Actualidade Internacional

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,843
149,985
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
estás a sugerir uma guerra mundial para acabar com uma religião, lol

60% dos crentes muçulmanos são 1,2MM de pessoas para "limpar"...

começava por onde? a Indonésia é o país com mais muçulmanos do mundo, é lançar já umas bombas atómicas para começar a limpeza?...
A solução era existir uma era de Iluminismo e Razão.

Curiosamente o Islão seguiu um caminho algo oposto, começou por ter uma era dourada com algum desenvolvimento cultural e científico e depois foi ficando cada vez mais ortodoxo, cada vez mais obscurantista.

• Like
Reações: radiohead

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,840
7,096
estás a sugerir uma guerra mundial para acabar com uma religião, lol

60% dos crentes muçulmanos são 1,2MM de pessoas para "limpar"...

começava por onde? a Indonésia é o país com mais muçulmanos do mundo, é lançar já umas bombas atómicas para começar a limpeza?...
Começas pelos regimes mais agressivos em termos de propaganda e instáveis.
Irão, Afeganistão, Síria.
Depois era os países com maior tendência de radicalização: Marrocos, Tunísia e Libia

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,840
7,096
A solução era existir uma era de Iluminismo e Razão.

Curiosamente o Islão seguiu um caminho algo oposto, começou por ter uma era dourada com algum desenvolvimento cultural e científico e depois foi ficando cada vez mais ortodoxo, cada vez mais obscurantista.
No início do séc XX houve uma onda reformista no mundo muçulmano( especialmente com o desmantelamento do Império Otomano)
Queria claramente abrir as sociedades a evolução tecnológica e social do Ocidente.
Mas o clero sempre conseguiu de certa forma capturar a sociedade civil.
Uma vezes por culpa de algumas potências ocidentais, outras por capacidade militar da malta ortodoxa as coisas não aconteceram.

• Haha
Reações: Panda Azul e Branco

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,077
6,860
A religião é uma espécie de alucinação colectiva que assenta numa série de crenças sem qualquer validade científica.
Uma dessas crenças é que algo acontece positivo por influência de " alguém" ou "entidade superior".
Se limpares 60% dos crentes, os restantes vão se questionar se as suas crenças efectivamente são benéficas.
A religião perde total influência quando tu começas a pensar e questionar...
Aconteceu com o Cristianismo no séc 16/17 quando se começou a questionar determinados dogmas.
Com o Islamismo temos de dar um "empurrão" para acelerar o processo se é que me entendes...
Vives num mundo a preto e branco. Laicismo=good, religião=bad. Quando as maiores atrocidades dos últimos cem anos foram cometidas em nome da "razão" e do ateísmo.
Dizer que a "religião perde influência quando começas a pensar e questionar" é não saber nada de psicologia humana. As crenças irracionais nunca vão desaparecer porque muitas vezes são as únicas que dão sentido à vida. Não importa que sejam "mentira", só importa é que ajudem a viver.
Eu conheço pessoas muito inteligentes, com carreiras profissionais e intelectuais com que tu nem poderias sonhar, que acreditam em Deus. Até tive um amigo, já falecido, professor universitário e esquerdista, que aos 70 anos teve um cancro e acabou a converter-se ao catolicismo. Vou dizer que ele ficou burro de repente? Não, vou dizer que poucas pessoas conseguem enfrentar transes desses sem o apoio de crenças irracionais.
Eu não sou crente, mas sempre achei que se um grupo de crianças de cinco anos fossem deixadas sozinhas numa iilha, iam acabar por inventar a ideia de Deus.
Aliás, nunca houve sociedade nenhuma sem crenças espirituais ou sobrenaturais. Por alguma razão há-de ser.

Última edição:

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,870
3,055
No caso do Afeganistão, quem fez merda foi a URSS
Com o governo pró URSS, secular, as mulheres tinham liberdade para tudo, podiam andar como lhes apetecesse, estudar, trabalhar, divertir-se normalmente, tinham práticamente os mesmos direitos dos homens.
Com os Talibãs, que eram guerrilheiros das montanhas sem grande expressão e que só ganharam o poder pela ajuda que tiveram dos americanos, em treinamento, equipamento e armamento, as mulheres afegãs deixaram de ter quaisquer direitos.

Por uma questão geoestrategica, de fazer com que a URSS perdesse poder de influência naquela zona do globo, quem é que fez merda? As mulheres afegãs bem podem agradecer aos americanos a vida de cão que têm actualmente.

• Like
Reações: Vlk e Dagerman

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,840
7,096
Com o governo pró URSS, secular, as mulheres tinham liberdade para tudo, podiam andar como lhes apetecesse, estudar, trabalhar, divertir-se normalmente, tinham práticamente os mesmos direitos dos homens.
Com os Talibãs, que eram guerrilheiros das montanhas sem grande expressão e que só ganharam o poder pela ajuda que tiveram dos americanos, em treinamento, equipamento e armamento, as mulheres afegãs deixaram de ter quaisquer direitos.

Por uma questão geoestrategica, de fazer com que a URSS perdesse poder de influência naquela zona do globo, quem é que fez merda? As mulheres afegãs bem podem agradecer aos americanos a vida de cão que têm actualmente.
O governo anterior a esse comunista tb era secular.
O Zair construiu a Universidade de Cabul e aboliu a purdah.
Aboliu a família real de ocupar cargos administrativos.
Instituiu eleições livres
Isto em 1964...9 anos antes da revolução marxista encetada pelo primo

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,840
7,096
Vives num mundo a preto e branco. Laicismo=good, religião=bad. Quando as maiores atrocidades dos últimos cem anos foram cometidas em nome da "razão" e do ateísmo.
Dizer que a "religião perde influência quando começas a pensar e questionar" é não saber nada de psicologia humana. As crenças irracionais nunca vão desaparecer porque muitas vezes são as únicas que dão sentido à vida. Não importa que sejam "mentira", só importa é que ajudem a viver.
Eu conheço pessoas muito inteligentes, com carreiras profissionais e intelectuais com que tu nem poderias sonhar, que acreditam em Deus. Até tive um amigo, já falecido, professor universitário e esquerdista, que aos 70 anos teve um cancro e acabou a converter-se ao catolicismo. Vou dizer que ele ficou burro de repente? Não, vou dizer que poucas pessoas conseguem enfrentar transes desses sem o apoio de crenças irracionais.
Eu não sou crente, mas sempre achei que se um grupo de crianças de cinco anos fossem deixadas sozinhas numa iilha, iam acabar por inventar a ideia de Deus.
Aliás, nunca houve sociedade nenhuma sem crenças espirituais ou sobrenaturais. Por alguma razão há-de ser.
Essas crenças têm a ver com a necessidade irracional de explicar aquilo que não se controla.
Em vez de trabalhar a consciência humana por forma a aceitar que a vida tem uma componente de aleatóridade e que não se consegue controlar, opta se pelo caminho mais fácil que é explicar as coisas através de algo " superior" que claramente não faz sentido.
Eu mantenho o que digo: a religião é um dos principais problemas do Mundo.

Mas não é o unico

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,164
1,033
Não devias falar dessa maneira, tu não és voluntario para ir para lá.. acho que a maior parte dos Ucranianos quer negociar a paz.
Duvido que a paz que eles queiram negociar inclua uma cedência de todos os territórios ocupados e fingir que a Russia nunca os atacou. Se assim for podemos simplesmente dizer que o que está a ser negociado é uma capitulação.

Não sou Ucraniano mas duvido que queiram render-se. Agora há um ponto que mesmo não concordando posso entender. Este mundo não está para lirismos e é pura e simplesmente a lei do mais forte. E se assim o é e sendo a Russia mais forte que a Ucrânia teremos que deixar de pensar no que é "justo" ou "injusto" e minimizar o número de baixas. Eu entendo este pragmatismo, simplesmente só acho que não é lirismo pensar que todos juntos somos mais fortes que a Russia. É só isto.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,053
53,078
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Duvido que a paz que eles queiram negociar inclua uma cedência de todos os territórios ocupados e fingir que a Russia nunca os atacou. Se assim for podemos simplesmente dizer que o que está a ser negociado é uma capitulação.

Não sou Ucraniano mas duvido que queiram render-se. Agora há um ponto que mesmo não concordando posso entender. Este mundo não está para lirismos e é pura e simplesmente a lei do mais forte. E se assim o é e sendo a Russia mais forte que a Ucrânia teremos que deixar de pensar no que é "justo" ou "injusto" e minimizar o número de baixas. Eu entendo este pragmatismo, simplesmente só acho que não é lirismo pensar que todos juntos somos mais fortes que a Russia. É só isto.
Sim, mas o ponto é que estamos juntos.. quer dizer se para ti estarmos juntos for dizer força nisso, e dar uns 10 euros por anos dos nosso impostos para apoiar, pode ser.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,870
3,055

Mas porque carga de água é que havemos de ser "todos juntos" contra a Rússia? Que mal fez alguma vez a Rússia a Portugal e aos portugueses? E porque é que não somos "todos juntos" contra os Israelitas que praticam genocídio em Gaza? Quem mata mais civis indefesos, a Russia ou Israel?

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,164
1,033
Sim, mas o ponto é que estamos juntos.. quer dizer se para ti estarmos juntos for dizer força nisso, e dar uns 10 euros por anos dos nosso impostos para apoiar, pode ser.
Podemos discordar relativamente ao quão envolvidos devemos estar. Ou até o dinheiro que estamos dispostos a dar. Agora aliviar sanções à Russia e tentar sacar um negócio de minérios raros a um país desesperado (o que seria pura e dura extorsão) é a todos os títulos deplorável.

Eu já dou de barato que os EUA têm na melhor das hipóteses indiferença e na pior hipótese desdém pela Europa. Assim sendo a Europa terá que fazer a sua parte e seguir o seu caminho. E sim, apoiar com mais do que 10€ cabeça, acelerar a produção e o R&D militar, rever as cadeias logísticas e a dependência das redes de comunicação militar dos EUA.

Como português e como europeu já estou farto de ver todos os actores políticos europeus a dizerem amen ao que quer que seja que os EUA façam e mesmo custando-me admiti-lo... sim... é para rearmar.

• Like
Reações: Dragon Lonis

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,164
1,033
Mas porque carga de água é que havemos de ser "todos juntos" contra a Rússia? Que mal fez alguma vez a Rússia a Portugal e aos portugueses? E porque é que não somos "todos juntos" contra os Israelitas que praticam genocídio em Gaza? Quem mata mais civis indefesos, a Russia ou Israel?
Uma coisa não impede a outra. Sim a Europa mais do que "condenar Israel" deve fazer um embargo em toda a linha e, da parte que me toca, até mais do que isso.

A Russia mesmo estando longe de Portugal está dentro da Europa. E está dentro da Europa a fazer uma guerra que tem repercussões económicas sérias em paises da UE e consequentemente não pode ser um assunto ao qual Portugal está alheio.

E de forma mais directa direi o seguinte. O Putin é um ditador com visões expansionistas. Sim, quer tomar a Ucrânia toda e não só parte dela e se o deixarem abocanha os bálticos e quiçá mais do que isso. Não, não acredito que queira marchar até Lisboa mas, estando Portugal directamente ameaçado pela Russia ou não, aceitar que o Putin conquiste o que quer conquistar sem consequências a mim não me parece uma opção.

• Like
Reações: Edgar Siska

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,053
53,078
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Podemos discordar relativamente ao quão envolvidos devemos estar. Ou até o dinheiro que estamos dispostos a dar. Agora aliviar sanções à Russia e tentar sacar um negócio de minérios raros a um país desesperado (o que seria pura e dura extorsão) é a todos os títulos deplorável.

Eu já dou de barato que os EUA têm na melhor das hipóteses indiferença e na pior hipótese desdém pela Europa. Assim sendo a Europa terá que fazer a sua parte e seguir o seu caminho. E sim, apoiar com mais do que 10€ cabeça, acelerar a produção e o R&D militar, rever as cadeias logísticas e a dependência das redes de comunicação militar dos EUA.

Como português e como europeu já estou farto de ver todos os actores políticos europeus a dizerem amen ao que quer que seja que os EUA façam e mesmo custando-me admiti-lo... sim... é para rearmar.
Sim, mas como Portugues ias para lá lutar? a questão é essa..

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,164
1,033
Sim, mas como Portugues ias para lá lutar? a questão é essa..
Fazer de guerrilheiro sozinho e desapoiado sabendo que a morte seria o mais provável só o faria por Portugal mesmo. Mas não, a questão não é essa.

O que nos está a ser pedido pela Ucrânia nem sequer é a colocação de homens do nosso lado. É dar apoio logístico, económico e de material militar. E se acreditas que faze-lo é estar por fora a alimentar a morte alheia embora eu entenda o raciocínio eu tenho um ângulo de visão diferente.

Dar um sistema anti-aereo à Ucrânia pode até matar vidas russas... mas pode salvar também vidas ucrânianas dado que podem interceptar um missil russo. E este raciocínio estende-se para outro tipo de apoios. Além do mais no início da guerra havia uma enorme relutância em dar certo tipo de armas mais ofensivas do que defensivas à Ucrânia. Mesmo não estando a 100% com estas cautelas numa situação tão dramática saúdo a ética de ao menos se reflectir nestas coisas.

Eu não quero mandar ninguém para a morte. Nem portugueses, nem de outra nacionalidade qualquer. Mas desculpa sirmister, novamente, não fomos nós que levamos a morte e destruição para a Ucrânia. Foi a Russia.

• Like
Reações: Edgar Siska

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,840
7,096
Fazer de guerrilheiro sozinho e desapoiado sabendo que a morte seria o mais provável só o faria por Portugal mesmo. Mas não, a questão não é essa.

O que nos está a ser pedido pela Ucrânia nem sequer é a colocação de homens do nosso lado. É dar apoio logístico, económico e de material militar. E se acreditas que faze-lo é estar por fora a alimentar a morte alheia embora eu entenda o raciocínio eu tenho um ângulo de visão diferente.

Dar um sistema anti-aereo à Ucrânia pode até matar vidas russas... mas pode salvar também vidas ucrânianas dado que podem interceptar um missil russo. E este raciocínio estende-se para outro tipo de apoios. Além do mais no início da guerra havia uma enorme relutância em dar certo tipo de armas mais ofensivas do que defensivas à Ucrânia. Mesmo não estando a 100% com estas cautelas numa situação tão dramática saúdo a ética de ao menos se reflectir nestas coisas.

Eu não quero mandar ninguém para a morte. Nem portugueses, nem de outra nacionalidade qualquer. Mas desculpa sirmister, novamente, não fomos nós que levamos a morte e destruição para a Ucrânia. Foi a Russia.
A Ucrânia náo tem meios próprios para resistir durante 5 anos.
Por muito inepcia que a Rússia demonstre operacionalmente( por exemplo não conseguiu o objectivo principal por foi incompetente), o nuclear é dissuador.
Ninguém quer fazer call ao jogo do Putin.
Porque se não fosse isso já tinha havido intervenção externa e já estava tudo resolvido.
Sobre ter de lutar, parece me obvio que noutras circunstâncias iríamos para lá

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,534
10,444
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana

Virá o tempo em que os próprios ucranianos pressionarão Zelensky para a capitulação. O arrebatamento inicial pela defesa da pátria esmorece com o tempo e a realidade da guerra. De que adiantará lutar até ao último homem se se acabar sem território nem população?... O cenário actual é desencorajador, os ucranianos perdem terreno diariamente e não se vislumbra capacidade para o recuperar. Quanto mais tempo passa, menos Ucrânia existe. ... chegará um ponto em que, por mais armas que se envie, faltarão soldados para lutar. O que se fará então? O acordo de paz futuro será mais penalizador. Esta é uma perspectiva possível.

Os ucranianos estão sós no campo de batalha e não se adivinha coisa diferente. Números da tal aliança europeia a favor da Ucrânia: EU spends more on Russian oil and gas than financial aid to Ukraine – report | Russia | The Guardian . Os europeus gastavam até há pouco tempo mais dinheiro com importações de energia russa do que em apoio financeiro à Ucrânia, ignorando se o continuam a fazer. A Rússia não está nem ficará isolada por mais sanções que se lhe imponham, pois há mais mundo além do bloco ocidental. Colapsará com o tempo? Com a degradação das condições de vida?... há muito que se especula isso, soando mais a desejo que a possibilidade real ou próxima. A Ucrânia está a perder e parece caminhar para a derrota. E o derrotado não prevalecerá nas negociações de paz, naturalmente.

• Like
Reações: MiguelDeco