Bilheteira - Preços, locais de compra, bilhetes online, etc

Qinglong

Bancada lateral
26 Janeiro 2026
727
2,226
Meu caro, percebo a 100% o que queres dizer, mas acho que não vamos obrigar o clube a pedir o cartão de cidadão à entrada para o estádio e quem for estrangeiro é barrado logo ali.

Um clube como o nosso não pode ser fechado sobre si mesmo e para além das vitórias, o clube vive do marketing, da venda de bilhetes, da publicidade, etc.

Obviamente nunca vais ter uma lotação em que 50% são estrangeiros ou turistas, será sempre uma percentagem muito reduzida.
Isso não é assim tão linear. Depende do tipo de estratégias que o clube for adotando.

O que se passa no Camp Nou e no Bernabéu, mas também em muitos outros estádios por essa europa fora não é nada bonito de se ver. O acesso a um estádio de futebol não deve nunca ser medido pelo poder aquisitivo. Pela dimensão de um clube português, acho que nunca vamos chegar à situação de Barcelona e Real, talvez sejam os dois casos mais extremos da gentrificação dos estádios de futebol na Europa. Ali o uma pessoa da classe trabalhadora deixou de poder ir ver a sua equipa, queres comprar um bilhete para os piores lugares do estádio e tens de gastar 150€ para cima, com os novos estádios ainda pior.

Acho que infelizmente, estamos a ir nesta direção, e no futuro vai ser cada vez mais difícil para um adepto normal ir ao estádio. Vamos ver quando se fizerem as renovações no estádio, mas não gosto nada desta ideia de se dividir as bancadas em zonas premium, vip, e mais não sei o quê.

• Like
Reações: dragao_69

Qinglong

Bancada lateral
26 Janeiro 2026
727
2,226
O pessoal faz cada filme. Tudo isso, essas receitas, faz parte da necessidade de sobrevivência do Clube, mas daí a termos um Estádio repleto de estrangeiros e com cânticos em inglês, é o chamado navegar na maionese. A diferença é que a Cidade hoje em dia tem muito mais turismo e residentes estrangeiros do que tinha há 20 ou 30 anos. Processo igualmente natural no mundo em que vivemos e do interesse que a própria cidade gera, e ainda bem. Por isso é natural que em vez de termos meia dúzia de estrangeiros, como possivelmente tínhamos nas Antas ou nos primeiros tempos do Dragão, se calhar passamos a ter algumas centenas espalhadas pelo Estádio. Alguns dos quais que até já falam português, por já cá viverem há algum tempo. Isso influencia zero na cultura e identidade do Clube. Bem pelo contrário, ajuda a divulgar a nossa marca pelo Mundo.
Que dificuldade de interpretar textos. Eu dei os casos extremos do futebol europeu como exemplo daquilo que não se deve fazer. O que se passa no Bernabeu e no Camp Nou é uma aberração total. É literalmente futebol para ricos e estrangeiros.

Evidentemente, como referi antes, o FC Porto não vai chegar a este extremo, porque não tem a dimensão mundial de Barcelona e Real, mas que estamos a entrar por este processo de gentrificação estamos. Não só nós, mas também os lagartos e lampiões. Quando se fala em aumentar preços de lugares anuais porque estão muito baixos, ou dos próprios bilhetes, é só absolutamente ridículo.

• Like
Reações: dragao_69

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
13,174
20,893
Isso não é assim tão linear. Depende do tipo de estratégias que o clube for adotando.

O que se passa no Camp Nou e no Bernabéu, mas também em muitos outros estádios por essa europa fora não é nada bonito de se ver. O acesso a um estádio de futebol não deve nunca ser medido pelo poder aquisitivo. Pela dimensão de um clube português, acho que nunca vamos chegar à situação de Barcelona e Real, talvez sejam os dois casos mais extremos da gentrificação dos estádios de futebol na Europa. Ali o uma pessoa da classe trabalhadora deixou de poder ir ver a sua equipa, queres comprar um bilhete para os piores lugares do estádio e tens de gastar 150€ para cima, com os novos estádios ainda pior.

Acho que infelizmente, estamos a ir nesta direção, e no futuro vai ser cada vez mais difícil para um adepto normal ir ao estádio. Vamos ver quando se fizerem as renovações no estádio, mas não gosto nada desta ideia de se dividir as bancadas em zonas premium, vip, e mais não sei o quê.
Não gostas desta ideia de bancadas premium ou vip ? Desculpa informar, mas é apenas uma questão de semântica. Nas Antas já existiam Camarotes e zonas com os chamados Cativos. O mesmo já existia no Campo da Constituição, imagina lá.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
13,174
20,893
Que dificuldade de interpretar textos. Eu dei os casos extremos do futebol europeu como exemplo daquilo que não se deve fazer. O que se passa no Bernabeu e no Camp Nou é uma aberração total. É literalmente futebol para ricos e estrangeiros.

Evidentemente, como referi antes, o FC Porto não vai chegar a este extremo, porque não tem a dimensão mundial de Barcelona e Real, mas que estamos a entrar por este processo de gentrificação estamos. Não só nós, mas também os lagartos e lampiões. Quando se fala em aumentar preços de lugares anuais porque estão muito baixos, ou dos próprios bilhetes, é só absolutamente ridículo.
Não há nenhum processo de gentrificação. Eu também gostava que o preço do pão fosse o mesmo de há 20 anos, mas infelizmente custa 3 ou 4 vezes mais. Só se pão estiver em gentrificação.

Qinglong

Bancada lateral
26 Janeiro 2026
727
2,226
Não gostas desta ideia de bancadas premium ou vip ? Desculpa informar, mas é apenas uma questão de semântica. Nas Antas já existiam Camarotes e zonas com os chamados Cativos. O mesmo já existia no Campo da Constituição, imagina lá.
Não, não gosto da ideia de bancadas premium com assentos especiais. A divisão dos lugares do estádio e dos preço dos bilhetes já tem um preço associado baseado. Uma bancada central é mais cara porque vês melhor o jogo. Agora estamos a criar mais divisões, com os setores premium e as cadeiras especiais, as experiências vip, o que, inevitavelmente, vai fazer aumentar os preços dos bilhetes. Não somos um país com grande poder aquisitivo, isto vai afastar um certo número de adeptos apaixonados pelo clube e trazer gente com dinheiro, sejam turistas ou até mesmo adeptos, mas com muito menos paixão pelo clube.

Qinglong

Bancada lateral
26 Janeiro 2026
727
2,226
Não há nenhum processo de gentrificação. Eu também gostava que o preço do pão fosse o mesmo de há 20 anos, mas infelizmente custa 3 ou 4 vezes mais. Só se pão estiver em gentrificação.
É claro que há, muito leve ainda, mas com tendência para se intensificar no futuro. Negar isto é negar a realidade. Não tem nada a ver com o aumento natural do preço face a uma inflação natural.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
13,174
20,893
Não, não gosto da ideia de bancadas premium com assentos especiais. A divisão dos lugares do estádio e dos preço dos bilhetes já tem um preço associado baseado. Uma bancada central é mais cara porque vês melhor o jogo. Agora estamos a criar mais divisões, com os setores premium e as cadeiras especiais, as experiências vip, o que, inevitavelmente, vai fazer aumentar os preços dos bilhetes. Não somos um país com grande poder aquisitivo, isto vai afastar um certo número de adeptos apaixonados pelo clube e trazer gente com dinheiro, sejam turistas ou até mesmo adeptos, mas com muito menos paixão pelo clube.
Eu tenho lugar anual na Arquibancada e a mim não me afeta nada. Se tiver dinheiro ou vontade de mudar para a Central Premium para ter uma experiência diferente, passo a ter essa opção. Só paga quem quer para estar naquele setor específico, que sempre existiu. Apenas foi alargado, devido ao contrato com a Ithaka e porque consideram que há mercado para isso. Nessa visão de mundo, não podiam haver hóteis 5 estrelas na cidade, nem restaurantes estrelas michelin, porque vai fazer encarecer as tascas. Desculpa lá, mas isso é visão pequenina.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
15,253
28,634
35
Vila Das Aves
Eu tenho lugar anual na Arquibancada e a mim não me afeta nada. Se tiver dinheiro ou vontade de mudar para a Central Premium para ter uma experiência diferente, passo a ter essa opção. Só paga quem quer para estar naquele setor específico, que sempre existiu. Apenas foi alargado, devido ao contrato com a Ithaka e porque consideram que há mercado para isso. Nessa visão de mundo, não podiam haver hóteis 5 estrelas na cidade, nem restaurantes estrelas michelin, porque vai fazer encarecer as tascas. Desculpa lá, mas isso é visão pequenina.
Na minha modesta opinião, na arquibancada é onde se vê melhor o jogo.

Qinglong

Bancada lateral
26 Janeiro 2026
727
2,226
Eu tenho lugar anual na central poente, não é uma questão de me afetar ou deixar de afetar, não é sobre mim, é sobre o futebol no geral.

E estamos a falar sobre futebol, não estamos a falar sobre a sociedade no geral. Usar restaurantes e hotéis como argumento não tem sentido absolutamente nenhum, mas até que podíamos aprender com a massificação do turismo nas grandes cidades e o processo de gentrificação que levou a que cidades como o Porto e Lisboa se tornassem parques de diversão para estrangeiros e afastassem a população local para os arredores. Não é uma visão contra o turismo, porque foi bastante positivo para a cidade do Porto, mas o excesso de turismo teve consequências absolutamente nefastas.

Aproveita e vai dizer aos alemães que eles têm uma visão muito pequenina.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
26,770
48,175
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Não me parece de todo que seja o momento para se discutir um aumento de lotação do Estádio do Dragão, sobretudo num momento do clube em que existem muitas outras prioridades. Relativamente ao Estádio, o principal é renovar as estruturas e modernizar instalações.

Aquilo que eu temo, é entrarmos por um caminho de gentrificação dos estádio. Já vi por aqui vários comentários que me assustaram e dos quais eu discordo totalmente. Não quero ver o Dragão como o Bernabéu ou o Camp Nou, com ambientes totalmente artificiais, com estádios repletos de estrangeiros e turistas de classe média/alta e cânticos em inglês ao estilo americano. O futebol é um desporto popular, a essência de um clube como o FC Porto e a sua maior força está na gente trabalhadora e humilde.

Devemos resistir a este ímpeto da americanização dos estádios de futebol, mas temo que já estejamos neste caminho.
O que dizes é uma realidade mas é também o preço do sucesso.

Obviamente não se fala de gentrificação nas bancadas do Getafe ou do Tondela

Os clubes grandes, top 20 da Europa como nós somos tem essa procura por parte de quer turistas que nos visitam quer de adeptos do nosso clube que tem poder de compra e estão dispostos a pagar X por um serviço premium, é o que é.

O caminho tem de ser o do equilíbrio obviamente.

Qinglong

Bancada lateral
26 Janeiro 2026
727
2,226
O que dizes é uma realidade mas é também o preço do sucesso.

Obviamente não se fala de gentrificação nas bancadas do Getafe ou do Tondela

Os clubes grandes, top 20 da Europa como nós somos tem essa procura por parte de quer turistas que nos visitam quer de adeptos do nosso clube que tem poder de compra e estão dispostos a pagar X por um serviço premium, é o que é.

O caminho tem de ser o do equilíbrio obviamente.
Esse é o meu ponto desde o início, existir equilíbrio. Não nos deixarmos levar por uma ideia de comercialização total dos jogos do FC Porto abdicando de quem é essência do clube para atrair mais receitas. O futebol antes de ser um produto comercial é uma experiência cultural e isto alemães entendem melhor do que a maior parte do resto da europa, não é à toa que os ambientes são muito melhores do que em Inglaterra ou em Espanha.

Fico com algum receio porque a Ithaka é uma empresa que trabalha nesse sentido de tornar tudo num estádio num produto comercial bem ao estilo americano.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
102,875
249,504
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Quem dera ao clube ter procura suficiente de turistas para vender bilhetes de público a valores exorbitantes

• Like
Reações: mega_dragon

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
13,174
20,893
Eu tenho lugar anual na central poente, não é uma questão de me afetar ou deixar de afetar, não é sobre mim, é sobre o futebol no geral.

E estamos a falar sobre futebol, não estamos a falar sobre a sociedade no geral. Usar restaurantes e hotéis como argumento não tem sentido absolutamente nenhum, mas até que podíamos aprender com a massificação do turismo nas grandes cidades e o processo de gentrificação que levou a que cidades como o Porto e Lisboa se tornassem parques de diversão para estrangeiros e afastassem a população local para os arredores. Não é uma visão contra o turismo, porque foi bastante positivo para a cidade do Porto, mas o excesso de turismo teve consequências absolutamente nefastas.

Aproveita e vai dizer aos alemães que eles têm uma visão muito pequenina.
Estás redondamente enganado quanto ao facto do turismo ter atirado população para os arredores. Esse movimento iniciou-se em massa nos anos 80 e 90, bem antes deste crescimento massivo do turismo, que criou imensos empregos e fez reabilitar muitos edifícios devolutos na Baixa e Centro Histórico. Essa ladainha que o turismo é que fez mover gente para a periferia é uma falácia e das grandes. Aliás, no caso do Município do Porto até tem recuperado população nos últimos anos. E se tem orçamento para aplicar medidas no sentido de reabilitar casas e aplicar no programa de arrendamento acessível para classe média, é graças à taxa turística e receitas indiretas que por aí advém. A economia da sociedade em geral, que o Clube faz parte, tem de viver com as diversas realidades e classes. Não podemos fechar o Clube e geri-lo de forma autista, fechado sobre si mesmo, completamente fora do que se passa da realidade e do potencial que deve explorar.

Última edição:
  • Like
Reações: Hendrix

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
26,770
48,175
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Esse é o meu ponto desde o início, existir equilíbrio. Não nos deixarmos levar por uma ideia de comercialização total dos jogos do FC Porto abdicando de quem é essência do clube para atrair mais receitas. O futebol antes de ser um produto comercial é uma experiência cultural e isto alemães entendem melhor do que a maior parte do resto da europa, não é à toa que os ambientes são muito melhores do que em Inglaterra ou em Espanha.

Fico com algum receio porque a Ithaka é uma empresa que trabalha nesse sentido de tornar tudo num estádio num produto comercial bem ao estilo americano.
Eu não vejo problema nenhum em melhorar a experiência do adepto. Com melhor comida, bebida, cerveja de preferência com álcool.

E que haja aquilo que já existe em todas as principais ligas que são os lugares premium, o famosos Padded Seats.

O preço também se pode manter por exemplo nos topos, forçar o safe standing que ia aumentar ligeiramente a capacidade dessas bancadas por exemplo.

Quanto a essência também é preciso não generalizar e achar que só a malta de baixos rendimentos é que vive o clube 24/7 ou que cria bom ambiente e apoia melhor...

Agora deve existir sempre uma parte da lotação do estádio que permita albergar lugares anuais e bilhetes a preços mais baixos.

Isto na minha opinião claro.

A ithaka apesar de tudo está mais interessada no Corporate e camarotes e afins, e food e beverage.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
8,588
15,020
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
E que haja aquilo que já existe em todas as principais ligas que são os lugares premium, o famosos Padded Seats.
Esta geração é cómica à brava.
Nas Antas já havia "padded seats", compravas uma almofadinha à entrada pelo preço de um saco de tremoços e estava feito. Mas não tinha nome inglês, chamava-se só "almofadinha para o cu", e como bónus podias mandá-la ao focinho do José Soares quando viesse cá jogar pelo Alverca.

Bons tempos.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
26,770
48,175
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Esta geração é cómica à brava.
Nas Antas já havia "padded seats", compravas uma almofadinha à entrada pelo preço de um saco de tremoços e estava feito. Mas não tinha nome inglês, chamava-se só "almofadinha para o cu", e como bónus podias mandá-la ao focinho do José Soares quando viesse cá jogar pelo Alverca.

Bons tempos.
Encontrei dois desse em casa dos meus pais que devem ter uns 30 anos.

Mas podes ver nesse "canal" as reviews que são feitas desse tipo de produto nos estádios europeus. Desde as primeiras ligas a segundas e terceiras ligas.Pelos mais variados preços. Para além das reviews depois vendem esses pacotes. A procura a nível europeu para isto já é muito alta e estamos muitas vezes a falar de bilhetes de 200€ ou 300€ os mais baratos..

• Like
Reações: Y_Chippo