Actualidade Nacional

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,273
45,113
Conquistas
7
109
Por larachas destas é que depois se chega à altura das eleições e os gajos têm 4% dos votos.

O que é surreal é que se formos a olhar ao tempo de antena que lhes é dado, até parece que são um partido relevante.
para ter (mais) tempo de antena um partido só precisa de não ser "chato'...
quanto mais polémico for mais tempo de antena tem.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Prefiro mil vezes o PCP ao BE. Apesar de tudo, o PCP tem pessoas trabalhadoras que realmente acreditam que aquilo ajudará a classe operária. Além disso, ainda vão ouvindo opiniões contrárias sem querer "cancelar", não obstante não as aceitarem.

Quanto ao BE: não só não são, na sua maioria, da classe operária - os militantes de base são de classe média e a elite do partido é endinheirada -, mas também consistem em putos mimados que não ouvem opiniões contrárias e que provavelmente se zangaram com os papás riquinhos.

Um bonito exercício: quem tiver tempo, pode verificar a liderança do BE e notar os apelidos dos integrantes.

Neste caso particular, o PCP demonstrou ter mais noção, dizendo que não tem nada a apontar às medidas do governo e que esta é uma altura de união.

• Like
Reações: Dagerman

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,133
53,254
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
E incentivar a pastorícia e a agricultura no interior, criando emprego e riqueza que faça as pessoas se fixarem ou deslocarem.
E tornar a limpeza das propriedades florestais menos onerosas, ou até rentáveis, e não um encargo insuportável para muita gente.
E criar redes amplas de aceiros/corta-matos, devidamente inspeccionados antes de cada verão, procedendo à limpeza necessária.
E criar um raio de 50 mts à volta de cada aldeia onde não fosse permitida florestação e apenas alguma agricultura de subsistência que não incluísse árvores de fruto, p.e.
E criar em cada aldeia um ou dois pontos de água: reservatório, tanque, poço, etc, consoante as possibilidades de cada freguesia/município, permitindo aos próprios habitantes, serem eles próprios os primeiros agentes de combate e defesa das suas casas e propriedades.
E, e, e...
O litoral não deixava de arder se fizeres isso no interior.

Não há agricultura de subsistência, portugal não é pais para agricultura, conhecia vários pequenos produtores e tiveram todos que fechar portas, e muitos fecharam já nos anos 90 porque a UE pagava para deixarem a agricultura.. mesmo que a agricultura fosse rentavel é algo para não ter vida..

Para limpar florestas alguem lá tem que andar, é impossivel não ser caro.. a unica coisa que dá algum rendimento é mesmo ter uns eucaliptos e mesmo isso não é nada de especial..

A solução é cimentar isto tudo.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,012
16,488

Não há agricultura de subsistência, portugal não é pais para agricultura, conhecia vários pequenos produtores e tiveram todos que fechar portas, e muitos fecharam já nos anos 90 porque a UE pagava para deixarem a agricultura.. mesmo que a agricultura fosse rentavel é algo para não ter vida..

Para limpar florestas alguem lá tem que andar, é impossivel não ser caro.. a unica coisa que dá algum rendimento é mesmo ter uns eucaliptos e mesmo isso não é nada de especial..

Ou proibir a comercialização de madeira queimada, como queria o nosso querido partido chega.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
8,538
5,690

Cagar nos eucaliptos e por árvores nativas, necessitam de menos cuidado de limpeza e não ardem tanto.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,133
53,254
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Cagar nos eucaliptos e por árvores nativas, necessitam de menos cuidado de limpeza e não ardem tanto.
Eu tenho eucaliptos, se não fosse eucaliptos não metia la nada..e em termos de limpesa não é pior, o pinheiro acumula mais.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,784
31,798
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,784
31,798
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu torço sempre o nariz quando se fala em "criar emprego no interior para que as pessoas se fixem". A agricultura não é um objetivo para as novas gerações e o interior de Portugal não é propriamente cobiçado.

Tens bons exemplos de gestão territorial na Europa Central, que demonstram não ser necessário ter assim tantos sobrecustos.
Passei o último ano a fazer viagens Hamburgo - Amesterdão, muitas vezes de comboio e é uma diferença radical para aquilo que estamos habituados em Portugal. O mundo rural, por estas bandas, obviamente com diferenças orográficas à parte, é de uma organização milimétrica, com agricultura controlada e altamente segmentada. Não os geres, apanhas multa.

Portugal terá sempre um risco maior de incêndios, devido às temperaturas tropicais e aos eventos extremos cada vez mais comuns causados pelas alterações climáticas. Mas começa pelo planeamento da própria agricultura em três pontos:
1. como queremos dividir o território;
2. o que queremos produzir;
3. quais os riscos e vantagens dessas decisões.

E não ter medo de revolucionar o setor, com mais mecanização.
Compare-se por exemplo a gestão agrícola e florestal efetuada na Suíça e a nossa. E uma questão de dinheiro mas também cultural..Mas talvez um dia se descobra quem andou a pagar a agricultores para eles não produzirem e por aí fora..

Hoje quem vai para o interior vai para o setor do turismo. Para a terra ninguém quer ou pouca gente mesmo, infelizmente..

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,273
45,113
Conquistas
7
109
Agora faz para o Livre e o Pan
o Pan veio lamentar a morte dos eucaliptos e as tocas perdidas pelos coelhos.

o Rui Tavares veio lamentar a destruição de um manuscrito de 8000 páginas de Alexandre Herculano.
e desafiou o CEO da Navigator para um combate de MMA.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,012
16,488
o Pan veio lamentar a morte dos eucaliptos e as tocas perdidas pelos coelhos.

o Rui Tavares veio lamentar a destruição de um manuscrito de 8000 páginas de Alexandre Herculano.
e desafiou o CEO da Navigator para um combate de MMA.
Rui Tavares, como o seu apelido sugere, outrora parte da elite intelectual do Bloco de Esquerda, proporia a criação de uma agência pan-europeia que visa monitorizar e combater os incêndios florestais, assim como a implementação imediata de um rendimento mínimo incondicional, atribuído a potenciais incendiários, garantindo o acesso gratuito à tasca mais próxima.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Champalimaud, Espírito Santo e Jonet?
Consegues explicar aqui à malta o porquê de apareceres sempre quando alguém critica um partido de esquerda ou fala em "esquerdalhos"?

Já agora, é engraçado citares esses nomes, que julgo considerares «direitolas», adjetivo que utilizaste para descrever a tua própria mãe. Até podem ser, mas por favor não vejas os partidos que os Champalimaud financiaram (spoiler, não é só a Ventosga Lda.) e as relações que os Espírito Santo nutriam com gente de diversos partidos.

Bom, tendo em conta que um Galamba da vida tem ideias de direita no teu entender, o único PM que deves ter como "verdadeira esquerda" será o camarada Vasco Gonçalves, Deus o tenha.

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,974
7,323
Nao controla mas tem uma óptima imprensa. Muito amiga mesmo.

Uma governação horrível, dum partido podre de corrupção, com amizades tudo menos aconselháveis e mesmo assim é um porreiraço...

Como o Biden, andou 4 anos a dormir, toda a gente aplaudiu, fosse o anterior a ter invasao da Ucrânia e massacre na Palestina, tinha havido incendio mundial.
Durante 4 anos serviu para dormir sestas quando viram q iam perder o poder, afinal não serve...nao é o serviço q importa à classe política, é o poder.

Tanto Lula como Biden sao dois lideres horriveis e gozam de impunidade pelo facto dos anteriores a eles serem ainda piores. Se calhar bem piores...

A imprensa nao serve de barómetro para nada, está a soldo. É o mesmo q ir a um bordel.
Nos states venha o diabo e escolha... no brasil idem...

• Like
Reações: Miguel Alexandre

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,012
16,488
Consegues explicar aqui à malta o porquê de apareceres sempre quando alguém critica um partido de esquerda ou fala em "esquerdalhos"?
Porque posso. Liberdade, 25 do a, etc et al

Já agora, é engraçado citares esses nomes, que julgo considerares «direitolas», adjetivo que utilizaste para descrever a tua própria mãe. Até podem ser, mas por favor não vejas os partidos que os Champalimaud financiaram (spoiler, não é só a Ventosga Lda.) e as relações que os Espírito Santo nutriam com gente de diversos partidos.
Engraçado é tu implicitamente relacionares poder com direita.

Bom, tendo em conta que um Galamba da vida tem ideias de direita no teu entender, o único PM que deves ter como "verdadeira esquerda" será o camarada Vasco Gonçalves, Deus o tenha.
Sou demasiado novo para aferir as qualidades de governo do camarada Vasco, mas tu achares que qualquer pessoa que está à tua esquerda é extrema-esquerda, apesar de não ser surpreendente, é buéda simbólico.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Porque posso. Liberdade, 25 do a, etc et al

Engraçado é tu implicitamente relacionares poder com direita.

Sou demasiado novo para aferir as qualidades de governo do camarada Vasco, mas tu achares que qualquer pessoa que está à tua esquerda é extrema-esquerda, apesar de não ser surpreendente, é buéda simbólico.
Como vou relacionar poder com direita se quem governou mais na minha vida foi um partido de centro-esquerda? Os poderosos são de quem lhes der mais benefícios - estes anos todos foram PS, PSD e CDS. Entretanto, o CDS foi substituído pelo Chega e podes acrescentar a IL. O PCP tem os seus próprios métodos de financiamento e o Bloco de Esquerda é uma incógnita.

Não precisas de estar vivo durante x era para aferires as realidades dessa mesma era. A história, combinada com outras disciplinas, permite-me saber o quão ruinosos foram esses tempos para o nosso país.

Podes usar todas as métricas que quiseres: o Vasco Gonçalves era de extrema-esquerda. E tu, com todo o respeito, és um pouco hipócrita para acusar-me disso, quando dizes que um integrante (ou ex-integrante, um «jovem turco») da ala esquerda do maior partido de centro-esquerda português tem SÓ (enfatizo o só!) ideias de direita.

Tu deves achar que bebo da mesma cegueira ideológica, mas posso tranquilamente dizer que já votei à esquerda do PS. Não, não considero que qualquer pessoa à minha esquerda é de extrema-esquerda; o BE é um partido de extrema-esquerda, principalmente desde que a camarada Mortágua assumiu as rédeas. Metias um Pedro Filipe Soares, figura com a qual não simpatizo, e talvez a minha resposta seria diferente.

Partidos populistas extremistas residem nas minhas linhas vermelhas, motivo pelo qual NUNCA votarei nem no BE, nem no Chega, por exemplo.

Buéda simbólico é preferir comentar o facto da mulher de um ministro fazer-lhe a mala, sem qualquer contexto, acusando-o de machismo. Buéda simbólico é usar expressões como "direitolas" (e o mesmo raciocínio aplico a esquerdalha). Buéda simbólico é acusar pessoas de esquerda - e que o são conforme a opinião generalizada - de terem SÓ ideias de direita.

Além disso, estou a cagar-me se as pessoas, em abstrato, criticam o partido A, B ou C, independentemente de ter votado nele. Um político tem de ser cobrado, tem de ser julgado e tem de ser insultado se as circunstâncias assim o exigirem.

Quando uma pessoa vota num certo político, deve estar atenta e requerer tudo aquilo a que tem direito do mesmo; infelizmente, na sociedade atual (embora tal já se manifestasse antes, cada vez mais é assim), as pessoas são GADO de partidos - votam neles e defendem-nos com unhas e dentes. Não aceitam que os denominem de esquerdalhas, de extrema-esquerda, de direitolas ou de extrema-direita.

Portanto, a tua acusação de simbolismo é errónea por natureza. No máximo, acusa-me de ser um velho do Restelo, pois passo a vida a criticar tudo e todos na política - reitero, tudo e todos, votando ou não neles. Só "defendo" algo na política quando me parece extremamente injusto o que dizem ou fazem acerca desse tocante. E isso, meu caro amigo, faço inobstante da cor partidária.

Espero um dia ver-te no Barra Mar ou no Galeão para falarmos destas questões mais a fundo.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,099
6,946
Três dias depois volto a ter internet, depois de na segunda-feira a Sra. Dagerman me ter acordado às dez da madrugada a dizer que tínhamos de fugir de casa por causa do fogo. Eu fui ver, e como sou um gajo calmo e bastante racional, não achei que fosse para tanto alarido, apesar de as chamas estarem a lambuzar o extremo do nosso comprido quintal, e de uns 30 metros à frente haver algumas árvores que pareciam tochas. Mas como o arvoredo aqui é esparso e o mato é (era) rasteiro, foi fácil controlar o avanço com umas mangueiradas e deixar arder o que não era possível apagar. Felizmente os bombeiros ainda chegaram para ajudar. Graças a isso, conheci vizinhos que nem sabia que existiam. É a parte "boa" das situações de calamidade.
Mas nas povoações vizinhas o cenário deve ter sido bem mais assustador, porque passei hoje por lá e o que se vê é um sem-fim de eucaliptal incinerado, com a algumas casas queimadas, assim como stands de automóveis, e uma ou outra fábrica atingida.
Para quem vive numa região de eucaliptais, foi "apenas" uma reedição de 2017 e de 2005.
Algum sobressalto também na noite de segunda-feira por causa do clarão do fogo por cima da povoação vizinha, e depois disso apenas um ar tão irrespirável que uma pessoa nem pensa em abrir as janelas de casa.
Os responsáveis por estes incêndios deviam ser condenados a cinco anos de prisão efectiva, reduzida para um ano se denunciassem os seus mandantes.