Actualidade Internacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,158
7,459
46
Lisboa
Defender - especulando - as práticas do Hamas em utilizar crianças-soldado. Muito, muito mau.
Pá eu não percebo o vosso nível de raciocínio. Perante um post que pretende insinuar que não há um único inocente em Gaza e um resposta sarcástica, esta é a tua interpretação.... isto na mesma página em que vez várias outras fotografias que são uma infima parte da grotesca realidade.... uau

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,481
5,689
Há 150 anos não havia gangues nem máfias globais como há agora, responsáveis por incríveis doses de violência, sofrimento e morte por todo o planeta.
Nem havia as multinacionais que há agora, mais poderosas que estados, com interesses mais fortes que a saúde e o bem estar das pessoas e o equilíbrio ambiental, que destroem a vida e o ambiente em grandes áreas terrestres, aéreas e aquáticas, porque o lucro fala mais alto.
Parece-me que há 150 anos a violência era mais localizada, mais inocente, menos maligna do que é agora. As pessoas eram menos civilizadas mas a sua bruteza era pueril, quase de criança. A maldade era coisa mais individual. Agora a maldade é global, maligna, em grande escala. Acho a maldade dos dias de hoje muito mais maligna e assustadora do que a de há 100 ou 150 anos. Aparentemente mais civilizados caminhamos para o Apocalipse, não tenho dúvidas. Ou se calhar estou só a ficar velho.
Acho que só tens razão na questão ambiental. Nesse aspecto estamos muito piores do que há 150 anos, com muito mais químicos, lixo e poluição.
Mas isso nem se deve tanto ao capitalismo e às multinacionais, mas ao facto de a população mundial ter aumentado umas quatro vezes entretanto, e hoje já ninguém achar tolerável a pobreza em que se vivia no século XIX. E mais conforto significa sempre mais consumo de recursos e portanto mais lixo e poluição. Aqui não há volta a dar.

No resto, há 150 anos também havia gangues e máfias globais, só que chamavam-se estados. Chamavam-se Império Britânico (que se fartou de massacrar em África ou na àsia) ou russo ou belga ou português. E no mundo do trabalho os direitos não existiam: horários de 14 horas por salários de pobreza era a norma.

Mas sem dúvida que algumas multinacionais hoje têm mais poder do que algum império alguma vez teve. Basta o facto de terem acesso a todos os movimentos de cada cidadão. E também é verdade que hoje a concentração de riqueza é muito maior do que era há 150 anos, nunca tanto poder e riqueza esteve concentrado nas mãos de tão poucos, e isso desequilibra tudo politicamente. Há 150 anos os 1% tinham medo das massas. Hoje já não.

• Like
Reações: Edgar Siska

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,158
7,459
46
Lisboa
Quem são os patetas de serviço que continuam a negar que foi o Netanyahu a "criar" o Hamas?

A mesma lógica. Daqui a uns anos voltam a bombardear Gaza (se ainda existir) com o argumento de que têm que destruir este novo Hamas que estão a "criar".

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,523
6,994
Quem são os patetas de serviço que continuam a negar que foi o Netanyahu a "criar" o Hamas?

A mesma lógica. Daqui a uns anos voltam a bombardear Gaza (se ainda existir) com o argumento de que têm que destruir este novo Hamas que estão a "criar".
A responsabilidade de não haver novos movimentos radicais não é do adversário, é dos próprios árabes.
Desde 1920 que andamos as desculpar os árabes pela sua radicalização.
Ok os ingleses enganaram os árabes! E ?
Sempre que se é enganado é motivo para a Radicalizacao?

Ao que parece o Hamas está disposto a depor as armas.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,523
6,994
TOTALMENTE escusadas essas imagens @Cheue...
Deixa por.
Podemos por aqui também as imagens do 11 Setembro, do Charlie Hebdo, do Bataclan.
Sinceramente fico mais sensibilizado com essas imagens do que com as imagens de Gaza...
Há um filme dos anos 80 que tem uma QUOTE que se aplica muito bem.
" They draw first blood"

Agora é só a retribuição

MightyDragon

Bancada central
10 Maio 2024
1,667
2,810
Deixa por.
Podemos por aqui também as imagens do 11 Setembro, do Charlie Hebdo, do Bataclan.
Sinceramente fico mais sensibilizado com essas imagens do que com as imagens de Gaza...
" They draw first blood"

Agora é só a retribuição
Que lógica da batata... matar crianças NUNCA é justificável. NUNCA!

Eu reclamei com as imagens, não com a mensagem que o Cheue quis passar.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,075
14,791
Esmoriz
Deixa por.
" They draw first blood"

Agora é só a retribuição
eish.
O 11 de setembro ainda não foi retribuído com os 200 mil civis mortos no Iraque?

Se alguém desvalorizar o batclan e o charlie podem colocar aqui imagens dos massacres. Como ninguém o fez, isso é apenas retórica inconsequente de quem acha que os valores e a cultura ocidental se defendem massacrando inocentes do outro lado do mundo.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,523
6,994
Que lógica da batata... matar crianças NUNCA é justificável. NUNCA!

Eu reclamei com as imagens, não com a mensagem que o Cheue quis passar.
Mas eu tb posso por aqui malta sem metade da cara porque foi queimado nas Torres Gêmeas.

Para ver se a malta se lembra que fome, pessoas mortas e estropiadas, civis mortos, violações, não é exclusivo desta guerra.

Convém sempre relembrar porque as pessoas tendem a esquecer se

Última edição: