"99" Vitor Baia

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,557
1,241
Porto
O Baía conseguiu o que nenhum outro guarda redes em Portugal conseguiu. Conseguiu ser ídolo, um guarda redes ser ídolo. Lembro-me bem de em pequeno, e há pouco tempo comentava isso com um amigo, eu e todos os putos fazermos \"defesa à Baía\". Era pedir que nos mandassem a bola alta, depois nos mandávamos para o chão, para fazer \"essa defesa\", o pessoal da minha geração deve ter passado todo, ou quase todo, por isso.

Lembro-me ainda de quando ia à cabeleireira (era puto) pedir o \"corte à Baía\", quando lá entrava já sabiam o que era.

Foi isso que ele conseguiu e não vejo outro num futuro próximo a conseguir o mesmo.
 
D

Dragão do Sul

Guest
O grande VITOR BAÍA só não é unanimemente reconhecido cá no burgo como o MAIOR DE TODOS OS TEMPOS porque jogou no FCP. É VERGONHOSO o que a CS lhe fez desde 2002 para cá! VERGONHOSO!
 
F

FrancisMartin

Guest
Vítor Baía, um dos melhores guarda-redes da história do futebol.


Parabéns, campeão!
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,023
1,981
O Melhor guarda redes Português de todos os tempos

Dos melhores a nível internacional da sua geração...
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
O nosso Porto teve Siska, Soares dos Reis, Barrigana, Pinho, Acúrcio, Américo, Rui, Armando, Tibi, Fonseca, Zé Beto, Mlynarckzick, mas Vitor Baía foi o maior de todos!Mesmo em Portugal nenhum chegou à sua classe impar e tivemos Roquette, Azevedo, Capela, Carlos Gomes, Carvalho, Costa Pereira, José Pereira, Damas, José Henrique, Bento e tantos outros!
A nível internacional está sem favor nenhum entre os 10 melhores de sempre, junto a Yashin, Banks, Maier, Mazurkiewicz, Dasaev, Zamora ou Dino Zoff!Bravo\" Glória Eterna Baía!!!
 
L

LuisC

Guest
Parabéns Baía: as imagens de uma carreira impar
Antigo guarda-redes completou hoje 40 anos
Parabéns Vítor Baía. O antigo guarda-redes do F.C. Porto e da Selecção Nacional completa esta quinta-feira 40 anos. Dois anos depois de ter «pousado as luvas», o Maisfutebol volta a olhar para trás, para uma carreira impar, com 700 jogos e um recorde mundial de 31 títulos.
Foram mais de dezoito anos no futebol profissional, quase sempre em grande nível. Tanto no clube quanto na selecção. Quando apareceu era pouco mais do que um pós-adolescente, mas já falava como um adulto. Um génio precocemente velho. Começaram com a estreia no dia 11 de Setembro de 1988 em Guimarães e terminaram no domingo, último 20 de Maio, com quatro minutos frente ao D. Aves. Uma festa imensa no Dragão.
Acabou a carreira no F.C. Porto, como sempre quis fazer. Pelo meio algumas lesões, dois processos disciplinares e imensos sucessos. Ao todo são 31 taças conquistadas, uma das mais épicas em Sevilha na final da Taça de Portugal. Uma noite mágica. Que reservou ainda um momento hilariante, com Vítor Baía a entrar na brincadeira para provocar uma gargalhada.
A conquista mais mediática, porém, foi no ano seguinte. A Liga dos Campeões, em Gelserkichen. Festeja por Baía até de madrugada. A conquista da Liga dos Campeões abriu espaço à disputa da Taça Intercontinental. Um título que o F.C. Porto conquistou perante o Once Caldas e que Vítor Baía acrescentou ao currículo, mas talvez o menos saboroso de todos. Uma lesão estranha afastou o guarda-redes prematuramente de jogo.
Para além dos muitos títulos, porém, na memória de todos ficam as defesas. E mais defesas. E mais defesas. Defesas, muitas, com tanto de espectaculares quanto de elegância. Talvez por isso Vítor Baía tenha amealhado tantos fãs. Este texto termina com o tributo de um deles. Vítor Baía 99.
Pousou as luvas em 2007 para passar a ser Director das relações externas do F.C. Porto e, no ano seguinte, recebeu a Ordem do Infante D. Henrique das mãos do PR Cavaco Silva.
Parabéns Baía: cronologia e datas mais importantes da carreira
• IFFHS: Baía é o melhor português entre os guarda-redes
• Vítor Baía recorda como tudo começou na Constituição
• Parabéns Baía: cronologia e datas mais importantes da carreira
• OFICIAL: Vitor Baía anunciou fim da carreira de jogador
• Horas Vagas: Vítor Baía, a autobiografia
• Vítor Baía, 35 anos: parabéns campeão!
• Vítor Baía, 35 anos: raios e coriscos na selecção
• Vítor Baía, 35 anos: lesões e processos
• Vítor Baía, 35 anos: ascensão e queda em Barcelona
• Vítor Baía, 35 anos: bater recordes e papar títulos
• Vítor Baía, 35 anos: um jovem precocemente velho
• Vítor Baía, 35 anos: muito baixo para guarda-redes
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (X)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (IX)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (VIII)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (VII)
• Vítor Baía, 35 anos: cronologia de uma carreira (VI)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (V)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (IV)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (III)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (II)
• Vítor Baía, 35 anos: a cronologia de uma carreira (I)
• Vítor Baía é o único português que venceu todas as provas europeias
• Selecção das Selecções: Bento ou Baía?


em \"+futebol\"

com links ao youtube

vale a pena ver
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> jsm Comentou:

> O nosso Porto teve Siska, Soares dos Reis, Barrigana, Pinho, Acúrcio, Américo, Rui, Armando, Tibi, Fonseca, Zé Beto, Mlynarckzick, mas Vitor Baía foi o maior de todos!Mesmo em Portugal nenhum chegou à sua classe impar e tivemos Roquette, Azevedo, Capela, Carlos Gomes, Carvalho, Costa Pereira, José Pereira, Damas, José Henrique, Bento e tantos outros!
A nível internacional está sem favor nenhum entre os 10 melhores de sempre, junto a Yashin, Banks, Maier, Mazurkiewicz, Dasaev, Zamora ou Dino Zoff!Bravo\" Glória Eterna Baía!!!
..
.................................
Costa Pereira?Paleeese...o maior frangueiro de todos os tempos!
 

kitos

Bancada central
29 Janeiro 2008
1,759
0
Aqui ficam umas fotos :

http://20.media.tumblr.com/tumblr_krl54rWzaT1qzr097o1_500.jpg

http://2.media.tumblr.com/tumblr_krl4kxPy0E1qzr097o1_500.jpg

http://beautifuldirtyrich.tumblr.com/photo/1280/214292213/1/tumblr_krl4mhpphS1qzr097

http://beautifuldirtyrich.tumblr.com/photo/1280/194715030/1/tumblr_kqeq0uDbmc1qzr097

http://16.media.tumblr.com/tumblr_krfrwzOwaW1qzr097o1_500.jpg
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Tens razão fcporto56 foi um lapso meu. O Costa Pereira era mesmo mau. Aqule golo sofrido por entre as pernas em S. Siro na final de 1965 com o Inter é memorável!!!Obrigado pela correcção.
 
J

JV

Guest
Sou ligeiramente mais velho do que ele, mas é o meu ídolo, e com quem eu gostava de imitar quando defendia. Até a sofrer um golo era elegante, assumia os erros qundo sofria \"frangos\", poucos muito poucos,e para marcar-lhe um golo obrigava os adversários a pensarem na melhor forma de o fazer. Para mim, foi um dos melhores guarda-redes de SEMPRE da história do futebol, e só aqui na tristeza do nosso país futebolistico é que por ser do clube que é não teve a projecção nos \"media\" que merecia.Tenho na memória o jogo memorável que fez , salvo erro em 91, na \"banheira\" de Roterdão, onde destaco uma defesa sublime com a mão contrária da trajectória da bola, desviando a mesma em cima do risco de golo. PARABÉNS VITOR
 
H

hast

Guest
Esta referência já vem um pouco tarde mas não quis deixar de colocá-la aqui:


Vítor Baía: de mestre na baliza a aluno exemplar

Não vão longe os tempos em que as exibições de Vítor Baía entre os postes faziam vibrar os adeptos azuis-e-brancos. Não obstante a carreira repleta de êxitos, o jogador com mais títulos do futebol mundial, figura de destaque nas últimas duas décadas do FC Porto, soube pendurar as luvas no auge e reconverter a sua carreira no desporto-rei, de modo a seguir de uma forma sustentada a vertente de dirigente desportivo.

O antigo guarda-redes portista completou ontem 40 anos de idade, comemorados ao jantar com um grupo de amigos na Trofa, e abordou ao GRANDE PORTO o próximo desafio da sua vida, que passa por terminar o curso de gestão de desporto no ISMAI: “Espero daqui a uns meses ter a licenciatura”, adianta Vítor Baía, que confirma ser um bom aluno, tanto é que passou em “todos os exames” que fez desde que entrou para a faculdade, onde tem como colegas de curso os árbitros internacionais Paulo Costa e Jorge Sousa ou Joana Pinto da Costa, filha do presidente do FC Porto.

“Levo a sério aquilo em que me meto, é o caso do curso, que tem a vantagem de me dar instrumentos para uma área profissional que eu posso seguir no futuro”, revela o antigo internacional português, que lamentou o facto de no início de carreira de futebolista não ter podido seguir a sua formação académica, conforme era sua intenção. “No liceu tornou-se difícil continuar com os estudos e conciliar o tempo disponível com a carreira de futebolista. Não há legislação que proteja os atletas de alta competição. Caso assim fosse, teríamos, por exemplo, muito mais futebolistas licenciados”, salienta Vítor Baía, que actualmente ocupa funções de destaque no seio da estrutura directiva portista e é visto por muitos como um futuro dirigente de topo do futebol português.

De momento, o homem que é o rosto da fundação com o seu nome, destinada a apoiar crianças, e que em 2008 recebeu das mãos do Presidente da República a Ordem do Infante, está focado noutro objectivo: o cargo de director das relações externas dos dragões, onde o essencial da sua missão passa pela “expansão da marca FC Porto e em transmitir a imagem de um clube de topo”.

Esse é o próximo desafio de uma vida repleta de sucessos desportivos, porém, de Vítor Baía destaca outros momentos como os mais felizes: “Os dias mais importantes destes 40 anos foram os do nascimento dos meus filhos, só depois disso vem o sucesso profissional, mas aí não destaco nenhum momento em particular, mas sim a carreira como um todo.”

Baía só recorda com o azedume dos momentos menos bons, as lesões, alturas difíceis onde a sua carreira chegou a estar em risco, mas daí sobre retirar lições e fazer das fraquezas forças: “Os momentos difíceis, passaram pela incerteza das lesões. Se não fosse a minha capacidade de sofrimento, não teria conseguido ultrapassar. Tenho em orgulho tê-lo conseguido.”
Fonte: grandeportoonline.pt 16-10-2009
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Baía e Ricardo entre os melhores

Vítor Baía (18.º) e Ricardo (57.º) são os únicos portugueses contemplados na lista da Federação de História e Estatística de Futebol (IFFHS) para os melhores guarda-redes do período compreendido entre 1987 e 2009, liderada pelo italiano Gianluigi Buffon.

O antigo guarda-redes do FC Porto ocupa a 18.ª posição com 22 pontos, em igualdade com o inglês Peter Shilton, enquanto o ex-guardião do Sporting ocupa o 57.º lugar com quatro pontos, os mesmos de Andrew Goram (Escócia) e Erik Thorstvedt (Noruega).

Gianluigi Buffon, da Juventus, encabeça a lista com 87 pontos, à frente do espanhol Iker Casillas, do Real Madrid, com 73, e do dinamarquês que passou pelo Sporting, Peter Schmeichel, com 69 pontos.

O belga Michel Preud´homme, que defendeu a baliza do Benfica, ocupa a nona posição, com 43 pontos.

Dez primeiros classificados:
1. Gianluigi Buffon (ITA) 87
2. Iker Casillas (ESP) 73
3. Peter Schmeichel (DIN) 69
4. Oliver Kahn (ALE) 62
5. Edwin van der Sar (HOL) 60
6. José Luis Chilavert (PAR) 58
7. Walter Zenga (ITA) 55
8. Petr Cech (R. CHE) 50
9. Michel Preud´homme (BEL) 43
10. Claudio André Taffarel (BRA) 40
11. David Seaman (ING) 38
(...)
18. Vítor Baía (POR), 22
57. Ricardo (POR), 4

abola

Como sempre estes rankings dão que falar, mas fica aqui registado a classificação. Quanto ao primeiro e segundo, estou de acordo ;)