#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,858
5,329
41
Porto, Portugal
Resultados na qualidade do futebol como é evidente.

Eu não consigo entender como é que há portistas que não entendem que é necessário mudar alguma coisa.
Para sermos campeões vai ser preciso mudar alguma coisa.

A ideia de que criticar é merecedor de voltar a ter VB é absurda.

Eu adorava ver o Fcporto nos primeiros dois meses do ano e entretanto é uma tortura.
É vital q se consiga mudar alguma coisa.
Ele tentou ajustar com o mora e o oskar
Mas n espero que mude nada no sistema a meio da epoca
Nao me importo que jogue à defesa se tenho de criticar alguma coisa critico a maneira Como quer fechar o jogo com 1-0 recuando em demasia
Com o VP trancavamos o jogo com 1-0 mas com posse de Bola e equipa subida, nao davamos hipoteses. Perdiamos a Bola mas recuperavamos logo
Agora conseguimos segurar mas com mais risco porque um cruzamento ou Uma falha da defesa num canto ou livre e empatamos

• Like
Reações: ricardo.costa

panenka

Tribuna Presidencial
2 Fevereiro 2015
5,625
3,030
Conquistas
28
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Tás a gozar só pode. Trocas um título europeu pela bosta do tugão.
Nao estou nada a gozar. E' olhar para o United do Amorim. Completamente a cagar para as competicoes internas para acabar por perder na final. Imagina o FC Porto perder tudo e chegar a final e num lance fortuito la' se vai o trofeu. Seria uma epoca desastrosa.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,348
7,187
Nao estou nada a gozar. E' olhar para o United do Amorim. Completamente a cagar para as competicoes internas para acabar por perder na final. Imagina o FC Porto perder tudo e chegar a final e num lance fortuito la' se vai o trofeu. Seria uma epoca desastrosa.
Essa pergunta de ontem do Cherife nao pressupoe a perda de uma final mas sim ter como garantido a conquista da Liga Europa.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
4,587
5,616
Por ai
Enquanto estava à espera que a minha conta fosse aprovada pelo administrador deste espaço, tive a oportunidade de ler vários dos comentários. Foi com muita surpresa que vi muitos foristas a mostrar desagrado com a atual situação do clube. Gostava de vos endereçar a seguinte pergunta:

No final da temporada passada, qual de vós estaria convicto de que o FC Porto, a 16 de Fevereiro de 2026 seria o 1º colocado do campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre um Sporting que perdeu apenas 1 jogador e se reforçou e 7 pontos de vantagem sobre um Benfica que voltou a fazer um investimento alto no plantel principal, com ambos os rivais numa situação financeira muito mais estável?

Confesso, eu não teria acreditado. A transformação do FC Porto da época passada para esta época foi uma transformação radical. O clube estabilizou financeiramente e operou uma verdadeira revolução na composição da sua equipa principal, encabeçada pela mudança de treinador e respetiva equipa técnica, mas também pela entrada e saída de imensos jogadores. Parece-me também óbvio que estamos no início de um projeto, pelo que as mudanças com o intuito de fortalecer a equipa principal continuarão.

O que me parece, através de uma análise de fora, é que o FC Porto optou por começar o processo de reconstrução a partir de trás, o investimento focou-se sobretudo em elevar o nível do setor defensivo e gradualmente fazer o mesmo no meio-campo e ataque. A abordagem pragmática de Farioli, não me parece que seja apenas ideologia, mas estratégia com base no contexto. Tenho a impressão de que se fossemos mais "aventureiros" no ataque, por esta altura não estaríamos em primeiro lugar, até porque o setor ofensivo é, muito claramente, o nosso setor com menor qualidade individual. Sem um consistência defensiva muito grande, muito provavelmente seriam mais os pontos perdidos.

Passamos de uma temporada desportiva miserável e caótica, para uma temporada em que voltamos a disputar títulos. A abordagem para esta época é sermos realistas e pragmáticos, todos, do presidente aos sócios e adeptos, para conseguirmos chegar ao grande objetivo que é terminar no primeiro lugar, devolver o FC Porto aos títulos, à Liga dos Campeões, ao seu lugar natural. Depois sim, poderemos discutir o que se pode e deve fazer para melhorar a qualidade de jogo.

Para terminar, acho importante ressalvar que o FC Porto só não tem ambas as competições internas muito mais bem encaminhadas por influências e fatores externos ao jogo que não estão sob o nosso controlo. Na Taça de Portugal, o Sporting foi escandalosamente beneficiado nos Açores, seguramente um dos grandes escândalos dos últimos anos, mas também beneficiado na última eliminatória com o Aves, onde Hjulmand deveria ter sido expulso por uma agressão com um pontapé na cabeça de um adversário. Na Liga, o FC Porto deveria ter mais 2 pontos e os adversários, sobretudo o Sporting, menos alguns pontos. Recordo o jogo em Famalicão, em que o Gonçalo Inácio deveria ter sido expulso ainda antes do intervalo com o jogo empatado, ou o jogo de ontem, com mais um erro descarado a beneficiar os mesmos de sempre.

Face a tudo isto, enquanto adeptos, deveríamos estar a ser uma avassaladora onda azul e não a contribuir para criar desconfianças no seio da nossa própria equipa, como tanto quer a comunicação social deste país.
Escusavas de ter escrito tanto. Isso ja foi dito centenas de vezes.

Enviado do meu SM-S931B através do Tapatalk

• Não gosto
Reações: constant
R

ricardo.costa

Bancada central
17 Março 2022
1,082
2,017
O 'jogar bem' não é um fim em si mesmo, é um meio para estar mais próximo de ganhar. Basta ver o que está a acontecer no SC Braga para perceber isso. É óbvio que o FC Porto tem mostrado problemas ofensivos, cria pouco e, com isso, os jogos nunca ficam fechados, porque uma vantagem mínima pode desaparecer num chouriço qualquer ou num penalty estúpido.

Quando se cria mais, quando há um volume ofensivo maior, os próprios adversários retraem-se e é mais provável que haja situações de perigo/finalização/golos da nossa parte. Criando mais, está-se mais perto de marcar. Isso parece-me evidente. E, sim, o FC Porto precisa de mais criatividade, de mais rasgo, de mais situações de finalização e, nas que cria, ser mais assertivo na definição, algo que tem faltado. Porque, se o fizer, estará mais perto de marcar mais e avolumar resultados.

Diferente é falar como se estivéssemos a lutar pelo terceiro lugar, a ganhar apenas por sorte ou a ser levados ao colo. É preciso racionalidade. Se me disserem que ganhamos os jogos todos até ao final por 1-0, assino já de cruz. Não por falta de ambição, mas porque é completamente irrelevante ganhar 4-0, 3-1, 5-2 ou 1-0. Este título é demasiado importante para estarmos preocupados com floreados.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
47,496
79,215
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Resultados na qualidade do futebol como é evidente
Isso não existe. Tens os resultados matemáticos que ficam na história, o resto não interessa. Sim, estamos a jogar mal e algo vai ter que mudar. Já todos sabemos isso. E vai mudar. A equipa vai voltar a jogar bem. Estamos num ciclo negativo em termos de qualidade ofensiva. Jogamos mal na frente. Mas temos jogado muito bem lá atrás.

Calma. Isto é uma equipa totalmente reconstruída há 6, 7 meses. Que teve 3 lesões graves. E que ainda é muito jovem no ataque. Não tens um Suarez, um Trincão, um Pote, jogadores maduros que jogam juntos há algum tempo e têm outra idade.

• Like
Reações: Roma

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,182
8,660
Estás confundido, talvez devido à distância no tempo. O benfica não beneficiou de nenhum auto-golo nesse campeonato.
Teve sim inúmeros favores dos árbitros da primeira à última jornada. Foi o mais escandaloso dos campeonatos a nível de arbitragem e um dos poucos em que os erros dos árbitros mudaram efectivamente o nome do campeão.
De resto, o campeonato de 2017/18, primeiro ano do Sérgio Conceição, foi bem mais escandaloso a nível da arbitragem do que o de 2018/19. Da primeira à última jornada, o benfica foi beneficiado e o Porto foi prejudicado, com a agravante de já existir VAR. Mas como fomos campeões, os adeptos não valorizam.
Aliás, até a época do Nuno Espírito Santo, com uns 15 penaltys que nos foram roubados, foi pior do que a época 2018/19.
Corroboro.

O primeiro ano de Lopetegui foi o mais escandaloso do que tenho memória. Quem não se lembra do golo do Maxi ainda no Benfica em casa contra o Gil num fora de jogo para á frente i de 15 metros ou do Enzo dar porrada em vários jogos e nunca ser expulso, etc, etc. Aliás isso deu azo a famosa expressão de Lopetegui perto do fim do campeonato, o famoso colinho.

• Like
Reações: brunovale1893

Qinglong

Arquibancada
26 Janeiro 2026
110
364
O FC Porto tem é de fazer o que é preciso para ganhar os seus jogos. É evidente que as críticas à produção ofensiva são justas, a equipa não está a conseguir produzir tanto. O que é estúpido é criticarmos a abordagem pragmática aos jogos, porque se as coisas não saem a nível ofensivo, há vários jogadores em baixo de forma e com pouca confiança, o que se tem de fazer é garantir que não se sofre golos e marcar um golo dê por onde der. E pior do que isso é colocar em causa todo o projeto.

Recordo o primeiro título do Rúben Amorim nos lagartos. Foram o pior ataque dos grandes, mas a melhor defesa. Muitos jogos ganhos pela margem mínima. Há jornada 22 tinham números muito similares aos do FC Porto atual, 44 golos marcados e 11 sofridos. Uma abordagem menos pragmática e os lagartos jamais teriam sido campeões. Elevaram o nível no setor ofensivo quando aumentaram substancialmente a qualidade individual no setor.

O futebol é simples. É preciso tentar melhorar para terminarmos a época da melhor forma, mas não há que inventar, se as coisas não estão a sair como queremos em termos de qualidade de jogo, o que se deve fazer é deixar os romantismos de lado, vestir o fato de macaco e garantir os 3 pontos, nem que seja por meio a zero.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,182
8,660
O FC Porto tem é de fazer o que é preciso para ganhar os seus jogos. É evidente que as críticas à produção ofensiva são justas, a equipa não está a conseguir produzir tanto. O que é estúpido é criticarmos a abordagem pragmática aos jogos, porque se as coisas não saem a nível ofensivo, há vários jogadores em baixo de forma e com pouca confiança, o que se tem de fazer é garantir que não se sofre golos e marcar um golo dê por onde der. E pior do que isso é colocar em causa todo o projeto.

Recordo o primeiro título do Rúben Amorim nos lagartos. Foram o pior ataque dos grandes, mas a melhor defesa. Muitos jogos ganhos pela margem mínima. Há jornada 22 tinham números muito similares aos do FC Porto atual, 44 golos marcados e 11 sofridos. Uma abordagem menos pragmática e os lagartos jamais teriam sido campeões. Elevaram o nível no setor ofensivo quando aumentaram substancialmente a qualidade individual no setor.

O futebol é simples. É preciso tentar melhorar para terminarmos a época da melhor forma, mas não há que inventar, se as coisas não estão a sair como queremos em termos de qualidade de jogo, o que se deve fazer é deixar os romantismos de lado, vestir o fato de macaco e garantir os 3 pontos, nem que seja por meio a zero.
E não é só isso.

Este ano mais que a nota artística é sobretudo fundamental garantir a presença na Champions, claro que ser campeão é o ideal mas no mínimo poder ter acesso a Champions.

Caso o acesso a Champions para o ano seja uma realidade dará mais músculo financeiro para investir e suprir as lacunas que o plantel ainda tem a nível ofensivo.

Não tenho dúvidas nenhumas que se para o ano o plantel tiver melhores extremos e manter a mesma coesão defensiva o futebol apresentado será bem mais agradável porque haverá melhores soluções.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,483
12,737
Toda a gente gosta de vitórias por 1-0.
Toda a gente assina ganhar o campeonato a ganhar sempre por 1-0.

Mas essa não é a questão.

O problema é que basta um golo do adversário e é um terror e quando sofremos primeiro?? Contra o Casa Pia sofremos primeiro e vimos TODOS a nossa total ineficácia.

Esperemos continuar a ter o registo impressionante que estamos a ter, mas mesmo com este registo, vamos sofrer golos!!

E por isso, a equipa tem obviamente que melhorar e rapidamente.

Este declínio começou no jogo com os vermelhos, para o campeonato, sabem quando isso foi? Em, 5 de outubro!!!!!

E podemos começar por entrarmos nos jogos com outra capacidade de pressão sob o adversário e tentar resolver cedo.

As nossas primeiras partes têm sido uma miséria- contar os verdes- nem uma oportunidade de golo!!

Também é preciso outra atitude desde que o primeiro minuto.

Rocha_do_Balteiro

Arquibancada
19 Setembro 2025
203
478
Balteiro
O 'jogar bem' não é um fim em si mesmo, é um meio para estar mais próximo de ganhar. Basta ver o que está a acontecer no SC Braga para perceber isso.
Não percebi bem o Braga aí nesse parágrafo.

Está jogar bem com resultados?

Bom, vai perguntar ao Salvador se está assim tão satisfeito com a classificação atual no campeonato.

E já disse diversas vezes; As comparações de um Braga com um dos três grandes é com a distância de Melgaço a Vila real de Santo António.

Os grandes têm sempre a pressão de ganhar, enquanto num Braga passam várias semanas sem grande atenção mediática.

A exigência perante os grupos de trabalho é incomparável.