Eu acho que o João faz bem em manter-se na UAE porque duvido que alguém lhe pague ao nível e tem de ser pragmático no dia em que vê o Seixas a aparecer, depois de já ter visto o Del Toro e outros que aí andam, mais que virão.. Para mim o exemplo do Simon Yates é perfeito para explicar, com condições ideais que o João nunca teve, ganhou 2 GTs e acabou a carreira aos 33 anos com bons ganhos monetários, um currículo invejável e ninguém o vai questionar mas também ninguém se lembra dele como um dos tais..
O João se ganhava o Giro ao Yates no ano passado nunca seria valorizado ao nível do que foi pelo que fez ao Jonas no Algarve e na Vuelta, ameaçou um dos ETs num GT, isto seria impensável em janeiro de 2025..
Está na melhor equipa, naquela que provavelmente lhe dará mais segurança financeira e por muito que se pense que podia ganhar um GT se fosse para outra equipa como líder inegável, temos de meter sempre uma série de dúvidas na mesa, ele muda de equipa, o crono melhora ou piora? O treino de posicionamento para não ter tantas vezes o esforço do diesel na subidas, melhora ou piora? O que o João ganharia em mudar seria mais em provas de uma semana onde seria líder incontestável, provavelmente um dos melhores em montanha, mas se piorar no crono, gajos como o Remco, Ayuso, Seixas, McNulty, Del Toro e por aí fora, vão acabar por arrumar com ele na mesma..
Também acho que ele no lugar do Del Toro teria ganho o Giro em 2025, o mexicano já podia ter sido útil ao Poga no Tour dado o domínio que houve mesmo depois do João sair e ainda acho que bem preparado e com a equipa certa até podia ter ameaçado mais o Jonas na Vuelta, mas isto é agora, a UAE alguma vez ia abdicar do João para o Tour depois de ele ter feito 4º em 2024? Nunca na vida, e dão-lhe este Giro 2026 como sinal de respeito, mas lá está, o Jonas quer ganhar um GT e sabe que vai ser rebentado pelo esloveno em França, vai ao Giro bem apoiado e só um super João consegue virar a Jumbo..
O grande cenário seria o João ganhar Giro e/ou Vuelta este ano e depois se perceber que é mais importante para ele continuar a lutar por GTs, negoceia a saída, se não acontecer tem de pensar bem, porque tem contrato até aos 30, se as coisas forem correndo bem ainda pode renovar e mesmo que acabe a carreira como gregário de luxo sem nunca ter ganho um GT, por muito que se diga "e se tivesse mudado" é um "e se" que aos 30 e poucos anos e milionário pesa menos..
Sem extender muito mais, é a visão pragmática que tenho da carreira do João desde sempre, faço um paralelismo com o Gabri Veiga, decidiu ser milionário e depois de estar sentado numa pipa de massa optou por voltar a ser futebolista pelo gosto e pela carreira bonita que pode tentar alcançar.. Se o João tivesse ganho 30M de euros até aos 23 anos, tenho a certeza que teria tomado outras decisões de carreira..