Actualidade internacional

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,265
2,388
A diferença cambial das moedas antigas tambem teve aqui um papel importante.
Todos sabemos que o Euro e a Economia comum alargou as desigualdades embora em media tenha puxado para cima o nivel medio de vida de todos os paises.
Perdes dinheiro mas ganhaste capacidade para adquirir bens gerais que jamais terias capacidade para adquirir
Tens países que perderam claramente com a passagem ao euro e honestamente ninguêm pensa desse forma. Um dirigente português, francês, polaco ou outro qualquer tem que defender os interesses do pais. Como se o agricultor que ganha 300 euros em França contenta-se de saber que o polaco(exemplo) vai poder comprar com maior facilidade o novo Samsung ou de saber que o agricultor espanhol vai poder vender os seus morangos(sem gosto nenhum) mais baratos porque numa UE com diferentes modelos de agricultura nao existe nenhum protecionismo. Perdeste dinheiro, tens mais pobreza e mais desemprego. E como não podes desvalorizar a moeda tens que fazer desvalorizaçoes internas e assim sendo ter cada vez mais pobres. A sorte que ainda têm é que a CS faz muito bem o seu trabalho de escolher a oposiçao de uma forma muito democratica como é obvio. ;)
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,586
64,354
Conquistas
8
  • Dezembro/20
A democracia portuguesa com a democracia francesa por exemplo é uma bela anedota. Um anedota porque primeiramente o povo não decide de nada e porque tendo em conta que cagaste na propria soberania na realidade a nivel estratégico os politicos aplicam as mesmas decisoes sejam eles de esquerda ou direita. Ainda pior num pais como Portugal tendo em conta que desde o pacto de estabilidade de 2011 podemos ser sancionados se não respeitarmos os BEPG. Sem esquecer que como tem sido o caso com o Sarkozy em França por exemplo, nem sequer respeitam o que tinha sido votado(referendo de 2005) quando ainda por cima tens um referendo, tanto em Portugal como em França, cada século. Mas sim somos uma democracia como eu tambêm gosto de repetir que sou o homem mais belo do mundo para me sentir melhor. :ROFLMAO:
Eu sei que tu querias outro tipo de "democracia" mas graças a Deus o Dr. Mário Soares esteve sempre do lado certo.

Tem defeitos?
Sabe Deus!
Mas, é preferível isto do que a comandita do PCP queria fazer.

E sim, o nosso lugar é entre os exportadores da democracia e do modo de vida americano. Do consumo, do dinheiro e do capitalismo.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,265
2,388
Eu sei que tu querias outro tipo de "democracia" mas graças a Deus o Dr. Mário Soares esteve sempre do lado certo.

Tem defeitos?
Ja é um bom inicio considerares que uma democracia representativa com politicos que aplicam o mesmo programa, democracia sem referendos ha mais de 15-20 anos ou que nem sequer sao respeitados, tem defeitos. ;) E como gostas do EUA aqui vai para ti.

 
Última edição:

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,586
64,354
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Ja é um bom inicio considerares que uma democracia representativa com politicos que aplicam o mesmo programa, democracia sem referendos ha mais de 15-20 anos ou que nem sequer sao respeitados, tem defeitos. ;) E como gostas do EUA aqui vai para ti.

Os referendos são a coisa mais anti democrática que existe...
Nós elegemos representantes para fazerem estas escolhas por nós.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,446
5,548
Tens países que perderam claramente com a passagem ao euro e honestamente ninguêm pensa desse forma. Um dirigente português, francês, polaco ou outro qualquer tem que defender os interesses do pais. Como se o agricultor que ganha 300 euros em França contenta-se de saber que o polaco(exemplo) vai poder comprar com maior facilidade o novo Samsung ou de saber que o agricultor espanhol vai poder vender os seus morangos(sem gosto nenhum) mais baratos porque numa UE com diferentes modelos de agricultura nao existe nenhum protecionismo. Perdeste dinheiro, tens mais pobreza e mais desemprego. E como não podes desvalorizar a moeda tens que fazer desvalorizaçoes internas e assim sendo ter cada vez mais pobres. A sorte que ainda têm é que a CS faz muito bem o seu trabalho de escolher a oposiçao de uma forma muito democratica como é obvio. ;)
Esse tipo de diferentes modelos economicos são os proprios paises que tem de gerir e perceber qual é a melhor maneira de competir numa economia comum.
Se me disseres que quando se desenhou a UE não se teve em consideração as assimetrias dos paises entre si e não foram acautelados determinadas condições, eu concordo.
Também concordo que isso penalizou as pessoas, principalmente aquelas em que as actividades economicas são menos protegidas.

Agora não queiras comparar a capacidade de nivel de vida que as pessoas no geral adquiriram.

Estás em jeito de escarnio a falar do Samsung mas tens de perceber que esse e outros bens de consumo trazem satisfação/nivel de vida ás pessoas.
 
  • Like
Reações: Vieira_Amares

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,265
2,388
Senhor sapiente, se não acredita em democracia representativa dê uma solução.

Governamos todos?
Onde é que eu disse que não acreditava na representatividade ? É óbvio que sobre certos temas não vejo a utilidade de pedir ao povo a opinião. O problema principal é a falta de soberania dos estados membros. Por que razão a Suiça cagou no acordo com a UE ? Porque sabia que seria um golpe enorme para com o seu sistema democratico. A nível de politica estratégica tanto a esquerda como a direita tomam em grande parte as mesmas decisões. O problema é que o programa nesses grandes temas nem sequer é respeitado. Por que razão falam de mudar os tratados(sabendo muito bem da regra da unanimidade) ? Por que razão tanto a direita como a esquerda tradicional em França e em diversos outros paises esta neste estado e uma parte do povo sente-se obrigado ou de deixar de votar(recordes de abstenção) ou de votar em Le Pens se não existe um problema de representatividade ?
 
Última edição:

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,265
2,388
Onde é que eu disse que não acreditava na representatividade ? É óbvio que sobre certos temas não vejo a utilidade de pedir ao povo a opinião. O problema principal é a falta de soberania dos estados membros. Por que razão a Suiça cagou no acordo com a UE ? Porque sabia que seria um golpe enorme para com o seu sistema democratico. A nível de politica estratégica tanto a esquerda como a direita tomam em grande parte as mesmas decisões. O problema é que o programa nesses grandes temas nem sequer é respeitado. Por que razão falam de mudar os tratados(sabendo muito bem da regra da unanimidade) ? Por que razão tanto a direita como a esquerda tradicional em França e em diversos outros paises esta neste estado e uma parte do povo sente-se obrigado ou de deixar de votar(recordes de abstenção) ou de votar em Le Pens se não existe um problema de representatividade ?



Tudo perfeitamente normal. :)