Actualidade nacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,816
5,950
45
Lisboa
É curioso que na altura da gripe A acho que havia mais alarido e espalhafato do que agora. Agora sente-se muito mais tensão e apreensão. E justifica-se esta sensação, isto não é nenhuma gripe como se ouve muita vez dizer por aí. Isto é sério e vai cair em força em cima das pessoas mais velhas. Não é brincadeira nenhuma, 5 a 10% por cento dos infectados mais velhos não vão sobreviver enquanto não houver tratamentos ou vacinas.
A única coisa "positiva" é que afecta muito pouco as crianças e isso alivia um bocado a sensação de risco.
 

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
Vlk disse:
É curioso que na altura da gripe A acho que havia mais alarido e espalhafato do que agora. Agora sente-se muito mais tensão e apreensão. E justifica-se esta sensação, isto não é nenhuma gripe como se ouve muita vez dizer por aí. Isto é sério e vai cair em força em cima das pessoas mais velhas. Não é brincadeira nenhuma, 5 a 10% por cento dos infectados mais velhos não vão sobreviver enquanto não houver tratamentos ou vacinas.
A única coisa "positiva" é que afecta muito pouco as crianças e isso alivia um bocado a sensação de risco.
Parece-me que é evidente que os piores cenários são desoladores, com uma escolha entre um número de mortos comparável à Gripe Espanhola ou um abalo económico sem precedentes na vida de muitos nós.

Espero que esses cenários não se verifiquem mas são muito realistas, e como tal a preparação tem qie ser meticulosa e urgente.

Neste momento a minha grande esperança é a Primavera. Até ver, ainda não sabemos como a doença se está a propagar em sítios como a Austrália e Brasil, vão ser precisos mais uns dias. Se o virus se der mal com o calor lá, seria finalmente uma informação positiva.
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,541
44
Lisboa
vamos em 2 casos....mas se por acaso houver um "boom" em casos positivos, em pouco espaço do tempo, estou para ver se realmente Portugal está ou não preparado...

se agora, as urgências estão caóticas, devido a falta de médicos etc...se houver uma epidemia estou para ver... 
 

Azul Invicto

Arquibancada
23 Fevereiro 2020
267
0
Vlk disse:
É curioso que na altura da gripe A acho que havia mais alarido e espalhafato do que agora. Agora sente-se muito mais tensão e apreensão. E justifica-se esta sensação, isto não é nenhuma gripe como se ouve muita vez dizer por aí. Isto é sério e vai cair em força em cima das pessoas mais velhas. Não é brincadeira nenhuma, 5 a 10% por cento dos infectados mais velhos não vão sobreviver enquanto não houver tratamentos ou vacinas.
A única coisa "positiva" é que afecta muito pouco as crianças e isso alivia um bocado a sensação de risco.
Este vírus e muito mais contagioso do que a gripe A e tem um periodo de incubação mais longo. Este virus, ao contrário do que alguns que vinham aqui dizer que não era nada de grave, pode afectar bastante as faixas etárias mais velhas e além disso já vemos consequências económicas a chegarem com este surto
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,171
9,235
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
recebi hoje no trabalho normativos de orientação da DGS que contempla o shutdown dos serviços/empresas em caso de colaboradores infectados com covid19

é bom já haver qualquer coisa... vem tarde, a meu ver... no entanto a questão mantém-se: se uma PME ou Instituição ou seja o que for, tiver que fechar portas e ter os seus colaboradores em casa de quarentena... e os clientes a não entrarem pela porta dentro...

quem vai suportar isto? quem vai pagar os vencimentos em empresas e negócios parados? os bancos vão suspender a cobrança mensal dos créditos e obrigações dos portugueses?

aproxima-se uma desgraça nacional

tinha informação desde 4a feira sobre os infectados em Portugal... a informação foi retida até hoje... não percebo a agenda disto e a incúria desta gente... brinca-se com o fogo e, nesta altura, tenho receio que haja um verdadeiro boom de infecções em breve.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,816
5,950
45
Lisboa
Azul Invicto disse:
Este vírus e muito mais contagioso do que a gripe A e tem um periodo de incubação mais longo. Este virus, ao contrário do que alguns que vinham aqui dizer que não era nada de grave, pode afectar bastante as faixas etárias mais velhas e além disso já vemos consequências económicas a chegarem com este surto
Este vírus não é mais contagioso do que a gripe A. Tem é uma taxa de mortalidade 100 vezes superior, e como quebrou os limites de contenção que se conseguiram por exemplo com o Ebola ou a SARS provavelmente vai-se tornar um risco enorme para a população enquanto não aparecer uma cura ou vacina.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,450
8,402
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
LR disse:
vamos em 2 casos....mas se por acaso houver um "boom" em casos positivos, em pouco espaço do tempo, estou para ver se realmente Portugal está ou não preparado...

se agora, as urgências estão caóticas, devido a falta de médicos etc...se houver uma epidemia estou para ver...
Obviamente que o país não está preparado. Basta existir um surto de gripe que os hospitais/centros de saúde ficam saturados, com a histeria coletiva típica portuguesa, quem vai sofrer vão ser os indivíduos de faixas etárias mais elevadas.
É esperar que em Portugal isto não chegue ao ponto que chegou em Itália.

De qualquer forma foi engraçado ver a diretora do DGS dizer hoje que vão rastrear os voos provenientes de Itália, dizer hoje quando já infetou uma pessoa que veio de Itália. É o típico deixa andar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Azul Invicto

Arquibancada
23 Fevereiro 2020
267
0
Vlk disse:
Este vírus não é mais contagioso do que a gripe A. Tem é uma taxa de mortalidade 100 vezes superior, e como quebrou os limites de contenção que se conseguiram por exemplo com o Ebola ou a SARS provavelmente vai-se tornar um risco enorme para a população enquanto não aparecer uma cura ou vacina.
Os dados da OMS dizem que é mais contagioso

Contagiousness

How far a virus will spread comes down to what’s known as the reproduction number, or R0. It relates to how many people each infected person will pass the illness on to.

There have been various estimates for new coronavirus so far from different sources, but the WHO put a preliminary estimate as between 1.4 and 2.5.

The pandemic (H1N1) 2009 influenza virus, which was also known as swine flu, had a R0 of between 1.2 to 1.6, according to the WHO, which made controlling its spread easier than viruses with higher transmissibility.

https://www.weforum.org/agenda/2020/01/coronavirus-flu-healthcare-symptoms/
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,646
7,424
Esmoriz
Azul Invicto disse:
Este vírus e muito mais contagioso do que a gripe A e tem um periodo de incubação mais longo. Este virus, ao contrário do que alguns que vinham aqui dizer que não era nada de grave, pode afectar bastante as faixas etárias mais velhas e além disso já vemos consequências económicas a chegarem com este surto
Também vieram aqui dizer que até 21 de fevereiro ia morrer mais de um milhão de pessoas. Já estamos a 2 de março e morreram pouco mais de 3 mil.
 

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
Desvalorizar um argumento porque vieram (quem?) cá dizer um disparate há não sei quanto tempo é assim... Um pouco absurdo, não?
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,774
3,352
Como tudo na vida acho que no meio esta a virtude.

Nao entremos em pânico exagerado de esvaziar supermercados mas ao mesmo tempo nao podemos desvalorizar o que as pessoas expertas na area nos vão aconselhando.

Quem tem familiares idosos tenha um pedacinho de mais preocupação e cuidado, como diz o outro "cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém".

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,450
8,402
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Rtp3 a adiantar que hospital São João e Santo António esgotaram capacidade. Vai começar a loucura...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,450
8,402
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
ruipsousa8 disse:
Rtp3 a adiantar que hospital São João e Santo António esgotaram capacidade. Vai começar a loucura...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Vi agora que eram quartos para possíveis infetados. Mea culpa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,457
21,628
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
ruipsousa8 disse:
Vi agora que eram quartos para possíveis infetados. Mea culpa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O Governo pode vir para as tvs dizer que estamos muito preparados para enfrentar o surto... Mas a verdade é que, se cada infectado tiver de ficar num quarto sozinho, não vamos ter hospital nenhum com condições para tratar esta doença.

Só quem não conhecer minimamente o SNS actual é que pode achar que há a possibilidade de se arranjar quartos individuais para os infectados.

Os hospitais têm as enfermarias cheias, alguns têm os corredores cheios de macas e ainda se fala em arranjar quartos individuais para os infectados? Será impossível.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,963
39,410
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
impagavel.

https://twitter.com/inesmorsantos/status/1234766078913454080

https://twitter.com/inesmorsantos/status/1234836056824045569
 

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
10,926
3,012
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Sobe para quatro o número de infetados por Covid-19 em Portugal

https://tvi24.iol.pt/sociedade/03-03-2020/sobe-para-quatro-o-numero-de-infetados-por-covid-19-em-portugal