FC Porto
3
Gil Vicente
0
Jan 26, 2026 at 08:15 PM

netkill

Arquibancada
2 Dezembro 2017
283
612
Mais uma vitória.
Mais um jogo sem sofrer golos.
Estamos em primeiro lugar no campeonato. Nas meias-finais da taça com boas possibilidades de chegar à final e ganhar.
Ainda continuamos na liga europa.
Então considero que estamos muito bem.
Podíamos estar melhor? Claro. Podíamos ter 19 vitórias em 19 jogos no campeonato se não nos roubassem um penalti claro contra o slmerda.
Só falta chegar a Maio e termos portistas a criticar a conquista do campeonato devido a vitórias pela margem mínima e exibições menos vistosas...
Sigam o líder crlh!!!

momentgod

Bancada central
27 Junho 2019
1,987
2,779
Conquistas
5
Lisboa
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
Boa vitória! 3 pontos importantíssimos nesta caminhada muito difícil!
A nível de números é difícil criticar algo. Temos 18 vitórias em 19 jogos, com um empate toda a gente sabe, conseguido como.
Isto não é só estrelinha, é muito trabalho, muita competência, muita garra.
Temos um grande treinador, Italiano, que faz jus ao cariz defensivo de raiz. Temos uma defesa de Betão, e eu tenho de analisar lembrando-me do que foram os últimos anos a nível de transição e organização defensiva.
Sinto simplesmente que a nível ofensivo está a faltar qualquer coisa. Mais ligação ou assertividade no momento com bola seja em transição ou organização ofensiva.

Agora temos um jogo para ganhar ao Ranger, e de seguida ao Casa Pia, mas um jogo de cada vez. Vamos por mais! Força Portoooo!

• Like
Reações: Maki e Dagerman

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,826
1,278
Ó amigo, mas qual é a novidade?
Se o Porto beneficiar de um penalty mal assinalado na última jornada, já com o campeonato decidido e tudo, cai o carmo e a trindade e vem o caracolinhos organizar uma convenção internacional pela transparência no futebol português, com o vagandas e o bosta como convidados especiais!
E a culpa é ou foi do falecido Pinto da Costa.....

Só de imaginar a quantidade de bestas quadradas que há um ano atrás diziam que era o nosso "discurso" que causava estas dores de corno.....

Como se não houvesse um histórico de 100 anos por detrás!!!

Como se fosse algum dia possível, alguém em Lisboa ser neutro e apreciar as nossas vitórias.....

Eles sonharam com um André sereno e calmo, a ser "enrabado" e ainda a dar-lhes razão.....

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,668
1,724
Mais a frio.

O que vou dizer não é novidade mas este Porto deu um click mental no que toca à organização defensiva. Parece que andam de cabeça levantada a ver onde há linhas de passe para cortar e quem está ou não está nas sobras e há jogadores a correr para pressionar em que parece que o estão a fazer não por obrigação mas pelo gosto do confronto. Não se trata apenas de aplicar mais esforço por aplicar mais esforço. Há um brio e um orgulho em fazer deste Porto uma fortaleza. Este jogo foi mais um perfeito exemplo disto.

Este sentimento de que são um fortaleza defensiva está tão presente e é tão forte que faz com que o Porto não sinta uma particular necessidade de arriscar passes para acelerar o processo ofensivo ou sinta a necessidade de "pegar no jogo" a todo o custo porque um golo bastará. Isto transmite simultaneamente uma serenidade que é útil para tomar melhores decisões mas simultaneamente transmite algum "laissez faire" ofensivo que não dá a sensação de um Porto "mandão" e imponente. Confesso que me causa alguma estranheza de não ver um ataque mais fulgurante mas a esse respeito os jogadores que vieram do banco hoje deram-me alguma esperança que se consiga juntar o útil (grande defesa) ao agradável (grande ataque).

Mora, William e Oskar ainda não estão no "ponto de rebuçado". Agora imaginem o seguinte, imaginem que estes 3 passam a ser a sua melhor versão ofensiva em 90% dos jogos. Como seria esse Porto com a defesa de betão armado que tem com esses 3 "a bombar"? Deixo a questão no ar...

Mário João Cardoso

Bancada lateral
16 Julho 2019
510
1,098
Mais a frio.

O que vou dizer não é novidade mas este Porto deu um click mental no que toca à organização defensiva. Parece que andam de cabeça levantada a ver onde há linhas de passe para cortar e quem está ou não está nas sobras e há jogadores a correr para pressionar em que parece que o estão a fazer não por obrigação mas pelo gosto do confronto. Não se trata apenas de aplicar mais esforço por aplicar mais esforço. Há um brio e um orgulho em fazer deste Porto uma fortaleza. Este jogo foi mais um perfeito exemplo disto.

Este sentimento de que são um fortaleza defensiva está tão presente e é tão forte que faz com que o Porto não sinta uma particular necessidade de arriscar passes para acelerar o processo ofensivo ou sinta a necessidade de "pegar no jogo" a todo o custo porque um golo bastará. Isto transmite simultaneamente uma serenidade que é útil para tomar melhores decisões mas simultaneamente transmite algum "laissez faire" ofensivo que não dá a sensação de um Porto "mandão" e imponente. Confesso que me causa alguma estranheza de não ver um ataque mais fulgurante mas a esse respeito os jogadores que vieram do banco hoje deram-me alguma esperança que se consiga juntar o útil (grande defesa) ao agradável (grande ataque).

Mora, William e Oskar ainda não estão no "ponto de rebuçado". Agora imaginem o seguinte, imaginem que estes 3 passam a ser a sua melhor versão ofensiva em 90% dos jogos. Como seria esse Porto com a defesa de betão armado que tem com esses 3 "a bombar"? Deixo a questão no ar...
Referes que te causa alguma estranheza não haver um ataque mais fulgurante, e é verdade, não estamos habituados a um modelo de jogo tão conservador.

O modelo de jogo de Francesco Farioli é, acima de tudo, uma lição de equilíbrio. O ataque posicional da sua equipa lembra a postura de um lutador de judo: cada movimento é calculado, cada avanço é consciente, e a prioridade máxima é nunca perder os apoios que sustentam toda a estrutura. Tal como um judoca que tenta derrubar o adversário sem se expor, a equipa de Farioli constrói o seu jogo ofensivo de forma metódica, preservando sempre a integridade defensiva.
Isto significa que, no caso de perda de bola, a transição para a fase defensiva é executada de forma mais fácil, organizada e eficiente, reduzindo significativamente os riscos de contra-ataque.

É verdade que esta abordagem pode limitar a capacidade de explorar os espaços na defesa adversária, sobretudo em situações de marcação individual, onde maior liberdade de movimentos poderia gerar situações mais imprevisíveis e potencialmente perigosas. O chamado “caos posicional” no ataque pode ser uma ferramenta eficaz para desorganizar o bloco defensivo adversário, mas, ao mesmo tempo, aumenta o risco de descoordenação quando a equipa perde a bola, dificultando uma rápida reorganização defensiva e expondo vulnerabilidades ao contra-ataque.

O modelo de Farioli é pensado para ser anti contra-golpe. A sua rigidez posicional e a previsibilidade do ataque organizado, que por vezes pode parecer repetitiva ou até monotona, não são fraquezas, mas sim escolhas conscientes. A prioridade é preservar o equilíbrio defensivo da equipa em todas as fases do jogo, minimizando riscos e garantindo que cada jogador saiba exatamente onde se posicionar, tanto no ataque quanto na transição defensiva.

O conservadorismo de Farioli não é falta de ambição, mas sim uma estratégia consciente: proteger o equilíbrio da equipa em todos os momentos, transformar o ataque num instrumento de controle e minimizar riscos em nome da solidez.

No fundo, o futebol de Farioli é um judo aplicado ao relvado: mover-se com propósito, atacar com consciência e nunca sacrificar a estabilidade em nome da ousadia. É um futebol que pensa antes de agir, que privilegia a segurança sobre o espetáculo e que, paradoxalmente, encontra na disciplina e na repetição o caminho mais seguro para o sucesso.

Gita

Bancada central
14 Março 2012
1,617
1,163
Braga
Não gosto de ver Kiwor a defesa esquerdo. Para mim perdemos o melhor central! Gostaria de ver num jogo já decidido, três centrais!

Enviado do meu 25069PTEBG através do Tapatalk

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
971
1,484
Feito! Siga! +3!

Vou começar por um ponto que me tem desiludido: Gabri Veiga! Posso ser apenas eu que está com a visão turva mas não tenho conseguido perceber o espanhol. Parece que quase tudo sai mal e o mesmo só se preocupa com a constantes quezílias com os adversários. Sinto-o pouco, muito pouco preponderante no nosso jogo. Tem 4 golos. 8 assistências. Eu que nos meus 11,s tenho rodado entre o Veiga e o Mora, a verdade é que cada vez mais tenho a ideia que o Mora está com mais condições para assumir o lugar e deixar o Veiga no banco. São jogadores diferentes, certo, mas vejo o Mora a conseguir ter mais protagonismo quando está em campo do que o Veiga que parece que escolhe sempre o papel secundário. A rever.

O jogo. Não foi fácil, teve os seus altos e baixos, tive momentos de desespero porque continuamos a falhar golos, a expulsão ajudou mas a vitória assentasse na perfeição. Pênalti justo e expulsão bem decidida. Aquela bola do Borja e do Veiga tem que entrar! O nosso quarteto defensivo mais uma vez imperial e com uma nota para o Martim porque subiu MUITO o nível e foi premiado com um golaço. Os únicos dois lances do Gil são a bola á barra do Esteves e o lance do Bermejo.

18 vitórias em 19 jogos! CARALHO! 🔥
Siga para a Liga Europa!

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,873
27,484
34
Vila Das Aves
Vi agora o resultado e alguns resumos e um vídeo e posso dizer:

Muito melhor o resultado do que a exibição!!! E não é caso novo, já andamos nisto à vários jogos.
Hoje não sofremos o empate 1-1 ou mesmo 2 golos do Gil por alguma sorte e muita categoria do nosso Diogo Costa.

O nosso ataque precisa urgentemente de melhorar da noite para o dia. Estamos mesmo muito fracos no ataque.
Os nossos extremos são fracos que dói!!!
Lá virá o dia em que só a nossa defesa de betão não nos vai safar de uma derrota
Amigo, essa "falácia" de que somos encostados às cordas e não sei quê já cheira a mofo.

Que adianta sermos encostados às cordas quando o máximo que os adversários conseguem fazer é remates de longe e bolas fáceis para o Diogo?

Tudo bem que tiveram um canto em que a bola passa perto, mas caramba, temos uma defesa que em 19 jornadas só sofreu 4 golos.

E destes 4 golos, um é auto golo, outro é um ressalto no nosso defesa e que trai o Diogo e uma charutada.

Repara que mesmo "a soro" ou "encostados às cordas", bastava a movimentação de 2 jogadores nossos que saía logo uma jogada de perigo a nosso favor.

Concordo que a malta da frente está a precisar de afinar ali qualquer coisa, mas é natural a certa altura da temporada perder algum gás.

Co_Adriaanse

Arquibancada
6 Outubro 2024
288
701
Amesterdão, Holanda
Referes que te causa alguma estranheza não haver um ataque mais fulgurante, e é verdade, não estamos habituados a um modelo de jogo tão conservador.

O modelo de jogo de Francesco Farioli é, acima de tudo, uma lição de equilíbrio. O ataque posicional da sua equipa lembra a postura de um lutador de judo: cada movimento é calculado, cada avanço é consciente, e a prioridade máxima é nunca perder os apoios que sustentam toda a estrutura. Tal como um judoca que tenta derrubar o adversário sem se expor, a equipa de Farioli constrói o seu jogo ofensivo de forma metódica, preservando sempre a integridade defensiva.
Isto significa que, no caso de perda de bola, a transição para a fase defensiva é executada de forma mais fácil, organizada e eficiente, reduzindo significativamente os riscos de contra-ataque.

É verdade que esta abordagem pode limitar a capacidade de explorar os espaços na defesa adversária, sobretudo em situações de marcação individual, onde maior liberdade de movimentos poderia gerar situações mais imprevisíveis e potencialmente perigosas. O chamado “caos posicional” no ataque pode ser uma ferramenta eficaz para desorganizar o bloco defensivo adversário, mas, ao mesmo tempo, aumenta o risco de descoordenação quando a equipa perde a bola, dificultando uma rápida reorganização defensiva e expondo vulnerabilidades ao contra-ataque.

O modelo de Farioli é pensado para ser anti contra-golpe. A sua rigidez posicional e a previsibilidade do ataque organizado, que por vezes pode parecer repetitiva ou até monotona, não são fraquezas, mas sim escolhas conscientes. A prioridade é preservar o equilíbrio defensivo da equipa em todas as fases do jogo, minimizando riscos e garantindo que cada jogador saiba exatamente onde se posicionar, tanto no ataque quanto na transição defensiva.

O conservadorismo de Farioli não é falta de ambição, mas sim uma estratégia consciente: proteger o equilíbrio da equipa em todos os momentos, transformar o ataque num instrumento de controle e minimizar riscos em nome da solidez.

No fundo, o futebol de Farioli é um judo aplicado ao relvado: mover-se com propósito, atacar com consciência e nunca sacrificar a estabilidade em nome da ousadia. É um futebol que pensa antes de agir, que privilegia a segurança sobre o espetáculo e que, paradoxalmente, encontra na disciplina e na repetição o caminho mais seguro para o sucesso.
A malta agora até precisa de AI para escrever num fórum.

• Like
Reações: jcmp17 e Costa

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,997
29,704
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Esta ideia da fruta, da overperformance, dos xG, do apito dourado e do não jogam nada é uma ideia que vende bem.

Vende bem porque desde a pandemia, com o aumento de horas ao teclado depois de jantares regados, a malta ficou mais estúpida e exagerada. Basta ver os comentários que se fizeram ontem por aqui. Mas vamos falar dos outros. Continuando o meu ponto, desde 2020 que o campeão, à luz dos rivais, é sempre gamado. Sim, o Sporting do ano passado, o Porto de 2022, o próprio Benfica de 2023, para alguns é tudo um gamanço dos diabos.

Indo por partes, um dos grandes problemas da malta verde nas redes sociais é que só começaram a ver a bola desde o Amorim. E como tal, são muito meninos a ver isto. Não têm a experiência para perceber que um campeão tem mérito, irreverência, sorte, rateirice… tem isso tudo porque são quase 40 jogos onde 17 equipas tentam destronar uma, com duas oportunidades cada. Não se pode ser sempre brilhante. Ainda assim, só alguém muito estupido pode colocar em causa uma equipa com 18 vitórias em 19 jogos, com apenas 4 golos sofridos.

O Porto é uma equipa altamente competente, em Portugal, no meio de tanta estupidez e paragem cerebral que existe, é normal que os competentes se sobressaem. Na champions mamamos goleadas porque os outros são competentes. E mesmo dentro dessa loucura que é achar que o Porto não joga bem, aos olhos de uns fomos dominados em metade dos jogos do dragão este ano, no entanto ainda não conseguem dizer um jogo onde a equipa adversária tenha mais oportunidades que o Porto.

E acrescento, há que ser mais competente do que ter um futebol atrativo porque a realidade é que a qualidade dos treinadores na liga está a subir. Onde é que antigamente tínhamos equipas a sair em posse? Treinadores com o grau máximo da UEFA? Antigamente tínhamos Professores Neca com autocarros, bola na frente e carrinhos a torto e a direito. Jogar bem, já temos muitas equipas a fazê-lo. Ser competentes? Muito poucas.

Eu próprio como portista que era uma pessoa ativa na linha da frente contra as táticas e decisões do Conceição sou o primeiro a dizer isto: Enquanto não perdermos e formos ganhando sem sofrer, temos é de estar com a matraca fechada nas críticas. Estamos a ver algo histórico.

Vamos ser campeões, vai ser uma das melhores épocas da historia! E os adeptos da pandemia do Sporting vão achar que deveriam ter sido Hexacampeões ou o crl