Campeonatos Distritais de Futebol

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
132,131
61,360
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Penso que devias fazer um pequeno resumo da forma como decorreu cada um desses jogos.
Basta os resultados :D

Mas por acaso adoro este campeonato e acompanho intensamente. Aos domingos no Teledesporto, dão os resumos de todos os jogos.

De vez em quando existem transmissões online, sendo que por exemplo, nesta jornada assisti ao Angrense- Flamengos e ao Santa Clara B-Operário.

Fazendo um resumo ligeiro deste campeonato:

É um campeonato que peca por atualmente ser bastante curto. Antes da pandemia, o campeonato era dividido em duas fases, mas depois o Governo Regional aproveitou e cortou apoios, assegurando apenas uma fase.
Assim o campeonato tem apenas 18 jornadas.

Quanto aos candidatos, o Santa Clara B é de longe o principal candidato. É uma equipa profissional e para a realidade do CFA conta com um excelente plantel e depois de terem falhado a subida na época passada, estão mais fortes e veremos até quando dura esta colagem do São Roque.
O Operário também luta pelos primeiros lugares e é uma equipa habituada aos campeonatos nacionais, mas não creio que consiga chegar lá e esta derrota pode pesar nas contas finais, ainda para mais sendo um campeonato curto.

Nas descidas, vai sempre depender do que vai suceder ao Juventude Lajense e Lusitânia no CP.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
92,617
165,279
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Percebo a ideia. Mas, a triste realidade, é que depois iam a correr para os seus compinchas do Sul.
Foi exatamente esse o grande erro do Boavista, alinhar em joguinhos e esquemas alheios, em vez de defender a sua identidade e o seu espaço, ainda me lembro bem do Carnide andar a fazer jogos em "casa emprestada" no Bessa, era como diziam a mini luz do norte.
Também me lembro bem do Jorge Ribeiro e daquele penálti, e de outras quantas “coincidências” que os da rotunda foram aprontando ao longo dos anos.
Há clubes que se prestaram a certos papéis que o karma deles acabou por chegar.
Enfim, tenho pena dos adeptos, deve ser muito duro ver o clube neste estado, mas também convém lembrar que elegeram uma direção que nem sequer conseguiu inscrever o clube na última divisão distrital. Isso não cai do céu.

O Boavista, tal como o Leixões, desenvolveu ao longo dos anos um ódio profundo, e muitas vezes irracional, ao FC Porto. Agora o Boavista já está no lodo e o Leixões caminha para lá.
E no caso do Leixões, o “grande feito” foi impedir o FC Porto de construir uma academia em Matosinhos. Foi isso que lhes importou. Não crescimento, não sustentabilidade.
Tenho mais pena do Salgueiros, que representa um Porto popular e operário que vai desaparecendo, do que quer do Boavista quer do Leixões.
Eu tenho pena pelas instituições e porque, se um dia desaparecerem o Norte desportivo fica mais fraco, menos representado, e o desporto no global perde tradição em troca de "clubes de plástico" SAD's itinerantes e projectos de grupetas ou pior de máfias do Brasil como o PCC.

Mas, como apontaste bem, por exemplo o Leixões em vez de procurar ter estrutura, e os seus sócios em vez de reclamarem e irem fazer manifestações para a frente do estádio contra sucessivas direcções cleptocráticas e incompetentes, que os estão de novo a levar a caminho da 3ª divisão de onde sairam há +20 anos, (curiosamente numa altura de uma direcção que se chegou mais ao Porto e a clubes do norte) e desta vez sei lá se não fazem uma travessia ainda maior ou se acabam mesmo no balde. Não...preocuparam-se foi, aquando de se anunciar a intenção de fazer uma Academia em São Mamede Infesta, no concelho de Matosinhos mas bem longe do Leixões, num terreno vazio e grande, que nada lhes diz, virem se manifestar que "não queriam o Porto em Matosinhos", isso é que lhes preocupou.
Curiosamente nunca lhes preocupou que o antigo estádio do Leça do Balio, assim que foi construido um novo complexo para o clube local, tenha sido adquirido pelo Panelas para lá fazer uma das suas escolas Geração Carnide, esses já podem lá estar.
Calha-lhes mal porque efetivamente o Porto já está em Matosinhos, através dos milhares e milhares de adeptos, que prefazem hoje a grande maioria dos adeptos de futebol do concelho.

O Boavista, além dessas posições por vezes ao lado do carnide, acabaram por ser lixados...pelo carnide e a mando do mesmo. A grande queda começou na descida ilegal do Boavista no processo vazio Apito Final, revertida em 2014, mas que condenou o clube do Bessa a 7 anos de desterro no 3º escalão, sem receitas de TV, sem receitas de publicidade, sem possíveis receitas de alguma presença europeia, possíveis transferências de jogadores que pudessem valorizar na 1ª e a ter de pagar na mesma dívida de um clube de 1ª divisão, manutenção de instalações de clube de 1ª divisão etc.
O clube nunca foi verdadeiramente ressarcido dessa hecatombe, se receberam algum valor, o mesmo foi uma migalha daquilo que perderam nesses anos.
Depois de repente e sem estrutura foram postos na 1ª e tiveram de se endividar mais para competir.

A facada que levou os axadrezados a perder o sangue todo, aos poucos, foi dada aí, pelo Riocardo Costa, lampião dos Carvalhos, pelos seus sequazes, que estavam a mando do carnide para "aniquilar" o Norte desportivo.
O Boavista nunca mais recuperou disso.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
28,367
11,733
Conquistas
5
48
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Feliz dia do Pai para os pais deste grupo :bandeiraalt2 já agora deixo um vídeo do meu Lusitânia neste dia, apesar de ser um clube de menor dimensão a mensagem é para todos !

• Like
Reações: Dragaoinvicto