Actualidade Nacional

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,659
204,044
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Cheue

12 Maio 2016
26,166
41,263
Conquistas
7
109
A Joacine está a ajudar tanto o Livre como o Mamadu Ba ajudou o BE, que numa certa noite de eleições queria tomar as ruas...tipo partido Ergue-te...
ela tem péssima fama, foi um grande erro que quase arruinou o partido.

insulta o pessoal do Livre porque são demasiado moderados para ela, não podiam pedir melhor.
está claramente ressabiada mas acaba só por ajudar.

Cheue

12 Maio 2016
26,166
41,263
Conquistas
7
109
Não debato a ideologia. Mas alguém inteligente como o MST, porque o é, levar uma destas, de o deixar sem palavras, não é para qualquer um. O Bugalho foi sharp.. questão de segundos, raciocínio rápido.
eles não estavam a discutir, acho que até estavam a concordar em praticamente tudo.

e ele de repente leva logo a mal uma 'boca' simpática, é bom comentador mas é muito arrogante.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,878
49,028
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Alguns esclarecimentos

A vida não está fácil nem nunca esteve em Portugal. Não, 870 hoje não é grande coisa e não seria por isso que voltaria. Não foi nem deixou de ser pelo SMN que saí. Tive uma boa proposta fora e estava desempregado. Não me recordo de ter falado no estado da educação em Portugal mas já que não tenho muitas oportunidades de concordar contigo não vou deixar passar esta. Sim está num estado muito triste.

A assumir que a minha saída foi "uma troca" com um imigrante na condição mais miserável que consegues descrever eu diria o seguinte. Portugal perdeu um jovem desempregado que há altura passou por um down e andava meio triste e que navegou entre estágios abaixo do SMN, empregos perto de casa dos pais a ganhar o SMN ou empregos nos grandes polos urbanos a ganhar mais que o SMN mas com custos de vida mais caros. Se não tivesse apoio familiar teria ido "ao charco" com quase toda a certeza. E não, não passei por essas agruras porque alguém vivia com 15 num quarto nessa altura. Passei porque quem paga os salários em Portugal se não houver asiáticos, magrebinos ou vigodos paga-te como se fosses da Lourinhã na mesma. Se houver alguém que neste contexto consiga ajudar o país mais do que o pouco que eu ajudei na altura um bem haja. Seja lá quem for. E não fiques a pensar que o Bidonville de asiáticos é pior ou melhor que o Bidonville português por "diferenças culturais". Porque "nós queríamos trabalhar" e eles não. Se pensares um pouco é ainda mais simples: eles querem ganhar a vida e nós também.
Antes de mais bom para ti, que tenhas conseguido um bom rumo.

Tu é que falaste do SMN para supostamente dizer que agora se vive melhor em Portugal.

Falaste em pagar a professores, o que aconteceu nos ultimos 5 anos é que a falta de professores agravou imenso. E não está num estado triste está muito pior que isso, e se pensares a médio prazo perceber que provavelmente se acabou com ela.

Mas tu onde estás a viver, vives num Bidonville? é que tu queres comparar o incomparável.

E não os salários seguem a logica da oferta e da procura, se inundas o mercado com mão de obra desta baixas os salarios nessas areas. Mas mesmo que o que dizes fosse verdade, ainda assim não faz sentido estar a fazer uma politica que só trás vantagem a quem quer explorar essa mão de obra, não faz sentido na minha opinião claro, para quem se quer aproveitar disso faz todo o sentido.

E sempre foi dificil viver, mas um jovem casal há 10 anos, que no agregado mesmo ganhando pouco tipo 2000 euros conseguia fazer vida, e agora não, a diferença é essa.

Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,878
49,028
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ela tem péssima fama, foi um grande erro que quase arruinou o partido.

insulta o pessoal do Livre porque são demasiado moderados para ela, não podiam pedir melhor.
está claramente ressabiada mas acaba só por ajudar.
Se o Tavares não a tivesse usado provavelmente o livre nunca teria chegado ao parlamento.. ela fez o livre.

• Haha
Reações: Sky

Cheue

12 Maio 2016
26,166
41,263
Conquistas
7
109
Se o Tavares não a tivesse usado provavelmente o livre nunca teria chegado ao parlamento.. ela fez o livre.
ó, usado...
seria logo ele eleito em vez dela, era o que devia ter feito.

grande erro que podia ter destruído logo o partido,
mas não acredito que estivessem à espera que ela fritasse daquela forma.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,878
49,028
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ó, usado...
seria logo ele eleito em vez dela, era o que devia ter feito.

grande erro que podia ter destruído logo o partido,
mas não acredito que estivessem à espera que ela fritasse daquela forma.
O problema é que nem ele acreditava nisso.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,718
14,374
Esmoriz
Uma questão honesta sobre o que achas da substituição numa só geração de votar PCP para votarem Chega no Alentejo, sul em geral ?
A pergunta não era para mim mas é uma questão interessante, Rogério.

Porquê é que a AfD tem muitos mais votos na Alemanha do leste ex-comunista? Porque quando estás descontente com o sistema, a tendência é votar no partido mais afastado possível do sistema.

Dragão D'Ouro

Joguem à bola 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
14,109
18,338

Manageiro de futból

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,718
14,374
Esmoriz
O problema de termos como xenófobo, racista ou fascista, terrorista, etc. é que na maior parte das vezes são usados de forma difamatória e com o intuito de marginalizar o oponente e acabar com a conversa.
Não há muita diferença entre dizer que todos os árabes são terroristas e chamar racistas ou xenófobas às pessoas que pedem que a emigração seja regulada.
A falácia é a mesma e serve só para descredibilizar o adversário.
Na realidade, acho que pessoas genuinamente racistas em Portugal são muito poucas, como o prova a nula expressão eleitoral do Ergue-te, que no meu entender é o único partido em PT genuinamente de racista e de extrema-direita.
A maior parte dos portugueses gosta de estrangeiros. Claro que gosta mais se forem alemães endinheirados do que se forem hindus pobres, mas isso não configura necessariamente uma situação de racismo. Porque o facto é que a maior parte das pessoas prefere ter vizinhos ricos a ter vizinhos pobres.
Se pudessem escolher, 99% dos portugueses preferia viver em Cascais do que ao lado de um bairro de ciganos. É discriminação, mas é uma discriminação natural. Aliás, eu acho que discriminar é um impulso é natural. Eu discrimino as pessoas com quem me relaciono. Não o faço é em função da cor da pele ou da nacionalidade ou mesmo do status económico, mas discrimino-as em função do carácter ou da inteligência. E toda a gente faz o mesmo.
Para mim só existe realmente racismo quando a pessoa acha que o valor e o potencial duma pessoa está determinado pela cor da pele, ou quando acha a sua própria etnia é naturalmente superior às outras. E nesse aspecto não deve haver povo mais racista do que os judeus conservadores, cujos livros sagrados dizem textualmente que há um povo escolhido por deus, e todos os outros são povos de segunda.
Eu tento - e falho, admito - não usar os termos "racista" ou "xenófobo" de forma leviana. Aliás, até devia passar a usar o termo "preconceituoso", porque muitas vezes é disso que se trata. Toda a gente é preconceituosa, a questão é como reagimos perante os nossos próprios enviesamentos.

É evidente que nem todos os votantes do CH são racistas ou xenófobos. Mas há muita gente de direita que grosso modo até partilha algumas ideias do Chega, nomeadamente sobre imigração, e que até poderia votar neles, mas que consegue perceber o subtexto perigoso e, a partir de certo ponto, recusa-se a atravessar essa linha. Muitas vezes são os críticos mais ferozes do próprio CH (estou-me a lembrar do Francisco Mendes da Silva, por exemplo)

Dou um exemplo mt simples e mt pessoal: na altura da covid fiquei bastante irritado com as restrições impostas pelo Estado ao direito de sair de casa. Ainda por cima vivo no concelho de Ovar, onde as medidas foram especialmente severas, nem sequer podia ir correr ou fazer surf, porque tinha o guarda Bonifácio à minha espera no areal, pronto a avisar-me que não podia estar na água. Na altura ainda tinha redes sociais e como era muito vocal na página do presidente da câmara acabei por ser convidado para um grupo em que várias pessoas desabafam sobre esse autoritarismo. Acabei por me afastar quando comecei a reparar que para além do covid, o pessoal começava a partilhar teorias do Soros, da nova ordem mundial, chemtrails, uma cena qualquer do oitavo não sei quê e outras merdas semelhantes (na altura nem se falava de vacinas). Claro que agora todos eles votam no ADN.

O potencial eleitor de direita que até votaria no CH mas acaba por não votar, tem um pensamento semelhante. Pensa pela própria cabeça, tem desconfiança do sistema, está irritado com o caralho do mundo, mas também tem limites. E o discurso oficial do Chega é, no mínimo, dúbio e frequentemente roça o racismo e a xenofobia, de forma pouco subtil.
E depois há outro fenómeno curioso: se eu fizer uma lista das 10 piores pessoas que conheço — piores no sentido de serem inúteis, arrogantes, profundamente incompetentes e oportunistas — todos eles andam agora com o seu cropzinho a apoiar o Chega. São os mesmos que já foram "Je Suis Charlie", depois tiveram a bandeira da Ucrânia no perfil, e agora são enormes patriotas. Um exemplo é o Senhor Edmundo do restaurante O Tomate, em Espinho, que participou no Pesadelo na Cozinha e agora, lá está ele, com o Chegazinho no coração.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,919
9,454
Eu tento - e falho, admito - não usar os termos "racista" ou "xenófobo" de forma leviana. Aliás, até devia passar a usar o termo "preconceituoso", porque muitas vezes é disso que se trata. Toda a gente é preconceituosa, a questão é como reagimos perante os nossos próprios enviesamentos.

É evidente que nem todos os votantes do CH são racistas ou xenófobos. Mas há muita gente de direita que grosso modo até partilha algumas ideias do Chega, nomeadamente sobre imigração, e que até poderia votar neles, mas que consegue perceber o subtexto perigoso e, a partir de certo ponto, recusa-se a atravessar essa linha. Muitas vezes são os críticos mais ferozes do próprio CH (estou-me a lembrar do Francisco Mendes da Silva, por exemplo)

Dou um exemplo mt simples e mt pessoal: na altura da covid fiquei bastante irritado com as restrições impostas pelo Estado ao direito de sair de casa. Ainda por cima vivo no concelho de Ovar, onde as medidas foram especialmente severas, nem sequer podia ir correr ou fazer surf, porque tinha o guarda Bonifácio à minha espera no areal, pronto a avisar-me que não podia estar na água. Na altura ainda tinha redes sociais e como era muito vocal na página do presidente da câmara acabei por ser convidado para um grupo em que várias pessoas desabafam sobre esse autoritarismo. Acabei por me afastar quando comecei a reparar que para além do covid, o pessoal começava a partilhar teorias do Soros, da nova ordem mundial, chemtrails, uma cena qualquer do oitavo não sei quê e outras merdas semelhantes (na altura nem se falava de vacinas). Claro que agora todos eles votam no ADN.

O potencial eleitor de direita que até votaria no CH mas acaba por não votar, tem um pensamento semelhante. Pensa pela própria cabeça, tem desconfiança do sistema, está irritado com o caralho do mundo, mas também tem limites. E o discurso oficial do Chega é, no mínimo, dúbio e frequentemente roça o racismo e a xenofobia, de forma pouco subtil.
E depois há outro fenómeno curioso: se eu fizer uma lista das 10 piores pessoas que conheço — piores no sentido de serem inúteis, arrogantes, profundamente incompetentes e oportunistas — todos eles andam agora com o seu cropzinho a apoiar o Chega. São os mesmos que já foram "Je Suis Charlie", depois tiveram a bandeira da Ucrânia no perfil, e agora são enormes patriotas. Um exemplo é o Senhor Edmundo do restaurante O Tomate, em Espinho, que participou no Pesadelo na Cozinha e agora, lá está ele, com o Chegazinho no coração.
Mas estão irritados com o quê? Bebés chorões.. frustrados é isto

31 Julho 2024
3,269
5,294

O chega foi buscar votos ao PS, ao PCP(estes sobretudo no alentejo).

Essas pessoas quando eram do PS e do PCP não eram fascistas, inuteis, arrogantes e xenófobos, e agora que votam no chega já são isso tudo? Não são as mesmas pessoas?

Vocês continuam sem perceber minimamente o que se passou no domingo. Em vez disso, preferem insultar quem votou no chega.