21 épocas consecutivas em que conquistamos pelo menos 1 comp. oficial

S

SimonDragon

Guest
Todos nós sabemos da importância do NGP Jorge Nuno Pinto da Costa no nosso clube. A forma como lutou e conseguiu que o nosso clube se tornasse no maior de Portugal, como conseguiu que fosse nossa a hegemonia total do futebol nacional (e nas modalidades também, mas estou a cingir este trabalho ao futebol). Todos sabemos, dessa forma, que desde que este grande Homem assumiu funções no nosso clube, em Abril de 1982, a conquista de títulos por parte do nosso clube foi exponencialmente maior, tornando-se num hábito Portista.

Hoje dei por mim a vaguear na minha mente pelas mais diversas competições oficiais que já vi o meu clube conquistar desde que acompanho o futebol (ano 2000). Reforcei a constatação, que já muitas vezes tinha usado em jeito de conversa como mais um orgulho do meu Clube, de que desde que vejo futebol não houve uma única época em que não tenha visto o Futebol Clube do Porto conquistar pelo menos um título oficial em seniores - o que é muito muito incomum (basta olhar para os nossos maiores rivais - Sporting o útlimo que conquistou foi a Supertaça em 2008, Benfica teve uma série de 8 anos consecutivos, 1996-2004, em que não ganhou um único título oficial).

Então, perguntei-me a mim mesmo, desde quando impera esta hegemonia? Desde quando este positivo hábito de vencer pelo menos um título todas as épocas? Decidi investigar esta questão, e deparei-me com o seguinte - a última época em que não vencemos um único troféu oficial foi a longínqua época de 1988/89, 1-2 anos após a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987. Desta forma, são já 21 (!!!) as épocas consecutivas em que o fazemos.

Mas deparei-me com mais uma curiosidade ainda! Esta foi, exceptuando a época de estreia na presidência do NGP, a ÚNICA época desde que assumiu funções que acabámos a temporada com 0 títulos. Portanto, considerando a sua primeira época a 1982/83, em 28 épocas, 26 deram títulos. NOTÁVEL!


Deixo aqui o registo de todas as competições (futebol - seniores) conquistadas desde o assumir de funções do NGP:

Nota - Espero não ter nenhum erro no registo... Se alguém vir alguma falha comunique por favor! ;)

1982/1983 - ...
1983/1984 - Taça de Portugal, Supertaça
1984/1985 - Campeonato, Supertaça
1985/1986 - Campeonato
1986/1987 - Supertaça, Taça dos Campeões Europeus
1987/1988 - Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça Europeia, Taça Intercontinental
1988/1989 - ...
1989/1990 - Campeonato
1990/1991 - Taça de Portugal, Supertaça
1991/1992 - Campeonato, Supertaça
1992/1993 - Campeonato
1993/1994 - Taça de Portugal, Supertaça
1994/1995 - Campeonato, Supertaça
1995/1996 - Campeonato
1996/1997 - Campeonato, Supertaça
1997/1998 - Campeonato, Taça de Portugal
1998/1999 - Campeonato, Supertaça
1999/2000 - Taça de Portugal, Supertaça
2000/2001 - Taça de Portugal
2001/2002 - Supertaça
2002/2003 - Campeonato, Taça de Portugal, Taça UEFA
2003/2004 - Campeonato, Supertaça, Liga dos Campeões
2004/2005 - Supertaça, Taça Intercontinental
2005/2006 - Campeonato, Taça de Portugal
2006/2007 - Campeonato, Supertaça
2007/2008 - Campeonato
2008/2009 - Campeonato, Taça de Portugal
2009/2010 - Supertaça, Taça de Portugal
2010/2011 - Supertaça, ........ (Espero no fim da época colocar aqui mais Campeonato, Taça de Portugal e UEFA Liga Europa! :D)
 
T

Tripeirofcp

Guest
Parabéns pelo trabalho, Simon.

Nunca tinha feito essa pesquisa detalhada, mas \"de cabeça\", lembravam-me também que desde que me lembro o FC Porto tinha ganho pelo menos uma competição por temporada.

É EXTRAODINÁRIO este registo. EXTRAORDINÁRIO!
 
S

SimonDragon

Guest
Obrigado amigo ;)

Exacto, foi a partir desse raciocínio \"de cabeça\" que decidi fazer a pesquisa ;) é FANTÁSTICO o registo!
 
M

mac

Guest
Com um registo desses tenho de citar o Moncho Lopez.
Somos os maiores do Mundo e arredores.
Estão se a esse registo futebolistico juntarmos o das modalidades...ui ui...
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Em 82/83 ganhamos a Supertaça com 0-0 nas Antas e 2-1 na mesquita da luz
 
S

SimonDragon

Guest
Não Francisco. Se estás a ver no zerozero eles consideram por exemplo a Supertaça que ganhámos em Agosto correspondente a 2009/2010, quando na verdade ela é disputada no início da época 2010/2011.

Por isso em 2001/2002 vencemos sim a Supertaça, 1-0 ao Boavista no Estádio dos Arcos.

Em 2002/2003 é que o Sporting venceu o Leixões.

Quanto à outra que falas, já a acrescentei no local correcto, 1983/84 ;)
 
F

Francisco Oliveira

Guest
SimonDragon creio que os anos das Supertaças que colocaste correspondem aos anos que se disputou como a deste ano mas normalmente para a história do futebol aparecem sempre como vitória relativa á época anterior.
De qualquer maneira parabéns pelo trabalho e disto nunca se vê em qualquer jornal ou programa de televisão. E nós sabemos porquê. Preferem falar do maior número de adeptos.
E como o Mac diz se juntarmos as modalidades mais a formação de certeza que não há ano que não tenhamos uma meia dúzia de títulos como mínimo. Para um clube de bairro é razoável.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Por acaso estava a ver na revista d`o Jogo mas o importante são as vitórias e o teu trabalho que está muito bom.
 
M

Mokiev

Guest
Mais um tópico que nos \"adoça\" a alma, Parabens Simon de um sócio já velhote loool, porra tenho quase o dobro em anos de sócio como tu de idade e é um prazer aprender ctgo!
 
F

Francisco Oliveira

Guest
> Velasquez Comentou:

> O que faz sentido é ir a 1975/76 que foi o 2º consulado do MESTRE a frente do FC Porto que resultou no bi de 77/79. Pedroto marca a diferença, a mudança de paradigma.
---------------------------------------------------
Completamente de acordo. PEDROTO sim, era O MESTRE.
 
M

Mokiev

Guest
Sim Velasquez e coincide mais ou menos com o iniciar da nossa vivência ao vivo no estádio, alias 76 é meu ano de sócio.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Já agora os títulos da nossa formação desde a época 82/83:
JUNIORES - 9
JUVENIS - 10
INICIADOS - 8
INFANTIS - 2 (disputou-se apenas entre as épocas 87/88 e 96/97)
 
K

Kompreszor

Guest
Grande trabalho Simon, confesso que só me lembro dos títulos praticamente de 99 para cima ;)
Os outros vi o resumo da temporada em vídeos no youtube.
Excelente!
 
B

Bonfim 84

Guest
Belíssimo trabalho, já o sabia de cabeça mas nunca é demais lembrar e recordar o incomparável sucesso com que temos sido brindados pelo nosso FC Porto...

E que tal \"espetar\" esta info no Dragão em todas as portas para o pessoal acalmar os maus fígados? :)