Alenitchev

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,054
7,772
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Alenitchev despede-se hoje dos estádios e dos adeptos, no estádio de Thcerkizov, numa festa organizada pelo Spartak de Moscovo. José Mourinho, que o considera um dos jogadores mais inteligentes que dirigiu e o que melhor interpretou o seu entendimento do jogo, também vai marcar presença, bem como Fabio Capello, Zidane e muitos dos seus ex-companheiros do Spartak - por exemplo, Mostovoi, Iuran, Karpin - e dos clubes por que passou.

Por que se separou do futebol tão cedo?

Tive um conflito com o Spartak e, como prometera a mim mesmo que acabaria a carreira no meu clube de Moscovo, achei por bem cumprir a promessa. Por conseguinte, arrumei as botas.

Que sente na hora da despedida?

Por um lado, uma grande tristeza; por outro, alegria por trazer à minha festa amigos do Porto, do Real de Madrid e de outros grandes emblemas.

Quando foi para o FC Porto, teve dificuldade de adaptação a Portugal?

Depois de quatro anos em Itália, tornou-se fácil. Mais fácil ainda porque, na verdade, o FC Porto é uma família muito unida. No clube, é óbvio o bom relacionamento que há entre toda a gente. Tudo isto concorreu para a rapidez da minha adaptação. O clube arranjou-me uma casa junto ao mar. O oceano, o peixe, o vinho branco… tudo perfeito. O Porto ajudou-me em todos os aspectos do quotidiano. Foi, tenho de o dizer, o melhor período da minha carreira. Por isso, recordo esse tempo com saudade. Este Verão, penso passar no Porto uma ou duas semanas.

Quanto à equipa…

Mourinho teve a arte de cimentar a amizade entre os jogadores. Por isso, apesar de não sermos considerados os favoritos na Liga dos Campeões, conseguimos chegar ao êxito.

Destaca alguém da equipa?

Jorge Costa, um verdadeiro capitão, dentro do campo e fora dele. Sei lá… Deco, Derlei, Costinha, Maniche.

É difícil trabalhar com Mourinho?

Longe disso! Sempre existiu um bom ambiente entre nós, entre ele e a minha família. Tem o dom da comunicação, sabe falar às pessoas. Foi um segundo pai para mim.

E Pinto da Costa…

É agradável e de diálogo fácil. São admiráveis as suas qualidades humanas. Foi ele que me quis no Porto e por isso estou-lhe grato. Acompanha de muito perto tudo o que respeita à equipa.

Marcou nas duas finais

Alenitchev foi o único russo a ganhar a Liga dos Campeões e Taça UEFA, marcando um golo em ambas as finais. Lembra assim os melhores momentos: \"A vitória da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. Mas também a amizade que havia no grupo e o calor dos adeptos. Aproveito para dar os parabéns à equipa pela vitória no campeonato e saudar a magnífica massa associativa do Porto, que trago no coração\". Os menos bons: \"Os quatro ou cinco meses antes da chegada de Mourinho ao Porto. Octávio Machado não confiava nas minhas capacidades e escalava-me poucas vezes para jogar\".
 
  • Love
Reações: Flamma
T

Timofte 2-3

Guest
jogador espectacular e inteligentíssimo em campo...bem haja Dimi!
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Grande campeão como devem ser todos! Classe, profissionalismo, inteligência, talento, humildade, e espirito do colectivo!Uma figura para sempre do FCPORTO!
 

Ramalho

Tribuna Presidencial
24 Junho 2007
9,491
1,216
42
Faro
Sem dúvida um grande jogador que passou e deixou o nome dele na história do nosso clube...

Bem haja Dimitri e que sejas mt feliz durante o resto da tua vida!

és e sempre serás bem-vindo há nossa cidade e estádio............
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Classe a jogar futebol, teve um dia negro naqueles 2 penaltis que falhou contra o belenenses e esses 2 ponto fizeram.nos muita falta mas acima de tudo grande jogador, classe a jogar futebol nº 10 da roma até aparecer Totti, ficará para sempre na nossa memória.
Dimitri Dmitri Dimitri Alenitchev.
 
F

FrancisMartin

Guest
> jsm Comentou:

> Grande campeão como devem ser todos! Classe, profissionalismo, inteligência, talento, humildade, e espirito do colectivo!Uma figura para sempre do FCPORTO!

Está tudo dito.

Uma das figuras da história do nosso clube, indiscutivelmente.

Felicidades Dimitri Alenitchev.
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,572
348
Faro
Só foi pena o Fernando Santos não te ter aproveitado na tua 1ª época de Porto! Nunca mais lhe perdoei! Um jogador de uma classe espectacular! Fiquei de rastos com a sua saída, e embora não se desse muita importância à sua ausência, também foi devido a ela, que fizemos aquela época catastrófica no ano seguinte!
 
K

Kostadi9

Guest
> DanielCruz Comentou:

> Só foi pena o Fernando Santos não te ter aproveitado na tua 1ª época de Porto! Nunca mais lhe perdoei! Um jogador de uma classe espectacular! Fiquei de rastos com a sua saída, e embora não se desse muita importância à sua ausência, também foi devido a ela, que fizemos aquela época catastrófica no ano seguinte!

_________

Era de facto um jogador muito bom. Agora dar-lhe essa relevância dizendo que a sua ausência influenciou a má época seguinte, parece-me um exagero. Outros fizeram bem mais falta, e outros houve que mais valia terem saído também.
 

bwdragon

Tribuna
24 Março 2008
3,815
1,274
Conquistas
1
Lisboa
  • José Maria Pedroto
Tenho saudades de cantar:

Dimitri, Dimitri, Dimitri....Alenitchev
Dimitri, Dimitri, Dimitri....Alenitchev
 

Supra-Suminho

Bancada central
1 Dezembro 2007
2,388
15
Lisboa, 1979
> bwdragon Comentou:

> Tenho saudades de cantar:

Dimitri, Dimitri, Dimitri....Alenitchev
Dimitri, Dimitri, Dimitri....Alenitchev

---

Um dos cânticos mais apropriados que já ouvi. Fantástico!
 

guardabel

Bancada central
Era um grande jogador que não tinha vocação para número 10 ao estilo de um Deco, mas que complementava muito bem um meiocampo de 4 elementos. Quando veio para cá tentou-se fazer dele um número 10, mas não resultou e ele sofreu com os maus resultados da equipa. Lembro-me que foi ele o Silvio Maric as duas contratações \"sonantes\" daquela época.
 
O

O do Douro

Guest
Inteligente, trabalhador, humilde, pinceladas de genialidade, tecnicamente perfeito!!!

Bem haja! Para sempre aquele golo em Sevilha!

É pena o FCP não ter estado oficialmente presente no seu jogo de despedida...
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Há 16 anos assinava pelo FCPorto. Fantástico jogador. Importantíssimo nas conquistas de 2003 e 2004.

Que saudades Dmitriy.
 

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
6
34
Porto
Foi dos meus jogadores preferidos. Tinha uma classe incrível e era um grande profissional. Se o scouting ainda funciona que encontrem por ai uns 3 ou 4 dimitris.