#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.73

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.73 Performance da Época

Elcomandante

Bancada central
4 Agosto 2016
1,146
2,638
Eu também ainda estou chateado com o jogo de hoje mas vamos manter alguma serenidade.

A equipa está esgotada fisicamente, o plantel tem limitações que nem o investimento significativo consegue colmatar.

Estas flutuações são normais e é muito importante fechar este ciclo com uma vitória em Famalicão.

Alguns dados para os mais distraídos:

1) No campeonato, vamos para a 11ª jornada. Nesses 11 jogos, enfrentamos 9 dos 10 primeiros classificados (se ignorarmos o Porto). Com 6 jogos fora e apenas 5 em casa.

2) Na Europa vamos com 4 jogos dos quais 3 foram fora de casa. Desses 4 jogos, em 2 deles tivemos jogo no Domingo em vez de segunda por causa da pausa das selecções.

Este calendário foi absolutamente terrível, parece escolhido a dedo para descarrilarmos.

Se no início de Agosto alguém me dissesse que iamos estar em primeiro isolado e com 7 pontos em 12 possíveis na LE, não sei se acreditava.

• Like
Reações: Penta

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,822
44,194
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Isso dos dois PdL é, no mínimo, discutível.

Quantas vezes vês os grandes clubes recorrerem a isso?

O Guardiola quando está a perder mete um PdL para jogar ao lado do Haaland?
Isso não é uma grande comparação porque o Guardiola não tem um Zaidu, um Eustáquio ou extremos que não conseguem ganhar um 1vs1 e ajudar a desmontar defesas.

• Like
Reações: Elcomandante

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
4,462
6,810
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Compreendo o que queres dizer, mas o Rayan era mais um para perder a bola facilmente, ele não tem técnica nenhuma de drible, com pouco espaço seria mais um para andar ali a estragar jogadas

Precisamos de extremo (2 para titulares) que segurem bem a bola, com qualidade de drible e que passem muitas vezes no 1x1

Rayan é tipo falso avançado, um PL/extremo que remata muito bem mas precisa d espaço

Precisamos de dribladores, nas alas e médios criativos no meio
Isso é o que toda a gente precisa...

dikalelfortress

Bancada central
16 Maio 2020
1,019
2,731
O sporting não tem melhores dinâmicas que nós, as deles também são extremamente previsiveis como as nossas

Têm um estilo de jogo simples, um meio campo pressionante cujo "único" obejctivo é meter a bola no PL para tabelar e meter a bola nas alas para criar problemas no 1x1, e nisso são "infinitamente" melhores que nós

Os alas deles passam com muita facilidade pelos defesas adversários, até um parolo como o Catamo consegue limpar defesas no 1x1 10 vezes mais que os nossos extremos, já para não falar dos outros

É a tática deles, desequilíbrios no 1x1 constantes, no nosso clube não funcionaria porque as jogadas seriam todas perdidas pelos nossos extremos

O Rui Borges é um tronco como treinador, aproveita o trabalho já feito e tem jogadores que desiquilibram e por isso marca imensos golos, e na Champions a mesma coisa, defendem muito e aproveitam os duelos dos avançados no contra-ataque

Não acho mal, é o que tem

Mas não é nada de especial como treinador, o Farioli parece ser bem melhor

Mas eles estão num nível superior, claramente

Mas no que interessa, os pontos, nós estamos à frente, mas convém melhorarmos

dikalelfortress

Bancada central
16 Maio 2020
1,019
2,731
Isso é o que toda a gente precisa...
Eu vejo imensos jogos estrangeiros, tipo de uma maneira quase doentia, vejo jogos que não vi até de manhã às vezes, tenho bastantes insónias

Vê os resumos da Liga Europa e vê que até em equipas mais fracas os extremos criam esses desiquilíbrios, recebem a bola redondinha e passam pelos defesas... pelos mesmos defesas que os nossos não conseguem fintar

Não precisamos de gastar 20 M para jogadores desses, "basta" um bom scouting

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,414
237,616
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Eu vejo imensos jogos estrangeiros, tipo de uma maneira quase doentia, vejo jogos que não vi até de manhã às vezes, tenho bastantes insónias

Vê os resumos da Liga Europa e vê que até em equipas mais fracas os extremos criam esses desiquilíbrios, recebem a bola redondinha e passam pelos defesas... pelos mesmos defesas que os nossos não conseguem fintar

Também acho que muitos desses gajos passam 1x1 por ser em campo aberto, jogos abertos com imenso espaço

Passar contra 10 jogadores em 30 metros onde passas 1 e tens logo outro na cobertura é mais complicado
Mas faz bem falta um gajo capaz disso

• Like
Reações: Miguel Barbosa

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,640
21,748
Vila Nova de Gaia, 1975
Isso não é uma grande comparação porque o Guardiola não tem um Zaidu, um Eustáquio ou extremos que não conseguem ganhar um 1vs1 e ajudar a desmontar defesas.
Mas o Guardiola tem todo o dinheiro do mundo.

Porque não comprou um pinheiro para colocar quando está a perder?

Se calhar porque não é, necessariamente, a melhor estratégia...

E quem fala do City, fala do PSG, do Barcelona, do Real...

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
4,462
6,810
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa

Eu concordo contigo mas temos que jogar com o que temos até janeiro.

• Like
Reações: dikalelfortress

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
2,606
5,788
33
@Sonic @Eclipsisboy no fim vemos se foi ou não. Agora que o porto podia e merecia ter ganho este jogo , isso é certo.

Acho sinceramente que está tudo muito nervoso. Anda se a criticar por tudo e por nada. Se viessemos de épocas fantásticas conseguia compreender. Mas realço que vimos de épocas de MERDA ( principalmente a última ). Olhem para o plantel. Já muito se fez , já foi um esforço tão grande.

Farioli está aqui há 4 meses só. E já conseguiu ao menos que o Porto estivesse no lugar onde está e se tenha tornado competitivo e com um plantel que ainda está longe de ser sequer muito bom.

Contra um Sporting bi campeão que mantém praticamente a base toda há 2,3,4 anos. Contra um benfica que joga todos os jogos com 12,13,14.

Temos que , neste momento, sermos mais racionais. Passo a passo.
Deus te dê paciência, mereces.

• Like
Reações: Roma

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,822
44,194
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Mas o Guardiola tem todo o dinheiro do mundo.

Porque não comprou um pinheiro para colocar quando está a perder?

Se calhar porque não é, necessariamente, a melhor estratégia...

E quem fala do City, fala do PSG, do Barcelona, do Real...
Só das exemplos de clubes com extremos e médios que fazem 20 ou 30 golos por época fora assistências..

Obviamente contra uma equipa de cepos a jogar contra 10 e todos metidos lá atrás ias lá entrar como? Tiki taka e entrar com a bola dentro da baliza?

Hoje era claramente um jogo para carregar nos últimos 20 minutos com bolas lá para cima e depois ainda aproveitar as segundas bolas.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,414
237,616
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Está mesmo? Mas porquê já estar assim nesta altura? O Braga tem um calendário semelhante ao nosso e veio ao Dragão controlar-nos, não estão cansados também?
O Braga descansa na liga

Por isso é que está a 15 pontos ao fim de 10 jogos

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,757
969
Acho sinceramente que está tudo muito nervoso. Anda se a criticar por tudo e por nada. Se viessemos de épocas fantásticas conseguia compreender. Mas realço que vimos de épocas de MERDA ( principalmente a última ). Olhem para o plantel. Já muito se fez , já foi um esforço tão grande.
Porque salta à vista a diferença entre o momento actual e o início da época com os mesmos jogadores e treinador. Nós já vimos futebol fantástico esta época, queremos saber onde foi parar :)

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,658
6,077
Hoje não vi o jogo, mas pelo que ouvi de amigos e li por aqui, percebo que foi mais um daqueles dias maus que têm sido habituais.
O que o Farioli fez até agora não pode ser apagado, ressuscitou uma equipa moribunda, reergueu um conjunto inseguro e acossado. Tornou-nos competitivos e devolveu-nos a confiança.
Não implica que se tenha que "desculpar" todo e qualquer resultado menos bom contra equipas de valia muito inferior á nossa. Fiquei fodido com os "paninhos quentes" contra o nottingham "ah, porque é inglaterra", "ah, que eles tem muito mais dinheiro que nós". Empatar com o utrecht 33º da LE entra para essa galeria de "indesculpáveis". Quanto a mim continuarei a apoiar mas sinceramente acho que não vamos fazer um caralho na LE (ja pensava assim mas o jogo com o Nottingham só reforçou essa ideia)
Mas eu não sou o treinador. Se o treinador acredita que é possível, tem de mostrar mais para me convencer do contrário. A atitude tem de ser outra não nos podemos contentar com isto.
Há alguns anos que as "noites europeias" deixaram de me entusiasmar. Antes ia para casa com uma sede incrível às quartas, terça, e mesmo às quintas, porque sabia que iamos dar luta, meter sangue e ser Porto mesmo quando corria mal.

Hoje em dia, essa mística perdeu-se um bocado. Já não acompanho as noites europeias com o mesmo entusiasmo nem interesse nem tenho aquela ilusão de podemos ganhar isto porque sinceramente não acredito. Lá para fevereiro, quando começar a apertar, teremos de fazer escolhas e obviamente iremos pelo campeonato.

Não digo que o Porto deixou de ser uma equipa de tarimba europeia, que não deixou, mas é cada vez mais dificil argumentar que somos favoritos ao que quer que seja na Europa, porque todos os anos esse "favoritismo" vem-se a provar que só existe nas nossas cabeças, seja porque somos uma equipa mais afastada desses tempos seja porque a competitividade interna aumentou, já não somos hegemónicos e isso obriga-nos a olhar mais para dentro.

Também não acho que este cinzentismo europeu da equipa seja alergia à Liga Europa sinceramente. É geral. É geracional se quiserem. Falta gente em campo que se lembre que este clube tem uma reputação a manter na Europa. Além disso, acho que o novo formato também não ajuda. Perdeu-se a magia do imediatismo da fase de grupos e agora há muito mais estratégia de "gestão" a médio prazo por parte dos treinadores.

O formato atual torna-os muito mais resultadistas e pragmáticos. Se não der hoje, tenta-se pra semana, e se não der pra semana dá na próxima porque há muitos jogos para corrigir os erros. A prova disso foi que mesmo a miséria do ano passado deu para ir ao playoff.

Hoje, Farioli hoje não quis forçar muito a barra porque sabe que ainda tem 4 jogos, 3 em casa, para passar confortavelmente nos oito primeiros (essa é outra, passar em primeiro ou em oitavo... na prática vai quase dar à mesma coisa). E se calhar o tempo vai dar-lhe razão. Mas esse pensamento de maratonista, a que ainda não me habituei na Europa, ainda me faz confusão.

• Like
Reações: Penta e matias

dikalelfortress

Bancada central
16 Maio 2020
1,019
2,731
Também acho que muitos desses gajos passam 1x1 por ser em campo aberto, jogos abertos com imenso espaço

Passar contra 10 jogadores em 30 metros onde passas 1 e tens logo outro na cobertura é mais complicado
Mas faz bem falta um gajo capaz disso
Concordo contigo, mas em muitos jogos não têm assim tanto espaço quanto isso, está relacionado com as características (na minha opinião claro)

E acho que precisamos mais do que 1, mas o dinheiro não estica

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,989
13,625
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Falta último passe, definição, criatividade, golo à equipa mas ao menos o Mora continua fresquinho. Ao menos isso.