Eu acho que estás a ver um filme um bocado diferente da realidade, neste momento a direita (populista) é muito mais trauliteira e básica do que a esquerda. Não vez deputados da esquerda a chamarem "vacas" e pior a deputadas.É insultada, maltratada, mandam-na para todo o lado, disso ninguém tem dúvidas nenhumas.
O que vocês, virados à esquerda, não perceberam, é que há bêbados, drogados, palitos na boca, mentecaptos, grunhos, escumalha, ... Em ambos os lados da barricada. Assim como há gente muito capaz em ambos os lados também.
Podemos traçar um paralelismo com as crenças religiosas.
Já dei por mim a conversar sobre religião, embora o tente evitar, e a debitar asneiras como "só acredita em Deus quem é frágil psicologicamente e precisa de sentir um apoio", ou "quem nasceu pouco abonado no que à inteligência diz respeito". Mas a verdade é que conheço gente muito capaz, normal, bem sucedida na vida, que acredita e até é praticante. Com que moral vou eu andar a espalhar o meu ateísmo? Nisto, como na política, fico na minha e tento respeitar quem pensa diferente.
Mas tb é verdade que nos próximos anos a esquerda se vai tornar muito mais populista, vai adaptar o discurso para as cabeças mais básicas que hoje são controladas pela direita populista. Muitos Gary Stevenssons, Mahmdanis vêm a caminho e aí sim o discurso vai estar ao mesmo nivel.