquadra nessa qualificação. Já burro é só alguém menos inteligente que a média, ignorante é só alguém que sabe menos que média.

• Like
Reações: Edgar Siska

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,646
8,027
46
Lisboa

O populismo como a maioria das características pode ter vários níveis, não é que questão de ser ou não ser. Os políticos sempre foram populistas, mesmo os "grandes himens de Estado", a questão é que este discurso desta direita é muito mais populista do que o discurso que houve nos últimos 30/40 anos, tanto cá como pelo mundo.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,755
149,744
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Escumalha dá a sensação de que te estás a dirigir a alguém sub-humano, alguém que merece tudo de pior. Para mim isso não existe, ninguém se enquadra nessa qualificação. Já burro é só alguém menos inteligente que a média, ignorante é só alguém que sabe menos que média.
Eu ainda acho que há quem merece tudo de pior, só não existem é muitos felizmente, são uma franja mínima dos mínimos, e são modelos extremos socialmente.
Estamos a identificar dois tipos de seres humanos diferentes, os que de humanos só têm definição no nome, e os que são apenas néscios. Dos segundos há muitos, mas uma coisa boa é que é um estado do qual se pode sair, com esforço individual e vontade.