que tragedia... ainda há uns tempos tive ai com pessoal de trabalho.
Custa muito ver isto especialmente quando envolve crianças...
Infelizmente existem áreas críticas do país que não podem ser privatizadas. A saúde, a segurança e a defesa, a educação infelizmente temos visto um degradar, falhas de gestão e lideranças sem perfil, não sei até que ponto será intenção política de levar o caos para depois poder vender.Elevador da Glória: cabo de segurança partiu e originou acidente que provocou quinze mortes
O PÚBLICO sabe que a manutenção deste elevador foi externalizada há dois anos, tendo os trabalhadores da Carris reportado "por várias vezes" uma "deficiente manutenção por parte da empresa MAIN - Maintenance Engineering", ao contrário "de quando o serviço estava internalizado", diz o sindicato dos trabalhadores da empresa.
https://www.publico.pt/2025/09/03/tecnologia/noticia/elevador-gloria-cabo-seguranca-partiu-originou-acidente-provocou-mortes-2145928
Crimes ou acidentes com crianças é sempre horrível, desde há uns 12 anos (desde que sou tio) é algo que me incomoda pra caralho ouvir.que tragedia... ainda há uns tempos tive ai com pessoal de trabalho.
Prioridades...A RTP1 terminou a emissão do telejornal para transmitir hóquei e publicidade..
Wtf.
Eu subi aquela rua centenas de vezes nos anos 90 e 2000. Era fim de semana sim fim de semana sim. Era raríssimo apanhar o elétrico, ia sempre a pé e sempre tive a sensação de que aquilo estava super degradado e não havia muita gente que usasse. Atualmente com os turistas e pelo aspecto a ideia que tinha ao passar ali nos restauradores era que estava com muito melhor aspecto. Pelos visto era tudo ao contrário.Subi e desci neste elevador algumas vezes...e subi e desci a pé aquela calçada muitas vezes. Parece que partiu um cabo de aço ... Vi isso nas redes sociais, não sei se é verdade
Que, infelizmente devido a uma tragédia destas, se comece a ter mais e melhores sistemas de segurança.Foda-se só agora vi a notícia do elevador, que merda do crl. Não percebo como é que estes transportes não têm duplos e triplos sistemas de segurança.....
Nem quero imaginar o horror de quem sofreu o acidente e o de quem assistiu.Porra, apareceu-me no Instagram um story gravado por um turista desde a sua varanda de hotel no preciso momento em que o elevador vem por lá baixo.
O som é horrível...ouvem-se as pessoas a gritar por lá baixo, crianças...duro de ouvir.
No vídeo que referi atrás, ouve-se o arrastar de um barulho metálico, parecia que vinha a arrastar um cabo de ferro.Nem quero imaginar o horror de quem sofreu o acidente e o de quem assistiu.
Só espero que esta e outras situações não se voltem a repetir, que se descubra as causas, as razões... sem os tristes espetáculos habituais de passa culpas de um lado para outro na praça pública, haverá razões e culpados certamente mas trabalhem só para que não se repita, os culpados é para ser decidido por quem de direito nos locais próprios.
Mas mais uma vez hoje estivemos a assistir a comentadeiros chamados à TV que sabem das coisas no geral, pode ter sido isto, pode ter sido aquilo... deixem as autoridades competentes investigar o que se passou. Infelizmente nem o Presidente da Carris veio ajudar ponta que fosse a isto tudo, lá está... fez o passa culpas.
A merda é que infelizmente o jornalismo precisa disso e depois insiste em fazer mais perguntas a essas pessoas.Que cidade e habitantes de merda.
Jornalista: Que tragédia não é? Ja quase 20 mortos e muitos feridos. É triste não acha?
Lisboeta: É, mas o pior é que isto afasta o turismo.
Aquela carruagem está completamente "em cacos". Aquilo são quê... 10 toneladas de ferro e madeira?Pelo que percebi rebentou ali qualquer coisa.
A carruagem que descia, felizmente estava a apenas 1,5m do destino, e deu um esticão até se imobilizar nesse sítio, na base da rua. Ainda assim algumas pessoas ficaram com queixas e mazelas.
A carruagem que subia, e que estaria quase no topo, veio desgovernada pela rua abaixo, acabando por descarrilar na zona onde o elevador faz uma espécie de curva.
Pelos relatos de testemunhas sabe-se que pelo menos um transeunte foi colhido.
O embate foi forte, a carruagem ficou reduzida a escombros.
Podia ter sido um acidente com o dobro da gravidade, mas é ainda assim uma grande tragédia. Vamos ver se isto para nos 15 mortos...
Desde 1 de Setembro sem contrato de manutenção... hoje é dia 3. Não me parece que seja por aí, como é óbvio a manutenção não é feita todos os dias...Visualizar anexo 40236
![]()
Elevador da Glória estava sem serviços de manutenção e segurança desde finais de Agosto
A Carris deixou caducar o contrato de manutenção e segurança dos quatro ascensores de Lisboa – Glória, Bica, Lavra e Santa Justa – no dia 31 de Agosto e cancelou o novo concurso público, lançado em Abril, por propostas acima do preço base. Desde 1 de Setembro, o elevador da Glória estava assim...www.paginaum.pt
Coincidências...Visualizar anexo 40236
![]()
Elevador da Glória estava sem serviços de manutenção e segurança desde finais de Agosto
A Carris deixou caducar o contrato de manutenção e segurança dos quatro ascensores de Lisboa – Glória, Bica, Lavra e Santa Justa – no dia 31 de Agosto e cancelou o novo concurso público, lançado em Abril, por propostas acima do preço base. Desde 1 de Setembro, o elevador da Glória estava assim...www.paginaum.pt
Certo, já havia queixas quando ainda tinham contrato de manutenção.Mas as queixas vêm de longe...
Visualizar anexo 40237