Actualidade Nacional

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,427
4,249
Porto
A questão dos ciganos é muito simples: é puxar o filme atrás até às origens e ver de onde eles vieram, para perceber o porquê das "tradições" que têm. São aliás o exemplo acabado de que por muitos anos (centenas, no caso deles) que certa gente passe bem longe do local de origem, nunca se integra noutras culturas e formas de viver.

Este caso de Reguengos é apenas mais um de tantos que se passam. E quem não vive na bolha do virtue signalling sabe perfeitamente que isto é o pão nosso de cada dia com essa malta.
Nasci e vivi no Porto a minha vida toda. Nunca tive grande contacto com a comunidade cigana. Há 2 anos mudei-me para Braga - temporariamente, espero - e tenho vários ciganos perto de mim. Não posso dizer que esteja a ser uma boa experiência.

Nunca descobri quem foi ao certo, mas soube por um vizinho, que me contou escondido, borrado de medo, que foram eles que me partiram os vidros e o teto do carro da empresa. Mais de 2000 euros de prejuízo. O meu crime: estacionei de sexta a domingo numa zona (pública!) onde normalmente os ciganos deixam os deles. No meu prédio não vive nenhum, mas sei de histórias de vizinhos meus, dos prédios contíguos, absolutamente revoltantes, que vão desde ameaças a agressões, inclusive a pessoas indefesas. Um nojo.

É um problema, não há como negar. Privam totalmente as mulheres da sua liberdade; privam as crianças do conhecimento, da escola, do elevador social, e perpetuam, assim, o obscuntarismo na comunidade. Também atentam constantemente contra a nossa liberdade. Não serão todos assim, obviamente, mas há um problema coletivo que o estado não consegue debelar.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,983
24,784
34
Vila Das Aves
o parlamento já devia ter voltado de férias, btw.

ridículo terem praticamente tempo de férias da escola.
Houve um que esteve ao lado dos bombeiros a combater fogos (palavras dele e da sua bancada), portanto, nem todos tiveram direito a férias.

É um mártir...coitado.

Última edição:
  • Haha
Reações: Vlk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
A questão dos ciganos é muito simples: é puxar o filme atrás até às origens e ver de onde eles vieram, para perceber o porquê das "tradições" que têm. São aliás o exemplo acabado de que por muitos anos (centenas, no caso deles) que certa gente passe bem longe do local de origem, nunca se integra noutras culturas e formas de viver.

Este caso de Reguengos é apenas mais um de tantos que se passam. E quem não vive na bolha do virtue signalling sabe perfeitamente que isto é o pão nosso de cada dia com essa malta.
Genial. É mandá-los para terra deles :ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
Nasci e vivi no Porto a minha vida toda. Nunca tive grande contacto com a comunidade cigana. Há 2 anos mudei-me para Braga - temporariamente, espero - e tenho vários ciganos perto de mim. Não posso dizer que esteja a ser uma boa experiência.

Nunca descobri quem foi ao certo, mas soube por um vizinho, que me contou escondido, borrado de medo, que foram eles que me partiram os vidros e o teto do carro da empresa. Mais de 2000 euros de prejuízo. O meu crime: estacionei de sexta a domingo numa zona (pública!) onde normalmente os ciganos deixam os deles. No meu prédio não vive nenhum, mas sei de histórias de vizinhos meus, dos prédios contíguos, absolutamente revoltantes, que vão desde ameaças a agressões, inclusive a pessoas indefesas. Um nojo.

É um problema, não há como negar. Privam totalmente as mulheres da sua liberdade; privam as crianças do conhecimento, da escola, do elevador social, e perpetuam, assim, o obscuntarismo na comunidade. Também atentam constantemente contra a nossa liberdade. Não serão todos assim, obviamente, mas há um problema coletivo que o estado não consegue debelar.
São problemas comuns a todos os bairros pobres e de habitação social, com ou sem ciganos.
Se calhar ajudava não continuar a criar guetos e espalhar mais a habitação social pelas cidades.

Última edição:

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,599
45,803
Conquistas
7
109

foi uma comunidade nómada durante séculos, saíram da Índia há imensssooooo tempo, literalmente 1000 anos, já não têm nada a ver com os indianos há muito muito tempo.

eu ontem até era para referir isso mas a gozar, que ainda iam começar também a chamar aos ciganos m o nhes...

• Like
Reações: Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,220
16,946
Sem querer estar a meter-me na conversa, olha que 3.7% dos beneficiários do RSI serem ciganos é imenso, se levarmos em conta que eles são apenas 0,5% dos portugueses. Significa que há uma proporção sete vezes maior de ciganos a receber RSI do que de não ciganos.
Esta desproporção explica-se em parte pela pobreza e pela escolaridade deficiente, mas não creio que isso explique tudo, porque parece-me evidente que os ciganos são uma das comunidades com mais dificuldades de integração, pelo menos em Portugal (os gitanos andaluzes, por exemplo, sempre me pareceram muito mais bem integrados). E eu até compreendo que eles tenham relutância em integrar-se, porque integração significa dissolução cultural, e quem tem orgulho nas suas raízes não quer que a sua cultura e identidade desapareçam.
É verdade.

Mas há muita a ideia que os ciganos não trabalham e vivem apenas de subsídios mas no último estudo do INE de 2023, 61,3% da população de etnia cigana estava integrada no mercado de trabalho (em menor proporção da população total que ronda os 70% mas, ainda assim, um número relevante)

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,649
17,529
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Genial. É mandá-los para terra deles :ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:
Gente tão honesta e trabalhadora certamente seria recebida de braços abertos na sua terra de origem. Para além de que 50k no meio de 1.4B não faria diferença nenhuma portanto era tranquilo. :)

foi uma comunidade nómada durante séculos, saíram da Índia há imensssooooo tempo, literalmente 1000 anos, já não têm nada a ver com os indianos há muito muito tempo.

eu ontem até era para referir isso mas a gozar, que ainda iam começar também a chamar aos ciganos m o nhes...
Exactamente, saíram há imenso tempo mas continuam sem se integrar nos países para onde foram e a ter os mesmíssimos hábitos que trouxeram de lá. É obra.

• Like
Reações: Lucho75

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
Gente tão honesta e trabalhadora certamente seria recebida de braços abertos na sua terra de origem. Para além de que 50k no meio de 1.4B não faria diferença nenhuma portanto era tranquilo. :)

Exactamente, saíram há imenso tempo mas continuam sem se integrar nos países para onde foram e a ter os mesmíssimos hábitos que trouxeram de lá. É obra.
Isto é mesmo a sério??:LOL:

Eu gostava era de perceber o que é que te faz achar que tens mais direito à Terra do que eles? É a cor?

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,649
17,529
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Isto é mesmo a sério??:LOL:

Eu gostava era de perceber o que é que te faz achar que tens mais direito à Terra do que eles? É a cor?
É simples, eu estou integrado na cultura e nos hábitos de Portugal e não cometo crimes. Não vou para hospitais bater em médicos, para escolas bater em professores, para centros comerciais andar aos tiros ou para restaurantes bater em quem não me serve bebidas. Não forço menores de idade a casar comigo, não impeço os meus filhos de irem à escola. Há quem faça de todas estas coisas modo de vida. E depois ainda mamam RSI, como cereja em cima de bolo.

Ficaste esclarecido ou precisas de mais exemplos?

• Like

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
É simples, eu estou integrado na cultura e nos hábitos de Portugal e não cometo crimes. Não vou para hospitais bater em médicos, para escolas bater em professores, para centros comerciais andar aos tiros ou para restaurantes bater em quem não me serve bebidas. Não forço menores de idade a casar comigo, não impeço os meus filhos de irem à escola. Há quem faça de todas estas coisas modo de vida. E depois ainda mamam RSI, como cereja em cima de bolo.

Ficaste esclarecido ou precisas de mais exemplos?
Então podemos expulsar toda a gente que cometa esse tipo de atos? Ciganos ou não.

O integrar na cultura é a maior balela que pode haver. Para além da subjetividade absoluta ainda não percebeste que eu não tenho a mesma cultura que tu?

(nem acredito que estou a discutir isto num fórum de gente adulta)

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,649
17,529
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Então podemos expulsar toda a gente que cometa esse tipo de atos? Ciganos ou não.

(nem acredito que estou a discutir isto num fórum de gente adulta)
Nada contra. Aliás temos as Desertas desocupadas, se quiserem começar a largar lá tudo o que seja criminoso de pára-quedas, por mim é tranquilo.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
Nada contra. Aliás temos as Desertas desocupadas, se quiserem começar a largar lá tudo o que seja criminoso de pára-quedas, por mim é tranquilo.
Assim ficávamos com crime zero não era? Como é que ninguém pensou nisto antes? Genial, mais uma vez.

Boa forma de não responder à pergunta btw.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,649
17,529
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Assim ficávamos com crime zero não era? Como é que ninguém pensou nisto antes? Genial, mais uma vez.

Boa forma de não responder à pergunta btw.
Ficávamos sem gastos com criminosos, para além dos pára-quedas e do combustível de avião. Um pequeno preço a pagar para tornar o ar mais respirável no resto do país. :cool:

Respondi à pergunta sim senhor. Mas para completar: perda de nacionalidade pela prática de crimes era uma solução interessante. No limite podem ficar apátridas e depois ir pedir nacionalidade e asilo a quem os queira. Sugiro países muçulmanos, ouvi dizer que são muito acolhedores por lá. Ou então a Índia. Já são o país mais populoso do mundo, mais meia dúzia de gatos pingados vindos daqui não fazem mossa.

• Like

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
Ficávamos sem gastos com criminosos, para além dos pára-quedas e do combustível de avião. Um pequeno preço a pagar para tornar o ar mais respirável no resto do país. :cool:
....
Isto é tão disparatado que eu acredito mesmo que tu acreditas que isso era mesmo uma boa solução.

Respondi à pergunta sim senhor.
Claro que não respondeste porque o direito a permanecer num território tem zero a ver com o que disseste e sabes bem disso.

O que não sabes é que um cigano nascido em Portugal, muito provavelmente tem ascendência 100% nascida cá até algumas gerações anteriores àquilo que tu próprio tens.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,427
4,249
Porto
São problemas comuns a todos os bairros pobres e de habitação social, com ou sem ciganos.
Se calhar ajudava não continuar a criar guetos e espalhar mais a habitação social pelas cidades.
Não são, caro colega. Eu nasci e cresci num bairro social, no Porto, e nunca tive problemas. Agora aqui, em Braga, tenho assistido a uma realidade totalmente diferente. As pessoas têm medo deles. E não é infundado nem fundamentado em perceções, é empírico.

Ainda há umas 2 semanas estava no parque com o meu pequenino e uma mãe, do prédio ao lado, comentava comigo que a família de ciganos desse mesmo prédio foi a casa dela pedir para usar o seu lugar de garagem. Ela respondeu que teria de questionar o marido (emigrado) e eles começaram a insultar e a ameaçá-la fisicamente na frente dos dois filhos pequeninos. Um nojo e uma cobardia. Vão vender a casa e mudar-se. Isto não é justo.

Parte disso, na minha opinião, advém precisamente da cultura deles. Os putos não vão à escola e estão entregues a si. Bem vejo lá nesse mesmo parquezito, miúdas de 4 anos a usar maquilhagem, vestidos curtos e completamente à sua sorte o dia todo. Eles não criam na escola nem em casa. Que adultos podemos esperar? São meninos desprotegidos.

Já nem falo das promessas de casamento, da pedofilia, do impedimento de mulheres ciganas se relacionarem com um português "não-cigano". Isto é um atentado violentíssimo à liberdade sobretudo dos mais indefesos: crianças e mulheres.

Sou de esquerda e custa-me que a esquerda prefira sentir-se ofendida com quem se revolta com isto, do que defender, como - e bem! - advoga, os reais desprotegidos. Há problema enorme tem-se assobiado para o lado desde sempre.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,599
45,803
Conquistas
7
109

são algo completamente à parte.
a maioria das pessoas nem sabem que a origem é da Índia, nem muitos ciganos devem saber.

já agora, isso de os indianos não se integrarem por acaso acho um bocado mito, dizem isso basicamente só porque eles não falam um português espectacular 2 ou 3 anos depois de estarem cá.

o que vejo é que quando têm filhos, eles falam português e é como se fossem portugueses, basicamente a mesma coisa que aconteceu antes com os chineses.
são portugueses de origem X, nem se nota a diferença a não ser em características físicas.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,649
17,529
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Claro que não respondeste porque o direito a permanecer num território tem zero a ver com o que disseste e sabes bem disso.

O que não sabes é que um cigano nascido em Portugal, muito provavelmente tem ascendência 100% nascida cá até algumas gerações anteriores àquilo que tu próprio tens.
Já tinhas vindo com essa merda de conversa de que os ciganos estão cá há mais gerações que eu da outra vez. Isto sem me conhecer nem à minha árvore genealógica de lado nenhum. 😂

Mas a culpa é minha, eu é que te continuo a dar trela. Mas vá, fazemos assim, ficas aí a ladrar a favor dos ciganos e afins, até podes ir viver para o meio deles (se te deixarem) e eu sigo com a minha vida. Passa bem e tem cuidado com o pickpocketing.

• Like

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,220
16,946
Então o nosso ministro da educação, ao mesmo tempo que anuncia o fim do congelamento das propinas, acha que é injusto que seja a sociedade a pagar os estudos de quem quer ir para a universidade?

Siga, mais um garrote para a classe média que já se vê à rasca para pagar despesas de deslocação, de alimentação e de livros e ainda vai ter as propinas a aumentar.

Por aqui se vê a forma como este governo olha para o ensino superior: certamente não como um investimento na formação de jovens e como uma ferramenta para arranjarem melhores empregos e salários que depois irá ter retorno para o resto da sociedade.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,887
8,318
46
Lisboa
Já tinhas vindo com essa merda de conversa de que os ciganos estão cá há mais gerações que eu da outra vez. Isto sem me conhecer nem à minha árvore genealógica de lado nenhum. 😂

Mas a culpa é minha, eu é que te continuo a dar trela. Mas vá, fazemos assim, ficas aí a ladrar a favor dos ciganos e afins, até podes ir viver para o meio deles (se te deixarem) e eu sigo com a minha vida. Passa bem e tem cuidado com o pickpocketing.
Eras tu? Bem me parecia. Era pouco provável duas ideias iguais tão genais surgirem no mesmo espaço na internet....

Lol, não preciso de te conhecer. É muito simples. Ou és um outlier (dos grandes), ou se não pertenceres à antiga nobreza não sabes a tua árvore genealógica mais do que 4, 5 ou 6 gerações na melhor das hipóteses. Se pertenceres à nobreza a probabilidade de teres ascendentes estrangeiros nos últimos séculos é quase 100%.

• Haha
Reações: DeZ

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,220
16,946
Não são, caro colega. Eu nasci e cresci num bairro social, no Porto, e nunca tive problemas. Agora aqui, em Braga, tenho assistido a uma realidade totalmente diferente. As pessoas têm medo deles. E não é infundado nem fundamentado em perceções, é empírico.

Ainda há umas 2 semanas estava no parque com o meu pequenino e uma mãe, do prédio ao lado, comentava comigo que a família de ciganos desse mesmo prédio foi a casa dela pedir para usar o seu lugar de garagem. Ela respondeu que teria de questionar o marido (emigrado) e eles começaram a insultar e a ameaçá-la fisicamente na frente dos dois filhos pequeninos. Um nojo e uma cobardia. Vão vender a casa e mudar-se. Isto não é justo.

Parte disso, na minha opinião, advém precisamente da cultura deles. Os putos não vão à escola e estão entregues a si. Bem vejo lá nesse mesmo parquezito, miúdas de 4 anos a usar maquilhagem, vestidos curtos e completamente à sua sorte o dia todo. Eles não criam na escola nem em casa. Que adultos podemos esperar? São meninos desprotegidos.

Já nem falo das promessas de casamento, da pedofilia, do impedimento de mulheres ciganas se relacionarem com um português "não-cigano". Isto é um atentado violentíssimo à liberdade sobretudo dos mais indefesos: crianças e mulheres.

Sou de esquerda e custa-me que a esquerda prefira sentir-se ofendida com quem se revolta com isto, do que defender, como - e bem! - advoga, os reais desprotegidos. Há problema enorme tem-se assobiado para o lado desde sempre.
Opá, o problema existe mas a questão é como resolvê-lo, ou pelo menos mitigá-lo. Eu vejo sempre a conversa do "não se integram" "não fazem nada" "só mamam subsidios" yah, e soluções para essas pessoas e para quem tem que os aturar?

Nem todos os bairros sociais são iguais, há alguns em que ainda existe o sentido de comunidade e responsabilidade mas é impossível alguém ter nascido e criado num bairro tipo Cerco ou Pasteleira e nunca ter tido problemas ou ter visto miúdos completamente entregues a si próprios.

Problemas com os vizinhos infelizmente acontece em muito lados, um dos meus cunhados já levou porrada de um dos vizinhos, por causa de um carro estacionado à porta dele, e o que vale é que houve pessoas a intervir porque provavelmente a esta hora teria ficado com sequelas sérias. Escusado será dizer que o vizinho não é cigano e pela pinta (é daqueles lampiões doentes com casa pintada de vermelho e cheio de águias de louça no jardim) deve ser daqueles portugueses de bem que está sempre a dizer mal da ciganada.