Porque posso. Liberdade, 25 do a, etc et al
Engraçado é tu implicitamente relacionares poder com direita.
Sou demasiado novo para aferir as qualidades de governo do camarada Vasco, mas tu achares que qualquer pessoa que está à tua esquerda é extrema-esquerda, apesar de não ser surpreendente, é buéda simbólico.
Como vou relacionar poder com direita se quem governou mais na minha vida foi um partido de centro-esquerda? Os poderosos são de quem lhes der mais benefícios - estes anos todos foram PS, PSD e CDS. Entretanto, o CDS foi substituído pelo Chega e podes acrescentar a IL. O PCP tem os seus próprios métodos de financiamento e o Bloco de Esquerda é uma incógnita.
Não precisas de estar vivo durante x era para aferires as realidades dessa mesma era. A história, combinada com outras disciplinas, permite-me saber o quão ruinosos foram esses tempos para o nosso país.
Podes usar todas as métricas que quiseres: o Vasco Gonçalves era de extrema-esquerda. E tu, com todo o respeito, és um pouco hipócrita para acusar-me disso, quando dizes que um integrante (ou ex-integrante, um «jovem turco») da ala esquerda do maior partido de centro-esquerda português tem SÓ (enfatizo o só!) ideias de direita.
Tu deves achar que bebo da mesma cegueira ideológica, mas posso tranquilamente dizer que já votei à esquerda do PS. Não, não considero que qualquer pessoa à minha esquerda é de extrema-esquerda; o BE é um partido de extrema-esquerda, principalmente desde que a camarada Mortágua assumiu as rédeas. Metias um Pedro Filipe Soares, figura com a qual não simpatizo, e talvez a minha resposta seria diferente.
Partidos populistas extremistas residem nas minhas linhas vermelhas, motivo pelo qual NUNCA votarei nem no BE, nem no Chega, por exemplo.
Buéda simbólico é preferir comentar o facto da mulher de um ministro fazer-lhe a mala, sem qualquer contexto, acusando-o de machismo. Buéda simbólico é usar expressões como "direitolas" (e o mesmo raciocínio aplico a esquerdalha). Buéda simbólico é acusar pessoas de esquerda - e que o são conforme a opinião generalizada - de terem SÓ ideias de direita.
Além disso, estou a cagar-me se as pessoas, em abstrato, criticam o partido A, B ou C, independentemente de ter votado nele. Um político tem de ser cobrado, tem de ser julgado e tem de ser insultado se as circunstâncias assim o exigirem.
Quando uma pessoa vota num certo político, deve estar atenta e requerer tudo aquilo a que tem direito do mesmo; infelizmente, na sociedade atual (embora tal já se manifestasse antes, cada vez mais é assim), as pessoas são GADO de partidos - votam neles e defendem-nos com unhas e dentes. Não aceitam que os denominem de esquerdalhas, de extrema-esquerda, de direitolas ou de extrema-direita.
Portanto, a tua acusação de simbolismo é errónea por natureza. No máximo, acusa-me de ser um velho do Restelo, pois passo a vida a criticar tudo e todos na política - reitero, tudo e todos, votando ou não neles. Só "defendo" algo na política quando me parece extremamente injusto o que dizem ou fazem acerca desse tocante. E isso, meu caro amigo, faço inobstante da cor partidária.
Espero um dia ver-te no Barra Mar ou no Galeão para falarmos destas questões mais a fundo.