Actualidade Nacional

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,108
29,837
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Like
Reações: cccmonteiro

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,530
5,737
Quando é que andaste na escola? Nos anos quando eu andei 90 a escravatura era uma nota de rodapé e não havia qualquer tipo de auto-condenação (e bem). Hoje é pouco diferente, fala-se mas pouco.

Não acho nada que não deva ser debatido. Não vejo como é que, por exemplo, restituir os frisos do Parthenon a Atenas não seja debativel.
Nos anos 80 a escravatura era tratada nas aulas de História, penso que no 8º ano. Descrevia-se em termos bastante objectivos o comércio triangular entre Europa, Àfrica e Américas.

Os frisos do Parténon são objectos artísticos, e nesse caso é possível uma reparação, que passaria pela sua devolução à Grécia.
Mas que reparação se poderia dar a escravos que morreram há séculos? E aliás essa reparação, a existir, caberia mais às autoridades brasileiras do que a Portugal, já que a maior parte dos esclavagistas e dos lucros da escravatura ficaram no Brasil.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
604
1,153
Se há coisa parva é julgar com os olhos de hoje o que se fez há 500 anos.
Daqui a 500 anos a nossa sociedade actual será completamente obsoleta aos olhos de 2500 e os intelectualoides de hoje serão os esclavagistas daqui a uns séculos.

E não é justo.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,402
7,754
Bragança
Se há coisa parva é julgar com os olhos de hoje o que se fez há 500 anos.
Daqui a 500 anos a nossa sociedade actual será completamente obsoleta aos olhos de 2500 e os intelectualoides de hoje serão os esclavagistas daqui a uns séculos.

E não é justo.
Os intelectuais de hoje não serão nada daqui a uns séculos. Estarão mortos.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,402
7,754
Bragança
Mudar a Constituição. Deportar as bestas.
Vamos lá, @wolfheart. Bora criar um partido para limpar Portugal!
Então não há já partidos desses ? Já os há .. de esquerda e de direita. Todos querem limpar á sua maneira.
E onde o teu partido quase é varrido do parlamento, é não saberes a diferença entre imigração controlada de deportar toda a gente. Nem sequer pode haver debate sobre o tema sem chamares toda a gente nazi.
Porque esse tema é proibido...e quem o sugerir leva com o teu carimbo.
Mas se tanta gente quase decidiu erradicar um partido são todos nazis e tu és do bem. O resto da sociedade é merda, analfabetos, racistas ....não têm olhos na cara nem ouvidos...nem andam nas ruas, nem sabem que há 50 pessoas a viver no lugar que deviam morar 4, nem deixam de ser atendidos nas instituições para onde pagam impostos, porque colapsaram devido ao aumento de procura.
Não olharam a nada disso...são só nazis, racistas e analfabetos.

Última edição:
  • Like
Reações: Costinha

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,930
9,462
Lusotropicalismo é usado para todos feitos e feitios.
É talvez a única tese histórica política genuinamente portuguesa.
É usada pela extrema direita a verdadeira salazarista para justificar o que se passou em África. E tentar amenizar algumas feridas do colonialismo português. Não está coisa a que chamamos xega.
Usada pela direita católica democrática da vertente jesuíta para encontrar o desígnio do universalismo português para dizer também o mesmo nós somos diferentes não fomos assim tão maus.
Usada pela esquerda centrista para dizer nos portugueses somos todos uma mescula não existe espaço para o racismo étnico em Portugal.
No fundo todos dizem um pouco a mesma coisa.
O lusotropicalismo é uma corrente uma doutrina nossa portuguesa muito caro a quem como Marcelo Rebelo de Sousa viveu o antigamente. Conviveu com África sentiu África. Para o Marcelo não existe espaço para descriminação para uma concepção de um Portugal supremacista porque o que nós fizemos em África no Brasil na Ásia não foi isso. Marcelo Rebelo de Sousa apenas queria vamos nos dar todos bem é isto que ele quer na minha opinião. Agora para Marcelo Rebelo de Sousa a linha vermelha é o racismo é a supremacia. Para Marcelo Rebelo de Sousa todos somos humanos. Todos precisamos uns dos outros todos temos de ser aceites e compreendidos. Para Marcelo Rebelo de Sousa o envagellho é praticado na nação portuguesa. Que recebe e acolhe. Porque viveu isso. Conviveu com isso.
Quem conviveu com esse mundo compreende quem nunca o viveu nao compreende.
Entendo que o discurso da Lídia Jorge não é factual não existiam 10 por cento de africanos em Portugal no século xvi aquilo é baseado num retrato de Lisboa e num estudo em Alcácer do sal e em lagos não é representativo de todo o país. Mas a mesma é o lusotropicalismo.
Logicamente que nós ao contrário da Europa setentrional que teve de assumir tudo fazer grandes lutos. Nós não o fazemos nunca vamos assumir que na verdade e é o que é o tráfico negreiro foi fundado por Portugal. É verdade. Aliás basta ver como nós EUA nos estados do sul nas alas mais de extrema direita Portugal é visto. É visto como o pioneiro. Mas não vale a pena levantar estas lebres.

Última edição:
Ginjeet

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,812
8,583
Então não há já partidos desses ? Já os há .. de esquerda e de direita. Todos querem limpar á sua maneira.
E onde o teu partido quase é varrido do parlamento, é não saberes a diferença entre imigração controlada de deportar toda a gente. Nem sequer pode haver debate sobre o tema sem chamares toda a gente nazi.
Porque esse tema é proibido...e quem o sugerir leva com o teu carimbo.
Mas se tanta gente quase decidiu erradicar um partido são todos nazis e tu és do bem. O resto da sociedade é merda, analfabetos, racistas ....não têm olhos na cara nem ouvidos...nem andam nas ruas, nem sabem que há 50 pessoas a viver no lugar que deviam morar 4, nem deixam de ser atendidos nas instituições para onde pagam impostos, porque colapsaram devido ao aumento de procura.
Não olharam a nada disso...são só nazis, racistas e analfabetos.
Eu não tenho partido, por isso é que preciso de criar um. 😅

Os ignorantes dirão que é preciso rever a Constituição para limpar Portugal de imigrantes ilegais ou de criminosos. Afinal, tu próprio passas o dia a postar aqui tudo o que possa sequer indiciar qualquer ligação entre imigração e insegurança, quando os indicadores demonstram que essa ligação não existe. Nada disso interessa, senão retórica do partido que tu segues cegamente.

E digo ignorantes, porque a Constituição já permite expulsar ambos esses casos. Aliás, Portugal deporta centenas deles todos os anos. O que eles querem eliminar não são os direitos dos ilegais ou dos criminosos, querem é abranger todos os outros. E tu vais atrás disso.

Mas curioso, já te coloquei a pergunta duas vezes e recusas responder, portanto vai aqui uma terceira: devem ou não mudar a Constituição para permitir retirar nacionalidade portuguesa a criminosos violentos? Como os que atacaram os adeptos portistas esta semana. Como os que atacaram um ator à porta de um teatro. Como os que atacaram voluntários de uma associação de caridade. Foi tudo num espaço de 3 dias, não postaste nenhum deles. Curioso, não te preocuparam esses casos? Portanto, explica lá, se preferes portugueses criminosos e violentos a imigrantes trabalhadores e cumpridores, o que é isso senão racismo e xenofobia?

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,930
9,462
É assim a malta até tem sorte. Por Portugal ter uma esquerda responsável cívica e urbana. Quem enche a avenida da liberdade e os aliados não são os adolfos. É a esquerda. Nunca queiram que esse gatilho seja ligado porque quando for...
A esquerda até aceitou que o xega abrisse a caixa de Pandora. Mas se a nossa esquerda ficar mais europeia.. cuidado porque não vai ser bonito.

Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,530
5,737
o tráfico negreiro foi fundado por Portugal.
Em que sentido?
Se estás a dizer que os portugueses inventaram a escravatura, estás obviamente errado. Há registos de escravatura desde a Mesopotâmia, no mínimo.
Se estás a dizer que os portugueses foram os primeiros a traficar escravos, seja por terra ou por mar, estás igualmente errado. Porque onde houve escravatura, houve sempre tráfico de escravos, já que estes eram encarados como bens ou objectos transacionáveis.
E se estás apenas a dizer que os portugueses foram os primeiros a traficar escravos africanos... também estás errado, porque já havia escravatura em África há milénios quando os portugueses lá chegaram.
A única coisa que os portugueses "inventaram" foi o comércio de escravos a uma escala industrial.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,530
5,737
Mas é isso..
A história do tráfico transatlântico de escravos não é bonita, mas foi um "jogo" jogado com as regras da época e que até tinha o beneplácito da santa madre igreja.
Ou seja, à luz da época, o escalavgismo era visto não só como legal, mas até como "moral" (o argumento aqui é que se salvava as almas dos desgraçados convertendo-os ao catolicismo).
Dito isto, não concordo nada com a ideia de que temos de fazer luto pelas barbaridades cometidas pelos nossos antepassados. Seria como eu fazer luto por ter tido um bisavó serial killer. Se o meu bisavó matou dez pessoas, o que é que eu tenho a ver com isso? Que culpa tenho eu? Nenhuma.
Quando muito podia penitenciar-me se a minha família tivesse enriquecido no tráfico de escravos e eu tivesse sido beneficiário directo disso. Mas na minha família nunca houve negreiros nem possuidores de escravos, portanto não devo nada a ninguém.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,930
9,462
A história do tráfico transatlântico de escravos não é bonita, mas foi um "jogo" jogado com as regras da época e que até tinha o beneplácito da santa madre igreja.
Ou seja, à luz da época, o escalavgismo era visto não só como legal, mas até como "moral" (o argumento aqui é que se salvava as almas dos desgraçados convertendo-os ao catolicismo).
Dito isto, não concordo nada com a ideia de que temos de fazer luto pelas barbaridades cometidas pelos nossos antepassados. Seria como eu fazer luto por ter tido um bisavó serial killer. Se o meu bisavó matou dez pessoas, o que é que eu tenho a ver com isso? Que culpa tenho eu? Nenhuma.
Quando muito podia penitenciar-me se a minha família tivesse enriquecido no tráfico de escravos e eu tivesse sido beneficiário directo disso. Mas na minha família nunca houve negreiros nem possuidores de escravos, portanto não devo nada a ninguém.
eu não tenho problemas de consciência.
É o que é.
Até digo mais para mim Portugal é a portugalidade como já te tentei explicar.
Para mim éramos todos um. Até os africanos já limparam isso. Já não existe. Eles gostam de nós. Nós deles não há crise. Isso já é anacronico. Não te preocupes com isso.

31 Julho 2024
3,394
5,489
Em que sentido?
Se estás a dizer que os portugueses inventaram a escravatura, estás obviamente errado. Há registos de escravatura desde a Mesopotâmia, no mínimo.
Se estás a dizer que os portugueses foram os primeiros a traficar escravos, seja por terra ou por mar, estás igualmente errado. Porque onde houve escravatura, houve sempre tráfico de escravos, já que estes eram encarados como bens ou objectos transacionáveis.
E se estás apenas a dizer que os portugueses foram os primeiros a traficar escravos africanos... também estás errado, porque já havia escravatura em África há milénios quando os portugueses lá chegaram.
A única coisa que os portugueses "inventaram" foi o comércio de escravos a uma escala industrial.
Ainda bem que repuseste a verdade.

Mais ridículo que essas falsidades, é olhar para o mundo á centenas de anos atras, com os olhos de hoje em dia. Não faz sentido nenhum.

O mundo funcionava de outra forma antigamente, nas suas várias épocas.

Nenhum país cometeu erros. Nem Portugal tem que sentir vergonha ou achar que fez algo de mal no seu passado, porque nao fez.

Fomos um grande país, com uma história unica.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,109
1,947
Os intelectuais de hoje não serão nada daqui a uns séculos. Estarão mortos.
Camões "está vivo", é como se fosse meu vizinho, (não)morreu há 445 anos.
Cervantes "está vivo", Shakespeare "está vivo", andam pelas estantes, pelos teatros e pelas salas de cinema e tenho-os visto também na televisão, (não)morreram com diferença de 1 dia há 409 anos. (Não)morreram há mais de 400 anos, continuam vivos, se calhar vão continuar vivos até ao fim da história.

• Like
Reações: Dagerman

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,109
1,947
Ainda bem que repuseste a verdade.

Mais ridículo que essas falsidades, é olhar para o mundo á centenas de anos atras, com os olhos de hoje em dia. Não faz sentido nenhum.

O mundo funcionava de outra forma antigamente, nas suas várias épocas.

Nenhum país cometeu erros. Nem Portugal tem que sentir vergonha ou achar que fez algo de mal no seu passado, porque nao fez.

Fomos um grande país, com uma história unica.
Será que a Alemanha Nazi também não cometeu erros? Pela aplicação da tua lógica parece que não. Coitados, eles apenas fizeram o melhor que podiam e sabiam, só queriam preservar a pureza da sua magnífica raça Ariana. Nenhum país, nunca, cometeu erros nenhuns! Tadinhos, todo o mal que fizeram foi sem querer, estiveram sempre cheios de boas intenções cristãs... ou arianas!