é um facto que aumentaram as violações por parte de imigrantes?
não encontro números que digam isso...
Publicação alega que crimes violentos aumentaram com a chegada de mais imigrantes a Portugal. Dados oficiais mostram realidade diferente.
observador.pt
A frase desse fact checking é esta: «Crimes violentos, violações e assédio sexual cresceram na mesma proporção da taxa de imigração em Portugal». Ora, eu não disse isso.
Aliás, essa afirmação é diametralmente oposta à minha. Eu restringi-me aos originários do subcontinente indiano, cuja conjuntura já foi apelidada por muitos - inclusive feministas - como «rape culture».
O número de violações em 2023 atingiu um máximo histórico. Concomitantemente, também o número de imigrantes do subcontinente indiano aumentou, e não raro vemos notícias sobre os atos desse tipo por parte de alguns integrantes desse grupo.
Existe algum estudo sobre isto? Não, pois é um tópico muito complexo, que pode levar a racismo. Não obstante, não existe do mesmo modo algo que o refute.
Indubitável parece-me uma incompatibilidade, traduzida na prática de crimes e de contraordenações nos mais diversos âmbitos, entre as culturas (sim, porque o subcontinente indiano é formado por culturas distintas, que convergem em alguns pontos, p.e. a denominada «cultura da violação») indostânicas e a cultura ocidental.
Deixemos toda esta parte argumentativa e atentemos a um princípio: será desejável atrair imigrantes de países com esse problema da cultura de violação? Obviamente não podemos proibir a entrada de todos os originários, mas exigem-se esforços no sentido de apurar a idoneidade de futuros residentes e, quiçá, cidadãos portugueses.