SL Benfica
2
FC Porto
2
Mar 08, 2026 at 06:00 PM

O que acham que vai acontecer no jogo de domingo?

• Total de eleitores
    294
  • Votação fechada .

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
52,918
42,966
63
Aveiro
Estou em modo @dragonfever.

Nas últimas semanas, desde o Casa Pia, não temos tido um pingo de sorte e felicidade. É os filhos da puta dos lagartos com sete vidas, é nós a desperdiçar xeque mates atrás de xeque mates. Foi a derrota na Taça. Têm sido semanas de merda.

Aqui sempre se disse que Março ia ser o mês das decisões e os resultados não têm sido os melhores, embora pudessem ser piores. Que consigamos vencer em Braga para meter estas semanas merda para trás. Esta azia acumulada já está a fazer mossa no estômago.

Estou doente com esta merda como se tivesse perdido ontem.
Para bem da minha saúde eu tento não vibrar exageradamente com isto. Mas é muito difícil.
Ontem antes do jogo começar até estava razoavelmente calmo.
Fiquei mais nervoso quando começámos a ganhar e ainda mais com aquele segundo golo mágico.
Mas como já são mais de 50 anos a ver a bola tentei não entrar em euforias, mesmo depois do 1-2 porque tivemos ali 2 ou 3 bolas seguidas para matar o jogo e parecia-me que mais tarde ou mais cedo isso ía acontecer.
Por isso também por aqui uma azia descomunal com este empate, porque o pássaro esteve na mão.
Mas acho que o vamos agarrar outra vez e não volta a fugir! 😎

Última edição:
Mary Antas

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,139
5,174
Estou em modo @dragonfever.

Nas últimas semanas, desde o Casa Pia, não temos tido um pingo de sorte e felicidade. É os filhos da puta dos lagartos com sete vidas, é nós a desperdiçar xeque mates atrás de xeque mates. Foi a derrota na Taça. Têm sido semanas de merda.

Aqui sempre se disse que Março ia ser o mês das decisões e os resultados não têm sido os melhores, embora pudessem ser piores. Que consigamos vencer em Braga para meter estas semanas merda para trás. Esta azia acumulada já está a fazer mossa no estômago.

Estou doente com esta merda como se tivesse perdido ontem.
Os dois últimos parágrafos podiam ter sido escritos por mim. Ainda estou aqui como se estivéssemos em segundo lugar a 4 pontos. Não era só pelo campeonato, era pelo adversário, porque poderíamos ter tido uma vitória categórica que teria de certa forma limpo os duelos da época passada.

Mas se olharmos só para as coisas más não vamos a lado nenhum, Ricky.

Paradoxalmente, os últimos quatro jogos mostraram uma das melhores versões do Porto desta época. Não ganhaste todos, ontem por imensa parvoíce, da mesma forma que tiveste vitórias noutros jogos em que fizeste muito pouco para isso.

Lembras-te do campeonato de 2006/07? Estava ganho a meio e, de repente, perdemos em casa com o sporting e vamos à luz uma semana depois com um ponto de vantagem sobre o benfica. Fica 1-1 (injusto, mas obrigada Rentería) e saímos do galinheiro todos confiançudos que ia ser nosso, a faltar mais ou menos o que falta agora. Ao intervalo do último jogo estávamos no segundo lugar. Com o que vejo dos adeptos neste momento (não me estou a excluir), acho que tínhamos morrido todos naquele dramático jogo debaixo de um dilúvio em Paços de Ferreira.

Estamos sedentos e esfomeados por títulos e isso também nos tolhe a racionalidade e dispara os nervos. Mas olha, respira fundo, tem paciência que já falta pouco e anda para a frente que esta equipa não fica presa ao que já não consegue mudar.

• Love
Reações: Ricky Silva

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,736
22,754
Vila Nova de Gaia, 1975
Discordo, porque aos 60 minutos, o caminho ia ser outro!
O Fofana parte o jogo, o que até nos colocou mais perto de marcar o terceiro do que sofrer, mas aos 60 minutos, acredito que o Farioli quisesse fechar o jogo! Não conseguiu, porque havia a gestão física a fazer - que ele faz sempre! Ou seja, aos 45 minutos, ele mete o Fofana porque nos coloca mais perto de marcar; aos 60 minutos, meteria o Rosário, porque nos colocaria mais perto de não sofrer…
Como é que o Fofana parte o jogo se é mais defensivo que o Veiga?

Isso pura e simplesmente não aconteceu.

Na realidade o regime não cria nada de significativo até ao golo que é cerca dos 70 minutos! E o golo resulta de uma má abordagem da nossa pressão que deixa o Lukebakio um para um com o Moura...

É esse erro que os coloca em jogo.

• Like
Reações: jcmp17

sempredragao

Tribuna
25 Novembro 2013
2,856
9,061
Conquistas
1
  • Junho/19
Só hoje vou escrever porque ontem estava com uma azia enorme, porque fizemos um grande jogo mereciamos ter ganho tamanha foi a nossa superioridade e nos últimos 4 jogos a equipa tem subido de rendimento e a nível fisico estamos a voar. Eu fui critico do farioli porque estavamos a ficar previsiveis na nossa construção e as equipas estavam a conseguir bloquear mas o Farioli como inteligente que é criou nuances diferentes, ontem fez 3x2 utilizando o Diogo costa para fazer superioridade passe vertical no borja e froholdt e bola no varela de frente para o jogo e acelerarmos o jogo. 1 parte fantástica e não critico as substituiçoes apenas e só a entrada do Moura não fez qualquer sentido e nem vou falar do que podia ter sido feito porque já muita gente aqui falou e bem. Estou mais confiante que nunca. Somos a melhor equipa do campeonato a melhor trabalhada a que tem a melhor ideia de jogo e só digo uma coisa com outro tipo de jogadores no ataque este campeonato era um passeio. Estamos a voltar ao Porto do início do campeonato quem tem que nos temer são os adversários . Vamos ser campeões porque somos a melhor equipa. Porto!

Bruno Daniel

Bancada lateral
18 Julho 2006
541
337
Dos 9 jogos até ao final, os próximos 4 serão na teoria os mais difíceis. E vêm na melhor altura, num momento em que estamos a subir de nível, a jogar muito melhor, e a criar muito mais. 12 pontos e já não fugirá o título.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,539
33,590
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Só hoje vou escrever porque ontem estava com uma azia enorme, porque fizemos um grande jogo mereciamos ter ganho tamanha foi a nossa superioridade e nos últimos 4 jogos a equipa tem subido de rendimento e a nível fisico estamos a voar. Eu fui critico do farioli porque estavamos a ficar previsiveis na nossa construção e as equipas estavam a conseguir bloquear mas o Farioli como inteligente que é criou nuances diferentes, ontem fez 3x2 utilizando o Diogo costa para fazer superioridade passe vertical no borja e froholdt e bola no varela de frente para o jogo e acelerarmos o jogo. 1 parte fantástica e não critico as substituiçoes apenas e só a entrada do Moura não fez qualquer sentido e nem vou falar do que podia ter sido feito porque já muita gente aqui falou e bem. Estou mais confiante que nunca. Somos a melhor equipa do campeonato a melhor trabalhada a que tem a melhor ideia de jogo e só digo uma coisa com outro tipo de jogadores no ataque este campeonato era um passeio. Estamos a voltar ao Porto do início do campeonato quem tem que nos temer são os adversários . Vamos ser campeões porque somos a melhor equipa. Porto!
Com outro tipo de jogadores no ataque era uma equipa para fazer graça na Champions.

Bastava ao invés de Pepê e Borja ter extremos diferenciados.

Aquilo que fizemos com o Diogo Costa espero que façamos contra o Braga que no Dragão veio cá a pressionar a saida de bola com 3x3 e roubou-nos a bola.

Ps-O que achas do polaco? Jogador diferenciado?

• Like
Reações: sempredragao

BlueDragon

Tribuna
16 Março 2012
3,137
3,375
Há empates que sabem a empate.
E há empates que sabem a derrota.
O que aconteceu ontem na Luz pertence claramente à segunda categoria. Não porque o Benfica tenha sido superior durante todo o jogo, não porque fomos esmagados, não porque fomos incapazes de competir. Nada disso. O que deixa um sabor tão amargo é perceber que, mais uma vez, **perdemos pontos por demérito nosso**.
E isso já tinha acontecido há pouco tempo.
Contra o Sporting, um penálti, no mínimo idiota, no último segundo tirou-nos dois pontos que pareciam seguros. Na altura escrevi aqui algo que continuo a acreditar: o problema não foi o erro em si. O penálti foi um lance. No futebol, erros acontecem. O verdadeiro teste é sempre a forma como reagimos depois.
Mas há uma diferença grande entre cometer um erro… e insistir nele.
O caso de Moura acaba por simbolizar um pouco isso. Na altura, achei exagerado o ataque que lhe fizeram. Um jogador jovem não pode ser crucificado por um lance. O futebol está cheio de erros decisivos, até dos maiores. Mas também é verdade que há coisas que o adepto vê… e espera que quem está dentro veja ainda melhor.
Nem sempre o talento se mede apenas no pé. Muitas vezes mede-se na cabeça. Na forma como se lida com pressão, com contexto, com responsabilidade. E a verdade é que, neste momento, é difícil defender que o Moura tenha condições para continuar a vestir a camisola do FC Porto. Não digo isto com prazer, nem com vontade de apontar culpados fáceis. Digo-o porque o futebol também exige lucidez e clareza.
E é aqui que entra algo que me custa bastante a entender.
Temos um treinador que, em muitas situações, demonstra um pragmatismo absoluto. Basta ver a forma como gere jogadores com cartão amarelo: quase sempre ele opta por substitui-los, estejam a fazer um grande jogo ou não. É uma gestão de risco clara, quase mecânica, que faz parte da forma como ele olha para o futebol. Confesso que nem sempre concordo com este tipo de padrão rígido, porque para mim o jogo também vive de contexto e de momentos, mas consigo compreender a lógica e, acima de tudo, respeitá-la.
Mas depois surgem decisões que parecem fugir a essa mesma lógica.
Se já vimos o treinador colocar Kiwior à esquerda para permitir que Thiago Silva fosse titular no centro da defesa, então é legítimo perguntar: numa fase tão decisiva do campeonato, porque se assume um risco destes? Porque se insiste em colocar Moura numa situação que já tinha dado sinais claros de fragilidade?
Onde ficou o pragmatismo que tantas vezes vimos noutras decisões? Porque aqui pareceu surgir outra lógica, quase como se houvesse a necessidade de demonstrar que o elo mais fraco tem de ser protegido a todo o custo.
E confesso que isto às vezes me faz lembrar um fenómeno que vemos cada vez mais fora do futebol: uma pressão social crescente para que determinadas ideias sejam aceites quase por obrigação, como se apoiar minorias ou quem está mais frágil tivesse de acontecer independentemente do contexto ou das consequências. Eu percebo a intenção, e em outras situações, até podia concordar com o principio de que ninguém deve ser abandonado, mas há momentos em que essa lógica simplesmente não faz sentido.
Num clube como o FC Porto, proteger um jogador não pode significar expor a equipa inteira. E muito menos fazê-lo num momento que pode decidir um campeonato. Basta olhar para o resultado final e perguntar algo simples: alguém acredita que o Moura saiu reforçado do jogo de ontem?
No Porto sempre houve uma regra clara. Aqui não podem existir quotas e muito menos lugares protegidos. Aqui joga quem está preparado, quem aguenta a pressão e quem demonstra competência. Sempre foi assim que o clube construiu a sua identidade.
Não é uma crítica feita de raiva. É uma dúvida sincera. Porque são decisões assim que acabam por influenciar momentos que podem decidir uma época inteira.
E é isso que mais custa neste momento.
Podíamos estar aqui hoje a falar de um campeonato praticamente fechado. Podíamos estar a celebrar um passo gigantesco rumo ao título. Em vez disso, demos algo que os nossos adversários não tinham: **esperança**.
Eles ganham motivação. Nós perdemos tranquilidade.
E isso acontece com uma equipa que continua a ser… difícil de explicar.
Este Porto não joga mal. Mas também não joga bem. Há momentos em que vemos qualidade clara, jogadores com capacidade, ideias que fazem sentido. E depois, de repente, parece que a bola pesa. Como se queimasse nos pés dos jogadores. Como se a confiança tivesse desaparecido, ou que a vontade de jogar tivesse desaparecido. Não acredito que seja falta de qualidade, porque muitos destes jogadores já demonstraram o contrário. Por isso mesmo é que tudo isto se torna ainda mais estranho…. Mas isso fica para outro texto.
Mas nem tudo foi negativo ontem.
Há jogadores que continuam a fazer um trabalho ingrato e pouco reconhecido. Pepê é um deles. Para muitos adeptos continua a ser um patinho feio, mas quem olha para o jogo com atenção percebe a importância do que ele faz sem bola. Posicionamento, coberturas, cortes em jogadas perigosíssimas… em praticamente todos os jogos há duas ou três situações em que ele aparece para fechar um lance que podia perfeitamente acabar em golo.
E aqui está um dos grandes paradoxos do futebol: quando alguém marca um golo, toda a gente celebra algo concreto, visível, indiscutível. Mas quando um jogador faz um corte destes, ninguém sabe se dali nasceria realmente um golo adversário. O mérito fica invisível. Não há replay emocional para festejar o que não aconteceu.
E quando esse jogador é um avançado, a injustiça ainda é maior. Porque se não marca, rapidamente surgem críticas. Muitos dos que criticam nem param para pensar se aquele jogador está a cumprir exatamente aquilo que o treinador lhe pede, ou se é peça importante na forma como a equipa se organiza sem bola. Esse tipo de trabalho raramente aparece nos resumos, mas muitas vezes é ele que evita problemas muito maiores.
E depois ainda tem outro ponto do jogo de ontem que tenho que trazer aqui, porque se trata de um momento que faz-nos lembrar porque é que o futebol é magico e move multidões.
O golo do “miúdo” Oskar é um desses momentos. Não é apenas a execução técnica. É o contexto: Estádio adversário, mais de 60 mil pessoas nas bancadas, um jogo que podia encaminhar o campeonato, frente a um defesa campeão do mundo e capitão do eterno rival. E mesmo assim ele arrisca. Arrisca fazer algo que muitos ali talvez já não tivessem a coragem de tentar.
E isso também nos obriga a lembrar que esta equipa começou o campeonato com essa mesma coragem. Havia jogadores a arriscar, a assumir o jogo, a tentar coisas diferentes, e dessa ousadia nasceram boas jogadas e alguns golos muito bonitos. Mas com o passar das jornadas essa irreverência parece ter desaparecido. Como se a pressão do momento, ou talvez alguma orientação vinda de fora do campo, tivesse ido roubando confiança semana após semana.
Por isso o gesto do Oskar diz mais do que apenas um golo bonito. Mostra que a vontade e coragem de ser melhor, é recompensada. A pergunta agora é outra: essa coragem vai crescer dentro da equipa… ou daqui a uns meses estaremos a falar dele como hoje falamos de Borja ou de William, jogadores que começaram cheios de ousadia e acabaram engolidos pela mesma falta de confiança que hoje parece contaminar o grupo?
É preciso personalidade para fazer aquilo que ele fez. E ontem, naquele momento, o miúdo mostrou que a tem.
Também é justo dizer que o Benfica fez um jogo digno. Talvez pela primeira vez esta época senti um Benfica que realmente quis ganhar. E quando duas equipas entram assim em campo, quem paga bilhete acaba por ver um espetáculo melhor.
Mas no fim, o que fica é outra sensação.
A de que o maior adversário do FC Porto, neste momento, não está em Lisboa… está dentro da própria equipa.
BOF_Abraços
Ricardo Amorim

JRSB

Lugar Anual
7 Maio 2016
30,650
30,147
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Com outro tipo de jogadores no ataque era uma equipa para fazer graça na Champions.

Bastava ao invés de Pepê e Borja ter extremos diferenciados.

Aquilo que fizemos com o Diogo Costa espero que façamos contra o Braga que no Dragão veio cá a pressionar a saida de bola com 3x3 e roubou-nos a bola.

Ps-O que achas do polaco? Jogador diferenciado?
É o que vai acontecer para o ano

• Like
Reações: BlueDragon

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
16,494
18,431
Como é que o Fofana parte o jogo se é mais defensivo que o Veiga?

Isso pura e simplesmente não aconteceu.

Na realidade o regime não cria nada de significativo até ao golo que é cerca dos 70 minutos! E o golo resulta de uma má abordagem da nossa pressão que deixa o Lukebakio um para um com o Moura...

É esse erro que os coloca em jogo.
O regime começa a ficar mais perigoso quando entra o Ivanovich e o lukebakio

Entraram os 2 muito bem e a coincidir com a entrada do Moura começaram a ameaçar

O rafa era um buraco

• Like
Reações: Azul Escuro e Porto