Pois estão, como é suposto que estejam. Se não tivessem é porque alguma coisa estava a funcionar mal.
Agora uma coisa garanto, se a procura fosse maior que a oferta, a oferta aumentaria, nomeadamente no metro e na CP, autocarros é outra história. E falo com conhecimento de causa, trabalho na área.
Tirando a linha amarela do metro que está muito próxima da saturação durante a semana, todas as restantes tem espaço de crescimento e aumento de frequência, é preciso é que as pessoas as queiram utilizar.
As deficiências das infraestruturas são um problema, é verdade, mas não são o único, nem são aquele que desvia as pessoas do transporte público.
E uma grande parte do problema da VCI é o transito do Freixo.
A linha amarela não é uma alternativa para a maior parte das pessoas.
O Metro até funciona relativamente bem, apesar do conforto ser fraco (demasiado cheio, nunca está com o AC a funcionar devidamente, em Gaia apanhas chuva à espera), tem poucos atrasos e poucos dias sem funcionar.
A extensão da linha amarela vai atrasada desde que foi feita. Não consigo perceber porque que acabar no bairro e passar no hospital nao fez parte do plano original.
Chegar ao Metro não é fácil.
Os autocarros em gaia estão sempre presos no transito.
A linha de Aveiro da CP é absolutamente miserável. Fraca frequência, constantes atrasos e supressões,
Zonas muito povoadas como Olival, Carvalhos, Grijó e Feira não têm transportes fiáveis ou com frequência suficiente.
Mesmo que as pessoas queiram ir de carro até uma estação de metro ou comboio, não é fácil por causa do estacionamento, que em muitos casos é pago.
Acrescento ainda que zonas com muito emprego no Porto, não é corretamente servida pelo Metro, por exemplo, Boavista e Leça do Balio,