#Voleibol Plantel 2025/2026 - Entradas/Saídas/Empréstimos

WhiteWolf

Arquibancada
8 Agosto 2023
409
493
Numa simplificação abusiva: Oposta…jogadora ofensiva que não recebe e, tipicamente, deve ser a melhor ou das melhores atacantes da equipa (no ataque estão do lado direito da rede).
Z4 ou Ponta, são as faz-tudo, jogadoras mais polivalentes que recebem e atacam (do lado esquerdo da rede ou da zona defensiva).
Libero…só atua na zona defensiva, recebe e defende.
Central…só atua na rede. Talvez a posiçǎo mais difícil para atingir maturidade. Costumam ser as jogadoras com melhor eficácia de ataque, mas não são as que atacam mais pq geralmente só são chamadas a atacar em bolas com receção perfeita ou muito boa…
Distribuidora: a posição que mais influencia terá no rendimento da equipa. Por muito boas atacantes que se tenham se a distribuição não estiver ao nível muito dificilmente se terá sucesso.

Em relação às estrangeiras, não. Não há limite.
Excelente resumo do Prof. @PVPC :)

Acrescentaria apenas que, por vezes, em situações específicas de ataque, a Oposta e a Z4/Ponta trocam de posição. Normalmente, mas não só, a troca está relacionada com o posicionamento obrigatório na quadra antes do serviço da equipa adversária.

Já agora, a designação de Oposta decorre do posicionamento dessa jogadora em relação à Distribuidora. Por exemplo, no se a Distribuidora estiver atrás, à direita, a Oposta está à frente, à esquerda, ou seja, oposta na diagonal.

kaloo

Arquibancada
5 Novembro 2024
162
110
No defeso do ano passado, não me recordo de ver críticas á qualidade do plantel

Antes pelo contrário
Mas isso é normal. Um adepto tem sempre a tendência para valorizar os novos atletas das suas equipas e sòmente com o andar da carruagem se vai formando uma opinião mais realista. Por muitas técnicas de avaliação que possamos ter a verdadeira qualidade do "melão" só se vê depois de aberto e provado...

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,077
18,636
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Mas isso é normal. Um adepto tem sempre a tendência para valorizar os novos atletas das suas equipas e sòmente com o andar da carruagem se vai formando uma opinião mais realista. Por muitas técnicas de avaliação que possamos ter a verdadeira qualidade do "melão" só se vê depois de aberto e provado...
Exactamente

Ainda para mais no feminino

WhiteWolf

Arquibancada
8 Agosto 2023
409
493
No defeso do ano passado, não me recordo de ver críticas á qualidade do plantel

Antes pelo contrário
Fui ver o tópico do ano passado e encontrei este meu comentário:
"Pelo que vi, não me parece que a nova central seja melhor do que a Taylor. A Oposta parece ser melhor do que a Matthews e a Z4 é uma incógnita (melhor do que a Kyra de 2022/23 não é fácil...). Espero que a Oposta que falta não seja só para entrar de vez em quando, como a Maria..."

No ano passado, por esta altura, sabia-se que a Sara Rohr vinha de um campeonato regional secundário do Canadá e era a primeira vez que assinava um contrato profissional (logo as expectativas não eram grandes) e que a Puck era uma jogadora promissora, mas ainda muito jovem e inexperiente; depois soube-se da Brianna, mas não havia referências, e ainda não se sabia da vinda da Kyla Swanson e que íamos ficar só com uma Oposta até janeiro. A única que era conhecida era a Erika. Ou seja, não havia motivos para grandes expectativas.

Sim. Não é fácil formar uma opinião quando os clubes de onde vêm as jogadoras são desconhecidos ou não são de primeira linha e só existem na Internet vídeos de highlights das jogadoras, que são sempre enganadores: só mostram as melhores jogadas e, muitas vezes, são só de 2 ou 3 jogos.

Este ano, pelo menos para mim, a situação é diferente, já que não só os clubes de origem não são desconhecidos como também pude ver resumos e, sobretudo, jogos completos de quase todas as jogadoras, com exceção da Jasmine Rivest (de jogos dela só há meia dúzia de resumos e, em alguns deles, só toca na bola duas ou três vezes). No caso da Saska e da Mika, também vi os jogos todos que fizeram agora na Golden League, e ambas estiveram muito bem. Não conhecia a Mika, só a tinha visto no último jogo da Champions League contra nós (marcou 21 pontos!), e a impressão com que fiquei é excelente. Arrisco dizer que, de todas, talvez seja a melhor contratação.

Como já disse anteriormente, a única sobre quem tenho dúvidas é a Jasmine, por dois motivos: os dados estatísticos não são nada de especial e o clube dela ficou em penúltimo lugar no campeonato, o que até pode ajudar os números modestos. Sinceramente, contava com um nome mais sonante, mas reconheço que não seria fácil convencer uma "truta" a vir para cá para ser 3.ª opção.

Em suma, este ano, tenho motivos para ter expectativas bem altas! :)

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,077
18,636
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
@WhiteWolf eu li muitas vezes que a Mercado era uma craque, e já nem vou falar do que se escreveu sobre a Joseph em Janeiro e Fevereiro

Incluído treinador

Também li muitas vezes que a Holt não ia fazer muita falta devido às lacunas na receção

Mr. Mister

Tribuna
3 Junho 2019
3,683
11,304
41
Aveiro
Eu acho que a Joana Resende, está extremamente magra. Pele e osso. Não sei, se não haverá algum distúrbio alimentar
Ela era cheinha, mas excedeu-se na sua dieta.
De relembrar que a Joana é nutricionista.
Só ela saberá melhor do que ninguém o seu estado físico.
Mas eu pessoalmente preferia ela mais cheinha.

WhiteWolf

Arquibancada
8 Agosto 2023
409
493
@WhiteWolf eu li muitas vezes que a Mercado era uma craque, e já nem vou falar do que se escreveu sobre a Joseph em Janeiro e Fevereiro

Incluído treinador

Também li muitas vezes que a Holt não ia fazer muita falta devido às lacunas na receção
Queres com isso dizer que as novas contratações também podem vir a ser um fiasco? Podem, claro. Agora, se me perguntas quais são as probabilidades de isso acontecer, a minha opinião é que são bem menores do que no ano passado.

Quanto à Erika e à Joseph, tens razão. Foi essa a ideia que nos foi transmitida quer pelo treinador, nas entrevistas no Porto de Interrogação, quer pelo percurso de ambas, não havia mais informação.

Quanto à Kyra, nunca concordei com essa opinião. Para mim, foi e continua a ser a melhor Z4 a jogar em Portugal. Mas, depois do que fez, não a queria cá.

• Like
Reações: Sangue Azul

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,077
18,636
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Queres com isso dizer que as novas contratações também podem vir a ser um fiasco? Podem, claro. Agora, se me perguntas quais são as probabilidades de isso acontecer, a minha opinião é que são bem menores do que no ano passado.

Quanto à Erika e à Joseph, tens razão. Foi essa a ideia que nos foi transmitida quer pelo treinador, nas entrevistas no Porto de Interrogação, quer pelo percurso de ambas, não havia mais informação.

Quanto à Kyra, nunca concordei com essa opinião. Para mim, foi e continua a ser a melhor Z4 a jogar em Portugal. Mas, depois do que fez, não a queria cá.
Não, de todo.

Não posso avaliar as contratações, por falta de conhecimento, mas parece-me evidente que o pedigree e a craveira é bem superior.

O meu ponto é mais dizer que é fácil fazer o totobola á segunda feira, e dizer agora que ano passado eram todas terríveis. Se calhar não eram, simplesmente correu mal

WhiteWolf

Arquibancada
8 Agosto 2023
409
493
Não, de todo.

Não posso avaliar as contratações, por falta de conhecimento, mas parece-me evidente que o pedigree e a craveira é bem superior.

O meu ponto é mais dizer que é fácil fazer o totobola á segunda feira, e dizer agora que ano passado eram todas terríveis. Se calhar não eram, simplesmente correu mal
Sim, mas eu também não disse que as do ano passado eram terríveis, nem isso alguma vez me passou pela cabeça. Posso não me ter explicado bem, mas o que quis dizer é que as expectativas no ano passado tinham bases bem mais frágeis do que as deste ano, logo a possibilidade de haver desilusão era maior. E sim, já sabemos que as coisas correram mal e que os maiores culpados não foram as jogadoras.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,077
18,636
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Sim, mas eu também não disse que as do ano passado eram terríveis, nem isso alguma vez me passou pela cabeça. Posso não me ter explicado bem, mas o que quis dizer é que as expectativas no ano passado tinham bases bem mais frágeis do que as deste ano, logo a possibilidade de haver desilusão era maior. E sim, já sabemos que as coisas correram mal e que os maiores culpados não foram as jogadoras.
Não me referia a ti, estava a falar na generalidade, na sequência do meu primeiro post

Tu podes acertar ou falhar, mas não atiras para o ar, sabes do que falas

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
45,799
35,751
63
Aveiro
Numa simplificação abusiva: Oposta…jogadora ofensiva que não recebe e, tipicamente, deve ser a melhor ou das melhores atacantes da equipa (no ataque estão do lado direito da rede).
Z4 ou Ponta, são as faz-tudo, jogadoras mais polivalentes que recebem e atacam (do lado esquerdo da rede ou da zona defensiva).
Libero…só atua na zona defensiva, recebe e defende.
Central…só atua na rede. Talvez a posiçǎo mais difícil para atingir maturidade. Costumam ser as jogadoras com melhor eficácia de ataque, mas não são as que atacam mais pq geralmente só são chamadas a atacar em bolas com receção perfeita ou muito boa…
Distribuidora: a posição que mais influencia terá no rendimento da equipa. Por muito boas atacantes que se tenham se a distribuição não estiver ao nível muito dificilmente se terá sucesso.

Em relação às estrangeiras, não. Não há limite.
Gracias!

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
45,799
35,751
63
Aveiro
Excelente resumo do Prof. @PVPC :)

Acrescentaria apenas que, por vezes, em situações específicas de ataque, a Oposta e a Z4/Ponta trocam de posição. Normalmente, mas não só, a troca está relacionada com o posicionamento obrigatório na quadra antes do serviço da equipa adversária.

Já agora, a designação de Oposta decorre do posicionamento dessa jogadora em relação à Distribuidora. Por exemplo, no se a Distribuidora estiver atrás, à direita, a Oposta está à frente, à esquerda, ou seja, oposta na diagonal.
Obrigado também.
Essa resposta vem também esclarecer a minha dúvida sobre "oposta". Porquê o nome oposta?
Bom aprender com os que sabem.

• Like
Reações: WhiteWolf