#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.73

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.73 Performance da Época

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
2,032
3,297
A lesão prolongada deste Senhor foi um duro golpe para nós.
Neste momento o nosso calcanhar de Aquiles é claramente o ataque…
Borja é limitado no 1:1, Samu tem muitas dificuldades em ser o pivô que joga e faz jogar e PP …. é -1.
Este cocktail de ataque mata muitas jogadas de ataque com maus passes, más recepções e má definição no último passe.
É urgente recuperar Luuk e em janeiro trazer um extremo de categoria para substituir PP.

Mário Jardel

Tribuna
11 Setembro 2024
2,894
7,117
Um grande treinador que tem feito um grande trabalho. Muitos esquecem-se onde estávamos.

Não temos plantel para lutar contra lampiões, lagartos, corruptos do apito e ainda lutar pela liga europa. Mas há alguns que preferem andar a malhar na equipa a cada jogo que não vencemos. Pensam que vão vencer todos os jogos é isso? É suposto rodar a equipa e jogar com Zaideus, Rosarios e Eustáquios e o nível ser alto é isso? Mesmo jogando com várias alternativas, fizemos uma primeira parte em que temos 3 chances claras de golo..

Espero realmente que o Farioli não se deixe levar por criticas que possa ouvir/ler. Liga Europa é para gerir, principalmente nesta fase. Mesmo nos jogos que aí vêm em casa, é para gerir 2 ou 3 peças.

Estamos a sobreviver a uma das fases mais importantes e difíceis da época. Domingo é mais uma batalha em que farão de tudo para nos derrubar.

Força Porto e força mister.

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
14,079
4,272
Vila do Conde, 1974
Das coisas que me deixa mais "louco" é a panca de dizerem que foi com muita cautela porque não meteu 2 avançados em jogo. Muitos não devem ser do tempo quando AVB precisava de ganhar um jogo e tirava um extremo para meter um médio.

Obviamente que se não resultasse também , era criticado. Iam dizer que só despejávamos bolas na área e não podia ser assim.

Não é por ter 2 pontas de lança que se é mais ousado ou não. Alias em Moreirense ele jogou alguns minutos com o Gul e Samu ao mesmo tempo. Foi ai que chegamos ao golo da vitória ? Não. Foi precisamente quando desfez isso e voltou á formula original.

Hoje a posse de bola já não conta , certo ? A indignação que se viu porque o Braga teve mais posse de bola. Hoje arrasamos nesse aspeto. Adiantou de caralho.

Posto isto não consigo perceber minimamente as criticas ao jogo de ontem. Fizemos uma boa primeira parte ( das melhores dos últimos jogos até ). Na segunda o golo deles nasce de uma desatenção ( e mais uma vez sofremos golo num chouriço). Tivemos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo. Eles começaram a jogar com 10 e nós recuamos ? Não vi nada disso sinceramente.

Diria até que foi a nossa melhor exibição na liga europa e a melhor desde o jogo com o benfica. Simplesmente a diferença é que não fomos felizes na finalização.

Desculpem agora o meu desabafo e muitos aqui já disseram que tenho paciência mas eu quero mesmo insistir nisto.

Acho que muita gente não tem noção daquilo que estamos a fazer esta época. Sejam um bocado realistas por favor, pensem um bocado. Vimos de 2 anos absolutamente HORRIVEIS. Em que não fomos competitivos em campo. Não contávamos para o Totobola. Uma desgraça de futebol jogado, uma desgraça de plantéis e treinadores ( principalmente no ultimo ano). Com isto em cima, levávamos uma crise profunda na gestão do clube a nível financeiro. Com umas eleições pelo meio, com assembleias de horror, processos pretorianos, mortes de figuras queridas. Os últimos 2/3 anos têm sido dos mais difíceis de sempre do nosso clube.

E vocês pensavam que chegava aqui um treinador e que em 4 meses conseguia meter o Porto na perfeição que vocês querem ? Em que teve que trabalhar com uma remodelação enorme no plantel. Teve que trabalhar em cima de épocas de merda e com os jogadores com uma moral completamente em baixo. 4 meses! 4 meses! E o que temos ?

- Primeiros no campeonato. Onde já fomos ganhar a Alvalade, a Barcelos, a Moreira de Conegos, ao Braga, ao Vitoria. Só falta mesmo agora o Famalicão e depois ir aos Açores para completar o ciclo mais difícil da época.

- Todas as grandes equipas começam pela defesa. Uma boa defesa ganha campeonatos como se ouve muitas vezes dizer. Somos a melhor defesa e a equipa que menos ocasiões permite na europa! Um resumos dos golos sofridos até agora : Um auto golo em Alvalade, um golo sofrido contra o Estrela Vermelha fruto de uma desatenção individual, 2 golos de penalty frente ao Nottingham, golo do Moreirense que bate num defesa e trai o GR, golo do Braga depois de um lance esquisito como o crl e outro golo agora na holanda que bate num defesa também.

- ofensivamente a equipa pode dar mais ? Pode claro. Mas lembro-vos e olhem para o nosso calendário até agora e para o dos rivais. Somos o segundo melhor ataque da prova e jogamos contra aquelas equipas que mencionei em cima. O sporting só tem mais dois golos marcados que nós e o benfica menos 2 e jogaram a maior parte das vezes contra as equipas do fundo da tabela.

De relembrar que temos de um lado um sporting que é bi-campeão. Perdeu a vaca sueca mas manteve a base toda da equipa. Jogadores que jogam juntos há 2/3/4/5 anos. Com o mesmo treinador do ano passado. E a trabalharem sobre vitórias e titulos da época passada. Temos um benfica que é rei e senhor das contratações por milhões e milhões, que jogam todos os jogos com ajuda divina dos arbitros.

Claro que o treinador não pode estar num altar e ser sempre elogiado. Tem que haver critica ( construtiva claro ) sempre. Somos assim exigentes, por isso eu percebo as criticas de muitos. Está no nosso ADN. Até o filho da puta do mourinho foi criticado. Até AVB levou uns assobios. Faz parte de nós e fará sempre. Mas as realidades eram diferentes.

Obviamente que as exibições era melhores no inicio da época! Tínhamos semanas limpas e não jogos de 3 em 3 dias. E jogos exigentes! Uma coisa é jogar a um domingo em casa contra o Tondela, depois ir a meio à europa e depois jogar a um domingo contra um AVS. O plantel não é assim tão excelente para rotação como muitos fazem crer. Temos um plantel muito melhor que o ano passado mas com algumas carências ainda! Tivemos algumas lesões importantes. Os jogadores demoram depois a entrar no ritmo.

Resumindo : Este anos temos que ser mais racionais e menos emotivos. Temos é que ganhar. Temos é que acabar o campeonato com mais um ponto que o segundo. Vai haver jogos que vamos jogar melhor e pior. Mas de uma coisa não podemos apontar. A equipa está bem montada, quer muito a vitória e matam-se por isso.

Continuo a acreditar muito em Farioli e acho mesmo que foi a melhor coisa que nos aconteceu nos últimos anos. Tem uma equipa técnica bastante competente também.

ESTA AQUI TUDO CRL

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,827
44,215
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Parece que já chegamos ao ponto 8 ou 80.

Para uns faz tudo bem para outros faz tudo mal.

Quem está no meio e só acha que era obrigatório ganhar ontem e que devia ter feito mais mas mesmo assim acha que tem estado impecável não cabe na discussão.

Tempo de tirar folga deste tópico em específico.

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
2,032
3,297
Podíamos tentar um esquema de 4-4-2, com Borja como 2° avançado ao lado de Samu. É rápido, é rato, tem pique, tem remate e sabe finalizar. Mas o Samu teria que saber servir de pivot. Ou ele, ou Gul, para libertar o Borja na velocidade. Temos aí jogos pela frente contra equipas teoricamente mais modestas e podíamos tentar. Ficava o Mora a extremo esquerdo.

Será que uma coisa assim funcionaria?

----------Borja--------Samu
Mora-----------Veiga-----------Pepê
------------------Froholdt
Moura------Kiwi---Bedna--------Costa
------‐-------------Diogo

Ou seja, Varela no banco, Froholdt a 6 e a ser ele a iniciar as jogadas e a puxar o jogo para a frente. Criatividade no meio campo com Mora e Veiga e velocidade na frente com Borja.
Não há equipa que funcione com o PP a titular.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
24,253
11,566
Conquistas
5
Grande Porto
  • Jorge Costa
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O Luuk de Jong faz muita falta lá na frente....ele é o verdadeiro PL, na verdadeira essência da palavra....
Quando voltar em breve,espero eu,que volte e se fixe na frente do ataque....é uma qualidade absurda na frente,pode não correr muito mas ele não precisa disso para marcar golos...

TGarcia87

Arquibancada
11 Março 2012
493
929
O Luuk de Jong faz muita falta lá na frente....ele é o verdadeiro PL, na verdadeira essência da palavra....
Quando voltar em breve,espero eu,que volte e se fixe na frente do ataque....é uma qualidade absurda na frente,pode não correr muito mas ele não precisa disso para marcar golos...
Mais do que golos, faz a equipa jogar.
O jogo contra o sporting foi incrivel nesse sentido

• Like
Reações: RGalego

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,450
26,251
34
Vila Das Aves
Das coisas que me deixa mais "louco" é a panca de dizerem que foi com muita cautela porque não meteu 2 avançados em jogo. Muitos não devem ser do tempo quando AVB precisava de ganhar um jogo e tirava um extremo para meter um médio.

Obviamente que se não resultasse também , era criticado. Iam dizer que só despejávamos bolas na área e não podia ser assim.

Não é por ter 2 pontas de lança que se é mais ousado ou não. Alias em Moreirense ele jogou alguns minutos com o Gul e Samu ao mesmo tempo. Foi ai que chegamos ao golo da vitória ? Não. Foi precisamente quando desfez isso e voltou á formula original.

Hoje a posse de bola já não conta , certo ? A indignação que se viu porque o Braga teve mais posse de bola. Hoje arrasamos nesse aspeto. Adiantou de caralho.

Posto isto não consigo perceber minimamente as criticas ao jogo de ontem. Fizemos uma boa primeira parte ( das melhores dos últimos jogos até ). Na segunda o golo deles nasce de uma desatenção ( e mais uma vez sofremos golo num chouriço). Tivemos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo. Eles começaram a jogar com 10 e nós recuamos ? Não vi nada disso sinceramente.

Diria até que foi a nossa melhor exibição na liga europa e a melhor desde o jogo com o benfica. Simplesmente a diferença é que não fomos felizes na finalização.

Desculpem agora o meu desabafo e muitos aqui já disseram que tenho paciência mas eu quero mesmo insistir nisto.

Acho que muita gente não tem noção daquilo que estamos a fazer esta época. Sejam um bocado realistas por favor, pensem um bocado. Vimos de 2 anos absolutamente HORRIVEIS. Em que não fomos competitivos em campo. Não contávamos para o Totobola. Uma desgraça de futebol jogado, uma desgraça de plantéis e treinadores ( principalmente no ultimo ano). Com isto em cima, levávamos uma crise profunda na gestão do clube a nível financeiro. Com umas eleições pelo meio, com assembleias de horror, processos pretorianos, mortes de figuras queridas. Os últimos 2/3 anos têm sido dos mais difíceis de sempre do nosso clube.

E vocês pensavam que chegava aqui um treinador e que em 4 meses conseguia meter o Porto na perfeição que vocês querem ? Em que teve que trabalhar com uma remodelação enorme no plantel. Teve que trabalhar em cima de épocas de merda e com os jogadores com uma moral completamente em baixo. 4 meses! 4 meses! E o que temos ?

- Primeiros no campeonato. Onde já fomos ganhar a Alvalade, a Barcelos, a Moreira de Conegos, ao Braga, ao Vitoria. Só falta mesmo agora o Famalicão e depois ir aos Açores para completar o ciclo mais difícil da época.

- Todas as grandes equipas começam pela defesa. Uma boa defesa ganha campeonatos como se ouve muitas vezes dizer. Somos a melhor defesa e a equipa que menos ocasiões permite na europa! Um resumos dos golos sofridos até agora : Um auto golo em Alvalade, um golo sofrido contra o Estrela Vermelha fruto de uma desatenção individual, 2 golos de penalty frente ao Nottingham, golo do Moreirense que bate num defesa e trai o GR, golo do Braga depois de um lance esquisito como o crl e outro golo agora na holanda que bate num defesa também.

- ofensivamente a equipa pode dar mais ? Pode claro. Mas lembro-vos e olhem para o nosso calendário até agora e para o dos rivais. Somos o segundo melhor ataque da prova e jogamos contra aquelas equipas que mencionei em cima. O sporting só tem mais dois golos marcados que nós e o benfica menos 2 e jogaram a maior parte das vezes contra as equipas do fundo da tabela.

De relembrar que temos de um lado um sporting que é bi-campeão. Perdeu a vaca sueca mas manteve a base toda da equipa. Jogadores que jogam juntos há 2/3/4/5 anos. Com o mesmo treinador do ano passado. E a trabalharem sobre vitórias e titulos da época passada. Temos um benfica que é rei e senhor das contratações por milhões e milhões, que jogam todos os jogos com ajuda divina dos arbitros.

Claro que o treinador não pode estar num altar e ser sempre elogiado. Tem que haver critica ( construtiva claro ) sempre. Somos assim exigentes, por isso eu percebo as criticas de muitos. Está no nosso ADN. Até o filho da puta do mourinho foi criticado. Até AVB levou uns assobios. Faz parte de nós e fará sempre. Mas as realidades eram diferentes.

Obviamente que as exibições era melhores no inicio da época! Tínhamos semanas limpas e não jogos de 3 em 3 dias. E jogos exigentes! Uma coisa é jogar a um domingo em casa contra o Tondela, depois ir a meio à europa e depois jogar a um domingo contra um AVS. O plantel não é assim tão excelente para rotação como muitos fazem crer. Temos um plantel muito melhor que o ano passado mas com algumas carências ainda! Tivemos algumas lesões importantes. Os jogadores demoram depois a entrar no ritmo.

Resumindo : Este anos temos que ser mais racionais e menos emotivos. Temos é que ganhar. Temos é que acabar o campeonato com mais um ponto que o segundo. Vai haver jogos que vamos jogar melhor e pior. Mas de uma coisa não podemos apontar. A equipa está bem montada, quer muito a vitória e matam-se por isso.

Continuo a acreditar muito em Farioli e acho mesmo que foi a melhor coisa que nos aconteceu nos últimos anos. Tem uma equipa técnica bastante competente também.
O sumo está todo aqui.

Com tanta mina que já nos foi colocada no caminho, está até agora a fazer um excelente trabalho, mas o que conta é em Maio.

Domingo há mais uma final para ganhar.

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
4,427
3,036
34
Lisboa
Um grande treinador que tem feito um grande trabalho. Muitos esquecem-se onde estávamos.

Não temos plantel para lutar contra lampiões, lagartos, corruptos do apito e ainda lutar pela liga europa. Mas há alguns que preferem andar a malhar na equipa a cada jogo que não vencemos. Pensam que vão vencer todos os jogos é isso? É suposto rodar a equipa e jogar com Zaideus, Rosarios e Eustáquios e o nível ser alto é isso? Mesmo jogando com várias alternativas, fizemos uma primeira parte em que temos 3 chances claras de golo..

Espero realmente que o Farioli não se deixe levar por criticas que possa ouvir/ler. Liga Europa é para gerir, principalmente nesta fase. Mesmo nos jogos que aí vêm em casa, é para gerir 2 ou 3 peças.

Estamos a sobreviver a uma das fases mais importantes e difíceis da época. Domingo é mais uma batalha em que farão de tudo para nos derrubar.

Força Porto e força mister.
eu também ando a malhar na equipa a cada jogo que vencemos

malhei na equipa contra:
- Estrela Vermelha
- Benfica
- Nottingham Forest
- Moreirense
- Braga
- Utrecht

por isso não é só quando não vencemos uma vez que ganhamos 3 desses :)

malho na equipa porque a equipa joga muito mal

Ivo23

Bancada lateral
19 Maio 2017
882
1,033

Parabéns pela racionalidade...

• Like
Reações: Roma

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,743
6,373
Um empate fora, que não compromete em nada a classificação, rodando quase toda a equipa no meio dum ciclo difícil que termina com um jogo daqui a menos de 72h?

Acho um resultado perfeitamente normal.
Tenho saudades do hawkeyes. Do verdadeiro, nao desta versao em que a conta foi manfestamente hackeada.

O verdadeiro hawkeyes era aquele elemento diferente que pensava pela propria cabeça, era frio e tentava sempre focar nos aspectos negativos para alertar que se calhar iamos no mau caminho ou que isto ou aquilo nao estava bem.

Esta nova versao que transforma post's banais com uma ou outra critica ou um ou outro apontamento em supostos pedidos de despedimento e que nao consegue apontar um unico defeito ao treinador ou à nossa forma medonha (tambem se pode questionar a preparaçao fisica por exemplo... a policia nao vai aparecer por aqui e levar-te, tranquilo) é uma versao muito estranha.

Nao se pode passar de espirito 100% e unicamente critico para um espirito 100% e unicamente anti critico e até com laivos de alucinaçao em que supostamente o nosso treinador estaria a sofrer uma mega contestaçao.

Quem quer que esteja por tras dessa conta neste momento, devolve nos o hawkeyes!

TGarcia87

Arquibancada
11 Março 2012
493
929
15 Jogos - 12 Vitorias - 2 empates e uma derrota.

4 meses e a equipa ainda vai melhorar

E já jogamos vs sporting, braga e benfica....

• Like
Reações: Roma

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,564
1,681
Farioli tem que arrepiar caminho. Nos últimos 6 ou 7 jogos as exibições são miseráveis. Não posso aceitar que ficamos com mais um em campo e não se arrisca nada, Substui avançado por avançado para pior. O resultado é justo porque como disse contra o regime quem não arrisca para ganhar não merece mais.
Desde do jogo com o regime que o Farioli anda com medo, assim não vamos lá. Estarmos cada vez mais próximos de escorregar na pobre liga portuguesa, como está acontecer na Europa.
Isto soa tanto à conversa que havia no tempo do Vitor Pereira.

A verdade é que foram dois campeonatos e dois títulos e tendo em conta o que se passou nos anos seguintes depois andavam muitos a chorar que o Vitor é que era.

Esta impaciência toda, imediatismo, falta de capacidade de análise dos contextos e das subtilezas é assustadora.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,589
29,253
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Quando queres abrir uma garrafa de vinho metes o saca rolhas e tentas tirar a rolha ou pegas noutra rolha e começas a empurrar a que está lá para dentro? Pronto , resumido é isso. Contra equipas que se fecham tudo o que não queres é facilitar a outra equipa a fechar ainda mais o bloco, queres o oposto, abrir a tua equipa para forçar a deles a abrir. Dois PL isso ia perder saída de bola , ficar exposto nas transições como falaram e bem e isso ia retirar à tua equipa espaço para atacar a profundidade. O Sérgio Conceição jogou sempre em 442, quais eram as maiores críticas e desastres? Contra equipas com bloco baixo e autocarro, conseguia boas exibições contra benfica e sporting por exemplo. Tudo o que não queres contra autocarros é colocar o jogo a ser jogado em campo reduzido, primeiro porque ficas sem espaço e ninguém executa bem com pouco espaço, e depois porque como facilmente se percebe é mais fácil tu marcares alguém tendo sempre alguém perto (referência).
Imagina Varela ou bednarek com a bola nos pés, é melhor teres médios mas costas da primeira linha deles e aumentares as linhas de passe e depois esses médios saírem de frente para o jogo ou é melhores diminuírem essas linhas para ter um gajo na frente em que o jogo vira uma imprevisibilidade? Tu como uma equipa grande irias queres tornar o jogo sem controlo e numa aleatoriedade? Eu vejo isso como uma possibilidade quando estás nos 80 minutos não consegues marcar e optas por essa estratégia porque é o all in , agora tomares como base para o teu jogo parece-me curto para nós.
Às vezes metes um lateral cria mais chances de marcar do que meter um ponta de lança porque primeiro de tudo a bola tem de chegar lá, e para isso acontecer tem de haver espaço, largura, etc etc
Não foi há muito tempo q via o Fcporto jogar em 442 mais directo em q um avançado descia um pouco, resultou muitas vezes.

A nossa realidade é só uma, não jogamos com o avançado. Neste momento e há vários jogos é menos um.

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,911
29,390
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Estamos tão habituados à mediocridade que já se passa paninhos quentes sobre um empate contra uma equipa como o Utrecht, que arrisco a dizer que o Famalicão é superior.

Após um investimento a rondar os 80 milhões não temos futebol para ganhar a estes cepos?

Ser dominados em casa por um Braga que vai em 7°?

Nao peço o universo ao Farioli mas gostava de perceber a queda exibicional desta equipa desde o jogo com o regime.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,589
29,253
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
O que me parece é que a equipa sentiu o facto de começar a jogar para mais do que uma competição, muitas vezes de três em três dias, após a pausa das seleções. Até aí tivemos sempre só campeonato e as exibições foram boas. Desde o jogo com o Rio Ave, começámos a ter competições intercaladas. E isso, na minha opinião, tem-se sentido. Falta frescura física e mental à equipa, parece-me, o que é determinante para o tipo de jogo que o Farioli quer, que é bastante intenso. O treinador percebeu isso e tem feito a gestão, quer nas escolhas, quer nos próprios jogos. Continuo a dizer: ainda não houve um jogo da LE em que tenhamos jogado no limite das capacidades, há claramente uma intenção de não ir de prego a fundo. Hoje, se o FC Porto tivesse de ganhar, como tinha de ganhar em Moreira de Cónegos, a postura e as opções tinham sido outras, não tenho dúvidas.
As segundas linhas são na maioria fracas para não dizer pior.