Isso não é assim tão linear. Depende do tipo de estratégias que o clube for adotando.Meu caro, percebo a 100% o que queres dizer, mas acho que não vamos obrigar o clube a pedir o cartão de cidadão à entrada para o estádio e quem for estrangeiro é barrado logo ali.
Um clube como o nosso não pode ser fechado sobre si mesmo e para além das vitórias, o clube vive do marketing, da venda de bilhetes, da publicidade, etc.
Obviamente nunca vais ter uma lotação em que 50% são estrangeiros ou turistas, será sempre uma percentagem muito reduzida.
O que se passa no Camp Nou e no Bernabéu, mas também em muitos outros estádios por essa europa fora não é nada bonito de se ver. O acesso a um estádio de futebol não deve nunca ser medido pelo poder aquisitivo. Pela dimensão de um clube português, acho que nunca vamos chegar à situação de Barcelona e Real, talvez sejam os dois casos mais extremos da gentrificação dos estádios de futebol na Europa. Ali o uma pessoa da classe trabalhadora deixou de poder ir ver a sua equipa, queres comprar um bilhete para os piores lugares do estádio e tens de gastar 150€ para cima, com os novos estádios ainda pior.
Acho que infelizmente, estamos a ir nesta direção, e no futuro vai ser cada vez mais difícil para um adepto normal ir ao estádio. Vamos ver quando se fizerem as renovações no estádio, mas não gosto nada desta ideia de se dividir as bancadas em zonas premium, vip, e mais não sei o quê.