Actualidade Nacional

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança
ok. Mas vamos pôr a questão: e se houver mesmo racismo das forças policiais? E se esse racismo estiver associado a abusos permanentes nessas comunidades? Vamos pôr essa hipótese. Que tipo de ações eficazes é que as pessoas podem tomar? É suposto aguentarem até quando? Pergunto genuinamente, porque eu tb condeno o vandalismo, mas não acho que seja indiferente a causa por trás. Não acho igual serem uns bifes rebentarem com uma rua inteira em Albufeira ou isto que se passa na Amadora.
E quando ás vezes o discurso predominante mainstream é uma mentira ? Tipo quando nos Estados Unidos descobriram que a Policia tinha abatido mais brancos que qualquer outra raça, todos os anos ?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança
O decreto-lei n.º 457/99 determina que os polícias podem utilizar as armas para repelir uma agressão contra si ou terceiros e para capturar ou impedir a fuga de suspeito de crime punível com pena de prisão superior a três anos ou que também tenha uma arma de fogo, arma branca ou engenho ou substância explosiva, radioativa ou própria para fabricar gases tóxicos ou asfixiantes.

O recurso a arma de fogo também é permitido para impedir a fuga de pessoa detida, libertar reféns ou pessoas raptadas ou sequestradas, suster ou impedir grave atentado contra instalações do Estado ou de utilidade pública ou contra aeronave, navio, comboio, veículo de transporte coletivo ou de bens perigosos.

Os polícias podem igualmente usar a arma para abater animais que ponham em perigo pessoas ou bens, como meio de alarme ou pedido de socorro em situação de emergência, ou ainda para manutenção da ordem pública.

Mas, nestas circunstâncias, o uso da arma de fogo só é legítimo "em caso de absoluta necessidade, como medida extrema", ou seja, quando outros meios menos perigosos se mostrem ineficazes.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,008
16,476
E quando ás vezes o discurso predominante mainstream é uma mentira ? Tipo quando nos Estados Unidos descobriram que a Policia tinha abatido mais brancos que qualquer outra raça, todos os anos ?
A questão é a proporção. Nos EUA há 60% de brancos e 13% de negros. Os brancos representam 50% das pessoas abatidas e os negros 24%.

• Like
Reações: Czarli9 e Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,008
16,476
ok. Mas vamos pôr a questão: e se houver mesmo racismo das forças policiais? E se esse racismo estiver associado a abusos permanentes nessas comunidades? Vamos pôr essa hipótese. Que tipo de ações eficazes é que as pessoas podem tomar? É suposto aguentarem até quando? Pergunto genuinamente, porque eu tb condeno o vandalismo, mas não acho que seja indiferente a causa por trás. Não acho igual serem uns bifes rebentarem com uma rua inteira em Albufeira ou isto que se passa na Amadora.
Não vale a pena. Há pessoal que acha que o pessoal do bairro é todo bandido e os polícias são um bando de sacrificados que não sabiam que iam para uma profissão perigosa e mal paga. Não há cambiantes.

• Like
Reações: Vlk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,672
8,084
46
Lisboa
Tanto têm que há inquéritos disciplinares e criminais a decorrer. A resposta é essa.
Ninguém está a falar da lei, estamos a comentar as nossas próprias opiniões e prioridades nestas situações. Há pessoas para quem é indiferente a origem dos desacatos outras que não.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,672
8,084
46
Lisboa
Era uma questão hipotética. Na pior das hipóteses não podes excluir a hipótese de haver racismo endémico nas forças policiais. Mesmo que não acredites deves aceitar a hipótese. E partindo desse pressuposto, qual seria na prática a opção dessas pessoas?

PS: nem essa é a opinião dominante no mainstream. Nem esses dados têm em conta a proporcionalidade populacional.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,264
45,105
Conquistas
7
109
à CS só falta irem lá pedir directamente para incendiarem cenas e carros.

estão a fazer o máximo possível para tornar isto num drama nacional.

depois ainda metem a Suzana Mamas e a Joana Amaral Dias a comentar em canais de noticias...
a seguir metem o Mamadou Bá e a Joana Mortágua?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança
A questão é a proporção. Nos EUA há 60% de brancos e 13% de negros. Os brancos representam 50% das pessoas abatidas e os negros 24%.
Imagina que o bairro da Foz e o bairro da Pasteleira, têm a mesma população. Qual achas que tem maior taxa de encarceramento prisional ? Tem motivo de ser, ou é perseguição ás pessoas da pasteleira ?

• Like
Reações: Dragon Lonis

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
10,210
8,804
45
Lisboa
à CS só falta irem lá pedir directamente para incendiarem cenas e carros.

estão a fazer o máximo possível para tornar isto num drama nacional.

depois ainda metem a Suzana Mamas e a Joana Amaral Dias a comentar em canais de noticias...
a seguir metem o Mamadou Bá e a Joana Mortágua?
é o tipico da CS tuga....alimentar o filme para poderem ter conteudo para noticias...
escolhem as pessoas certas para criar discussao....

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,264
45,105
Conquistas
7
109
a PJ que tenha olho na Vodka Laranjo e nos estagiários
não vá ela incendiar uns carros para ter conteúdo...

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,264
45,105
Conquistas
7
109
daqui a bocado tenho que passar no Seixal/Amora.

espero que já lá esteja a cmtv a patrulhar com um F-16

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,687
6,080
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Incendiar postos de combustível já não é vandalismo mas sim terrorismo. Se existe racismo nas forças policiais? Provavelmente. Agora um indivíduo que não cumpre uma ordem da autoridade, despista-se, pondo em perigo outros e ainda saca de uma arma branca, não é nenhum cidadão exemplar.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,264
45,105
Conquistas
7
109
o pessoal que incendeia autocarros e policias destes estão bem uns para os outros...

“Entrámos, fechámos a porta, mas eles rebentaram-na”, acrescentou Débora, que diz ter sido agredida “nas costas e no rabo” enquanto tentava fugir para a sala. Também lá estava Joel, um amigo do filho mais velho de Odair, que diz ter sido agredido pelos agentes encapuzados “num braço e num dedo”. Segundo a Visão, foi Mónica, a viúva de Odair, a travar os polícias empunhando a foto do marido e gritando aos agentes que estavam a entrar “na casa de um homem que morreu”.

Pouco depois, já com a advogada da família e uma equipa da TV Record em casa, a polícia voltou a aproximar-se. “Se não fosse a TV Record, eles voltavam e iam dar-nos porrada”, acredita Débora. Com os jornalistas a filmar, um agente pediu à família a quem tinha acabado de inutilizar a porta de casa que “fizessem um luto cívico”.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança
Era uma questão hipotética. Na pior das hipóteses não podes excluir a hipótese de haver racismo endémico nas forças policiais. Mesmo que não acredites deves aceitar a hipótese. E partindo desse pressuposto, qual seria na prática a opção dessas pessoas?

PS: nem essa é a opinião dominante no mainstream. Nem esses dados têm em conta a proporcionalidade populacional.
Mas também temos de ser pragmáticos e realistas ao que o mundo é e como é. Diz-me uma coisa e tenta ser sincero: Achas mais provável, e estou a falar de probabilidade, alguém sacar de uma faca para um policia no cerco ou na foz ?
Achas possível, que se decorrerem muitos incidentes e agressões contra a Policia reincidentemente na mesma zona/bairro, os Policias com o tempo se comportarem de forma hostil ali ? Ou seja entendes que a postura de uma patrulha de Policia seja diferente no Cerco ou na Foz, sem ser pelas classes sociais/raças, mas sim pelo histórico de interacções ?

• Like
Reações: Dragon Lonis

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,672
8,084
46
Lisboa
Mas também temos de ser pragmáticos e realistas ao que o mundo é e como é. Diz-me uma coisa e tenta ser sincero: Achas mais provável, e estou a falar de probabilidade, alguém sacar de uma faca para um policia no cerco ou na foz ?
Achas possível, que se decorrerem muitos incidentes e agressões contra a Policia reincidentemente na mesma zona/bairro, os Policias com o tempo se comportarem de forma hostil ali ? Ou seja entendes que a postura de uma patrulha de Policia seja diferente no Cerco ou na Foz, sem ser pelas classes sociais/raças, mas sim pelo histórico de interacções ?
Claro que sim. Mas hás-de concordar que o contrário também é válido para quem cresceu a ver a polícia a agir de forma mais agressiva com os do seu bairro e etnia, que tenham uma reacção mais hostil.

Por isso é que eu acho que a ação da polícia de algum resguardo até agora foi positiva. O contrário só iria aumentar a hostilidade dos dois lados.

• Like
Reações: wolfheart

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,730
8,025
Bragança

O gajo de uma associação, que fez um comunicado a dizer que aquela morte foi injustificada, sem o resultado de qualquer investigação /inquérito concluído, devia ser chamado pelo MP.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,008
16,476
Imagina que o bairro da Foz e o bairro da Pasteleira, têm a mesma população. Qual achas que tem maior taxa de encarceramento prisional ? Tem motivo de ser, ou é perseguição ás pessoas da pasteleira ?
É uma questão válida. Como também é uma questão válida um negro do bairro da Foz ter maiores probabilidade de ser abatido pela polícia do que um branco do bairro da Pasteleira.