eu não tenho problemas de consciência.A história do tráfico transatlântico de escravos não é bonita, mas foi um "jogo" jogado com as regras da época e que até tinha o beneplácito da santa madre igreja.
Ou seja, à luz da época, o escalavgismo era visto não só como legal, mas até como "moral" (o argumento aqui é que se salvava as almas dos desgraçados convertendo-os ao catolicismo).
Dito isto, não concordo nada com a ideia de que temos de fazer luto pelas barbaridades cometidas pelos nossos antepassados. Seria como eu fazer luto por ter tido um bisavó serial killer. Se o meu bisavó matou dez pessoas, o que é que eu tenho a ver com isso? Que culpa tenho eu? Nenhuma.
Quando muito podia penitenciar-me se a minha família tivesse enriquecido no tráfico de escravos e eu tivesse sido beneficiário directo disso. Mas na minha família nunca houve negreiros nem possuidores de escravos, portanto não devo nada a ninguém.
É o que é.
Até digo mais para mim Portugal é a portugalidade como já te tentei explicar.
Para mim éramos todos um. Até os africanos já limparam isso. Já não existe. Eles gostam de nós. Nós deles não há crise. Isso já é anacronico. Não te preocupes com isso.