Actualidade Internacional

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,281
148,458
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Para quem odiar o sol, St. Kilda tem um clima espectacular. Deve chover um 500 dias por ano!
Por outro lado também podem ir para Barentsburgo ou Pyramiden, aldeamentos mineiros em Svalbard que foram dados a exploração à União Soviética pela Noruega.

Ou Grytviken na Geórgia do Sul.
Bons lugares para escapar à civilização.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,941
6,498
Por outro lado também podem ir para Barentsburgo ou Pyramiden, aldeamentos mineiros em Svalbard que foram dados a exploração à União Soviética pela Noruega.

Ou Grytviken na Geórgia do Sul.
Bons lugares para escapar à civilização.
Eh pá se fosse para escapar à civilização eu ia antes para o Corvo, onde ao menos se fala uma língua decente e se pode andar de manga curta até Outubro!
Aliás, sempre achei que uma das vantagens comparativas do salazarismo sobre o estalinismo era que o lugar de exílio se chamava Tarrafal em vez de Sibéria.
Se é pra morrer, mais vale de hipertermia do que de hipotermia! Digo eu.

• Haha
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,281
148,458
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eh pá se fosse para escapar à civilização eu ia antes para o Corvo, onde ao menos se fala uma língua decente e se pode andar de manga curta até Outubro!
Aliás, sempre achei que uma das vantagens comparativas do salazarismo sobre o estalinismo era que o lugar de exílio se chamava Tarrafal em vez de Sibéria.
Se é pra morrer, mais vale de hipertermia do que de hipotermia! Digo eu.
Isso é porque nunca te meteram na "fritadeira"
Aquela cena era horrível dizem os relatos.

Última edição:

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,038
9,023
Isto é de loucos..
O nosso ministro da saúde deve ser o juiz negacionista.. ou o gustavo santos..
Tens por aqui quem tenha o site do RFK jr. nos favoritos e use-o como fonte para desacreditar estudos científicos. 🐷
As licenciaturas de youtube são como a universidade da vida. Impressionam a quem tem o QI de uma torradeira e acham que ler comentários é equivalente a peer review.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,719
16,091
Isto é de loucos..
O nosso ministro da saúde deve ser o juiz negacionista.. ou o gustavo santos..
O conceito do Gustavo é semelhante: não há doenças, tudo é curado com o estilo de vida saudável, há um complot entre os médicos e a big farma, temos que abandonar a medicina que nos entope com remédios e voltar ao passado. Deve ser por isso que as pessoas há 100 anos morriam por volta dos 40.

O juiz negacionista será , claro, ministro da justiça.

• Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,721
31,625
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O conceito do Gustavo é semelhante: não há doenças, tudo é curado com o estilo de vida saudável, há um complot entre os médicos e a big farma, temos que abandonar a medicina que nos entope com remédios e voltar ao passado. Deve ser por isso que as pessoas há 100 anos morriam por volta dos 40.

O juiz também tem fortes opiniões na saúde. E em caso de conflito entre o gustavo santos e o juiz, num combate, eu sei bem em quem meter as minhas fichas..

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,721
31,625
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Estes sul africanos brincam com coisas sérias.. com sorte ainda é deportado..

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,941
6,498

As pessoas não morriam por volta dos 40 há cem anos. Isso é apenas a média, que é altamente distorcida pelo facto de a mortalidade infantil ser enorme comparada com hoje. E a mortalidade, infantil e não só, era altíssima sobretudo por causa de três factores:
1) carências alimentares, numa época em que a maior parte da população era pobre
2) más condições de higiene, quando nas cidades a água era de má qualidade e o saneamento era rudimentar (o que depois originava surtos de cólera, etc.)
3) más práticas médicas: conheces a história do Dr. Semmelweiss, certo? E sabes que há 150 anos os médicos achavam que o mercúrio era um remédio?

A verdade é que até quase o final do século XIX os médicos eram uns bárbaros totalmente ignorantes, sem qualquer noção de higiene, que usavam como terapia sangrar os doentes e que receitavam como "remédios" produtos como arsénico ou mercúrio, que hoje os levariam à cadeia por envenenamento.
Não é por acaso que ainda na década de 1920 muita gente desconfiava dos médicos, como conta George Orwell num dos seus ensaios. A convicção geral na época, pelo menos entre os pobres, era que mais facilmente te curavas em casa, deitadinho na cama, do que sendo tratado no hospital.
Verdadeiramente, a medicina só começou a ganhar credibilidade como produtora de cura após a invenção da penicilina, dos antibióticos e mais tarde dos transplantes e de toda a área da cirurgia.

Além desses factores, há o facto de há 100-150 anos os hospitais serem quase inexistentes fora das grandes cidades, o que significava que até de um "simples" tiro num pé a pessoa podia morrer. Com tudo isto, não admira que a mortalidade fosse alta.
Mas se a esperança de vida subiu exponencialmente nos últimos 150 anos, isso deve-se sobretudo ao facto de sermos muito mais ricos do que os nossos antepassados. Qualquer pobre hoje tem melhor alimentação e condições de higiene do que um burguês de 1850, e acesso a cuidados de saúde muito melhores do que o homem mais rico do mundo em 1850.
Em suma, se hoje vivemos mais, não é tanto por termos acesso a mais medicamentos, mas pela melhoria das condições de vida.

Depois há o facto curioso, que também devia ser discutido (mas eu não tenho tempo para isso) de o cancro e as doenças crónicas serem muitíssimo mais comuns hoje do que eram há 100-150 anos.

Última edição: