Política nacional

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,493
13,687
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
o PS e PSD precisam de 'combater' também nas redes sociais....
só fazem campanha para os velhos, têm que perceber que há muito pessoal jovem que simplesmente nem vê tv.

não podem gozar com os tik-toks e vídeos no youtube etc quando isso RESULTA.
Também mas o crescimento do chega para mais de 1 milhão de votos tem outras explicações mais pertinentes.
Uma grande maioria não vê tv, daquela dos telejornais e canais de notícias, nem anda a ler posts de política no telemóvel ou ainda menos computador.
Mas desenvolverei esse tema daqui a uns dias depois de refletir melhor sobre isso, para já apenas poderia mandar umas "folhas soltas" e isso parece-me muito pouco.
E isso serve também, embora em menor grau, para as nossas eleições no mês que vem.
 

dragaotrofa

Tribuna
25 Outubro 2013
2,814
4,048
Conquistas
5
  • Reinaldo Teles
  • Jardel
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Na minha modesta opinião, o Chega apesar de estar longe de ser perfeito é o que apresenta ideias alternativas aos restantes partidos, daí ter tantos votos.

Sempre que existe uma crise as pessoas procuram um culpado e o Chega fartou-se de oferecer culpados...os ciganos, os estrangeiros, o PS...

Até digo mais...o Chega com um líder mais forte e decente ganhava isto facilmente...
O Chega com ideias?!
Foda-se! Endoideceram todos!!
 

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
549
281
O fenómeno Chega tem muitas explicações em que nenhuma causa isolada explica tudo mas todas elas somadas deram neste terramoto político.

Há muita gente a afirmar que o problema é a atenção que se dá ao Chega na CS e que melhor seria "não fazer caso" porque a antagonização excessiva dá-lhes mais força e mais votos. Compreendo e respeito esta opinião e tenderia a concordar caso a possibilidade de os ignorar fosse sequer isso mesmo.. uma possibilidade. Já não vivemos nos anos 80 em que tínhamos canal 1 e 2 e telefone fixo e podíamos remeter o Chega para uma coluna escondida de um jornal com pouca tiragem. A capacidade de eles criarem barulho está para lá da vontade de quem quer que seja que os queira ignorar.

Neste cenário teremos que nos bater de forma dura e ir à luta. Infelizmente teremos mesmo que chafurdar na lama porque não há mesmo outra solução.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,859
22,514
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Isto não há hipótese... A AD vai ter um governo minoritário, e vai ter de negociar as matérias, caso a caso, com o PS e com o Chega.
E isto pode muito bem resultar durante uns meses, fazer umas trocas de cedências.
Acho que o problema vai ser depois no final do ano para conseguirem a aprovação do OE para 2025.
Se o Chega estiver contente com os 48 deputados, pode deixar passar. Se achar que pode crescer mais (e eu aqui confesso que tenho algumas dúvidas) faz cair o Governo. O chumbo do PS é garantido, para mim.
 

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
5,481
1,654
A AD ou negoceia com o Chega nalgumas matérias de maneira a ter os orçamentos aprovados ou nada feito. Ao fazer essas cedências o Chega vai perder algum do seu eleitorado que se sentirá traído e provavelmente se houver 4 anos de governo de AD quem mais vai crescer será a própria AD se não fizerem merda e o PS na oposição e o Chega vai perder independentemente se corre bem ou mal.

Se por outro lado não negociarem nada o governo não vai até ao fim deste ano e nesse caso quem vai crescer será seguramente o Chega e o PS, resta saber em que medidas...
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,741
7,768
Esmoriz
Em teoria, a táctica de PSD e PS em completa oposição é a correcta, com PS a ser líder da oposição, roubando espaço ao chega, e PSD a ser a única alternativa a um governo de esquerda (roubando votos ao chega numas futuras eleições) mas é impossível fazer previsões.
Tudo menos um bloco central com o chega a ser a maior força da oposição e a capitalizar todo o descontentamento popular.
 
  • Like
Reações: Paredes5

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,653
12,182
Isto não há hipótese... A AD vai ter um governo minoritário, e vai ter de negociar as matérias, caso a caso, com o PS e com o Chega.
E isto pode muito bem resultar durante uns meses, fazer umas trocas de cedências.
Acho que o problema vai ser depois no final do ano para conseguirem a aprovação do OE para 2025.
Se o Chega estiver contente com os 48 deputados, pode deixar passar. Se achar que pode crescer mais (e eu aqui confesso que tenho algumas dúvidas) faz cair o Governo. O chumbo do PS é garantido, para mim.
O Chega vai fazer de tudo para maximizar a dua estratégia. Q mais uma vez é obvia. Criar discordância nas matérias que podem até ter o PS a deixar passar o PSD e fazer aprovar as suas proprias “propostas” naqueles 3/4 temas de nicho onde sabem que têm votos à espera.

Sim, este governo vai cair. Mas pior do que não termos uma governação estável é ja estarmos em plena campanha eleitoral para as eleições que todos sabem que vai acontecer. E isso vai influenciar muito o próximo ano. Mais um de estagnação.
Pq tds estão ja a pensar na proxima eleição.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,653
12,182
A AD ou negoceia com o Chega nalgumas matérias de maneira a ter os orçamentos aprovados ou nada feito. Ao fazer essas cedências o Chega vai perder algum do seu eleitorado que se sentirá traído e provavelmente se houver 4 anos de governo de AD quem mais vai crescer será a própria AD se não fizerem merda e o PS na oposição e o Chega vai perder independentemente se corre bem ou mal.

Se por outro lado não negociarem nada o governo não vai até ao fim deste ano e nesse caso quem vai crescer será seguramente o Chega e o PS, resta saber em que medidas...
Esse cenario faz pouco sentido.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,653
12,182
Vamos la ver.. neste cenario, parece-me obvio que as propostas e OE do PSD serão bem proximas daquilo que o PS poderia fazer. Ou seja, eleitoralistas. Desta forma, agradam ao povão e põem o PS em cheque. Este Ou deixam passar ou ficam com a fama de força de bloqueio. Neste ultimo caso quem perderá votos na eleição subsequente será o PS.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,343
40,145
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Isto não há hipótese... A AD vai ter um governo minoritário, e vai ter de negociar as matérias, caso a caso, com o PS e com o Chega.
E isto pode muito bem resultar durante uns meses, fazer umas trocas de cedências.
Acho que o problema vai ser depois no final do ano para conseguirem a aprovação do OE para 2025.
Se o Chega estiver contente com os 48 deputados, pode deixar passar. Se achar que pode crescer mais (e eu aqui confesso que tenho algumas dúvidas) faz cair o Governo. O chumbo do PS é garantido, para mim.
O Montenegro vai ter que decidir o que quer jogar, pode forçar a mão do PS e não negociar com o Chega, e o PS ou passa ou vamos para eleições.

No final a questão do não negociar com o chega é mais para o eleitorado que o PSD pode ir buscar ao PS e para os que nem sequer ponderam votar no PSD, mas ai a malta vai ter que se decidir, se quer que o PSD não negocie com o Chega ou o PS tem que passar o programa do PSD ou em eleições dar a maioria ao PSD..

Tal como a malta da extrema esquerda tem que se decidir, se quer lutar contra o chega tem que deixar de desperdiçar os votos na extrema esquerda e votar á esquerda de maneira que o PS possa ter maioria.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,960
5,923
Bragança
A esquerda, mesmo os usuários do fórum que votam usualmente ou são filiados nalgum partido de esquerda, têm de recolher e fazer uma introspeção e deixar as lamúrias. O PSD Cresceu, a IL manteve mas cresceu a votação, para o do chega não há precedentes.
Agora o PS perdeu 50 Deputados...... 50 .... Sinal que o Governo de Costa não era o que a CS mostrava...o descontentamento estava lá... abafado por uma maioria absoluta, mas estava lá.... as ultimas manifestações demonstraram mesmo isso.
Se houvesse qualidade de vida, se as pessoas estivessem bem, não havia 1milhão e 100 mil pessoas a votar no chega.
Os ordenados da Classe média têm de subir, perante o que foi o aumento do custo de vida e para sobrar mais ao fim do mês há duas hipoteses : Aumento dos ordenados ou diminuição drástica dos Impostos (IVA, IMI, IRS, Combustiveis, IUC e outros) ..... A escolha tem de ser feita.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,859
22,514
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A esquerda, mesmo os usuários do fórum que votam usualmente ou são filiados nalgum partido de esquerda, têm de recolher e fazer uma introspeção e deixar as lamúrias. O PSD Cresceu, a IL manteve mas cresceu a votação, para o do chega não há precedentes.
Agora o PS perdeu 50 Deputados...... 50 .... Sinal que o Governo de Costa não era o que a CS mostrava...o descontentamento estava lá... abafado por uma maioria absoluta, mas estava lá.... as ultimas manifestações demonstraram mesmo isso.
Se houvesse qualidade de vida, se as pessoas estivessem bem, não havia 1milhão e 100 mil pessoas a votar no chega.
Os ordenados da Classe média têm de subir, perante o que foi o aumento do custo de vida e para sobrar mais ao fim do mês há duas hipoteses : Aumento dos ordenados ou diminuição drástica dos Impostos (IVA, IMI, IRS, Combustiveis, IUC e outros) ..... A escolha tem de ser feita.
Eu não me importo de passar a ganhar mais, se for para ajudar o país...
😊
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,912
10,927
O Montenegro vai ter que decidir o que quer jogar, pode forçar a mão do PS e não negociar com o Chega, e o PS ou passa ou vamos para eleições.

No final a questão do não negociar com o chega é mais para o eleitorado que o PSD pode ir buscar ao PS e para os que nem sequer ponderam votar no PSD, mas ai a malta vai ter que se decidir, se quer que o PSD não negocie com o Chega ou o PS tem que passar o programa do PSD ou em eleições dar a maioria ao PSD..

Tal como a malta da extrema esquerda tem que se decidir, se quer lutar contra o chega tem que deixar de desperdiçar os votos na extrema esquerda e votar á esquerda de maneira que o PS possa ter maioria.
O melhor cenário é negociar com todos e o PSD como o PS conseguirem mediar tudo. O risco de eleições pode fazer com que o Chega cresça ainda mais, pois as pessoas estão fartas de tanta instabilidade e de andarem a contar notas e moedas.

Só um político com demasiada areia nos olhos não quer saber como o Chega cresceu.
 
  • Like
Reações: wolfheart