Das coisas que me deixa mais "louco" é a panca de dizerem que foi com muita cautela porque não meteu 2 avançados em jogo. Muitos não devem ser do tempo quando AVB precisava de ganhar um jogo e tirava um extremo para meter um médio.
Obviamente que se não resultasse também , era criticado. Iam dizer que só despejávamos bolas na área e não podia ser assim.
Não é por ter 2 pontas de lança que se é mais ousado ou não. Alias em Moreirense ele jogou alguns minutos com o Gul e Samu ao mesmo tempo. Foi ai que chegamos ao golo da vitória ? Não. Foi precisamente quando desfez isso e voltou á formula original.
Hoje a posse de bola já não conta , certo ? A indignação que se viu porque o Braga teve mais posse de bola. Hoje arrasamos nesse aspeto. Adiantou de caralho.
Posto isto não consigo perceber minimamente as criticas ao jogo de ontem. Fizemos uma boa primeira parte ( das melhores dos últimos jogos até ). Na segunda o golo deles nasce de uma desatenção ( e mais uma vez sofremos golo num chouriço). Tivemos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo. Eles começaram a jogar com 10 e nós recuamos ? Não vi nada disso sinceramente.
Diria até que foi a nossa melhor exibição na liga europa e a melhor desde o jogo com o benfica. Simplesmente a diferença é que não fomos felizes na finalização.
Desculpem agora o meu desabafo e muitos aqui já disseram que tenho paciência mas eu quero mesmo insistir nisto.
Acho que muita gente não tem noção daquilo que estamos a fazer esta época. Sejam um bocado realistas por favor, pensem um bocado. Vimos de 2 anos absolutamente HORRIVEIS. Em que não fomos competitivos em campo. Não contávamos para o Totobola. Uma desgraça de futebol jogado, uma desgraça de plantéis e treinadores ( principalmente no ultimo ano). Com isto em cima, levávamos uma crise profunda na gestão do clube a nível financeiro. Com umas eleições pelo meio, com assembleias de horror, processos pretorianos, mortes de figuras queridas. Os últimos 2/3 anos têm sido dos mais difíceis de sempre do nosso clube.
E vocês pensavam que chegava aqui um treinador e que em 4 meses conseguia meter o Porto na perfeição que vocês querem ? Em que teve que trabalhar com uma remodelação enorme no plantel. Teve que trabalhar em cima de épocas de merda e com os jogadores com uma moral completamente em baixo. 4 meses! 4 meses! E o que temos ?
- Primeiros no campeonato. Onde já fomos ganhar a Alvalade, a Barcelos, a Moreira de Conegos, ao Braga, ao Vitoria. Só falta mesmo agora o Famalicão e depois ir aos Açores para completar o ciclo mais difícil da época.
- Todas as grandes equipas começam pela defesa. Uma boa defesa ganha campeonatos como se ouve muitas vezes dizer. Somos a melhor defesa e a equipa que menos ocasiões permite na europa! Um resumos dos golos sofridos até agora : Um auto golo em Alvalade, um golo sofrido contra o Estrela Vermelha fruto de uma desatenção individual, 2 golos de penalty frente ao Nottingham, golo do Moreirense que bate num defesa e trai o GR, golo do Braga depois de um lance esquisito como o crl e outro golo agora na holanda que bate num defesa também.
- ofensivamente a equipa pode dar mais ? Pode claro. Mas lembro-vos e olhem para o nosso calendário até agora e para o dos rivais. Somos o segundo melhor ataque da prova e jogamos contra aquelas equipas que mencionei em cima. O sporting só tem mais dois golos marcados que nós e o benfica menos 2 e jogaram a maior parte das vezes contra as equipas do fundo da tabela.
De relembrar que temos de um lado um sporting que é bi-campeão. Perdeu a vaca sueca mas manteve a base toda da equipa. Jogadores que jogam juntos há 2/3/4/5 anos. Com o mesmo treinador do ano passado. E a trabalharem sobre vitórias e titulos da época passada. Temos um benfica que é rei e senhor das contratações por milhões e milhões, que jogam todos os jogos com ajuda divina dos arbitros.
Claro que o treinador não pode estar num altar e ser sempre elogiado. Tem que haver critica ( construtiva claro ) sempre. Somos assim exigentes, por isso eu percebo as criticas de muitos. Está no nosso ADN. Até o filho da puta do mourinho foi criticado. Até AVB levou uns assobios. Faz parte de nós e fará sempre. Mas as realidades eram diferentes.
Obviamente que as exibições era melhores no inicio da época! Tínhamos semanas limpas e não jogos de 3 em 3 dias. E jogos exigentes! Uma coisa é jogar a um domingo em casa contra o Tondela, depois ir a meio à europa e depois jogar a um domingo contra um AVS. O plantel não é assim tão excelente para rotação como muitos fazem crer. Temos um plantel muito melhor que o ano passado mas com algumas carências ainda! Tivemos algumas lesões importantes. Os jogadores demoram depois a entrar no ritmo.
Resumindo : Este anos temos que ser mais racionais e menos emotivos. Temos é que ganhar. Temos é que acabar o campeonato com mais um ponto que o segundo. Vai haver jogos que vamos jogar melhor e pior. Mas de uma coisa não podemos apontar. A equipa está bem montada, quer muito a vitória e matam-se por isso.
Continuo a acreditar muito em Farioli e acho mesmo que foi a melhor coisa que nos aconteceu nos últimos anos. Tem uma equipa técnica bastante competente também.