Campeonatos Distritais de Futebol

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,997
1,119
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Não se engloba bem em \"competições nacionais\" do ponto de vista formal mas não deixam de ser provas nacionais.
Cito aqui um Clube que nunca esteve na III Divisão e que está quase a ganhar o Distrital de Viana do Castelo - chama-se Sporting Clube Melgacense de Melgaço uma terra simpática e que é a localidade que demora mais tempo a chegar a Vila Real de Santo António na outra ponta - creio que cerca de 700 km de distância ou mais (Melgaço a Valença por estrada nacional depois autoestrada Valença - Porto - Santarém + Santarém - Algarve e depois Via do Infante até VRSA.

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
7,455
1,031
Conquistas
4
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu acompanho o Sequeirense
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=15237

e o Soarense
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=8016

Ambos da A F Braga,é engraçado que o Soarense é um clube do centro da cidade de Braga quase centenário e quase da mesma idade do Sporting de Braga.É um clube de um bairro da cidade mais conhecido pelas palhotas,também ele conhecido pelos seus adeptos que não são muito simpáticos! :)

Ramalho

Tribuna Presidencial
24 Junho 2007
8,905
26
38
Faro
Eu sou Crestumense

FC Crestuma que até usa o NOSSO centro de estágio para fazer os seus jogos.

Só é pena o equipamento......mas pronto!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,997
1,119
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Esperemos o Otilious para nos dar novidades sobre quem competiu esta época nos distritais das 3 AF nos Açores - Angra, Ponta e...a dele! Horta.
Espero também alguma descrição da I Divisão Regional da Madeira dado que este ano e pela 1ª vez há una série só da Madeira na III Divisão.
Se ninguém \"se chegar à frente\" daqui a uns dias coloco aqui os campeões distritais das 22 Associações Regionais de futebol e isto não \"é liga dos últimos\" Marmita! O que aparece na liga dos últimos são clubes das III divisões regionais na maioria e mesmo do campeonato de amadores da AF Porto.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,997
1,119
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
> lucho Comentou:

> Viva o Nogueirense (Maia)! Joga na Divisão de Honra da AFP.

Joga lá o substituto do Bruno Alves. O meu irmão, Pedro Gomes!

-------------------------------------------

E já jogou na III Divisão o UNIÃO DESPORTIVA NOGUEIRENSE - assim fica melhor porque há muitos Nogueirenses por esse País fora.

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
0
51
Porto
FC Foz,vai subir de novo este ano,contra a camara e conta a AFP

Força Foz

Teu lugar é na divisão de Honra.

2ª Divisão Distrital da AFP,Serie 1

1 Foz 68
2 Labruge 64
3 Maia Lidador 58
4 FC Pedroso 58
5 Gondim-Maia 52
6 Inter Milheirós 49
7 Pasteleira 47

http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=9188
Faltam 2 jornadas para o fim e sobem 2.

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
12,446
681
Vila do Conde, 1974
> Devenish Comentou:

> > lucho Comentou:

> Viva o Nogueirense (Maia)! Joga na Divisão de Honra da AFP.

Joga lá o substituto do Bruno Alves. O meu irmão, Pedro Gomes!

-------------------------------------------

E já jogou na III Divisão Nacional, o UNIÃO DESPORTIVA NOGUEIRENSE - assim fica melhor porque há muitos Nogueirenses por esse País fora.
_

eu sei, o meu irmão estava lá...

mas a melhor época dele foi com o vilaverdense qd subiram à 2ª divisão B Nacional!

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
12,446
681
Vila do Conde, 1974
> otilious Comentou:

> Amigo lucho o teu irmão já não jogou na III Divisão pelo Valonguense?
__

sim, desceram no último jogo, naqueles acertos entre todas as séries, foi azar...

pq conheces o meu mano? :)

A

Antilamp

Guest
> madjer87 Comentou:

> FC Foz,vai subir de novo este ano,contra a camara e conta a AFP

Força Foz

Teu lugar é na divisão de Honra.

2ª Divisão Distrital da AFP,Serie 1

1 Foz 68
2 Labruge 64
3 Maia Lidador 58
4 FC Pedroso 58
5 Gondim-Maia 52
6 Inter Milheirós 49
7 Pasteleira 47

http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=9188
Faltam 2 jornadas para o fim e sobem 2.

Nada garante que subam 2. Vai depender os número de equipas que desçam da 3ª e do número de desistências. A Divisão de Honra deverá ter 18 equipas podendo ser alargada às 20. A 1ª Divisão terá impreterivelmente 2 séries de 18 equipas.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,997
1,119
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Uma curiosidade;
O Maia Lidador é o sucessor do FC Maia.
outra;
AD Marco09 é o sucessor do FC Marco.
http://www.admarco09.pt/
site e tudo!!!!!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,997
1,119
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
O FC Marco curiosamente já teve 2 emblemas diferentes durante a existência, um vermelho e branco como o AD Marco09 e outro em tudo igual azul e branco - cronológicamente vermelho e branco, azul e branco e outra vez vermelho e branco.

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
0
51
Porto
Fernando,

Ontem disseram-me que subiam duas equipas mas que pouca gente ainda desconhece.Não sei

Sei é que o Foz vai subir e acho (nunca fui ver)que tem uma grande equipa.

Eu como tu sabes só vejo os Iniciados....

otilious

Moderator
21 Março 2007
58,792
2,304
Horta
Amigo Devenish fico muito feliz por teres lançado este tópico e só lamento ter sido apenas no final da época e assim na próxima época havemos de lançar no início.

Eu por acaso já tinha pensado nisso, no entanto a participação podia não ser a desejável e por isso não arrisquei, no entanto já vejo que afinal temos vários foristas que acompanham o percurso do clube da sua terra e acho isso louvável, até porque o futebol distrital merece igualmente acompanhamento.

Sobre a questão que colocas...já falei um pouco no tópico da Série Açores, mas não aprofundei a questão devido ao tópico ser destinado à III Divisão.

Sendo assim...nos Açores temos três associações, a AF Ponta Delada, AF Angra e a AF Horta, que é a minha associação e na qual está presente o meu Fayal Sport Club, o Decano dos clubes açorianos e que completou no dia 2 de Fevereiro...101 anos de existência.

Na AF Ponta de Delgada temos oito equipas participantes, sendo realizado o campeonato a duas fases. Na primeira fase no sistema de todos contra todos...os quatro primeiros classificados disputam a segunda fase de acesso à subida, com as equipas a irem para esta fase final com os mesmos pontos alcançados na primeira fase, havendo ainda um segundo grupo de quatro equipas, que simplesmente serve para cumprir calendário.

O vencedor do campeonato foi o Sporting Ideal, que assim volvidos seis anos regressa à III Divisão. Sem dúvida foi a equipa que investiu mais na subida, reforçando-se com vários jogadores que na época anterior estavam na Série Açores como o Bruno Sousa, Vitinha, Bolinhas, Romicha ou o Bento Freitas e acabaram por ser uns justos vencedores e veremos como irá decorrer a sua participação no campeonato. O actual plantel dá garantias de ser possível a manutenção na próxima época na III Divisão, contudo convém reforçar com mais 3 ou 4 jogadores com qualidade, mas tendo em conta que os principais jogadores transitam para a nova temporada.

Das equipas que estiveram presentes no campeonato, apenas o Águia dos Arrifes, Mira Mar e o Marítimo de Ponta Delgada (bem como o Sp. Ideal) já militaram na Série Açores, enquanto o Vitória do Pico da Pedra, Nordestino, Vale Formoso e Bota Fogo ainda não se estrear nessa competição.

Quanto à AF Angra...é dividida em três ilhas (São Jorge, Graciosa e Terceira). Temos o campeonato da Terceira com seis equipas (Vlianovense, Marítimo de Belém, Fontinhas, Juventude Lajense, Marítimos de São Mateus e Boavista da Ribeirinha), onde o vencedor como também se previa foi o Vilanovense, uma equipa que desceu no ano passado para os distritais, mantendo praticamente o núcleo duro que esteve na Série Açores e por isso era de esperar que fossem grandes candidatos a lutar pela primeira posição e praticamente só tiveram concorrência do Marítimos de São Mateus.
No campeonato da Terceira dessas seis equipas, apenas o Marítimo de Belém e o Fontinhas nunca estiveram na III Divisão.

Em São Jorge, já conheceu momentos altos no futebol local, com o Beira, Desportivo Velense e Marítimo Velense já terem estado presentes na Série Açores, no entanto após a descida (sendo que o Beira e o Marítimo desceram no ano seguinte à subida) os clubes atravessaram grandes dificuldades financeiras e inclusive o Beira já nem tem futebol sénior, sendo que o campeonato foi composto apenas pelo Desportivo, Marítimo, Urzelinense e Calheta, numa prova disputada apenas a duas voltas e teve como vencedor o Desportivo Velenense (somou por vitórias todos os jogos realizados).

Na Graciosa, o Marítimo foi a única equipa da ilha a chegar aos nacionais, onde após a descida veio pagar a factura de tanto investimento (fizeram uma equipa praticamente toda profissional e até no ano em que desceram chegaram a meio da época dispensar 14 jogadores e contratar 16 jogadores!) e actualmente já nem futebol sénior o Marítimo tem. É a tal coisa...a Série Açores é muito boa, mas por vezes cria vícios que os clubes no futuro pagam bastante caro.
O campeonato foi composto por apenas três equipas (Graciosa FC, Guadalupe e Luzense), tendo como vencedor o Graciosa FC, num campeonato bastante equilibrado (as três equipas equivaliam-se uma à outra), na qual o título foi decidido na última jornada.

Para apurar então o representante da AF Angra à Série Açores, nesta altura realiza-se o apuramento ao campeão, com a presença dos vencedores dos campeonatos da Terceira (Vilanovense), São Jorge (Desportivo Velense) e Graciosa (Graciosa FC). Já se realizaram quatro jornadas, liderando o Desportivo com 7 pontos, seguindo-se o Vilanovense com 4 e o Graciosa com 0 pontos (já não tem hipóteses de subida). Na próxima jornada o Graciosa recebe o Vilanovense, mas o jogo de todas as decisões será na sexta e última jornada quando o Vilanovense receber o Desportivo Velense.

Por fim...a AF Horta. É composto por cinco equipas (Fayal Sport, Feteira, Cedrense, Prainha e Lajense), com o Prainha a sagrar-se pela primeira vez na sua história campeão da AF Horta e assim vai-se estrear na Série Açores na próxima época. Tendo em conta os cinco plantéis que compõem este campeonato (que junta as equipas do Faial com o Pico), desde o início o Prainha foi sempre o principal candidato. É a única equipa que paga aos jogadores, tem quatro jogadores profissionais e até um deles (o guarda-redes Fábio Silva) no ano passado estava a jogar na Grécia, contando ainda com o empréstimo de alguns jogadores do Vitória do Pico (que este ano esteve na II Divisão). Apesar de serem claramente uns justos campeões, diga-se que em termos de qualidade de jogo o Prainha nunca mostrou uma superioridade tão evidente como a classificação possa indicar, no entanto foi um desfecho natural, isto numa altura que faltam apenas duas jornadas para o fim do campeonato, com o Cedrense a ficar pela segunda posição (esta equipa regressou ao futebol sénior após quatro anos de ausência), Fayal Sport no terceiro lugar, Feteira na quarta posição e o último mais uma vez coube ao Lajense, que tal como o Fayal Sport, são as únicas equipas que estão neste campeonato que já marcaram presença na Série Açores.

Falando do Fayal Sport, é a equipa da AF Horta com mais títulos conquistado e é de facto um histórico do futebol açoriano. Todos os anos entra para vencer o campeonato e lutar pela subida à III Divisão, no entanto esta época não foi possível devido a problemas directivos no início da temporada e o plantel foi formado à pressa e os melhores jogadores já estavam a caminho do Flamengos, que este ano participou na III Divisão, estando já consumado a descida e assim vai regressar ao futebol local.
Na próxima época é certo que o Fayal Sport vai fazer uma equipa competitiva e lutar para marcar presença pela sexta vez no seu historial na III Divisão.

Se antes o futebol açoriano centralizava-se em São Miguel, Terceira e Faial...agora podemos dizer que é São Miguel...Pico e Terceira. Com a subida do Prainha, o Pico coloca três equipas na Série Açores (além do Prainha, o Boavista de São Mateus e o Vitória), bem como o Madalena na II Divisão.

otilious

Moderator
21 Março 2007
58,792
2,304
Horta
As distritais que acompanho mais é naturalmente as três açorianas (principalmente a AF Horta), no entanto também tento acompanhar com interesse o percurso feito pelo Pedras Rubras, Lixa, Progresso e Dragões Sandinenses (Divisão de Honra), Salgueiros 08 na 1ª Divisão, Maia Lidador e Marco 09 na 2ª Divisão (todos da AF Porto), Alverca e Lourinhanense na 1ª Divisão (AF Lisboa), União de Lamas na 1ª Divisão e Ovarense na 2ª Divisão da AF Aveiro, Campomaiorense e Estrela de Portalegre (AF Portalegre), Amora e Barreirense na 1ª Divisão da AF Setúbal e Vila Real na Divisão de Honra da AF Vila Real.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
0
Porto, 1987
Eu costumo andar bem informado sobre o FC Foz, já passei por lá e tenho alguns conhecimentos. Do Salgueiros também sei alguma coisa porque alguns ex-colegas actuam lá...